O mercado pet na cidade de Natal: ofertas e expectativas sob a ótica dos consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Angéllica Bezerra de Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34973
Resumo: Este trabalho trata da opinião do consumidor acerca de um dos segmentos de mercado que mais cresce em todo o país, o mercado para pets, especificamente no município de Natal, Rio Grande do Norte, e as expectativas quanto a novos negócios que possam atender as necessidades e desejos dos tutores. O objetivo deste estudo reside na possibilidade de entender o modo como o consumidor avalia os produtos e serviços que estão disponíveis no mercado. Do mesmo modo, analisar como este mercado está se adaptando às mudanças no comportamento e na relação entre os humanos e seus animais de estimação. Para chegar às conclusões, foi realizada pesquisa bibliográfica, a fim de obter aporte teórico; pesquisa de campo quantitativa; observações diretas; análise de documentos e de outras pesquisas já realizadas anteriormente. A pesquisa de campo buscou retratar a satisfação do consumidor quanto aos critérios de qualidade, variedade, atendimento, preço e formas de pagamento. Contou com 121 respostas e, através da pesquisa, foi possível concluir que apesar de haver diversidade de produtos e prestação de serviços, ainda há atividades a serem exploradas no mercado local, bem como incrementar ou inovar naquelas já disponíveis, o que ficou bastante evidente através da pergunta aberta constante no questionário da pesquisa. Dentre as atividades mais conhecidas pelos tutores se destacaram o serviço de banho e tosa, serviços de hospedagem e serviços médicos especializados. Dentre os produtos estão as roupas e acessórios, brinquedos e a alimentação natural. Também foi possível observar a preocupação dos tutores em relação à saúde e bem-estar dos animais, bem como com as políticas públicas desenvolvidas em Natal. Ressalta-se que muitas das empresas ainda são desconhecidas pela maioria do público que participou da pesquisa, o que sugere a necessidade de maior divulgação e visibilidade. Da mesma forma, destaca-se que alguns produtos e serviços, embora já conhecidos pelos consumidores, são pouco procurados, indicando que é preciso rever ou adotar estratégias mais eficazes para se posicionar no mercado.
id UFRN_a82a962642740b821e462068cef4ec52
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34973
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Angéllica Bezerra de AlmeidaCarício, Marcelo RiqueAraújo, Matilde Medeiros deCarício, Marcelo Rique2018-12-18T22:44:38Z2021-09-20T14:53:57Z2018-12-18T22:44:38Z2021-09-20T14:53:57Z2018-12-062014022925OLIVEIRA, Angéllica Bezerra de Almeida. O mercado pet na cidade de Natal: ofertas e expectativas sob a ótica dos consumidores. 2018. 89f. Monografia (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34973Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMercado petAnimais de estimaçãoOpinião do consumidorO mercado pet na cidade de Natal: ofertas e expectativas sob a ótica dos consumidoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEste trabalho trata da opinião do consumidor acerca de um dos segmentos de mercado que mais cresce em todo o país, o mercado para pets, especificamente no município de Natal, Rio Grande do Norte, e as expectativas quanto a novos negócios que possam atender as necessidades e desejos dos tutores. O objetivo deste estudo reside na possibilidade de entender o modo como o consumidor avalia os produtos e serviços que estão disponíveis no mercado. Do mesmo modo, analisar como este mercado está se adaptando às mudanças no comportamento e na relação entre os humanos e seus animais de estimação. Para chegar às conclusões, foi realizada pesquisa bibliográfica, a fim de obter aporte teórico; pesquisa de campo quantitativa; observações diretas; análise de documentos e de outras pesquisas já realizadas anteriormente. A pesquisa de campo buscou retratar a satisfação do consumidor quanto aos critérios de qualidade, variedade, atendimento, preço e formas de pagamento. Contou com 121 respostas e, através da pesquisa, foi possível concluir que apesar de haver diversidade de produtos e prestação de serviços, ainda há atividades a serem exploradas no mercado local, bem como incrementar ou inovar naquelas já disponíveis, o que ficou bastante evidente através da pergunta aberta constante no questionário da pesquisa. Dentre as atividades mais conhecidas pelos tutores se destacaram o serviço de banho e tosa, serviços de hospedagem e serviços médicos especializados. Dentre os produtos estão as roupas e acessórios, brinquedos e a alimentação natural. Também foi possível observar a preocupação dos tutores em relação à saúde e bem-estar dos animais, bem como com as políticas públicas desenvolvidas em Natal. Ressalta-se que muitas das empresas ainda são desconhecidas pela maioria do público que participou da pesquisa, o que sugere a necessidade de maior divulgação e visibilidade. Da mesma forma, destaca-se que alguns produtos e serviços, embora já conhecidos pelos consumidores, são pouco procurados, indicando que é preciso rever ou adotar estratégias mais eficazes para se posicionar no mercado.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMercadopet_Oliveira_2018application/octet-stream2767467https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34973/1/Mercadopet_Oliveira_201863de57c1128da2736e629c1da68f0d9fMD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34973/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34973/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTMercadopet_Oliveira_2018.txtExtracted texttext/plain146540https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34973/4/Mercadopet_Oliveira_2018.txtc31c2f22281b730932dd525f7dde5509MD54123456789/349732021-09-20 11:53:57.681oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T14:53:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O mercado pet na cidade de Natal: ofertas e expectativas sob a ótica dos consumidores
