O uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma instituição: um estudo na UFRN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58056 |
Resumo: | O avanço das tecnologias nos últimos anos permitiu que a sociedade alterasse a forma de se relacionar e uma das áreas afetadas foi a comunicação. Com o surgimento das ferramentas de comunicação instantânea é possível estabelecer uma comunicação em tempo real e, há alguns anos, esse impacto também atingiu as atividades laborais dos indivíduos, uma vez que tais ferramentas foram incluídas nas rotinas organizacionais. Este estudo tem, portanto, a finalidade de compreender como se dá a aceitação e o uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma organização, a partir da percepção dos servidores assistentes administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa, utilizando-se de procedimentos como pesquisa bibliográfica e levantamento (survey). Para a obtenção de dados, foi aplicado um questionário, baseado no Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM 3) de Venkatesh e Bala (2008), com os servidores Assistentes em Administração da UFRN. A análise dos dados foi realizada utilizando a estatística descritiva e escala Likert de sete pontos para avaliar os constructos do TAM3. Como resultados, obteve-se que existe um grande uso da ferramenta WhatsApp no cotidiano laboral da amostra pesquisa, e de acordo com a análise, essa ferramenta apresenta uma boa aceitação dentre esses servidores, para o desenvolvimento das suas atividades laborais. No entanto, vale ressaltar, também, que houveram algumas fraquezas diagnosticadas através da pesquisa, a exemplos da falta de orientação desse uso para fins laborais por parte da instituição, atendimentos através das ferramentas não satisfatórios e falta de reconhecimento dessa utilidade pela instituição, Além disso, para atenuar algumas fraquezas relatadas a esse uso, foi elaborado um Planejamento Estratégico Situacional (PES), baseado no modelo de Carlos Matus, contendo algumas ações que podem ser benéficas, como a institucionalização de uma ferramenta, elaboração de manual de uso das ferramentas com a finalidade laboral e oferecimento de minicurso sobre atendimento em meios digitais. A presente pesquisa traz um fortalecimento acadêmico a respeito do tema, além de contribuições na promoção e institucionalização das ferramentas na UFRN, ajudando a fortalecer sua imagem ao promover melhorias em sua comunicação interna. |
id |
UFRN_a494ba9c730f55022443673b10feb025 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58056 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Galvão, Mariana Costa Torreshttp://lattes.cnpq.br/8906819336609921http://lattes.cnpq.br/3834444250606399Carvalho, Andréa Vasconceloshttps://orcid.org/0000-0001-6763-3716http://lattes.cnpq.br/5678994663094158Silva Filho, Roosevelt Bezerra daMartins, Daniel de Araújo2024-04-08T23:51:17Z2024-04-08T23:51:17Z2023-12-20GALVÃO, Mariana Costa Torres. O uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma instituição: um estudo na UFRN. Orientador: Dr. Daniel de Araújo Martins. 2023. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58056O avanço das tecnologias nos últimos anos permitiu que a sociedade alterasse a forma de se relacionar e uma das áreas afetadas foi a comunicação. Com o surgimento das ferramentas de comunicação instantânea é possível estabelecer uma comunicação em tempo real e, há alguns anos, esse impacto também atingiu as atividades laborais dos indivíduos, uma vez que tais ferramentas foram incluídas nas rotinas organizacionais. Este estudo tem, portanto, a finalidade de compreender como se dá a aceitação e o uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma organização, a partir da percepção dos servidores assistentes administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa, utilizando-se de procedimentos como pesquisa bibliográfica e levantamento (survey). Para a obtenção de dados, foi aplicado um questionário, baseado no Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM 3) de Venkatesh e Bala (2008), com os servidores Assistentes em Administração da UFRN. A análise dos dados foi realizada utilizando a estatística descritiva e escala Likert de sete pontos para avaliar os constructos do TAM3. Como resultados, obteve-se que existe um grande uso da ferramenta WhatsApp no cotidiano laboral da amostra pesquisa, e de acordo com a análise, essa ferramenta apresenta uma boa aceitação dentre esses servidores, para o desenvolvimento das suas atividades laborais. No entanto, vale ressaltar, também, que houveram algumas fraquezas diagnosticadas através da pesquisa, a exemplos da falta de orientação desse uso para fins laborais por parte da instituição, atendimentos através das ferramentas não satisfatórios e falta de reconhecimento dessa utilidade pela instituição, Além disso, para atenuar algumas fraquezas relatadas a esse uso, foi elaborado um Planejamento Estratégico Situacional (PES), baseado no modelo de Carlos Matus, contendo algumas ações que podem ser benéficas, como a institucionalização de uma ferramenta, elaboração de manual de uso das ferramentas com a finalidade laboral e oferecimento de minicurso sobre atendimento em meios digitais. A presente pesquisa traz um fortalecimento acadêmico a respeito do tema, além de contribuições na promoção e institucionalização das ferramentas na UFRN, ajudando a fortalecer sua imagem ao promover melhorias em sua comunicação interna.The advancement of technologies in recent years has allowed society to change the way it relates and one of the areas affected has been communication. With the emergence of instant communication tools, it is possible to establish real-time communication and, a few years ago, this impact also affected individuals' work activities, since such tools were included in organizational routines. This study therefore aims to understand how the acceptance and use of instant communication tools occurs in the internal communication of an organization, based on the perception of administrative assistants at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). To achieve the objective, a quantitative research was carried out, using procedures such as bibliographical research and survey. To obtain data, a questionnaire was applied, based on the Technology Acceptance Model (TAM 3) by Venkatesh and Bala (2008), with UFRN Administration Assistants. Data analysis was performed using descriptive statistics and a sevenpoint Likert scale to evaluate the TAM3 constructs. As a result, it was obtained that there is a great use of the WhatsApp tool in the daily work of the research sample, and according to the analysis, this tool is well accepted among these employees, for the development of their work activities. However, it is also worth highlighting that there were some weaknesses diagnosed through the research, such as the lack of guidance on this use for work purposes by the institution, unsatisfactory service through the tools and lack of recognition of this usefulness by the institution. , to mitigate some weaknesses reported in this use, a Situational Strategic Planning (PES) was prepared, based on the Carlos Matus model, containing some actions that can be beneficial, such as the institutionalization of a tool, preparation of a tool use manual with the work purpose and offering a mini-course on customer service in digital media. This research brings academic strengthening on the topic, as well as contributions to the promotion and institutionalization of tools at UFRN, helping to strengthen its image by promoting improvements in its internal communication.