Planejamento e gestão estratégica para uma empresa de produtos automotivos de Natal/RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55862 |
Resumo: | No cenário atual de competitividade do varejo é de grande importância que as organizações busquem diferenciais competitivos para garantirem a sustentabilidade e crescerem neste mercado. Dessa forma, esse trabalho de conclusão de curso de Administração tem por objetivo elaborar um planejamento estratégico para Lubrifil Comércio de Lubrificantes LTDA, a partir da identificação dos cenários prospectivos da empresa estudada, da elaboração de estratégias, dos indicadores de desempenho e suas métricas que deverão balizar a gestão estratégica da organização na busca pelo alcance da sua missão e visão de futuro. A metodologia empregada no desenvolvimento do trabalho é exploratória com abordagem qualitativa, por meio de pesquisa descritiva, que pode ser caracterizado como um estudo de caso. Para tanto, foi realizada uma coleta de dados para obtenção de informações necessárias com vistas à empresa em estudo, mediante entrevistas com gestores. A partir da análise dos dados obtidos nas entrevistas realizadas foi possível identificar que a organização possui dificuldades para alimentar o sistema integrado de gestão de estoque, vendas e administrativo, e assim, afetando a atualização de dados vitais para a empresa, como, por exemplo, os dados do estoque. Além disso, foi identificado a necessidade de se encontrar diferenciais estratégicos, mercadológicos e de inovação para incrementar o negócio; potencializar os pontos fortes e reduzir as fraquezas, sendo a principal carência, a ausência de gestão estratégica. Nesse sentido, a organização espera poder colocar em prática o plano de ação e assim, obter as vantagens competitivas necessárias para alcançar sua visão de futuro: ser a melhor empresa em soluções em produtos de óleos e combustíveis do Rio Grande do Norte até 2027. |
id |
UFRN_aa14a5628fd03a2e5eb68ab2b8ba4cd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55862 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Maria Eduarda Pereirahttps://orcid.org/0000-0002-7294-2609http://lattes.cnpq.br/9062687501625890Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silvahttps://orcid.org/0000-0003-4884-8599http://lattes.cnpq.br/5716461725901505Medeiros, Carlos Alberto Freirehttps://orcid.org/0000-0002-3830-1162http://lattes.cnpq.br/9398091583694583Araújo, Afrânio Galdino de2023-12-13T14:30:35Z2023-12-13T14:30:35Z2023-12-06SILVA, Maria Eduarda Pereira. Planejamento e gestão estratégica para uma empresa de produtos automotivos de Natal/RN. Orientador: Afrânio Galdino de Araújo. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55862No cenário atual de competitividade do varejo é de grande importância que as organizações busquem diferenciais competitivos para garantirem a sustentabilidade e crescerem neste mercado. Dessa forma, esse trabalho de conclusão de curso de Administração tem por objetivo elaborar um planejamento estratégico para Lubrifil Comércio de Lubrificantes LTDA, a partir da identificação dos cenários prospectivos da empresa estudada, da elaboração de estratégias, dos indicadores de desempenho e suas métricas que deverão balizar a gestão estratégica da organização na busca pelo alcance da sua missão e visão de futuro. A metodologia empregada no desenvolvimento do trabalho é exploratória com abordagem qualitativa, por meio de pesquisa descritiva, que pode ser caracterizado como um estudo de caso. Para tanto, foi realizada uma coleta de dados para obtenção de informações necessárias com vistas à empresa em estudo, mediante entrevistas com gestores. A partir da análise dos dados obtidos nas entrevistas realizadas foi possível identificar que a organização possui dificuldades para alimentar o sistema integrado de gestão de estoque, vendas e administrativo, e assim, afetando a atualização de dados vitais para a empresa, como, por exemplo, os dados do estoque. Além disso, foi identificado a necessidade de se encontrar diferenciais estratégicos, mercadológicos e de inovação para incrementar o negócio; potencializar os pontos fortes e reduzir as fraquezas, sendo a principal carência, a ausência de gestão estratégica. Nesse sentido, a organização espera poder colocar em prática o plano de ação e assim, obter as vantagens competitivas necessárias para alcançar sua visão de futuro: ser a melhor empresa em soluções em produtos de óleos e combustíveis do Rio Grande do Norte até 2027.In the current scenario of retail competitiveness, it is of great importance for organizations to seek competitive differentiators to ensure sustainability and growth in this market. Thus, this Administration course's final project aims to develop a strategic plan for Lubrifil Comércio de Lubrificantes LTDA, starting from the identification of prospective scenarios for the studied company, the formulation of strategies, and the performance indicators and metrics that will guide the strategic management of the organization in pursuit of its mission and future vision. The methodology employed in the development of this project is exploratory with a qualitative approach, involving descriptive research and characterized as a case study. To do so, data collection was carried out to obtain necessary information from the company under study, through interviews with managers. From the analysis of the data obtained in the conducted interviews, it was possible to identify that the organization faces challenges in feeding the integrated system of inventory, sales, and administrative management, thus affecting the update of vital data for the company, such as inventory data. Additionally, it became evident that there is a need to find strategic, marketing, and innovative differentiators to enhance the business, leverage strengths, and address weaknesses. The main deficiency identified is the lack of strategic management. The organization hopes to implement the action plan and, in doing so, obtain the necessary competitive advantages to achieve its future vision: to be the best company in solutions for oils and fuels in Rio Grande do Norte by 2027.