Vinte anos de atendimento educacional hospitalar e domiciliar no Rio Grande do Norte: perspectivas históricas e autobiográficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andréia Gomes da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28903
Resumo: O fenômeno do adoecimento crônico na infância surge como algo aparentemente inesperado, que ocasiona rupturas e mudanças no cotidiano infantil. As recorrentes hospitalizações, a dor, o medo de morrer, as transformações físicas e psicológicas e o afastamento da escola implicam em uma nova organização. A pesquisa realizada para esta dissertação de Mestrado teve como objetivos investigar, com base em documento legais, vinte anos do atendimento educacional hospitalar e domiciliar (AEHD), e os processos de continuidade da escolarização por meio do AEHD, com base em narrativas autobiográficas de jovens que vivenciaram o adoecimento crônico na infância. Tomamos como objeto de estudo um percurso de vinte anos do AEHD no Rio Grande no Norte e a percepção de dois jovens sobre seus processos de escolarização por meio do AEHD durante a infância. Situamos a pesquisa no âmbito da pesquisa (auto)biográfica em educação, da psicologia cultural que adotam uma perspectiva narrativista e nos estudos sobre o atendimento educacional a estudantes em tratamento de saúde. Participaram da pesquisa dois jovens com doenças crônicas desde a infância: Jhons desde os três anos e Ingrid desde os oito anos de idade, hoje com 22 e 29 anos, respectivamente. O corpus da pesquisa está constituído por fontes autobiográficas primárias: transcrição de duas entrevistas narrativas e duas cartas feitas pelos participantes para crianças com doença crônica; e por fontes autobiográficas secundárias: publicações no Facebook, jornais e TVs, diário de campo da pesquisadora e fontes documentais e legais que respaldam a perspectiva histórica do AEHD no estado do Rio Grande do Norte. As análises revelam os sentidos que os jovens atribuem a experiência com adoecimento crônico na infância como momento de dificuldade e o seu reconhecimento aos serviços de AEHD pela continuidade da escolarização e de seu bem-estar durante o adoecimento, como facilitadores dos processos de inserção e reinserção na escola regular, possibilitando-lhes a constituição de seu protagonismo frente ao adoecimento crônico na infância e ao longo da vida.
id UFRN_a7a98e5d5a2aa9eb289e02ccdf566688
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28903
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Andréia Gomes daBarbosa, Tatyana Mabel NobreOliveira, Jacyene Melo deFurlanetto, Ecleide CunicoRocha, Simone Maria daPasseggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari2020-05-05T17:54:57Z2020-05-05T17:54:57Z2019-02-28SILVA, Andréia Gomes da. Vinte anos de atendimento educacional hospitalar e domiciliar no Rio Grande do Norte: perspectivas históricas e autobiográficas. 2019. 210f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28903O fenômeno do adoecimento crônico na infância surge como algo aparentemente inesperado, que ocasiona rupturas e mudanças no cotidiano infantil. As recorrentes hospitalizações, a dor, o medo de morrer, as transformações físicas e psicológicas e o afastamento da escola implicam em uma nova organização. A pesquisa realizada para esta dissertação de Mestrado teve como objetivos investigar, com base em documento legais, vinte anos do atendimento educacional hospitalar e domiciliar (AEHD), e os processos de continuidade da escolarização por meio do AEHD, com base em narrativas autobiográficas de jovens que vivenciaram o adoecimento crônico na infância. Tomamos como objeto de estudo um percurso de vinte anos do AEHD no Rio Grande no Norte e a percepção de dois jovens sobre seus processos de escolarização por meio do AEHD durante a infância. Situamos a pesquisa no âmbito da pesquisa (auto)biográfica em educação, da psicologia cultural que adotam uma perspectiva narrativista e nos estudos sobre o atendimento educacional a estudantes em tratamento de saúde. Participaram da pesquisa dois jovens com doenças crônicas desde a infância: Jhons desde os três anos e Ingrid desde os oito anos de idade, hoje com 22 e 29 anos, respectivamente. O corpus da pesquisa está constituído por fontes autobiográficas primárias: transcrição de duas entrevistas narrativas e duas cartas feitas pelos participantes para crianças com doença crônica; e por fontes autobiográficas secundárias: publicações no Facebook, jornais e TVs, diário de campo da pesquisadora e fontes documentais e legais que respaldam a perspectiva histórica do AEHD no estado do Rio Grande do Norte. As análises revelam os sentidos que os jovens atribuem a experiência