"Nubank de cara nova": as implicações da renovação de identidade visual na apreensão de marca do banco digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Piettra Suianne Rocha de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45933
Resumo: Quando é chegado o momento de mudar, as marcas encaram a necessidade de reposicionar sua identidade e imagem perante aqueles que a conhecem, com base em um processo de gestão estratégica. No caso do Nubank, a grande mudança ocorre no ano de 2021, apresentando-se para o público através da nova identidade visual da empresa, a qual reflete o futuro do banco digital - chamado de “roxinho”. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma a alteração imagética da identidade em questão auxilia o processo de gestão de branding da instituição. Para tanto, são utilizados conceitos sobre o tema, além de referenciais teóricos sobre marca, imagem, identidade visual e negócios digitais. A metodologia sustenta-se na proposta netnográfica de Robert V. Kozinets, materializando-se na análise de marca construída com base em Clotilde Perez, André Luis Mafra e Manoel Schroeder. Conclusivamente, identifica-se como a Nubank, marca diretamente ligada ao ecossistema digital, maneja características visuais já consolidadas, aprimorando-as em seu processo de renovação da comunicação visual a fim de fortalecer sua gestão de branding.
id UFRN_a3fb1623a2b81446a4466d867a2d2955
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45933
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Mendonça, Piettra Suianne Rocha deSantos, Rodrigo ParronOliveira, Raquel AssunçãoCarvalho, BrenoCarvalho, Breno da Silva2022-02-12T02:19:11Z2022-02-12T02:19:11Z2022-02-04MENDONÇA, Piettra Suianne Rocha de. "Nubank de cara nova": as implicações da renovação de identidade visual na apreensão de marca do banco digital. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45933Quando é chegado o momento de mudar, as marcas encaram a necessidade de reposicionar sua identidade e imagem perante aqueles que a conhecem, com base em um processo de gestão estratégica. No caso do Nubank, a grande mudança ocorre no ano de 2021, apresentando-se para o público através da nova identidade visual da empresa, a qual reflete o futuro do banco digital - chamado de “roxinho”. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma a alteração imagética da identidade em questão auxilia o processo de gestão de branding da instituição. Para tanto, são utilizados conceitos sobre o tema, além de referenciais teóricos sobre marca, imagem, identidade visual e negócios digitais. A metodologia sustenta-se na proposta netnográfica de Robert V. Kozinets, materializando-se na análise de marca construída com base em Clotilde Perez, André Luis Mafra e Manoel Schroeder. Conclusivamente, identifica-se como a Nubank, marca diretamente ligada ao ecossistema digital, maneja características visuais já consolidadas, aprimorando-as em seu processo de renovação da comunicação visual a fim de fortalecer sua gestão de branding.When it's time to change, brands face the need to reposition their identity and image with those who know them, based on a strategic management process. In the case of Nubank, the big change takes place in 2021, presenting itself to the public through the company's new visual identity, which reflects the future of digital banking - called "purply". Therefore, the present work aims to understand how the image alteration of the identity in question helps the institution's branding management process. To this end, concepts on the subject are used, as well as theoretical references on brand, image, visual identity and digital business. The methodology is based on the netnographic proposal of Robert V. Kozinets, materializing in the analysis of a brand built on the basis of Clotilde Perez, André Luis Mafra and Manoel Schroeder. Conclusively, it identifies how Nubank, a brand directly linked to the digital ecosystem, manages already consolidated visual characteristics, improving them in its visual communication renewal process in order to strengthen its branding management.Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilComunicação SocialBrandingIdentidade visualImagemGestão de marcaNubank"Nubank de cara nova": as implicações da renovação de identidade visual na apreensão de marca do banco digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45933/4/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD54ORIGINALNubankCaraNovaImplicacoes_Mendonca_2022.pdfNubankCaraNovaImplicacoes_Mendonca_2022.pdfapplication/pdf12563088https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45933/3/NubankCaraNovaImplicacoes_Mendonca_2022.pdf3801d670f570d82c0895de80d976b1afMD53123456789/459332023-01-12 