O mercado pet na cidade de Natal: ofertas e expectativas sob a ótica dos consumidores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34973 |
Resumo: | Este trabalho trata da opinião do consumidor acerca de um dos segmentos de mercado que mais cresce em todo o país, o mercado para pets, especificamente no município de Natal, Rio Grande do Norte, e as expectativas quanto a novos negócios que possam atender as necessidades e desejos dos tutores. O objetivo deste estudo reside na possibilidade de entender o modo como o consumidor avalia os produtos e serviços que estão disponíveis no mercado. Do mesmo modo, analisar como este mercado está se adaptando às mudanças no comportamento e na relação entre os humanos e seus animais de estimação. Para chegar às conclusões, foi realizada pesquisa bibliográfica, a fim de obter aporte teórico; pesquisa de campo quantitativa; observações diretas; análise de documentos e de outras pesquisas já realizadas anteriormente. A pesquisa de campo buscou retratar a satisfação do consumidor quanto aos critérios de qualidade, variedade, atendimento, preço e formas de pagamento. Contou com 121 respostas e, através da pesquisa, foi possível concluir que apesar de haver diversidade de produtos e prestação de serviços, ainda há atividades a serem exploradas no mercado local, bem como incrementar ou inovar naquelas já disponíveis, o que ficou bastante evidente através da pergunta aberta constante no questionário da pesquisa. Dentre as atividades mais conhecidas pelos tutores se destacaram o serviço de banho e tosa, serviços de hospedagem e serviços médicos especializados. Dentre os produtos estão as roupas e acessórios, brinquedos e a alimentação natural. Também foi possível observar a preocupação dos tutores em relação à saúde e bem-estar dos animais, bem como com as políticas públicas desenvolvidas em Natal. Ressalta-se que muitas das empresas ainda são desconhecidas pela maioria do público que participou da pesquisa, o que sugere a necessidade de maior divulgação e visibilidade. Da mesma forma, destaca-se que alguns produtos e serviços, embora já conhecidos pelos consumidores, são pouco procurados, indicando que é preciso rever ou adotar estratégias mais eficazes para se posicionar no mercado. |
id |
UFRN_a82a962642740b821e462068cef4ec52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34973 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Angéllica Bezerra de AlmeidaCarício, Marcelo RiqueAraújo, Matilde Medeiros deCarício, Marcelo Rique2018-12-18T22:44:38Z2021-09-20T14:53:57Z2018-12-18T22:44:38Z2021-09-20T14:53:57Z2018-12-062014022925OLIVEIRA, Angéllica Bezerra de Almeida. O mercado pet na cidade de Natal: ofertas e expectativas sob a ótica dos consumidores. 2018. 89f. Monografia (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34973Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMercado petAnimais de estimaçãoOpinião do consumidorO mercado pet na cidade de Natal: ofertas e expectativas sob a ótica dos consumidoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEste trabalho trata da opinião do consumidor acerca de um dos segmentos de mercado que mais cresce em todo o país, o mercado para pets, especificamente no município de Natal, Rio Grande do Norte, e as expectativas quanto a novos negócios que possam atender as necessidades e desejos dos tutores. O objetivo deste estudo reside na possibilidade de entender o modo como o consumidor avalia os produtos e serviços que estão disponíveis no mercado. Do mesmo modo, analisar como este mercado está se adaptando às mudanças no comportamento e na relação entre os humanos e seus animais de estimação. Para chegar às conclusões, foi realizada pesquisa bibliográfica, a fim de obter aporte teórico; pesquisa de campo quantitativa; observações diretas; análise de documentos e de outras pesquisas já realizadas anteriormente. A pesquisa de campo buscou retratar a satisfação do consumidor quanto aos critérios de qualidade, variedade, atendimento, preço e formas de pagamento. Contou com 121 respostas e, através da pesquisa, foi possível concluir que apesar de haver diversidade de produtos e prestação de serviços, ainda há atividades a serem exploradas no mercado local, bem como incrementar ou inovar naquelas já disponíveis, o que ficou bastante evidente através da pergunta aberta constante no questionário da pesquisa. Dentre as atividades mais conhecidas pelos tutores se destacaram o serviço de banho e tosa, serviços de hospedagem e serviços médicos especializados. Dentre os produtos estão as roupas e acessórios, brinquedos e a alimentação natural. Também foi possível observar a preocupação dos tutores em relação à saúde e bem-estar dos animais, bem como com as políticas públicas desenvolvidas em Natal. Ressalta-se que muitas das empresas ainda são desconhecidas pela maioria do público que participou da pesquisa, o que sugere a necessidade de maior divulgação e visibilidade. Da mesma forma, destaca-se que alguns produtos e serviços, embora já conhecidos pelos consumidores, são pouco procurados, indicando que é preciso rever ou adotar estratégias mais eficazes para se posicionar no mercado.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMercadopet_Oliveira_2018application/octet-stream2767467https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34973/1/Mercadopet_Oliveira_201863de57c1128da2736e629c1da68f0d9fMD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34973/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34973/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTMercadopet_Oliveira_2018.txtExtracted texttext/plain146540https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34973/4/Mercadopet_Oliveira_2018.txtc31c2f22281b730932dd525f7dde5509MD54123456789/349732021-09-20 11:53:57.681oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T14:53:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O mercado pet na cidade de Natal: ofertas e expectativas sob a ótica dos consumidores |
