Análise do mercado turístico em Natal (RN): determinantes da oferta e da demanda de serviços pet friendly em hotéis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46287 |
Resumo: | O segmento pet friendly vem crescendo muito nos últimos anos e se tornando uma tendência de mercado cada vez mais promissora e lucrativa para o mercado, inclusive para o mercado turístico. Isso se deve ao fato de que atualmente muitas pessoas consideram seus animais como membros da família e fazem questão de inseri-los em suas atividades cotidianas, inclusive nas viagens. Partindo desse ponto, a presente pesquisa teve como objetivo principal apresentar os fatores determinantes da oferta e demanda dos serviços pet friendly em meios de hospedagem, analisando um hotel como exemplo da oferta e na demanda a opinião de turistas que buscam por este tipo de serviço. Este estudo possui caráter qualitativo com abordagem exploratória e descritiva. A metodologia utilizada para a coleta de dados da oferta foi um estudo de caso com a aplicação de um questionário a um hotel, e para a análise da demanda, foi aplicado um outro questionário a turistas que possuem animais de estimação. Os resultados obtidos com esta pesquisa indicam a necessidade de que os meios de hospedagem compreendam melhor a demanda pelo serviço pet friendly e busquem se adequar de fato às exigências dessa. |
id |
UFRN_80febc96cf87e441c7e043172422ed49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46287 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Dantas, Iasmim CortêsMachado, Érica Priscilla Carvalho de LimaCavalcante, Erica Dayane ChavesSousa, Stella Magaly de AndradeMachado, Érica Priscilla Carvalho de Lima2022-02-24T15:22:16Z2022-02-24T15:22:16Z2022-02-14DANTAS, Iasmim Cortês. Análise do mercado turístico em Natal (RN): determinantes da oferta e da demanda de serviços pet friendly em hotéis. 2022. 60f. Monografia (Graduação em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46287O segmento pet friendly vem crescendo muito nos últimos anos e se tornando uma tendência de mercado cada vez mais promissora e lucrativa para o mercado, inclusive para o mercado turístico. Isso se deve ao fato de que atualmente muitas pessoas consideram seus animais como membros da família e fazem questão de inseri-los em suas atividades cotidianas, inclusive nas viagens. Partindo desse ponto, a presente pesquisa teve como objetivo principal apresentar os fatores determinantes da oferta e demanda dos serviços pet friendly em meios de hospedagem, analisando um hotel como exemplo da oferta e na demanda a opinião de turistas que buscam por este tipo de serviço. Este estudo possui caráter qualitativo com abordagem exploratória e descritiva. A metodologia utilizada para a coleta de dados da oferta foi um estudo de caso com a aplicação de um questionário a um hotel, e para a análise da demanda, foi aplicado um outro questionário a turistas que possuem animais de estimação. Os resultados obtidos com esta pesquisa indicam a necessidade de que os meios de hospedagem compreendam melhor a demanda pelo serviço pet friendly e busquem se adequar de fato às exigências dessa.The pet friendly segment has been growing a lot in recent years and becoming an increasingly promising and profitable market trend for the market, including for the tourist market. This is due to the fact that many people currently consider their animals as family members and make a point of inserting them into their daily activities, including in travel. Starting from this point, the main objective of this research was to present the determining factors of the supply and demand of pet friendly services in lodging media, analyzing a hotel as an example of the supply and demand of tourists seeking this type of service. This study has a qualitative character with an exploratory and descriptive approach. The methodology used for the collection of data from the offer was a