Na escola da floresta: pedagogias Tentehar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32239 |
Resumo: | As monoculturas da mente vêm a cada dia destruindo a floresta e a sociobiodiversidade existente em muitas terras indígenas brasileiras. Vivendo em um estado de violência física e simbólica se encontram os Tentehar (Guajajara) da área indígena Arariboia no estado do Maranhão/Brasil. Um dos maiores desafios desse povo atualmente é manter o restante da floresta em pé. Ultrapassar a uniformidade do saber e poder instalados é fundamental para a diversidade biocultural da Arariboia continuar existindo. Por isso, neste estudo me propus a descrever sobre saberes, narrativas míticas e celebrações rituais do universo cultural Tentehar, sobre as memórias ancestrais vividas no quintal dos moradores da Aldeia Juçaral e/ou em narrativas dos heróis Maíra, dos rituais da menina-moça, do mel e dos rapazes. Em tais histórias identificamos pedagogias do bem viver, da resistência, do cuidado com a vida, da cura e da celebração da diversidade florestal. São pedagogias que nos ensinam a cuidar de todos os seres e agradecer pela diversidade existente. Hoje, conscientes que os seus saberes e educação ancestrais são fontes de riquezas e alternativas para as futuras gerações este povo mantêm o combate resistente contra a produção social da escassez e da pobreza instalada no seu território. Aprender com quem nos ensinou ancestralmente a viver em meio a biodiversidade é fundamental para ultrapassar monoculturas mentais instaladas pelo modo de vida capitalista. |
id |
UFRN_a54650eac8c0674bdff3aa1ab9e9660f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32239 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Ribeiro, Maria Joséhttp://lattes.cnpq.br/9961862139964562Nascimento, Patricia Limaverdehttp://lattes.cnpq.br/1998288702434818Silva, Carlos Aldemir Farias dahttp://lattes.cnpq.br/7226908910873590Costa, Daniel Monteirohttp://lattes.cnpq.br/1346640850059252Dantas, Eugênia Mariahttp://lattes.cnpq.br/6296149707446296Oliveira, Josineide Silveira dehttp://lattes.cnpq.br/5439210347544379Barbosa Júnior, Walter Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/7532911538772143Almeida, Maria da Conceição Xavier de2021-04-16T14:25:51Z2021-04-16T14:25:51Z2021-02-23RIBEIRO, Maria José. Na escola da floresta: pedagogias Tentehar. 2021. 204f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32239As monoculturas da mente vêm a cada dia destruindo a floresta e a sociobiodiversidade existente em muitas terras indígenas brasileiras. Vivendo em um estado de violência física e simbólica se encontram os Tentehar (Guajajara) da área indígena Arariboia no estado do Maranhão/Brasil. Um dos maiores desafios desse povo atualmente é manter o restante da floresta em pé. Ultrapassar a uniformidade do saber e poder instalados é fundamental para a diversidade biocultural da Arariboia continuar existindo. Por isso, neste estudo me propus a descrever sobre saberes, narrativas míticas e celebrações rituais do universo cultural Tentehar, sobre as memórias ancestrais vividas no quintal dos moradores da Aldeia Juçaral e/ou em narrativas dos heróis Maíra, dos rituais da menina-moça, do mel e dos rapazes. Em tais histórias identificamos pedagogias do bem viver, da resistência, do cuidado com a vida, da cura e da celebração da diversidade florestal. São pedagogias que nos ensinam a cuidar de todos os seres e agradecer pela diversidade existente. Hoje, conscientes que os seus saberes e educação ancestrais são fontes de riquezas e alternativas para as futuras gerações este povo mantêm o combate resistente contra a produção social da escassez e da pobreza instalada no seu território. Aprender com quem nos ensinou ancestralmente a viver em meio a biodiversidade é fundamental para ultrapassar monoculturas mentais instaladas pelo modo de vida capitalista.Monocultures of the mind are destroying the forest and the existing sociobiodiversity in many Brazilian indigenous lands. Living in a state of physical and symbolic violence are the Tentehar (Guajajara) of the Arariboia indigenous area in the state of Maranhão/Brazil. One of the greatest challenges of these people today is to keep the rest of the forest standing. Overcoming the uniformity of knowledge and installed power is fundamental for the Arariboia's biocultural diversity to continue to exist. For this reason, in this study I proposed to describe about knowledge, mythical narratives and ritual celebrations of the cultural universe tentehar, about the ancestral memories lived in the backyard of the inhabitants of Juçaral Village and/or in narratives of the Maíra heroes, the rituals of the girl young woman, the honey and the boys. In these stories we identify pedagogies of good living, resistance, care for life, healing and the celebration of forest diversity. They are pedagogies that teach us to take care of all beings and to thank for the existing diversity. Today, aware that their ancestral knowledge and education are sources of wealth and alternatives for future generations, these people maintain the resistant fight against sources of scarcity and poverty installed in their territory. Learning from those who taught us ancestrally to live in the midst of biodiversity is fundamental to overcome mental monocultures installed by the capitalist way of life.