title |
O mercado pet na cidade de Natal: ofertas e expectativas sob a ótica dos consumidores |
spellingShingle |
O mercado pet na cidade de Natal: ofertas e expectativas sob a ótica dos consumidores Oliveira, Angéllica Bezerra de Almeida Mercado pet Animais de estimação Opinião do consumidor |
title_short |
O mercado pet na cidade de Natal: ofertas e expectativas sob a ótica dos consumidores |
title_full |
O mercado pet na cidade de Natal: ofertas e expectativas sob a ótica dos consumidores |
title_fullStr |
O mercado pet na cidade de Natal: ofertas e expectativas sob a ótica dos consumidores |
title_full_unstemmed |
O mercado pet na cidade de Natal: ofertas e expectativas sob a ótica dos consumidores |
title_sort |
O mercado pet na cidade de Natal: ofertas e expectativas sob a ótica dos consumidores |
author |
Oliveira, Angéllica Bezerra de Almeida |
author_facet |
Oliveira, Angéllica Bezerra de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Carício, Marcelo Rique |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Araújo, Matilde Medeiros de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Angéllica Bezerra de Almeida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carício, Marcelo Rique |
contributor_str_mv |
Carício, Marcelo Rique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mercado pet Animais de estimação Opinião do consumidor |
topic |
Mercado pet Animais de estimação Opinião do consumidor |
description |
Este trabalho trata da opinião do consumidor acerca de um dos segmentos de mercado que mais cresce em todo o país, o mercado para pets, especificamente no município de Natal, Rio Grande do Norte, e as expectativas quanto a novos negócios que possam atender as necessidades e desejos dos tutores. O objetivo deste estudo reside na possibilidade de entender o modo como o consumidor avalia os produtos e serviços que estão disponíveis no mercado. Do mesmo modo, analisar como este mercado está se adaptando às mudanças no comportamento e na relação entre os humanos e seus animais de estimação. Para chegar às conclusões, foi realizada pesquisa bibliográfica, a fim de obter aporte teórico; pesquisa de campo quantitativa; observações diretas; análise de documentos e de outras pesquisas já realizadas anteriormente. A pesquisa de campo buscou retratar a satisfação do consumidor quanto aos critérios de qualidade, variedade, atendimento, preço e formas de pagamento. Contou com 121 respostas e, através da pesquisa, foi possível concluir que apesar de haver diversidade de produtos e prestação de serviços, ainda há atividades a serem exploradas no mercado local, bem como incrementar ou inovar naquelas já disponíveis, o que ficou bastante evidente através da pergunta aberta constante no questionário da pesquisa. Dentre as atividades mais conhecidas pelos tutores se destacaram o serviço de banho e tosa, serviços de hospedagem e serviços médicos especializados. Dentre os produtos estão as roupas e acessórios, brinquedos e a alimentação natural. Também foi possível observar a preocupação dos tutores em relação à saúde e bem-estar dos animais, bem como com as políticas públicas desenvolvidas em Natal. Ressalta-se que muitas das empresas ainda são desconhecidas pela maioria do público que participou da pesquisa, o que sugere a necessidade de maior divulgação e visibilidade. Da mesma forma, destaca-se que alguns produtos e serviços, embora já conhecidos pelos consumidores, são pouco procurados, indicando que é preciso rever ou adotar estratégias mais eficazes para se posicionar no mercado. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-18T22:44:38Z 2021-09-20T14:53:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-12-18T22:44:38Z 2021-09-20T14:53:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2014022925 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Angéllica Bezerra de Almeida. O mercado pet na cidade de Natal: ofertas e expectativas sob a ótica dos consumidores. 2018. 89f. Monografia (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34973 |
identifier_str_mv |
2014022925 OLIVEIRA, Angéllica Bezerra de Almeida. O mercado pet na cidade de Natal: ofertas e expectativas sob a ótica dos consumidores. 2018. 89f. Monografia (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34973 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34973/1/Mercadopet_Oliveira_2018 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34973/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34973/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34973/4/Mercadopet_Oliveira_2018.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
63de57c1128da2736e629c1da68f0d9f e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 c31c2f22281b730932dd525f7dde5509 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832673730854912 |