O homem de três faces: a cor como recurso narrativo em Better Call Saul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Tatiana Diniz de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53272
Resumo: O trabalho de pesquisa intitulado O homem de três faces: a cor como recurso narrativo em Better Call Saul têm a intenção de analisar a trajetória do personagem Saul Goodman, do surgimento até o seu desfecho. O personagem interpretado pelo ator Bob Odenkirk faz parte da série Breaking Bad (2008-2013) e posteriormente ganhou uma série derivada, intitulada como Better Call Saul (2015-2022), em que surge como protagonista. As cores possuem papel fundamental no seu universo diegético, presente nas roupas, cenários entre outros elementos. A proposta desse trabalho é analisar o processo narrativo que a cor exerce na obra. O método utilizado é o de análise fílmica, proposto por Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété (2012), em que a obra passa pelo processo de desconstrução e reconstrução durante o processo de análise, além da contribuição da proposta metodológica de Larissa Azubel (2017) para utilização da análise fílmica no contexto de narrativa seriada. Dessa forma, se faz necessário a utilização da decupagem dos episódios com a intenção de mapear as situações em que a cor exerce uma função além do caráter estético e torna-se presente como elemento fundamental da narrativa. Para conseguir alcançar o objetivo que foi proposto, serão utilizados o aparato teórico relacionado à teoria das cores, presente nas obras de Eva Heller (2013), Farina (2006), Luciana Silveira (2015), Israel Pedrosa (2009).
id UFRN_a499ed54f1d9074071e9e1d751a787c0
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53272
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Souza, Tatiana Diniz dehttps://orcid.org/0000-0003-1623-7013http://lattes.cnpq.br/0937980846198657http://lattes.cnpq.br/2258546985285753Rocha Filho, Ruy Alkmimhttp://lattes.cnpq.br/4519158858937687Pinto, Ygor Felipehttp://lattes.cnpq.br/64802211508945832023-07-12T18:08:46Z2023-07-12T18:08:46Z2023-07-05SOUZA, Tatiana Diniz de. O homem de três faces: a cor como recurso narrativo em Better Call Saul. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53272O trabalho de pesquisa intitulado O homem de três faces: a cor como recurso narrativo em Better Call Saul têm a intenção de analisar a trajetória do personagem Saul Goodman, do surgimento até o seu desfecho. O personagem interpretado pelo ator Bob Odenkirk faz parte da série Breaking Bad (2008-2013) e posteriormente ganhou uma série derivada, intitulada como Better Call Saul (2015-2022), em que surge como protagonista. As cores possuem papel fundamental no seu universo diegético, presente nas roupas, cenários entre outros elementos. A proposta desse trabalho é analisar o processo narrativo que a cor exerce na obra. O método utilizado é o de análise fílmica, proposto por Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété (2012), em que a obra passa pelo processo de desconstrução e reconstrução durante o processo de análise, além da contribuição da proposta metodológica de Larissa Azubel (2017) para utilização da análise fílmica no contexto de narrativa seriada. Dessa forma, se faz necessário a utilização da decupagem dos episódios com a intenção de mapear as situações em que a cor exerce uma função além do caráter estético e torna-se presente como elemento fundamental da narrativa. Para conseguir alcançar o objetivo que foi proposto, serão utilizados o aparato teórico relacionado à teoria das cores, presente nas obras de Eva Heller (2013), Farina (2006), Luciana Silveira (2015), Israel Pedrosa (2009).The research work entitled The three-faced man: color as a narrative resource in Better Call Saul intends to analyze the trajectory of the character Saul Goodman, from his appearance to his end. The character played by the actor Bob Odenkirk is part of the Breaking Bad series (2008-2013) and later won a spin-off, Better Call Saul (2015-2022), in which he appears as the protagonist. Colors are fundamental to its diegesis, present in clothes, scenery, and other elements. This academic work aims to analyze the narrative process that color exerts in the series. The method used is a film analysis, proposed by Francis Vanoye and Anne Goliot-Lété (2012), making a process of deconstruction and reconstruction during the analysis process with the contribution of Larissa Azubel's (2017) methodological proposal, using film analysis in the context of the serial narrative. Thus, it is necessary to use the decoupage of the episodes to map the situations in which the color is an element further the aesthetic and becomes a fundamental element of the narrative. In order to achieve the proposed objective, the theoretical background of the theory of colors is presented in the work of the authors: Eva Heller (2013), Farina (2006), Luciana Silveira (2015), and Israel Pedrosa (2009).Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social – AudiovisualUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOnarrativa seriada; personagem; cores.serial narrative; character; colors.O homem de três faces: a cor como recurso narrativo em Better Call SaulThe three-faced man: color as a narrative resource in Better Call Saulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALHomemTresFaces_Souza_2023.pdfHomemTresFaces_Souza_2023.pdfMonografia de Tatiana Diniz de Souzaapplication/pdf3144672https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53272/1/HomemTresFaces_Souza_2023.pdf42a9c5e38a11f8dfa83ac8c455b172b8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53272/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53272/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/532722023-07-26 09:17:12.589oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-26T12:17:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O homem de três faces: a cor como recurso narrativo em Better Call Saul
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The three-faced man: color as a narrative resource in Better Call Saul
title O homem de três faces: a cor como recurso narrativo em Better Call Saul
spellingShingle O homem de três faces: a cor como recurso narrativo em Better Call Saul
Souza, Tatiana Diniz de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
narrativa seriada; personagem; cores.
serial narrative; character; colors.
title_short O homem de três faces: a cor como recurso narrativo em Better Call Saul
title_full O homem de três faces: a cor como recurso narrativo em Better Call Saul
title_fullStr O homem de três faces: a cor como recurso narrativo em Better Call Saul
title_full_unstemmed O homem de três faces: a cor como recurso narrativo em Better Call Saul
title_sort O homem de três faces: a cor como recurso narrativo em Better Call Saul
author Souza, Tatiana Diniz de
author_facet Souza, Tatiana Diniz de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-1623-7013
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0937980846198657
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2258546985285753
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Rocha Filho, Ruy Alkmim
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4519158858937687
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Pinto, Ygor Felipe
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6480221150894583
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Tatiana Diniz de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
narrativa seriada; personagem; cores.
serial narrative; character; colors.
dc.subject.por.fl_str_mv narrativa seriada; personagem; cores.
serial narrative; character; colors.
description O trabalho de pesquisa intitulado O homem de três faces: a cor como recurso narrativo em Better Call Saul têm a intenção de analisar a trajetória do personagem Saul Goodman, do surgimento até o seu desfecho. O personagem interpretado pelo ator Bob Odenkirk faz parte da série Breaking Bad (2008-2013) e posteriormente ganhou uma série derivada, intitulada como Better Call Saul (2015-2022), em que surge como protagonista. As cores possuem papel fundamental no seu universo diegético, presente nas roupas, cenários entre outros elementos. A proposta desse trabalho é analisar o processo narrativo que a cor exerce na obra. O método utilizado é o de análise fílmica, proposto por Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété (2012), em que a obra passa pelo processo de desconstrução e reconstrução durante o processo de análise, além da contribuição da proposta metodológica de Larissa Azubel (2017) para utilização da análise fílmica no contexto de narrativa seriada. Dessa forma, se faz necessário a utilização da decupagem dos episódios com a intenção de mapear as situações em que a cor exerce uma função além do caráter estético e torna-se presente como elemento fundamental da narrativa. Para conseguir alcançar o objetivo que foi proposto, serão utilizados o aparato teórico relacionado à teoria das cores, presente nas obras de Eva Heller (2013), Farina (2006), Luciana Silveira (2015), Israel Pedrosa (2009).
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-12T18:08:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-12T18:08:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Tatiana Diniz de. O homem de três faces: a cor como recurso narrativo em Better Call Saul. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53272
identifier_str_mv SOUZA, Tatiana Diniz de. O homem de três faces: a cor como recurso narrativo em Better Call Saul. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Comunicação Social – Audiovisual
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53272/1/HomemTresFaces_Souza_2023.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53272/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53272/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 42a9c5e38a11f8dfa83ac8c455b172b8
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117516508528640