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilEducaçãoComplexidadeMemórias ancestraisPovo TenteharNa escola da floresta: pedagogias Tenteharinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTNaescolafloresta_Ribeiro_2021.pdf.txtNaescolafloresta_Ribeiro_2021.pdf.txtExtracted texttext/plain342535https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32239/2/Naescolafloresta_Ribeiro_2021.pdf.txt8caa952110c1ea3e2f19dcf87f62c83fMD52THUMBNAILNaescolafloresta_Ribeiro_2021.pdf.jpgNaescolafloresta_Ribeiro_2021.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1983https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32239/3/Naescolafloresta_Ribeiro_2021.pdf.jpg7372f5f1fe7031281b10a8560c642008MD53ORIGINALNaescolafloresta_Ribeiro_2021.pdfapplication/pdf13233203https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32239/1/Naescolafloresta_Ribeiro_2021.pdf2de0591728080c415425939cef5f63dfMD51123456789/322392021-04-18 06:07:21.869oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32239Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-04-18T09:07:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Na escola da floresta: pedagogias Tentehar |
title |
Na escola da floresta: pedagogias Tentehar |
spellingShingle |
Na escola da floresta: pedagogias Tentehar Ribeiro, Maria José Educação Complexidade Memórias ancestrais Povo Tentehar |
title_short |
Na escola da floresta: pedagogias Tentehar |
title_full |
Na escola da floresta: pedagogias Tentehar |
title_fullStr |
Na escola da floresta: pedagogias Tentehar |
title_full_unstemmed |
Na escola da floresta: pedagogias Tentehar |
title_sort |
Na escola da floresta: pedagogias Tentehar |
author |
Ribeiro, Maria José |
author_facet |
Ribeiro, Maria José |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9961862139964562 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Nascimento, Patricia Limaverde |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1998288702434818 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Silva, Carlos Aldemir Farias da |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7226908910873590 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Costa, Daniel Monteiro |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1346640850059252 |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Dantas, Eugênia Maria |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6296149707446296 |
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv |
Oliveira, Josineide Silveira de |
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees5Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5439210347544379 |
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv |
Barbosa Júnior, Walter Pinheiro |
dc.contributor.referees6Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7532911538772143 |
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Maria José |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Maria da Conceição Xavier de |
contributor_str_mv |
Almeida, Maria da Conceição Xavier de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Complexidade Memórias ancestrais Povo Tentehar |
topic |
Educação Complexidade Memórias ancestrais Povo Tentehar |
description |
As monoculturas da mente vêm a cada dia destruindo a floresta e a sociobiodiversidade existente em muitas terras indígenas brasileiras. Vivendo em um estado de violência física e simbólica se encontram os Tentehar (Guajajara) da área indígena Arariboia no estado do Maranhão/Brasil. Um dos maiores desafios desse povo atualmente é manter o restante da floresta em pé. Ultrapassar a uniformidade do saber e poder instalados é fundamental para a diversidade biocultural da Arariboia continuar existindo. Por isso, neste estudo me propus a descrever sobre saberes, narrativas míticas e celebrações rituais do universo cultural Tentehar, sobre as memórias ancestrais vividas no quintal dos moradores da Aldeia Juçaral e/ou em narrativas dos heróis Maíra, dos rituais da menina-moça, do mel e dos rapazes. Em tais histórias identificamos pedagogias do bem viver, da resistência, do cuidado com a vida, da cura e da celebração da diversidade florestal. São pedagogias que nos ensinam a cuidar de todos os seres e agradecer pela diversidade existente. Hoje, conscientes que os seus saberes e educação ancestrais são fontes de riquezas e alternativas para as futuras gerações este povo mantêm o combate resistente contra a produção social da escassez e da pobreza instalada no seu território. Aprender com quem nos ensinou ancestralmente a viver em meio a biodiversidade é fundamental para ultrapassar monoculturas mentais instaladas pelo modo de vida capitalista. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-16T14:25:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-16T14:25:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RIBEIRO, Maria José. Na escola da floresta: pedagogias Tentehar. 2021. 204f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32239 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Maria José. Na escola da floresta: pedagogias Tentehar. 2021. 204f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32239/2/Naescolafloresta_Ribeiro_2021.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32239/3/Naescolafloresta_Ribeiro_2021.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32239/1/Naescolafloresta_Ribeiro_2021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8caa952110c1ea3e2f19dcf87f62c83f 7372f5f1fe7031281b10a8560c642008 2de0591728080c415425939cef5f63df |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117693492428800 |