O ensino da atenção à hanseníase em cursos de graduação em enfermagem
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24944 |
Resumo: | A hanseníase é um grande problema de saúde pública no Brasil. O controle da doença é realizado no Sistema Único de Saúde, tendo as Unidades Básicas, como espaço prioritário para realização das ações de controle, e as Instituições de Ensino Superior, como órgãos responsáveis pelo ensino da hanseníase aos futuros profissionais da área da saúde. Diante disso, esse estudo objetiva identificar as abordagens do ensino da atenção à hanseníase através dos planos de ensino e discutir as possibilidades e limites relacionados as abordagens do ensino da atenção à hanseníase em Curso de Graduação em Enfermagem (CGE) na perspectiva de docentes. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de natureza quanti-qualitativa. Foi empregado também a pesquisa documental, utilizando-se os planos de ensino. A pesquisa foi realizada em CGE localizados no estado da Paraíba. Participaram do estudo 21 docentes. A coleta de dados ocorreu no período de setembro a outubro de 2016, após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, CAAE: 57947916.4.0000.5537. Foi utilizado um roteiro para levantamento dos planos de ensino e um roteiro de entrevista aplicado aos docentes. Após o levantamento dos dados dos planos de ensino, os mesmos foram agrupados em quadros, e analisados à luz da literatura pertinente ao tema investigado. A análise do material empírico foi realizada por meio do software IRAMUTEQ. Verificou-se nos planos de ensino que existe um número reduzidos de componentes curriculares que abordam a hanseníase; o estudo da hanseníase é realizado na maioria dos CGE a partir do ciclo profissional; os conteúdos abordados não priorizam a promoção e vigilância em saúde, e a Sistematização da Assistência de Enfermagem, não tem sido uma prioridade nos CGE. Nos discursos dos docentes, através da análise do software IRAMUTEQ, a classificação hierárquica das entrevistas referentes às possibilidades, produziram as seguintes classes: A hanseníase é um problema de saúde pública; utilização de novos métodos de ensino; realização de aulas teóricas e práticas; competência profissional para atuar no controle da hanseníase; oportunidade do ensino na rede de atenção à saúde; a importância da educação em saúde e o enfermeiro no controle da hanseníase. Quanto aos limites do ensino, foram evidenciadas as seguintes classes: reduzido número de casos de hanseníase na Atenção Básica; carga horária de aula reduzida; falta de prioridade em ações educativas sobre hanseníase na Atenção Básica; doença relacionada ao preconceito e estigma; insegurança dos profissionais da Atenção Básica no diagnóstico da hanseníase, e falta de apoio dos gestores na descentralização das ações de controle da hanseníase. Diante dos resultados encontrados, faz-se necessário que os CGE cumpram sua missão de trabalhar em função de uma formação profissional que valorize a promoção da saúde e vigilância da doença, com vistas a contribuir com a eliminação da hanseníase e à melhoria da qualidade de vida das pessoas. |
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O controle da doença é realizado no Sistema Único de Saúde, tendo as Unidades Básicas, como espaço prioritário para realização das ações de controle, e as Instituições de Ensino Superior, como órgãos responsáveis pelo ensino da hanseníase aos futuros profissionais da área da saúde. Diante disso, esse estudo objetiva identificar as abordagens do ensino da atenção à hanseníase através dos planos de ensino e discutir as possibilidades e limites relacionados as abordagens do ensino da atenção à hanseníase em Curso de Graduação em Enfermagem (CGE) na perspectiva de docentes. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de natureza quanti-qualitativa. Foi empregado também a pesquisa documental, utilizando-se os planos de ensino. A pesquisa foi realizada em CGE localizados no estado da Paraíba. Participaram do estudo 21 docentes. 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Nos discursos dos docentes, através da análise do software IRAMUTEQ, a classificação hierárquica das entrevistas referentes às possibilidades, produziram as seguintes classes: A hanseníase é um problema de saúde pública; utilização de novos métodos de ensino; realização de aulas teóricas e práticas; competência profissional para atuar no controle da hanseníase; oportunidade do ensino na rede de atenção à saúde; a importância da educação em saúde e o enfermeiro no controle da hanseníase. Quanto aos limites do ensino, foram evidenciadas as seguintes classes: reduzido número de casos de hanseníase na Atenção Básica; carga horária de aula reduzida; falta de prioridade em ações educativas sobre hanseníase na Atenção Básica; doença relacionada ao preconceito e estigma; insegurança dos profissionais da Atenção Básica no diagnóstico da hanseníase, e falta de apoio dos gestores na descentralização das ações de controle da hanseníase. Diante dos resultados encontrados, faz-se necessário que os CGE cumpram sua missão de trabalhar em função de uma formação profissional que valorize a promoção da saúde e vigilância da doença, com vistas a contribuir com a eliminação da hanseníase e à melhoria da qualidade de vida das pessoas.PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAnaElisaPereiraChaves_TESE.pdf.txtAnaElisaPereiraChaves_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain353432https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24944/2/AnaElisaPereiraChaves_TESE.pdf.txtd3eb217bc7f44cc01b80fd03f4bf0545MD52THUMBNAILAnaElisaPereiraChaves_TESE.pdf.jpgAnaElisaPereiraChaves_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2893https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24944/3/AnaElisaPereiraChaves_TESE.pdf.jpga81aff23359e407f10baf20402daf7adMD53TEXTAnaElisaPereiraChaves_TESE.pdf.txtAnaElisaPereiraChaves_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain353432https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24944/2/AnaElisaPereiraChaves_TESE.pdf.txtd3eb217bc7f44cc01b80fd03f4bf0545MD52THUMBNAILAnaElisaPereiraChaves_TESE.pdf.jpgAnaElisaPereiraChaves_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2893https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24944/3/AnaElisaPereiraChaves_TESE.pdf.jpga81aff23359e407f10baf20402daf7adMD53ORIGINALAnaElisaPereiraChaves_TESE.pdfAnaElisaPereiraChaves_TESE.pdfapplication/pdf5336874https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24944/1/AnaElisaPereiraChaves_TESE.pdfea343dfd1b1215d8caea48e45ea5b947MD51123456789/249442019-01-30 17:03:51.588oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24944Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T20:03:51Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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