title O mercado pet na cidade de Natal: ofertas e expectativas sob a ótica dos consumidores
spellingShingle O mercado pet na cidade de Natal: ofertas e expectativas sob a ótica dos consumidores
Oliveira, Angéllica Bezerra de Almeida
Mercado pet
Animais de estimação
Opinião do consumidor
title_short O mercado pet na cidade de Natal: ofertas e expectativas sob a ótica dos consumidores
title_full O mercado pet na cidade de Natal: ofertas e expectativas sob a ótica dos consumidores
title_fullStr O mercado pet na cidade de Natal: ofertas e expectativas sob a ótica dos consumidores
title_full_unstemmed O mercado pet na cidade de Natal: ofertas e expectativas sob a ótica dos consumidores
title_sort O mercado pet na cidade de Natal: ofertas e expectativas sob a ótica dos consumidores
author Oliveira, Angéllica Bezerra de Almeida
author_facet Oliveira, Angéllica Bezerra de Almeida
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Carício, Marcelo Rique
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Araújo, Matilde Medeiros de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Angéllica Bezerra de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carício, Marcelo Rique
contributor_str_mv Carício, Marcelo Rique
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado pet
Animais de estimação
Opinião do consumidor
topic Mercado pet
Animais de estimação
Opinião do consumidor
description Este trabalho trata da opinião do consumidor acerca de um dos segmentos de mercado que mais cresce em todo o país, o mercado para pets, especificamente no município de Natal, Rio Grande do Norte, e as expectativas quanto a novos negócios que possam atender as necessidades e desejos dos tutores. O objetivo deste estudo reside na possibilidade de entender o modo como o consumidor avalia os produtos e serviços que estão disponíveis no mercado. Do mesmo modo, analisar como este mercado está se adaptando às mudanças no comportamento e na relação entre os humanos e seus animais de estimação. Para chegar às conclusões, foi realizada pesquisa bibliográfica, a fim de obter aporte teórico; pesquisa de campo quantitativa; observações diretas; análise de documentos e de outras pesquisas já realizadas anteriormente. A pesquisa de campo buscou retratar a satisfação do consumidor quanto aos critérios de qualidade, variedade, atendimento, preço e formas de pagamento. Contou com 121 respostas e, através da pesquisa, foi possível concluir que apesar de haver diversidade de produtos e prestação de serviços, ainda há atividades a serem exploradas no mercado local, bem como incrementar ou inovar naquelas já disponíveis, o que ficou bastante evidente através da pergunta aberta constante no questionário da pesquisa. Dentre as atividades mais conhecidas pelos tutores se destacaram o serviço de banho e tosa, serviços de hospedagem e serviços médicos especializados. Dentre os produtos estão as roupas e acessórios, brinquedos e a alimentação natural. Também foi possível observar a preocupação dos tutores em relação à saúde e bem-estar dos animais, bem como com as políticas públicas desenvolvidas em Natal. Ressalta-se que muitas das empresas ainda são desconhecidas pela maioria do público que participou da pesquisa, o que sugere a necessidade de maior divulgação e visibilidade. Da mesma forma, destaca-se que alguns produtos e serviços, embora já conhecidos pelos consumidores, são pouco procurados, indicando que é preciso rever ou adotar estratégias mais eficazes para se posicionar no mercado.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-18T22:44:38Z
2021-09-20T14:53:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-18T22:44:38Z
2021-09-20T14:53:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2014022925
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Angéllica Bezerra de Almeida. O mercado pet na cidade de Natal: ofertas e expectativas sob a ótica dos consumidores. 2018. 89f. Monografia (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34973
identifier_str_mv 2014022925
OLIVEIRA, Angéllica Bezerra de Almeida. O mercado pet na cidade de Natal: ofertas e expectativas sob a ótica dos consumidores. 2018. 89f. Monografia (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34973/1/Mercadopet_Oliveira_2018
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34973/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34973/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34973/4/Mercadopet_Oliveira_2018.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 63de57c1128da2736e629c1da68f0d9f
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
c31c2f22281b730932dd525f7dde5509
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832673730854912