Operadores argumentativos no artigo de opinião: uma intervenção através da sequência didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Firmino, José Vilmar
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30679
Resumo: A produção textual escrita requer a constante mobilização prática, com uso de estratégias e procedimentos didáticos que favoreçam à apropriação dessa importante prática social. Desse modo, nosso objeto de pesquisa refere-se ao uso de operadores argumentativos nos textos produzidos pelos alunos através do gênero textual artigo de opinião. Como objetivo geral, propomos com este trabalho, analisar as articulações textuais presentes na produção escrita do referido artigo em uma turma do 9º ano de uma escola pública do município de Barcelona-RN. Quanto aos objetivos específicos, o primeiro foi aplicar a Sequência Didática, sugerida em DOLZ, NOVERRAZ e SCHINEUWLY (2004), como proposta de intervenção pedagógica com a finalidade de melhorar a produção escrita. O segundo, foi constatar o processo evolutivo dos alunos quanto à construção textual argumentativa no gênero artigo de opinião, em suas produções escritas. Quanto à metodologia, nossa pesquisa constitui-se em uma pesquisa-ação, balizada em THIOLLENT (2011), com abordagem qualitativa, de base interpretativista, numa turma com 27 (vinte e sete) alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental. Isso porque utilizamos como laboratório nossa própria sala de aula onde o professor/pesquisador e os alunos foram os participantes da intervenção pedagógica. Para isso aplicamos, como intervenção, a Sequência Didática, proposta por Dolz, Noverraz e Schineuwly (2004). Nessa perspectiva, dialogamos com os aportes teóricos da Linguística Textual e da Semântica Argumentativa. Buscamos suporte em Adam (2008), com relação à Linguística Textual; Ducrot (1977, 1980) e Cabral (2011), a respeito da argumentação na língua; nos estudos de Kock (2011) e Koch e Elias (2017), com relação aos operadores argumentativos; Marcuschi (2002, 2005), sobre gêneros textuais; Plantin (2008) Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), com os estudos sobre a retórica argumentativa; Bakhtin (2003), sobre a noção de gênero discursivo e Antunes (2009), com a semântica textual, principalmente na relação de sentido estabelecida pelos elementos da coesão textual. Os resultados das análises, nas produções escritas dos alunos demonstraram, ao final dessa pesquisa-ação, que o uso dos operadores argumentativos, nos artigos de opinião, passaram a atender de forma mais adequada aos propósitos comunicativos, uma vez que, empregados de maneira mais articulada, evidenciaram uma evolução, embora mínima no emprego efetivo desses elementos linguísticos, manifestada na tessitura textual das produções analisadas no corpus desse trabalho, contribuindo para uma argumentação mais concisa e, portanto, mais consistente na defesa dos pontos de vista.
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spelling Firmino, José VilmarMedeiros, Mario Lourenco DeSilva, Ananias Agostinho DaMedeiros, Maria Assuncao Silva2020-11-25T22:59:02Z2020-11-25T22:59:02Z2020-08-12FIRMINO, José Vilmar. Operadores argumentativos no artigo de opinião: uma intervenção através da sequência didática. 2020. 163f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30679A produção textual escrita requer a constante mobilização prática, com uso de estratégias e procedimentos didáticos que favoreçam à apropriação dessa importante prática social. Desse modo, nosso objeto de pesquisa refere-se ao uso de operadores argumentativos nos textos produzidos pelos alunos através do gênero textual artigo de opinião. Como objetivo geral, propomos com este trabalho, analisar as articulações textuais presentes na produção escrita do referido artigo em uma turma do 9º ano de uma escola pública do município de Barcelona-RN. Quanto aos objetivos específicos, o primeiro foi aplicar a Sequência Didática, sugerida em DOLZ, NOVERRAZ e SCHINEUWLY (2004), como proposta de intervenção pedagógica com a finalidade de melhorar a produção escrita. O segundo, foi constatar o processo evolutivo dos alunos quanto à construção textual argumentativa no gênero artigo de opinião, em suas produções escritas. Quanto à metodologia, nossa pesquisa constitui-se em uma pesquisa-ação, balizada em THIOLLENT (2011), com abordagem qualitativa, de base interpretativista, numa turma com 27 (vinte e sete) alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental. Isso porque utilizamos como laboratório nossa própria sala de aula onde o professor/pesquisador e os alunos foram os participantes da intervenção pedagógica. Para isso aplicamos, como intervenção, a Sequência Didática, proposta por Dolz, Noverraz e Schineuwly (2004). Nessa perspectiva, dialogamos com os aportes teóricos da Linguística Textual e da Semântica Argumentativa. Buscamos suporte em Adam (2008), com relação à Linguística Textual; Ducrot (1977, 1980) e