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO - PPGICUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASGestão da Informação e do ConhecimentoFerramentas de comunicação instantâneaComunicação internaAceitação de tecnologiaTechnology Acceptance Model (TAM3)WhatsAppO uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma instituição: um estudo na UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALUsoferramentascomunicacao_Galvao_2023.pdfapplication/pdf1995486https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58056/1/Usoferramentascomunicacao_Galvao_2023.pdf0c5fd0d22226b56f865fbd8125fa85e4MD51123456789/580562024-04-08 20:51:54.496oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58056Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-08T23:51:54Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma instituição: um estudo na UFRN |
title |
O uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma instituição: um estudo na UFRN |
spellingShingle |
O uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma instituição: um estudo na UFRN Galvão, Mariana Costa Torres CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Gestão da Informação e do Conhecimento Ferramentas de comunicação instantânea Comunicação interna Aceitação de tecnologia Technology Acceptance Model (TAM3) |
title_short |
O uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma instituição: um estudo na UFRN |
title_full |
O uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma instituição: um estudo na UFRN |
title_fullStr |
O uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma instituição: um estudo na UFRN |
title_full_unstemmed |
O uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma instituição: um estudo na UFRN |
title_sort |
O uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma instituição: um estudo na UFRN |
author |
Galvão, Mariana Costa Torres |
author_facet |
Galvão, Mariana Costa Torres |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8906819336609921 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3834444250606399 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Carvalho, Andréa Vasconcelos |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-6763-3716 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5678994663094158 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Silva Filho, Roosevelt Bezerra da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvão, Mariana Costa Torres |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, Daniel de Araújo |
contributor_str_mv |
Martins, Daniel de Araújo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Gestão da Informação e do Conhecimento Ferramentas de comunicação instantânea Comunicação interna Aceitação de tecnologia Technology Acceptance Model (TAM3) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da Informação e do Conhecimento Ferramentas de comunicação instantânea Comunicação interna Aceitação de tecnologia Technology Acceptance Model (TAM3) |
description |
O avanço das tecnologias nos últimos anos permitiu que a sociedade alterasse a forma de se relacionar e uma das áreas afetadas foi a comunicação. Com o surgimento das ferramentas de comunicação instantânea é possível estabelecer uma comunicação em tempo real e, há alguns anos, esse impacto também atingiu as atividades laborais dos indivíduos, uma vez que tais ferramentas foram incluídas nas rotinas organizacionais. Este estudo tem, portanto, a finalidade de compreender como se dá a aceitação e o uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma organização, a partir da percepção dos servidores assistentes administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa, utilizando-se de procedimentos como pesquisa bibliográfica e levantamento (survey). Para a obtenção de dados, foi aplicado um questionário, baseado no Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM 3) de Venkatesh e Bala (2008), com os servidores Assistentes em Administração da UFRN. A análise dos dados foi realizada utilizando a estatística descritiva e escala Likert de sete pontos para avaliar os constructos do TAM3. Como resultados, obteve-se que existe um grande uso da ferramenta WhatsApp no cotidiano laboral da amostra pesquisa, e de acordo com a análise, essa ferramenta apresenta uma boa aceitação dentre esses servidores, para o desenvolvimento das suas atividades laborais. No entanto, vale ressaltar, também, que houveram algumas fraquezas diagnosticadas através da pesquisa, a exemplos da falta de orientação desse uso para fins laborais por parte da instituição, atendimentos através das ferramentas não satisfatórios e falta de reconhecimento dessa utilidade pela instituição, Além disso, para atenuar algumas fraquezas relatadas a esse uso, foi elaborado um Planejamento Estratégico Situacional (PES), baseado no modelo de Carlos Matus, contendo algumas ações que podem ser benéficas, como a institucionalização de uma ferramenta, elaboração de manual de uso das ferramentas com a finalidade laboral e oferecimento de minicurso sobre atendimento em meios digitais. A presente pesquisa traz um fortalecimento acadêmico a respeito do tema, além de contribuições na promoção e institucionalização das ferramentas na UFRN, ajudando a fortalecer sua imagem ao promover melhorias em sua comunicação interna. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-08T23:51:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-04-08T23:51:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GALVÃO, Mariana Costa Torres. O uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma instituição: um estudo na UFRN. Orientador: Dr. Daniel de Araújo Martins. 2023. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58056 |
identifier_str_mv |
GALVÃO, Mariana Costa Torres. O uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma instituição: um estudo na UFRN. Orientador: Dr. Daniel de Araújo Martins. 2023. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO - PPGIC |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58056/1/Usoferramentascomunicacao_Galvao_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0c5fd0d22226b56f865fbd8125fa85e4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832829597483008 |