com adoecimento crônico na infância como momento de dificuldade e o seu reconhecimento aos serviços de AEHD pela continuidade da escolarização e de seu bem-estar durante o adoecimento, como facilitadores dos processos de inserção e reinserção na escola regular, possibilitando-lhes a constituição de seu protagonismo frente ao adoecimento crônico na infância e ao longo da vida.The chronic illness phenomenon in childhood appears as something apparently unexpected, which causes ruptures and changes in children daily life. Recurrent hospitalizations, pain, fear of dying, physical and psychological changes and school withdrawal imply a new organization. The research carried out for this Master thesis aims to investigate, based on legal documents, twenty years of home and hospital education attendance (HHEA) and, based on autobiographical narratives of young people who experienced chronic illness in childhood, the processes of continuity in schooling through HHEA. A twenty-year-pathway of HHEA in Rio Grande do Norte and the perception of two young people concerning their schooling processes through HHEA during childhood were the objects of this study. We place the study within the (auto) biographical research in education, cultural psychology which adopts a narrativist perspective and the studies about the education attendance for students in health treatment. Two young people with chronic illnesses in childhood have participated of this study: Jhons since the age of three and Ingrid since the age of eight, today 22 and 29 years old, respectively. The corpus of research is constituted by primary autobiographical sources: transcription of two narrative interviews and two letters written by participants for children with chronic illnesses; and secondary autobiographical sources: publications on Facebook, newspapers and TVs, researcher field diary, and documentary and legal sources which support the historic perspective of HHEA in Rio Grande do Norte. The analysis reveals young people describes the experience with chronic illness in childhood as a difficult moment. They also report the recognition of the HHEA services for the continuity of schooling and their well-being during illness as facilitators of the processes of insertion and reintegration back into regular school, enabling them to become protagonists in the face of chronic illness in childhood and throughout life.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONarrativas autobiográficasAtendimento educacional hospitalar e domiciliarInfânciaJuventudeDoenças crônicasVinte anos de atendimento educacional hospitalar e domiciliar no Rio Grande do Norte: perspectivas históricas e autobiográficasTwenty years of home and hospital education attendance in Rio Grande do Norte: historical and autobiographical perspectivesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTVinteanosatendimento_Silva_2019.pdf.txtVinteanosatendimento_Silva_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain504104https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28903/2/Vinteanosatendimento_Silva_2019.pdf.txt2138b322c27adbddf35f7a5d920b86f8MD52THUMBNAILVinteanosatendimento_Silva_2019.pdf.jpgVinteanosatendimento_Silva_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1613https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28903/3/Vinteanosatendimento_Silva_2019.pdf.jpgd06bc5ae75002ee5181719db63129a2dMD53ORIGINALVinteanosatendimento_Silva_2019.pdfapplication/pdf3144014https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28903/1/Vinteanosatendimento_Silva_2019.pdf69353242b3d386790fb0b458d0af6ea9MD51123456789/289032020-05-10 04:30:33.833oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28903Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-05-10T07:30:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vinte anos de atendimento educacional hospitalar e domiciliar no Rio Grande do Norte: perspectivas históricas e autobiográficas
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Twenty years of home and hospital education attendance in Rio Grande do Norte: historical and autobiographical perspectives
title Vinte anos de atendimento educacional hospitalar e domiciliar no Rio Grande do Norte: perspectivas históricas e autobiográficas
spellingShingle Vinte anos de atendimento educacional hospitalar e domiciliar no Rio Grande do Norte: perspectivas históricas e autobiográficas
Silva, Andréia Gomes da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Narrativas autobiográficas
Atendimento educacional hospitalar e domiciliar
Infância
Juventude
Doenças crônicas
title_short Vinte anos de atendimento educacional hospitalar e domiciliar no Rio Grande do Norte: perspectivas históricas e autobiográficas