case study with the application of a questionnaire to a hotel, and for the analysis of demand demand, another questionnaire was applied to tourists who have pets. The results obtained with this research indicate the need for the means of hosting to better understand the demand for pet friendly service and seek to adapt in fact to its requirements.Universidade Federal do Rio Grande do NorteTurismoUFRNBrasilDepartamento de TurismoAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTurismoPet FriendlyMeios de HospedagemAnimais de EstimaçãoTourismPet FriendlyAccommodation MeansPetsAnálise do mercado turístico em Natal (RN): determinantes da oferta e da demanda de serviços pet friendly em hotéisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46287/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46287/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALAnálisedoMercadoTurísticoem NatalRN_Dantas_2022.pdfAnálisedoMercadoTurísticoem NatalRN_Dantas_2022.pdfapplication/pdf1578308https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46287/1/An%c3%a1lisedoMercadoTur%c3%adsticoem%20NatalRN_Dantas_2022.pdffccbd621502154c1d796e2cc4c2f7f79MD51123456789/462872022-02-24 12:22:17.457oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46287Tk9OLUVYQ0xVU0lWRSBESVNUUklCVVRJT04gTElDRU5TRQoKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIGRlbGl2ZXJpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBNci4gKGF1dGhvciBvciBjb3B5cmlnaHQgaG9sZGVyKToKCgphKSBHcmFudHMgdGhlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgb2YKcmVwcm9kdWNlLCBjb252ZXJ0IChhcyBkZWZpbmVkIGJlbG93KSwgY29tbXVuaWNhdGUgYW5kIC8gb3IKZGlzdHJpYnV0ZSB0aGUgZGVsaXZlcmVkIGRvY3VtZW50IChpbmNsdWRpbmcgYWJzdHJhY3QgLyBhYnN0cmFjdCkgaW4KZGlnaXRhbCBvciBwcmludGVkIGZvcm1hdCBhbmQgaW4gYW55IG1lZGl1bS4KCmIpIERlY2xhcmVzIHRoYXQgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBpdHMgb3JpZ2luYWwgd29yaywgYW5kIHRoYXQKeW91IGhhdmUgdGhlIHJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSByaWdodHMgY29udGFpbmVkIGluIHRoaXMgbGljZW5zZS4gRGVjbGFyZXMKdGhhdCB0aGUgZGVsaXZlcnkgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50IGRvZXMgbm90IGluZnJpbmdlLCBhcyBmYXIgYXMgaXQgaXMKdGhlIHJpZ2h0cyBvZiBhbnkgb3RoZXIgcGVyc29uIG9yIGVudGl0eS4KCmMpIElmIHRoZSBkb2N1bWVudCBkZWxpdmVyZWQgY29udGFpbnMgbWF0ZXJpYWwgd2hpY2ggZG9lcyBub3QKcmlnaHRzLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBvYnRhaW5lZCBhdXRob3JpemF0aW9uIGZyb20gdGhlIGhvbGRlciBvZiB0aGUKY29weXJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdCB0aGlzIG1hdGVyaWFsIHdob3NlIHJpZ2h0cyBhcmUgb2YKdGhpcmQgcGFydGllcyBpcyBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZpZWQgYW5kIHJlY29nbml6ZWQgaW4gdGhlIHRleHQgb3IKY29udGVudCBvZiB0aGUgZG9jdW1lbnQgZGVsaXZlcmVkLgoKSWYgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBiYXNlZCBvbiBmdW5kZWQgb3Igc3VwcG9ydGVkIHdvcmsKYnkgYW5vdGhlciBpbnN0aXR1dGlvbiBvdGhlciB0aGFuIHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBmdWxmaWxsZWQgYW55IG9ibGlnYXRpb25zIHJlcXVpcmVkIGJ5IHRoZSByZXNwZWN0aXZlIGFncmVlbWVudCBvciBhZ3JlZW1lbnQuCgpUaGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSB3aWxsIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZnkgaXRzIG5hbWUgKHMpIGFzIHRoZSBhdXRob3IgKHMpIG9yIGhvbGRlciAocykgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50J3MgcmlnaHRzCmRlbGl2ZXJlZCwgYW5kIHdpbGwgbm90IG1ha2UgYW55IGNoYW5nZXMsIG90aGVyIHRoYW4gdGhvc2UgcGVybWl0dGVkIGJ5CnRoaXMgbGljZW5zZQo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-02-24T15:22:17Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do mercado turístico em Natal (RN): determinantes da oferta e da demanda de serviços pet friendly em hotéis |
title |
Análise do mercado turístico em Natal (RN): determinantes da oferta e da demanda de serviços pet friendly em hotéis |
spellingShingle |
Análise do mercado turístico em Natal (RN): determinantes da oferta e da demanda de serviços pet friendly em hotéis Dantas, Iasmim Cortês Turismo Pet Friendly Meios de Hospedagem Animais de Estimação Tourism Pet Friendly Accommodation Means Pets |
