"Nubank de cara nova": as implicações da renovação de identidade visual na apreensão de marca do banco digital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45933 |
Resumo: | Quando é chegado o momento de mudar, as marcas encaram a necessidade de reposicionar sua identidade e imagem perante aqueles que a conhecem, com base em um processo de gestão estratégica. No caso do Nubank, a grande mudança ocorre no ano de 2021, apresentando-se para o público através da nova identidade visual da empresa, a qual reflete o futuro do banco digital - chamado de “roxinho”. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma a alteração imagética da identidade em questão auxilia o processo de gestão de branding da instituição. Para tanto, são utilizados conceitos sobre o tema, além de referenciais teóricos sobre marca, imagem, identidade visual e negócios digitais. A metodologia sustenta-se na proposta netnográfica de Robert V. Kozinets, materializando-se na análise de marca construída com base em Clotilde Perez, André Luis Mafra e Manoel Schroeder. Conclusivamente, identifica-se como a Nubank, marca diretamente ligada ao ecossistema digital, maneja características visuais já consolidadas, aprimorando-as em seu processo de renovação da comunicação visual a fim de fortalecer sua gestão de branding. |
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Mendonça, Piettra Suianne Rocha deSantos, Rodrigo ParronOliveira, Raquel AssunçãoCarvalho, BrenoCarvalho, Breno da Silva2022-02-12T02:19:11Z2022-02-12T02:19:11Z2022-02-04MENDONÇA, Piettra Suianne Rocha de. "Nubank de cara nova": as implicações da renovação de identidade visual na apreensão de marca do banco digital. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45933Quando é chegado o momento de mudar, as marcas encaram a necessidade de reposicionar sua identidade e imagem perante aqueles que a conhecem, com base em um processo de gestão estratégica. No caso do Nubank, a grande mudança ocorre no ano de 2021, apresentando-se para o público através da nova identidade visual da empresa, a qual reflete o futuro do banco digital - chamado de “roxinho”. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma a alteração imagética da identidade em questão auxilia o processo de gestão de branding da instituição. Para tanto, são utilizados conceitos sobre o tema, além de referenciais teóricos sobre marca, imagem, identidade visual e negócios digitais. A metodologia sustenta-se na proposta netnográfica de Robert V. Kozinets, materializando-se na análise de marca construída com base em Clotilde Perez, André Luis Mafra e Manoel Schroeder. Conclusivamente, identifica-se como a Nubank, marca diretamente ligada ao ecossistema digital, maneja características visuais já consolidadas, aprimorando-as em seu processo de renovação da comunicação visual a fim de fortalecer sua gestão de branding.When it's time to change, brands face the need to reposition their identity and image with those who know them, based on a strategic management process. In the case of Nubank, the big change takes place in 2021, presenting itself to the public through the company's new visual identity, which reflects the future of digital banking - called "purply". Therefore, the present work aims to understand how the image alteration of the identity in question helps the institution's branding management process. To this end, concepts on the subject are used, as well as theoretical references on brand, image, visual identity and digital business. The methodology is based on the netnographic proposal of Robert V. Kozinets, materializing in the analysis of a brand built on the basis of Clotilde Perez, André Luis Mafra and Manoel Schroeder. Conclusively, it identifies how Nubank, a brand directly linked to the digital ecosystem, manages already consolidated visual characteristics, improving them in its visual communication renewal process in order to strengthen its branding management.Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilComunicação SocialBrandingIdentidade visualImagemGestão de marcaNubank"Nubank de cara nova": as implicações da renovação de identidade visual na apreensão de marca do banco digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45933/4/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD54ORIGINALNubankCaraNovaImplicacoes_Mendonca_2022.pdfNubankCaraNovaImplicacoes_Mendonca_2022.pdfapplication/pdf12563088https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45933/3/NubankCaraNovaImplicacoes_Mendonca_2022.pdf3801d670f570d82c0895de80d976b1afMD53123456789/459332023-01-12 17:29:06.502oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T20:29:06Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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