Características e atributos docentes no ensino médio: a distribuição espacial dos professores em Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Karoline de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31244
Resumo: Uma das motivações para as pesquisas da área das políticas públicas tem sido a tarefa de pensar de que forma os serviços públicos são distribuídos no espaço, se existem desigualdades na distribuição das oportunidades e como as políticas públicas podem atuar para diminuir a reprodução desses determinantes. Entre os fatores internos às escolas, o corpo docente tem se apresentado como um ativo importante para explicar o desempenho escolar. Além disso, as pesquisas têm indicado que os professores são distribuídos de forma desigual entre as escolas, o que pode impactar nos resultados dos alunos, sobretudo nas grandes cidades (VAILLANT, 2006; ÉRNICA e BATISTA, 2011). Este trabalho tem como objetivo compreender a oferta pública de oportunidades educacionais do ponto de vista da alocação dos professores segundo caraterísticas e atributos evidenciados pela literatura. Para tanto, foram definidas três categorias analíticas: I) Características pessoais; II) Formação e desenvolvimento profissional, e; III) Relação do professor com a escola. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de survey em 38 escolas de ensino médio do município do Natal/RN. Ao todo, foram entrevistados 132 professores no período de 16/10/2019 a 21/11/2019. Além dos questionários, também foi utilizada técnica de pesquisa diário de campo. A unidade de análise utilizada para realização da amostra e apresentação dos resultados foi o bairro. Os bairros foram classificados como mais ou menos favorecidos, a partir de indicadores socioeconômicos e evidências apresentadas pela literatura. Essa classificação tem objetivo estritamente analítico, como modo de compreender se a alocação docente em Natal segue algum padrão de desigualdade. Os resultados apresentam uma heterogeneidade na distribuição das características do corpo docente no município. Contudo, a pesquisa também revela que as principais diferenças estão presentes nas variáveis ligadas aos pedidos de remoção e a expectativa em relação aos alunos, indicando um padrão de concentração desses professores em bairros mais favorecidos da cidade.
id UFRN_a379142bc888b976b3edb107881e790a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31244
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Karoline dehttp://lattes.cnpq.br/9314022204497649Gomes, Sandra Cristinahttp://lattes.cnpq.br/4344381187418239Moriconi, Gabriela Mirandahttp://lattes.cnpq.br/3644737199581131Santos, Anderson Cristopher dos2021-01-07T22:57:05Z2021-01-07T22:57:05Z2020-08-21OLIVEIRA, Karoline de. Características e atributos docentes no ensino médio: a distribuição espacial dos professores em Natal/RN. 2020. 121f. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31244Uma das motivações para as pesquisas da área das políticas públicas tem sido a tarefa de pensar de que forma os serviços públicos são distribuídos no espaço, se existem desigualdades na distribuição das oportunidades e como as políticas públicas podem atuar para diminuir a reprodução desses determinantes. Entre os fatores internos às escolas, o corpo docente tem se apresentado como um ativo importante para explicar o desempenho escolar. Além disso, as pesquisas têm indicado que os professores são distribuídos de forma desigual entre as escolas, o que pode impactar nos resultados dos alunos, sobretudo nas grandes cidades (VAILLANT, 2006; ÉRNICA e BATISTA, 2011). Este trabalho tem como objetivo compreender a oferta pública de oportunidades educacionais do ponto de vista da alocação dos professores segundo caraterísticas e atributos evidenciados pela literatura. Para tanto, foram definidas três categorias analíticas: I) Características pessoais; II) Formação e desenvolvimento profissional, e; III) Relação do professor com a escola. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de survey em 38 escolas de ensino médio do município do Natal/RN. Ao todo, foram entrevistados 132 professores no período de 16/10/2019 a 21/11/2019. Além dos questionários, também foi utilizada técnica de pesquisa diário de campo. A unidade de análise utilizada para realização da amostra e apresentação dos resultados foi o bairro. Os bairros foram classificados como mais ou menos favorecidos, a partir de indicadores socioeconômicos e evidências apresentadas pela literatura. Essa classificação tem objetivo estritamente analítico, como modo de compreender se a alocação docente em Natal segue algum padrão de desigualdade. Os resultados apresentam uma heterogeneidade na distribuição das características do corpo docente no município. Contudo, a pesquisa também revela que as principais diferenças estão presentes nas variáveis ligadas aos pedidos de remoção e a expectativa em relação aos alunos, indicando um padrão de concentração desses professores em bairros mais favorecidos da cidade.One of the motivations for research in the area of public policies has been the task of thinking about how public services are distributed in space, if there are inequalities in the distribution of opportunities and how public policies can act to reduce the reproduction of these determinants. Among the factors internal to schools, the teaching staff has been presented as an important asset to explain school performance. In addition, research has indicated that teachers are distributed unevenly across schools, which can impact student outcomes, especially in large cities (VAILLANT, 2006; ÉRNICA and BATISTA, 2011). This work aims to understand a public offer of educational opportunities from the point of view of the allocation of teachers according to characteristics and attributes evidenced by the literature. For that, three analytical categories of teacher education were defined: I) Personal characteristics; II) Training and professional development, and; III) The teacher's relationship with the school. The research was carried out through the application of a survey in 38 high schools in the city of Natal / RN. Altogether, 132 teachers were interviewed from 10/16/2019 to 11/21/2019. In addition to the questionnaires, it was also used for daily field research. The unit of analysis used to carry out the sample and present the results of the neighborhood. The neighborhoods were classified as more or less favored, based on socioeconomic indicators and evidence proven by the literature. This classification has a strictly analytical objective, as a way of understanding whether a teaching allocation in Natal follows any pattern of inequality. The results show heterogeneity in the distribution of these characteristics in the municipality's teaching staff. However, the research also reveals that the main differences are present in the assignments to the removal requests and the expectation in relation to the students, indicating a pattern of concentration of these teachers in the most favored neighborhoods of the city.