O uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma instituição: um estudo na UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Mariana Costa Torres
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58056
Resumo: O avanço das tecnologias nos últimos anos permitiu que a sociedade alterasse a forma de se relacionar e uma das áreas afetadas foi a comunicação. Com o surgimento das ferramentas de comunicação instantânea é possível estabelecer uma comunicação em tempo real e, há alguns anos, esse impacto também atingiu as atividades laborais dos indivíduos, uma vez que tais ferramentas foram incluídas nas rotinas organizacionais. Este estudo tem, portanto, a finalidade de compreender como se dá a aceitação e o uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma organização, a partir da percepção dos servidores assistentes administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa, utilizando-se de procedimentos como pesquisa bibliográfica e levantamento (survey). Para a obtenção de dados, foi aplicado um questionário, baseado no Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM 3) de Venkatesh e Bala (2008), com os servidores Assistentes em Administração da UFRN. A análise dos dados foi realizada utilizando a estatística descritiva e escala Likert de sete pontos para avaliar os constructos do TAM3. Como resultados, obteve-se que existe um grande uso da ferramenta WhatsApp no cotidiano laboral da amostra pesquisa, e de acordo com a análise, essa ferramenta apresenta uma boa aceitação dentre esses servidores, para o desenvolvimento das suas atividades laborais. No entanto, vale ressaltar, também, que houveram algumas fraquezas diagnosticadas através da pesquisa, a exemplos da falta de orientação desse uso para fins laborais por parte da instituição, atendimentos através das ferramentas não satisfatórios e falta de reconhecimento dessa utilidade pela instituição, Além disso, para atenuar algumas fraquezas relatadas a esse uso, foi elaborado um Planejamento Estratégico Situacional (PES), baseado no modelo de Carlos Matus, contendo algumas ações que podem ser benéficas, como a institucionalização de uma ferramenta, elaboração de manual de uso das ferramentas com a finalidade laboral e oferecimento de minicurso sobre atendimento em meios digitais. A presente pesquisa traz um fortalecimento acadêmico a respeito do tema, além de contribuições na promoção e institucionalização das ferramentas na UFRN, ajudando a fortalecer sua imagem ao promover melhorias em sua comunicação interna.
id UFRN_a494ba9c730f55022443673b10feb025
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58056
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Galvão, Mariana Costa Torreshttp://lattes.cnpq.br/8906819336609921http://lattes.cnpq.br/3834444250606399Carvalho, Andréa Vasconceloshttps://orcid.org/0000-0001-6763-3716http://lattes.cnpq.br/5678994663094158Silva Filho, Roosevelt Bezerra daMartins, Daniel de Araújo2024-04-08T23:51:17Z2024-04-08T23:51:17Z2023-12-20GALVÃO, Mariana Costa Torres. O uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma instituição: um estudo na UFRN. Orientador: Dr. Daniel de Araújo Martins. 2023. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58056O avanço das tecnologias nos últimos anos permitiu que a sociedade alterasse a forma de se relacionar e uma das áreas afetadas foi a comunicação. Com o surgimento das ferramentas de comunicação instantânea é possível estabelecer uma comunicação em tempo real e, há alguns anos, esse impacto também atingiu as atividades laborais dos indivíduos, uma vez que tais ferramentas foram incluídas nas rotinas organizacionais. Este estudo tem, portanto, a finalidade de compreender como se dá a aceitação e o uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma organização, a partir da percepção dos servidores assistentes administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa, utilizando-se de procedimentos como pesquisa bibliográfica e levantamento (survey). Para a obtenção de dados, foi aplicado um questionário, baseado no Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM 3) de Venkatesh e Bala (2008), com os servidores Assistentes em Administração da UFRN. A análise dos dados foi realizada utilizando a estatística descritiva e escala Likert de sete pontos para avaliar os constructos do TAM3. Como resultados, obteve-se que existe um grande uso da ferramenta WhatsApp no cotidiano laboral da amostra pesquisa, e de acordo com a análise, essa ferramenta apresenta uma boa aceitação dentre esses servidores, para o desenvolvimento das suas atividades laborais. No entanto, vale ressaltar, também, que houveram algumas fraquezas diagnosticadas através da pesquisa, a exemplos da falta de orientação desse uso para fins laborais por parte da instituição, atendimentos através das ferramentas não satisfatórios e falta de reconhecimento dessa utilidade pela instituição, Além disso, para atenuar algumas fraquezas relatadas a esse uso, foi elaborado um Planejamento Estratégico Situacional (PES), baseado no modelo de Carlos Matus, contendo algumas ações que podem ser benéficas, como a institucionalização de uma ferramenta, elaboração de manual de uso das ferramentas com a finalidade laboral e oferecimento de minicurso sobre atendimento em meios digitais. A presente pesquisa traz um fortalecimento acadêmico a respeito do tema, além de contribuições na promoção e institucionalização das ferramentas na UFRN, ajudando a fortalecer sua imagem ao promover melhorias em sua comunicação interna.The advancement of technologies in recent years has allowed society to change the way it relates and one of the areas affected has been communication. With the emergence of instant communication tools, it is possible to establish real-time communication and, a few years ago, this impact also affected individuals' work activities, since such tools were included in organizational routines. This study therefore aims to understand how the acceptance and use of instant communication tools occurs in the internal communication of an organization, based on the perception of administrative assistants at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). To achieve the objective, a quantitative research was carried out, using procedures such as bibliographical research and survey. To obtain data, a questionnaire was applied, based on the Technology Acceptance Model (TAM 3) by Venkatesh and Bala (2008), with UFRN Administration Assistants. Data analysis was performed using descriptive statistics and a sevenpoint Likert scale to evaluate the TAM3 constructs. As a result, it was obtained that there is a great use of the WhatsApp tool in the daily work of the research sample, and according to the analysis, this tool is well accepted among these employees, for the development of their work activities. However, it is also worth highlighting that there were some weaknesses diagnosed through the research, such as the lack of guidance on this use for work purposes by the institution, unsatisfactory service through the tools and lack of recognition of this usefulness by the institution. , to mitigate some weaknesses reported in this use, a Situational Strategic Planning (PES) was prepared, based on the Carlos Matus model, containing some actions that can be beneficial, such as the institutionalization of a tool, preparation of a tool use manual with the work purpose and offering a mini-course on customer service in digital media. This research brings academic strengthening on the topic, as well as contributions to the promotion and institutionalization of tools at UFRN, helping to strengthen its image by promoting improvements in its internal communication.