title_full Vinte anos de atendimento educacional hospitalar e domiciliar no Rio Grande do Norte: perspectivas históricas e autobiográficas
title_fullStr Vinte anos de atendimento educacional hospitalar e domiciliar no Rio Grande do Norte: perspectivas históricas e autobiográficas
title_full_unstemmed Vinte anos de atendimento educacional hospitalar e domiciliar no Rio Grande do Norte: perspectivas históricas e autobiográficas
title_sort Vinte anos de atendimento educacional hospitalar e domiciliar no Rio Grande do Norte: perspectivas históricas e autobiográficas
author Silva, Andréia Gomes da
author_facet Silva, Andréia Gomes da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Barbosa, Tatyana Mabel Nobre
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Jacyene Melo de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Furlanetto, Ecleide Cunico
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Rocha, Simone Maria da
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andréia Gomes da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Passeggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari
contributor_str_mv Passeggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Narrativas autobiográficas
Atendimento educacional hospitalar e domiciliar
Infância
Juventude
Doenças crônicas
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas autobiográficas
Atendimento educacional hospitalar e domiciliar
Infância
Juventude
Doenças crônicas
description O fenômeno do adoecimento crônico na infância surge como algo aparentemente inesperado, que ocasiona rupturas e mudanças no cotidiano infantil. As recorrentes hospitalizações, a dor, o medo de morrer, as transformações físicas e psicológicas e o afastamento da escola implicam em uma nova organização. A pesquisa realizada para esta dissertação de Mestrado teve como objetivos investigar, com base em documento legais, vinte anos do atendimento educacional hospitalar e domiciliar (AEHD), e os processos de continuidade da escolarização por meio do AEHD, com base em narrativas autobiográficas de jovens que vivenciaram o adoecimento crônico na infância. Tomamos como objeto de estudo um percurso de vinte anos do AEHD no Rio Grande no Norte e a percepção de dois jovens sobre seus processos de escolarização por meio do AEHD durante a infância. Situamos a pesquisa no âmbito da pesquisa (auto)biográfica em educação, da psicologia cultural que adotam uma perspectiva narrativista e nos estudos sobre o atendimento educacional a estudantes em tratamento de saúde. Participaram da pesquisa dois jovens com doenças crônicas desde a infância: Jhons desde os três anos e Ingrid desde os oito anos de idade, hoje com 22 e 29 anos, respectivamente. O corpus da pesquisa está constituído por fontes autobiográficas primárias: transcrição de duas entrevistas narrativas e duas cartas feitas pelos participantes para crianças com doença crônica; e por fontes autobiográficas secundárias: publicações no Facebook, jornais e TVs, diário de campo da pesquisadora e fontes documentais e legais que respaldam a perspectiva histórica do AEHD no estado do Rio Grande do Norte. As análises revelam os sentidos que os jovens atribuem a experiência com adoecimento crônico na infância como momento de dificuldade e o seu reconhecimento aos serviços de AEHD pela continuidade da escolarização e de seu bem-estar durante o adoecimento, como facilitadores dos processos de inserção e reinserção na escola regular, possibilitando-lhes a constituição de seu protagonismo frente ao adoecimento crônico na infância e ao longo da vida.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-05T17:54:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-05T17:54:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Andréia Gomes da. Vinte anos de atendimento educacional hospitalar e domiciliar no Rio Grande do Norte: perspectivas históricas e autobiográficas. 2019. 210f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28903
identifier_str_mv SILVA, Andréia Gomes da. Vinte anos de atendimento educacional hospitalar e domiciliar no Rio Grande do Norte: perspectivas históricas e autobiográficas. 2019. 210f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28903/2/Vinteanosatendimento_Silva_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28903/3/Vinteanosatendimento_Silva_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28903/1/Vinteanosatendimento_Silva_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2138b322c27adbddf35f7a5d920b86f8
d06bc5ae75002ee5181719db63129a2d
69353242b3d386790fb0b458d0af6ea9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117639399538688