title_short |
Análise do mercado turístico em Natal (RN): determinantes da oferta e da demanda de serviços pet friendly em hotéis |
title_full |
Análise do mercado turístico em Natal (RN): determinantes da oferta e da demanda de serviços pet friendly em hotéis |
title_fullStr |
Análise do mercado turístico em Natal (RN): determinantes da oferta e da demanda de serviços pet friendly em hotéis |
title_full_unstemmed |
Análise do mercado turístico em Natal (RN): determinantes da oferta e da demanda de serviços pet friendly em hotéis |
title_sort |
Análise do mercado turístico em Natal (RN): determinantes da oferta e da demanda de serviços pet friendly em hotéis |
author |
Dantas, Iasmim Cortês |
author_facet |
Dantas, Iasmim Cortês |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Machado, Érica Priscilla Carvalho de Lima |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Cavalcante, Erica Dayane Chaves |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Sousa, Stella Magaly de Andrade |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Iasmim Cortês |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Érica Priscilla Carvalho de Lima |
contributor_str_mv |
Machado, Érica Priscilla Carvalho de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Pet Friendly Meios de Hospedagem Animais de Estimação Tourism Pet Friendly Accommodation Means Pets |
topic |
Turismo Pet Friendly Meios de Hospedagem Animais de Estimação Tourism Pet Friendly Accommodation Means Pets |
description |
O segmento pet friendly vem crescendo muito nos últimos anos e se tornando uma tendência de mercado cada vez mais promissora e lucrativa para o mercado, inclusive para o mercado turístico. Isso se deve ao fato de que atualmente muitas pessoas consideram seus animais como membros da família e fazem questão de inseri-los em suas atividades cotidianas, inclusive nas viagens. Partindo desse ponto, a presente pesquisa teve como objetivo principal apresentar os fatores determinantes da oferta e demanda dos serviços pet friendly em meios de hospedagem, analisando um hotel como exemplo da oferta e na demanda a opinião de turistas que buscam por este tipo de serviço. Este estudo possui caráter qualitativo com abordagem exploratória e descritiva. A metodologia utilizada para a coleta de dados da oferta foi um estudo de caso com a aplicação de um questionário a um hotel, e para a análise da demanda, foi aplicado um outro questionário a turistas que possuem animais de estimação. Os resultados obtidos com esta pesquisa indicam a necessidade de que os meios de hospedagem compreendam melhor a demanda pelo serviço pet friendly e busquem se adequar de fato às exigências dessa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-24T15:22:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-24T15:22:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-02-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DANTAS, Iasmim Cortês. Análise do mercado turístico em Natal (RN): determinantes da oferta e da demanda de serviços pet friendly em hotéis. 2022. 60f. Monografia (Graduação em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46287 |
identifier_str_mv |
DANTAS, Iasmim Cortês. Análise do mercado turístico em Natal (RN): determinantes da oferta e da demanda de serviços pet friendly em hotéis. 2022. 60f. Monografia (Graduação em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Turismo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Turismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46287/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46287/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46287/1/An%c3%a1lisedoMercadoTur%c3%adsticoem%20NatalRN_Dantas_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 fccbd621502154c1d796e2cc4c2f7f79 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814833075434029056 |