Consumo, logo sou visto: relação entre marcas inseridas nas músicas de rap/trap e a periferia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48664 |
Resumo: | Resumo: o presente trabalho busca compreender as relações entre consumo, marcas e músicas de rap/trap por parte de jovens da periferia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa, com um grupo de jovens entre 15 e 24 anos, de baixa renda e residentes em bairros periféricos de Natal/RN. Para alicerçar a realização deste trabalho, autores como Corniani (2002), Oliveira (2011) e Teperman (2015) foram utilizados para a discussão sobre o movimento cultural Hip Hop e seus gêneros musicais: rap e trap. Somado a isso, as postulações de Bauman (2008), Bourdieu (2008), Facina (2013) e Vicente (2015) foram empregadas para subsidiar a análise dos dados coletados. Ao final da pesquisa, foi possível identificar que o consumo das marcas é motivado por questões sociais, como forma de inserção e aceitação na sociedade. Também é possível identificar que as marcas inseridas nas músicas de rap/trap, no cenário atual, propõem o consumo como uma forma de superação, de maneira que “a favela vence”. |
id |
UFRN_a9396e8604d995082e1e2e236bdebf43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48664 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Nunes, Caik Fernando de SouzaDal Pian, Luiz FernandoAssunção, RaquelChacel, Marcela Costa da Cunha2022-07-25T13:09:51Z2022-07-25T13:09:51Z2022-07-13NUNES, Caik Fernando de Souza. Consumo, logo sou visto: relação entre marcas inseridas nas músicas de rap/trap e a periferia. 19f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Publicidade e Propaganda – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48664Resumo: o presente trabalho busca compreender as relações entre consumo, marcas e músicas de rap/trap por parte de jovens da periferia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa, com um grupo de jovens entre 15 e 24 anos, de baixa renda e residentes em bairros periféricos de Natal/RN. Para alicerçar a realização deste trabalho, autores como Corniani (2002), Oliveira (2011) e Teperman (2015) foram utilizados para a discussão sobre o movimento cultural Hip Hop e seus gêneros musicais: rap e trap. Somado a isso, as postulações de Bauman (2008), Bourdieu (2008), Facina (2013) e Vicente (2015) foram empregadas para subsidiar a análise dos dados coletados. Ao final da pesquisa, foi possível identificar que o consumo das marcas é motivado por questões sociais, como forma de inserção e aceitação na sociedade. Também é possível identificar que as marcas inseridas nas músicas de rap/trap, no cenário atual, propõem o consumo como uma forma de superação, de maneira que “a favela vence”.Abstract: The present work seeks to understand the relationships between consumption, brands and rap/trap music by young people from the periferia. Therefore, an exploratory and qualitative research was carried out, with a group of young people between 15 and 24 years old, low-income and living in peripheral neighborhoods of Natal/RN. To support this work, authors such as Corniani (2002), Oliveira (2011) and Teperman (2015) were used to discuss the Hip Hop cultural movement and its musical genres: rap and trap. In addition, the postulations of Bauman (2008), Bourdieu (2008), Facina (2013) and Vicente (2015) were used to support the analysis of the data collected. At the end of the research, it was possible to identify that the consumption of brands is motivated by social issues, as a form of insertion and acceptance in society. It is also possible to identify that the brands inserted in rap/trap songs, in the current scenario, propose consumption as a way of overcoming, so that “the favela wins”.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação Socialconsumo; rap/trap; marcas; periferia; pesquisa qualitativaconsumption; rap/trap; brands; periferia; qualitative research.Consumo, logo sou visto: relação entre marcas inseridas nas músicas de rap/trap e a periferiaConsumption, therefore I am seen: relationship between commercial brands and rap music/costume the peripheryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALArtigo Caik - versão final com ficha catalográfica.pdfArtigo Caik - versão final com ficha catalográfica.pdfapplication/pdf359712https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48664/3/Artigo%20Caik%20-%20vers%c3%a3o%20final%20com%20ficha%20catalogr%c3%a1fica.pdfffe4bc489600513005bc0023e53388cfMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48664/4/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD54123456789/486642022-07-25 10:09:52.751oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-07-25T13:09:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Consumo, logo sou visto: relação entre marcas inseridas nas músicas de rap/trap e a periferia |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Consumption, therefore I am seen: relationship between commercial brands and rap music/costume the periphery |
title |
Consumo, logo sou visto: relação entre marcas inseridas nas músicas de rap/trap e a periferia |
spellingShingle |
Consumo, logo sou visto: relação entre marcas inseridas nas músicas de rap/trap e a periferia Nunes, Caik Fernando de Souza consumo; rap/trap; marcas; periferia; pesquisa qualitativa consumption; rap/trap; brands; periferia; qualitative research. |
title_short |
Consumo, logo sou visto: relação entre marcas inseridas nas músicas de rap/trap e a periferia |
title_full |
Consumo, logo sou visto: relação entre marcas inseridas nas músicas de rap/trap e a periferia |
title_fullStr |
Consumo, logo sou visto: relação entre marcas inseridas nas músicas de rap/trap e a periferia |
title_full_unstemmed |
Consumo, logo sou visto: relação entre marcas inseridas nas músicas de rap/trap e a periferia |
title_sort |
Consumo, logo sou visto: relação entre marcas inseridas nas músicas de rap/trap e a periferia |
author |
Nunes, Caik Fernando de Souza |
author_facet |
Nunes, Caik Fernando de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Dal Pian, Luiz Fernando |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Assunção, Raquel |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Caik Fernando de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Chacel, Marcela Costa da Cunha |
contributor_str_mv |
Chacel, Marcela Costa da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
consumo; rap/trap; marcas; periferia; pesquisa qualitativa consumption; rap/trap; brands; periferia; qualitative research. |
topic |
consumo; rap/trap; marcas; periferia; pesquisa qualitativa consumption; rap/trap; brands; periferia; qualitative research. |
description |
Resumo: o presente trabalho busca compreender as relações entre consumo, marcas e músicas de rap/trap por parte de jovens da periferia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa, com um grupo de jovens entre 15 e 24 anos, de baixa renda e residentes em bairros periféricos de Natal/RN. Para alicerçar a realização deste trabalho, autores como Corniani (2002), Oliveira (2011) e Teperman (2015) foram utilizados para a discussão sobre o movimento cultural Hip Hop e seus gêneros musicais: rap e trap. Somado a isso, as postulações de Bauman (2008), Bourdieu (2008), Facina (2013) e Vicente (2015) foram empregadas para subsidiar a análise dos dados coletados. Ao final da pesquisa, foi possível identificar que o consumo das marcas é motivado por questões sociais, como forma de inserção e aceitação na sociedade. Também é possível identificar que as marcas inseridas nas músicas de rap/trap, no cenário atual, propõem o consumo como uma forma de superação, de maneira que “a favela vence”. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-25T13:09:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-25T13:09:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-07-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NUNES, Caik Fernando de Souza. Consumo, logo sou visto: relação entre marcas inseridas nas músicas de rap/trap e a periferia. 19f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Publicidade e Propaganda – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48664 |
identifier_str_mv |
NUNES, Caik Fernando de Souza. Consumo, logo sou visto: relação entre marcas inseridas nas músicas de rap/trap e a periferia. 19f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Publicidade e Propaganda – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48664/3/Artigo%20Caik%20-%20vers%c3%a3o%20final%20com%20ficha%20catalogr%c3%a1fica.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48664/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ffe4bc489600513005bc0023e53388cf e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832881159110656 |