Cabral (2011), a respeito da argumentação na língua; nos estudos de Kock (2011) e Koch e Elias (2017), com relação aos operadores argumentativos; Marcuschi (2002, 2005), sobre gêneros textuais; Plantin (2008) Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), com os estudos sobre a retórica argumentativa; Bakhtin (2003), sobre a noção de gênero discursivo e Antunes (2009), com a semântica textual, principalmente na relação de sentido estabelecida pelos elementos da coesão textual. Os resultados das análises, nas produções escritas dos alunos demonstraram, ao final dessa pesquisa-ação, que o uso dos operadores argumentativos, nos artigos de opinião, passaram a atender de forma mais adequada aos propósitos comunicativos, uma vez que, empregados de maneira mais articulada, evidenciaram uma evolução, embora mínima no emprego efetivo desses elementos linguísticos, manifestada na tessitura textual das produções analisadas no corpus desse trabalho, contribuindo para uma argumentação mais concisa e, portanto, mais consistente na defesa dos pontos de vista.Written text production requires constant practical mobilization, using didactic strategies and procedures that favor the appropriation of this important social practice. Thus, our research object refers to the use of argumentative operators in texts produced by students through the textual genre of opinion. Thus, the general objective was to show students the semantic importance of argumentative operators in the textual production required in the classroom, in a 9th grade class at a public school in the municipality of Barcelona-RN. As for the specific objectives, the first was to apply the Didactic Sequence, suggested in Dolz, Noverraz and Schineuwly (2004), as a pedagogical intervention proposal with the purpose of improving written production. The second was to perceive the students' evolutionary process regarding the argumentative textual construction in the opinion article genre, in their written productions. As for the methodology, our research constitutes an action research, based on Thiollent (2011), with a qualitative / quantitative approach, with an interpretive basis, in a class with 27 (twenty-seven) students, whose application generated a corpuswith 34 (thirty-four) productions written for analysis.This is because we use our own classroom as a laboratory where the teacher / researcher and the students were participants in the pedagogical intervention. In this perspective, we dialogue with the theoretical contributions of Textual Linguistics and Argumentative Semantics. We seek support from Adam (2008), in relation to Textual Linguistics; Ducrot (1977, 1980), about argumentation in the language; in the studies by Kock (2011) and Koch and Elias (2017), regarding argumentative operators; Marcuschi (2002, 2005), about textual genres; Perelman and Olbrechts-Tyteca (2005), with studies on argumentative rhetoric; Bakhtin (2003), on the notion of discursive genre; and Antunes (2009), with textual semantics, mainly in the relation of meaning established by the elements of textual cohesion.The results of the analyzes in the students' written productions showed, at the end of this action research, that the use of argumentative operators in opinion articles, started to serve more adequately the communicative purposes. Therefore, employed in a more articulated manner, they showed an evolution, although limited, in the effective use of these linguistic elements, manifested in the textual fabric of the productions analyzed in the corpus of this work, contributing to a more concise and, therefore, more consistent argument in the defense of viewpointsUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOSUFRNBrasilOperadores argumentativosArtigo de opiniãoSequência didáticaEnsinoTeachingArgumentative operatorsOpinion articleDidactic sequenceOperadores argumentativos no artigo de opinião: uma intervenção através da sequência didáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTJoseVilmarFirmino_DISSERT.pdf.txtJoseVilmarFirmino_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain249764https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30679/2/JoseVilmarFirmino_DISSERT.pdf.txtf3f30a0f2ef166b8beae105ffe0e76f1MD52THUMBNAILJoseVilmarFirmino_DISSERT.pdf.jpgJoseVilmarFirmino_DISSERT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1438https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30679/3/JoseVilmarFirmino_DISSERT.pdf.jpg38541fa9be4ab0b962657528cc55b698MD53ORIGINALJoseVilmarFirmino_DISSERT.pdfapplication/pdf10877560https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30679/1/JoseVilmarFirmino_DISSERT.pdf690e4136ddb57cc5af7fc3309b5584fdMD51123456789/306792020-11-29 04:46:53.581oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30679Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-11-29T07:46:53Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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