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministraçãoUFRNBrasilDepartamento de Ciências AdministrativasAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASplanejamento estratégicovantagens competitivascompetitividade do varejoinovaçãoPlanejamento e gestão estratégica para uma empresa de produtos automotivos de Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55862/5/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD55ORIGINALTCC - Maria Eduarda Pereira Silva.pdfTCC - Maria Eduarda Pereira Silva.pdfapplication/pdf1047907https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55862/1/TCC%20-%20Maria%20Eduarda%20Pereira%20Silva.pdf9b7017370f29b31e2f08da962566f260MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55862/4/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD54123456789/558622023-12-13 11:30:35.994oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-13T14:30:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Planejamento e gestão estratégica para uma empresa de produtos automotivos de Natal/RN |
title |
Planejamento e gestão estratégica para uma empresa de produtos automotivos de Natal/RN |
spellingShingle |
Planejamento e gestão estratégica para uma empresa de produtos automotivos de Natal/RN Silva, Maria Eduarda Pereira CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS planejamento estratégico vantagens competitivas competitividade do varejo inovação |
title_short |
Planejamento e gestão estratégica para uma empresa de produtos automotivos de Natal/RN |
title_full |
Planejamento e gestão estratégica para uma empresa de produtos automotivos de Natal/RN |
title_fullStr |
Planejamento e gestão estratégica para uma empresa de produtos automotivos de Natal/RN |
title_full_unstemmed |
Planejamento e gestão estratégica para uma empresa de produtos automotivos de Natal/RN |
title_sort |
Planejamento e gestão estratégica para uma empresa de produtos automotivos de Natal/RN |
author |
Silva, Maria Eduarda Pereira |
author_facet |
Silva, Maria Eduarda Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-7294-2609 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9062687501625890 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-4884-8599 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5716461725901505 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Medeiros, Carlos Alberto Freire |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-3830-1162 |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9398091583694583 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Eduarda Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araújo, Afrânio Galdino de |
contributor_str_mv |
Araújo, Afrânio Galdino de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS planejamento estratégico vantagens competitivas competitividade do varejo inovação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
planejamento estratégico vantagens competitivas competitividade do varejo inovação |
description |
No cenário atual de competitividade do varejo é de grande importância que as organizações busquem diferenciais competitivos para garantirem a sustentabilidade e crescerem neste mercado. Dessa forma, esse trabalho de conclusão de curso de Administração tem por objetivo elaborar um planejamento estratégico para Lubrifil Comércio de Lubrificantes LTDA, a partir da identificação dos cenários prospectivos da empresa estudada, da elaboração de estratégias, dos indicadores de desempenho e suas métricas que deverão balizar a gestão estratégica da organização na busca pelo alcance da sua missão e visão de futuro. A metodologia empregada no desenvolvimento do trabalho é exploratória com abordagem qualitativa, por meio de pesquisa descritiva, que pode ser caracterizado como um estudo de caso. Para tanto, foi realizada uma coleta de dados para obtenção de informações necessárias com vistas à empresa em estudo, mediante entrevistas com gestores. A partir da análise dos dados obtidos nas entrevistas realizadas foi possível identificar que a organização possui dificuldades para alimentar o sistema integrado de gestão de estoque, vendas e administrativo, e assim, afetando a atualização de dados vitais para a empresa, como, por exemplo, os dados do estoque. Além disso, foi identificado a necessidade de se encontrar diferenciais estratégicos, mercadológicos e de inovação para incrementar o negócio; potencializar os pontos fortes e reduzir as fraquezas, sendo a principal carência, a ausência de gestão estratégica. Nesse sentido, a organização espera poder colocar em prática o plano de ação e assim, obter as vantagens competitivas necessárias para alcançar sua visão de futuro: ser a melhor empresa em soluções em produtos de óleos e combustíveis do Rio Grande do Norte até 2027. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-13T14:30:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-13T14:30:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Maria Eduarda Pereira. Planejamento e gestão estratégica para uma empresa de produtos automotivos de Natal/RN. Orientador: Afrânio Galdino de Araújo. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55862 |
identifier_str_mv |
SILVA, Maria Eduarda Pereira. Planejamento e gestão estratégica para uma empresa de produtos automotivos de Natal/RN. Orientador: Afrânio Galdino de Araújo. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55862 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Ciências Administrativas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55862/5/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55862/1/TCC%20-%20Maria%20Eduarda%20Pereira%20Silva.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55862/4/license_rdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 9b7017370f29b31e2f08da962566f260 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797777286545539072 |