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS URBANOS E REGIONAISUFRNBrasilDesigualdades escolaresAtributos docentesOportunidades educacionaisCaracterísticas e atributos docentes no ensino médio: a distribuição espacial dos professores em Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTCaracteristicasatributosdocentes_Oliveira_2020.pdf.txtCaracteristicasatributosdocentes_Oliveira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain261807https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31244/2/Caracteristicasatributosdocentes_Oliveira_2020.pdf.txtf30eb630fd7e8e22140f7d2908425360MD52THUMBNAILCaracteristicasatributosdocentes_Oliveira_2020.pdf.jpgCaracteristicasatributosdocentes_Oliveira_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1184https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31244/3/Caracteristicasatributosdocentes_Oliveira_2020.pdf.jpg0925d910f1a636e4a711e3280bac1c88MD53ORIGINALCaracteristicasatributosdocentes_Oliveira_2020.pdfapplication/pdf2781947https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31244/1/Caracteristicasatributosdocentes_Oliveira_2020.pdf5a50a0c8e886194371c585b5bf908e80MD51123456789/312442021-01-10 04:54:39.906oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31244Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-01-10T07:54:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Características e atributos docentes no ensino médio: a distribuição espacial dos professores em Natal/RN
title Características e atributos docentes no ensino médio: a distribuição espacial dos professores em Natal/RN
spellingShingle Características e atributos docentes no ensino médio: a distribuição espacial dos professores em Natal/RN
Oliveira, Karoline de
Desigualdades escolares
Atributos docentes
Oportunidades educacionais
title_short Características e atributos docentes no ensino médio: a distribuição espacial dos professores em Natal/RN
title_full Características e atributos docentes no ensino médio: a distribuição espacial dos professores em Natal/RN
title_fullStr Características e atributos docentes no ensino médio: a distribuição espacial dos professores em Natal/RN
title_full_unstemmed Características e atributos docentes no ensino médio: a distribuição espacial dos professores em Natal/RN
title_sort Características e atributos docentes no ensino médio: a distribuição espacial dos professores em Natal/RN
author Oliveira, Karoline de
author_facet Oliveira, Karoline de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9314022204497649
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Gomes, Sandra Cristina
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4344381187418239
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Moriconi, Gabriela Miranda
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3644737199581131
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Karoline de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Anderson Cristopher dos
contributor_str_mv Santos, Anderson Cristopher dos
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdades escolares
Atributos docentes
Oportunidades educacionais
topic Desigualdades escolares
Atributos docentes
Oportunidades educacionais
description Uma das motivações para as pesquisas da área das políticas públicas tem sido a tarefa de pensar de que forma os serviços públicos são distribuídos no espaço, se existem desigualdades na distribuição das oportunidades e como as políticas públicas podem atuar para diminuir a reprodução desses determinantes. Entre os fatores internos às escolas, o corpo docente tem se apresentado como um ativo importante para explicar o desempenho escolar. Além disso, as pesquisas têm indicado que os professores são distribuídos de forma desigual entre as escolas, o que pode impactar nos resultados dos alunos, sobretudo nas grandes cidades (VAILLANT, 2006; ÉRNICA e BATISTA, 2011). Este trabalho tem como objetivo compreender a oferta pública de oportunidades educacionais do ponto de vista da alocação dos professores segundo caraterísticas e atributos evidenciados pela literatura. Para tanto, foram definidas três categorias analíticas: I) Características pessoais; II) Formação e desenvolvimento profissional, e; III) Relação do professor com a escola. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de survey em 38 escolas de ensino médio do município do Natal/RN. Ao todo, foram entrevistados 132 professores no período de 16/10/2019 a 21/11/2019. Além dos questionários, também foi utilizada técnica de pesquisa diário de campo. A unidade de análise utilizada para realização da amostra e apresentação dos resultados foi o bairro. Os bairros foram classificados como mais ou menos favorecidos, a partir de indicadores socioeconômicos e evidências apresentadas pela literatura. Essa classificação tem objetivo estritamente analítico, como modo de compreender se a alocação docente em Natal segue algum padrão de desigualdade. Os resultados apresentam uma heterogeneidade na distribuição das características do corpo docente no município. Contudo, a pesquisa também revela que as principais diferenças estão presentes nas variáveis ligadas aos pedidos de remoção e a expectativa em relação aos alunos, indicando um padrão de concentração desses professores em bairros mais favorecidos da cidade.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-07T22:57:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-07T22:57:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Karoline de. Características e atributos docentes no ensino médio: a distribuição espacial dos professores em Natal/RN. 2020. 121f. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31244
identifier_str_mv OLIVEIRA, Karoline de. Características e atributos docentes no ensino médio: a distribuição espacial dos professores em Natal/RN. 2020. 121f. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31244/2/Caracteristicasatributosdocentes_Oliveira_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31244/3/Caracteristicasatributosdocentes_Oliveira_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31244/1/Caracteristicasatributosdocentes_Oliveira_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f30eb630fd7e8e22140f7d2908425360
0925d910f1a636e4a711e3280bac1c88
5a50a0c8e886194371c585b5bf908e80
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832989577674752