Características e atributos docentes no ensino médio: a distribuição espacial dos professores em Natal/RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31244 |
Resumo: | Uma das motivações para as pesquisas da área das políticas públicas tem sido a tarefa de pensar de que forma os serviços públicos são distribuídos no espaço, se existem desigualdades na distribuição das oportunidades e como as políticas públicas podem atuar para diminuir a reprodução desses determinantes. Entre os fatores internos às escolas, o corpo docente tem se apresentado como um ativo importante para explicar o desempenho escolar. Além disso, as pesquisas têm indicado que os professores são distribuídos de forma desigual entre as escolas, o que pode impactar nos resultados dos alunos, sobretudo nas grandes cidades (VAILLANT, 2006; ÉRNICA e BATISTA, 2011). Este trabalho tem como objetivo compreender a oferta pública de oportunidades educacionais do ponto de vista da alocação dos professores segundo caraterísticas e atributos evidenciados pela literatura. Para tanto, foram definidas três categorias analíticas: I) Características pessoais; II) Formação e desenvolvimento profissional, e; III) Relação do professor com a escola. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de survey em 38 escolas de ensino médio do município do Natal/RN. Ao todo, foram entrevistados 132 professores no período de 16/10/2019 a 21/11/2019. Além dos questionários, também foi utilizada técnica de pesquisa diário de campo. A unidade de análise utilizada para realização da amostra e apresentação dos resultados foi o bairro. Os bairros foram classificados como mais ou menos favorecidos, a partir de indicadores socioeconômicos e evidências apresentadas pela literatura. Essa classificação tem objetivo estritamente analítico, como modo de compreender se a alocação docente em Natal segue algum padrão de desigualdade. Os resultados apresentam uma heterogeneidade na distribuição das características do corpo docente no município. Contudo, a pesquisa também revela que as principais diferenças estão presentes nas variáveis ligadas aos pedidos de remoção e a expectativa em relação aos alunos, indicando um padrão de concentração desses professores em bairros mais favorecidos da cidade. |
id |
UFRN_a379142bc888b976b3edb107881e790a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31244 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Karoline dehttp://lattes.cnpq.br/9314022204497649Gomes, Sandra Cristinahttp://lattes.cnpq.br/4344381187418239Moriconi, Gabriela Mirandahttp://lattes.cnpq.br/3644737199581131Santos, Anderson Cristopher dos2021-01-07T22:57:05Z2021-01-07T22:57:05Z2020-08-21OLIVEIRA, Karoline de. Características e atributos docentes no ensino médio: a distribuição espacial dos professores em Natal/RN. 2020. 121f. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31244Uma das motivações para as pesquisas da área das políticas públicas tem sido a tarefa de pensar de que forma os serviços públicos são distribuídos no espaço, se existem desigualdades na distribuição das oportunidades e como as políticas públicas podem atuar para diminuir a reprodução desses determinantes. Entre os fatores internos às escolas, o corpo docente tem se apresentado como um ativo importante para explicar o desempenho escolar. Além disso, as pesquisas têm indicado que os professores são distribuídos de forma desigual entre as escolas, o que pode impactar nos resultados dos alunos, sobretudo nas grandes cidades (VAILLANT, 2006; ÉRNICA e BATISTA, 2011). Este trabalho tem como objetivo compreender a oferta pública de oportunidades educacionais do ponto de vista da alocação dos professores segundo caraterísticas e atributos evidenciados pela literatura. Para tanto, foram definidas três categorias analíticas: I) Características pessoais; II) Formação e desenvolvimento profissional, e; III) Relação do professor com a escola. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de survey em 38 escolas de ensino médio do município do Natal/RN. Ao todo, foram entrevistados 132 professores no período de 16/10/2019 a 21/11/2019. Além dos questionários, também foi utilizada técnica de pesquisa diário de campo. A unidade de análise utilizada para realização da amostra e apresentação dos resultados foi o bairro. Os bairros foram classificados como mais ou menos favorecidos, a partir de indicadores socioeconômicos e evidências apresentadas pela literatura. Essa classificação tem objetivo estritamente analítico, como modo de compreender se a alocação docente em Natal segue algum padrão de desigualdade. Os resultados apresentam uma heterogeneidade na distribuição das características do corpo docente no município. Contudo, a pesquisa também revela que as principais diferenças estão presentes nas variáveis ligadas aos pedidos de remoção e a expectativa em relação aos alunos, indicando um padrão de concentração desses professores em bairros mais favorecidos da cidade.One of the motivations for research in the area of public policies has been the task of thinking about how public services are distributed in space, if there are inequalities in the distribution of opportunities and how public policies can act to reduce the reproduction of these determinants. Among the factors internal to schools, the teaching staff has been presented as an important asset to explain school performance. In addition, research has indicated that teachers are distributed unevenly across schools, which can impact student outcomes, especially in large cities (VAILLANT, 2006; ÉRNICA and BATISTA, 2011). This work aims to understand a public offer of educational opportunities from the point of view of the allocation of teachers according to characteristics and attributes evidenced by the literature. For that, three analytical categories of teacher education were defined: I) Personal characteristics; II) Training and professional development, and; III) The teacher's relationship with the school. The research was carried out through the application of a survey in 38 high schools in the city of Natal / RN. Altogether, 132 teachers were interviewed from 10/16/2019 to 11/21/2019. In addition to the questionnaires, it was also used for daily field research. The unit of analysis used to carry out the sample and present the results of the neighborhood. The neighborhoods were classified as more or less favored, based on socioeconomic indicators and evidence proven by the literature. This classification has a strictly analytical objective, as a way of understanding whether a teaching allocation in Natal follows any pattern of inequality. The results show heterogeneity in the distribution of these characteristics in the municipality's teaching staff. However, the research also reveals that the main differences are present in the assignments to the removal requests and the expectation in relation to the students, indicating a pattern of concentration of these teachers in the most favored neighborhoods of the city.