17:29:06.502oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45933Tk9OLUVYQ0xVU0lWRSBESVNUUklCVVRJT04gTElDRU5TRQoKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIGRlbGl2ZXJpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBNci4gKGF1dGhvciBvciBjb3B5cmlnaHQgaG9sZGVyKToKCgphKSBHcmFudHMgdGhlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgb2YKcmVwcm9kdWNlLCBjb252ZXJ0IChhcyBkZWZpbmVkIGJlbG93KSwgY29tbXVuaWNhdGUgYW5kIC8gb3IKZGlzdHJpYnV0ZSB0aGUgZGVsaXZlcmVkIGRvY3VtZW50IChpbmNsdWRpbmcgYWJzdHJhY3QgLyBhYnN0cmFjdCkgaW4KZGlnaXRhbCBvciBwcmludGVkIGZvcm1hdCBhbmQgaW4gYW55IG1lZGl1bS4KCmIpIERlY2xhcmVzIHRoYXQgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBpdHMgb3JpZ2luYWwgd29yaywgYW5kIHRoYXQKeW91IGhhdmUgdGhlIHJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSByaWdodHMgY29udGFpbmVkIGluIHRoaXMgbGljZW5zZS4gRGVjbGFyZXMKdGhhdCB0aGUgZGVsaXZlcnkgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50IGRvZXMgbm90IGluZnJpbmdlLCBhcyBmYXIgYXMgaXQgaXMKdGhlIHJpZ2h0cyBvZiBhbnkgb3RoZXIgcGVyc29uIG9yIGVudGl0eS4KCmMpIElmIHRoZSBkb2N1bWVudCBkZWxpdmVyZWQgY29udGFpbnMgbWF0ZXJpYWwgd2hpY2ggZG9lcyBub3QKcmlnaHRzLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBvYnRhaW5lZCBhdXRob3JpemF0aW9uIGZyb20gdGhlIGhvbGRlciBvZiB0aGUKY29weXJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdCB0aGlzIG1hdGVyaWFsIHdob3NlIHJpZ2h0cyBhcmUgb2YKdGhpcmQgcGFydGllcyBpcyBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZpZWQgYW5kIHJlY29nbml6ZWQgaW4gdGhlIHRleHQgb3IKY29udGVudCBvZiB0aGUgZG9jdW1lbnQgZGVsaXZlcmVkLgoKSWYgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBiYXNlZCBvbiBmdW5kZWQgb3Igc3VwcG9ydGVkIHdvcmsKYnkgYW5vdGhlciBpbnN0aXR1dGlvbiBvdGhlciB0aGFuIHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBmdWxmaWxsZWQgYW55IG9ibGlnYXRpb25zIHJlcXVpcmVkIGJ5IHRoZSByZXNwZWN0aXZlIGFncmVlbWVudCBvciBhZ3JlZW1lbnQuCgpUaGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSB3aWxsIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZnkgaXRzIG5hbWUgKHMpIGFzIHRoZSBhdXRob3IgKHMpIG9yIGhvbGRlciAocykgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50J3MgcmlnaHRzCmRlbGl2ZXJlZCwgYW5kIHdpbGwgbm90IG1ha2UgYW55IGNoYW5nZXMsIG90aGVyIHRoYW4gdGhvc2UgcGVybWl0dGVkIGJ5CnRoaXMgbGljZW5zZQo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T20:29:06Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Nubank de cara nova": as implicações da renovação de identidade visual na apreensão de marca do banco digital
title "Nubank de cara nova": as implicações da renovação de identidade visual na apreensão de marca do banco digital
spellingShingle "Nubank de cara nova": as implicações da renovação de identidade visual na apreensão de marca do banco digital
Mendonça, Piettra Suianne Rocha de
Branding
Identidade visual
Imagem
Gestão de marca
Nubank
title_short "Nubank de cara nova": as implicações da renovação de identidade visual na apreensão de marca do banco digital
title_full "Nubank de cara nova": as implicações da renovação de identidade visual na apreensão de marca do banco digital
title_fullStr "Nubank de cara nova": as implicações da renovação de identidade visual na apreensão de marca do banco digital
title_full_unstemmed "Nubank de cara nova": as implicações da renovação de identidade visual na apreensão de marca do banco digital
title_sort "Nubank de cara nova": as implicações da renovação de identidade visual na apreensão de marca do banco digital
author Mendonça, Piettra Suianne Rocha de
author_facet Mendonça, Piettra Suianne Rocha de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santos, Rodrigo Parron
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Raquel Assunção
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Carvalho, Breno
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Piettra Suianne Rocha de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Breno da Silva
contributor_str_mv Carvalho, Breno da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Branding
Identidade visual
Imagem
Gestão de marca
Nubank
topic Branding
Identidade visual
Imagem
Gestão de marca
Nubank
description Quando é chegado o momento de mudar, as marcas encaram a necessidade de reposicionar sua identidade e imagem perante aqueles que a conhecem, com base em um processo de gestão estratégica. No caso do Nubank, a grande mudança ocorre no ano de 2021, apresentando-se para o público através da nova identidade visual da empresa, a qual reflete o futuro do banco digital - chamado de “roxinho”. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma a alteração imagética da identidade em questão auxilia o processo de gestão de branding da instituição. Para tanto, são utilizados conceitos sobre o tema, além de referenciais teóricos sobre marca, imagem, identidade visual e negócios digitais. A metodologia sustenta-se na proposta netnográfica de Robert V. Kozinets, materializando-se na análise de marca construída com base em Clotilde Perez, André Luis Mafra e Manoel Schroeder. Conclusivamente, identifica-se como a Nubank, marca diretamente ligada ao ecossistema digital, maneja características visuais já consolidadas, aprimorando-as em seu processo de renovação da comunicação visual a fim de fortalecer sua gestão de branding.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-12T02:19:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-12T02:19:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENDONÇA, Piettra Suianne Rocha de. "Nubank de cara nova": as implicações da renovação de identidade visual na apreensão de marca do banco digital. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45933
identifier_str_mv MENDONÇA, Piettra Suianne Rocha de. "Nubank de cara nova": as implicações da renovação de identidade visual na apreensão de marca do banco digital. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45933/4/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45933/3/NubankCaraNovaImplicacoes_Mendonca_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
3801d670f570d82c0895de80d976b1af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117721140232192