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO - PPGICUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASGestão da Informação e do ConhecimentoFerramentas de comunicação instantâneaComunicação internaAceitação de tecnologiaTechnology Acceptance Model (TAM3)WhatsAppO uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma instituição: um estudo na UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALUsoferramentascomunicacao_Galvao_2023.pdfapplication/pdf1995486https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58056/1/Usoferramentascomunicacao_Galvao_2023.pdf0c5fd0d22226b56f865fbd8125fa85e4MD51123456789/580562024-04-08 20:51:54.496oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58056Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-08T23:51:54Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma instituição: um estudo na UFRN
title O uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma instituição: um estudo na UFRN
spellingShingle O uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma instituição: um estudo na UFRN
Galvão, Mariana Costa Torres
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Gestão da Informação e do Conhecimento
Ferramentas de comunicação instantânea
Comunicação interna
Aceitação de tecnologia
Technology Acceptance Model (TAM3)
WhatsApp
title_short O uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma instituição: um estudo na UFRN
title_full O uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma instituição: um estudo na UFRN
title_fullStr O uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma instituição: um estudo na UFRN
title_full_unstemmed O uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma instituição: um estudo na UFRN
title_sort O uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma instituição: um estudo na UFRN
author Galvão, Mariana Costa Torres
author_facet Galvão, Mariana Costa Torres
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8906819336609921
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3834444250606399
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Carvalho, Andréa Vasconcelos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6763-3716
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5678994663094158
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva Filho, Roosevelt Bezerra da
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Mariana Costa Torres
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Daniel de Araújo
contributor_str_mv Martins, Daniel de Araújo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Gestão da Informação e do Conhecimento
Ferramentas de comunicação instantânea
Comunicação interna
Aceitação de tecnologia
Technology Acceptance Model (TAM3)
WhatsApp
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da Informação e do Conhecimento
Ferramentas de comunicação instantânea
Comunicação interna
Aceitação de tecnologia
Technology Acceptance Model (TAM3)
WhatsApp
description O avanço das tecnologias nos últimos anos permitiu que a sociedade alterasse a forma de se relacionar e uma das áreas afetadas foi a comunicação. Com o surgimento das ferramentas de comunicação instantânea é possível estabelecer uma comunicação em tempo real e, há alguns anos, esse impacto também atingiu as atividades laborais dos indivíduos, uma vez que tais ferramentas foram incluídas nas rotinas organizacionais. Este estudo tem, portanto, a finalidade de compreender como se dá a aceitação e o uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma organização, a partir da percepção dos servidores assistentes administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa, utilizando-se de procedimentos como pesquisa bibliográfica e levantamento (survey). Para a obtenção de dados, foi aplicado um questionário, baseado no Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM 3) de Venkatesh e Bala (2008), com os servidores Assistentes em Administração da UFRN. A análise dos dados foi realizada utilizando a estatística descritiva e escala Likert de sete pontos para avaliar os constructos do TAM3. Como resultados, obteve-se que existe um grande uso da ferramenta WhatsApp no cotidiano laboral da amostra pesquisa, e de acordo com a análise, essa ferramenta apresenta uma boa aceitação dentre esses servidores, para o desenvolvimento das suas atividades laborais. No entanto, vale ressaltar, também, que houveram algumas fraquezas diagnosticadas através da pesquisa, a exemplos da falta de orientação desse uso para fins laborais por parte da instituição, atendimentos através das ferramentas não satisfatórios e falta de reconhecimento dessa utilidade pela instituição, Além disso, para atenuar algumas fraquezas relatadas a esse uso, foi elaborado um Planejamento Estratégico Situacional (PES), baseado no modelo de Carlos Matus, contendo algumas ações que podem ser benéficas, como a institucionalização de uma ferramenta, elaboração de manual de uso das ferramentas com a finalidade laboral e oferecimento de minicurso sobre atendimento em meios digitais. A presente pesquisa traz um fortalecimento acadêmico a respeito do tema, além de contribuições na promoção e institucionalização das ferramentas na UFRN, ajudando a fortalecer sua imagem ao promover melhorias em sua comunicação interna.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-08T23:51:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-08T23:51:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GALVÃO, Mariana Costa Torres. O uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma instituição: um estudo na UFRN. Orientador: Dr. Daniel de Araújo Martins. 2023. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58056
identifier_str_mv GALVÃO, Mariana Costa Torres. O uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma instituição: um estudo na UFRN. Orientador: Dr. Daniel de Araújo Martins. 2023. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO - PPGIC
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58056/1/Usoferramentascomunicacao_Galvao_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0c5fd0d22226b56f865fbd8125fa85e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117687569022976