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS URBANOS E REGIONAISUFRNBrasilDesigualdades escolaresAtributos docentesOportunidades educacionaisCaracterísticas e atributos docentes no ensino médio: a distribuição espacial dos professores em Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTCaracteristicasatributosdocentes_Oliveira_2020.pdf.txtCaracteristicasatributosdocentes_Oliveira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain261807https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31244/2/Caracteristicasatributosdocentes_Oliveira_2020.pdf.txtf30eb630fd7e8e22140f7d2908425360MD52THUMBNAILCaracteristicasatributosdocentes_Oliveira_2020.pdf.jpgCaracteristicasatributosdocentes_Oliveira_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1184https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31244/3/Caracteristicasatributosdocentes_Oliveira_2020.pdf.jpg0925d910f1a636e4a711e3280bac1c88MD53ORIGINALCaracteristicasatributosdocentes_Oliveira_2020.pdfapplication/pdf2781947https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31244/1/Caracteristicasatributosdocentes_Oliveira_2020.pdf5a50a0c8e886194371c585b5bf908e80MD51123456789/312442021-01-10 04:54:39.906oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31244Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-01-10T07:54:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Características e atributos docentes no ensino médio: a distribuição espacial dos professores em Natal/RN |
title |
Características e atributos docentes no ensino médio: a distribuição espacial dos professores em Natal/RN |
spellingShingle |
Características e atributos docentes no ensino médio: a distribuição espacial dos professores em Natal/RN Oliveira, Karoline de Desigualdades escolares Atributos docentes Oportunidades educacionais |
title_short |
Características e atributos docentes no ensino médio: a distribuição espacial dos professores em Natal/RN |
title_full |
Características e atributos docentes no ensino médio: a distribuição espacial dos professores em Natal/RN |
title_fullStr |
Características e atributos docentes no ensino médio: a distribuição espacial dos professores em Natal/RN |
title_full_unstemmed |
Características e atributos docentes no ensino médio: a distribuição espacial dos professores em Natal/RN |
title_sort |
Características e atributos docentes no ensino médio: a distribuição espacial dos professores em Natal/RN |
author |
Oliveira, Karoline de |
author_facet |
Oliveira, Karoline de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9314022204497649 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Gomes, Sandra Cristina |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4344381187418239 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Moriconi, Gabriela Miranda |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3644737199581131 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Karoline de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Anderson Cristopher dos |
contributor_str_mv |
Santos, Anderson Cristopher dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desigualdades escolares Atributos docentes Oportunidades educacionais |
topic |
Desigualdades escolares Atributos docentes Oportunidades educacionais |
description |
Uma das motivações para as pesquisas da área das políticas públicas tem sido a tarefa de pensar de que forma os serviços públicos são distribuídos no espaço, se existem desigualdades na distribuição das oportunidades e como as políticas públicas podem atuar para diminuir a reprodução desses determinantes. Entre os fatores internos às escolas, o corpo docente tem se apresentado como um ativo importante para explicar o desempenho escolar. Além disso, as pesquisas têm indicado que os professores são distribuídos de forma desigual entre as escolas, o que pode impactar nos resultados dos alunos, sobretudo nas grandes cidades (VAILLANT, 2006; ÉRNICA e BATISTA, 2011). Este trabalho tem como objetivo compreender a oferta pública de oportunidades educacionais do ponto de vista da alocação dos professores segundo caraterísticas e atributos evidenciados pela literatura. Para tanto, foram definidas três categorias analíticas: I) Características pessoais; II) Formação e desenvolvimento profissional, e; III) Relação do professor com a escola. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de survey em 38 escolas de ensino médio do município do Natal/RN. Ao todo, foram entrevistados 132 professores no período de 16/10/2019 a 21/11/2019. Além dos questionários, também foi utilizada técnica de pesquisa diário de campo. A unidade de análise utilizada para realização da amostra e apresentação dos resultados foi o bairro. Os bairros foram classificados como mais ou menos favorecidos, a partir de indicadores socioeconômicos e evidências apresentadas pela literatura. Essa classificação tem objetivo estritamente analítico, como modo de compreender se a alocação docente em Natal segue algum padrão de desigualdade. Os resultados apresentam uma heterogeneidade na distribuição das características do corpo docente no município. Contudo, a pesquisa também revela que as principais diferenças estão presentes nas variáveis ligadas aos pedidos de remoção e a expectativa em relação aos alunos, indicando um padrão de concentração desses professores em bairros mais favorecidos da cidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-08-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-07T22:57:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-07T22:57:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Karoline de. Características e atributos docentes no ensino médio: a distribuição espacial dos professores em Natal/RN. 2020. 121f. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31244 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Karoline de. Características e atributos docentes no ensino médio: a distribuição espacial dos professores em Natal/RN. 2020. 121f. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31244/2/Caracteristicasatributosdocentes_Oliveira_2020.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31244/3/Caracteristicasatributosdocentes_Oliveira_2020.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31244/1/Caracteristicasatributosdocentes_Oliveira_2020.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f30eb630fd7e8e22140f7d2908425360 0925d910f1a636e4a711e3280bac1c88 5a50a0c8e886194371c585b5bf908e80 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832989577674752 |