Planejamento e gestão estratégica para uma empresa de produtos automotivos de Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Eduarda Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55862
Resumo: No cenário atual de competitividade do varejo é de grande importância que as organizações busquem diferenciais competitivos para garantirem a sustentabilidade e crescerem neste mercado. Dessa forma, esse trabalho de conclusão de curso de Administração tem por objetivo elaborar um planejamento estratégico para Lubrifil Comércio de Lubrificantes LTDA, a partir da identificação dos cenários prospectivos da empresa estudada, da elaboração de estratégias, dos indicadores de desempenho e suas métricas que deverão balizar a gestão estratégica da organização na busca pelo alcance da sua missão e visão de futuro. A metodologia empregada no desenvolvimento do trabalho é exploratória com abordagem qualitativa, por meio de pesquisa descritiva, que pode ser caracterizado como um estudo de caso. Para tanto, foi realizada uma coleta de dados para obtenção de informações necessárias com vistas à empresa em estudo, mediante entrevistas com gestores. A partir da análise dos dados obtidos nas entrevistas realizadas foi possível identificar que a organização possui dificuldades para alimentar o sistema integrado de gestão de estoque, vendas e administrativo, e assim, afetando a atualização de dados vitais para a empresa, como, por exemplo, os dados do estoque. Além disso, foi identificado a necessidade de se encontrar diferenciais estratégicos, mercadológicos e de inovação para incrementar o negócio; potencializar os pontos fortes e reduzir as fraquezas, sendo a principal carência, a ausência de gestão estratégica. Nesse sentido, a organização espera poder colocar em prática o plano de ação e assim, obter as vantagens competitivas necessárias para alcançar sua visão de futuro: ser a melhor empresa em soluções em produtos de óleos e combustíveis do Rio Grande do Norte até 2027.
id UFRN_aa14a5628fd03a2e5eb68ab2b8ba4cd8
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55862
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Maria Eduarda Pereirahttps://orcid.org/0000-0002-7294-2609http://lattes.cnpq.br/9062687501625890Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silvahttps://orcid.org/0000-0003-4884-8599http://lattes.cnpq.br/5716461725901505Medeiros, Carlos Alberto Freirehttps://orcid.org/0000-0002-3830-1162http://lattes.cnpq.br/9398091583694583Araújo, Afrânio Galdino de2023-12-13T14:30:35Z2023-12-13T14:30:35Z2023-12-06SILVA, Maria Eduarda Pereira. Planejamento e gestão estratégica para uma empresa de produtos automotivos de Natal/RN. Orientador: Afrânio Galdino de Araújo. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55862No cenário atual de competitividade do varejo é de grande importância que as organizações busquem diferenciais competitivos para garantirem a sustentabilidade e crescerem neste mercado. Dessa forma, esse trabalho de conclusão de curso de Administração tem por objetivo elaborar um planejamento estratégico para Lubrifil Comércio de Lubrificantes LTDA, a partir da identificação dos cenários prospectivos da empresa estudada, da elaboração de estratégias, dos indicadores de desempenho e suas métricas que deverão balizar a gestão estratégica da organização na busca pelo alcance da sua missão e visão de futuro. A metodologia empregada no desenvolvimento do trabalho é exploratória com abordagem qualitativa, por meio de pesquisa descritiva, que pode ser caracterizado como um estudo de caso. Para tanto, foi realizada uma coleta de dados para obtenção de informações necessárias com vistas à empresa em estudo, mediante entrevistas com gestores. A partir da análise dos dados obtidos nas entrevistas realizadas foi possível identificar que a organização possui dificuldades para alimentar o sistema integrado de gestão de estoque, vendas e administrativo, e assim, afetando a atualização de dados vitais para a empresa, como, por exemplo, os dados do estoque. Além disso, foi identificado a necessidade de se encontrar diferenciais estratégicos, mercadológicos e de inovação para incrementar o negócio; potencializar os pontos fortes e reduzir as fraquezas, sendo a principal carência, a ausência de gestão estratégica. Nesse sentido, a organização espera poder colocar em prática o plano de ação e assim, obter as vantagens competitivas necessárias para alcançar sua visão de futuro: ser a melhor empresa em soluções em produtos de óleos e combustíveis do Rio Grande do Norte até 2027.In the current scenario of retail competitiveness, it is of great importance for organizations to seek competitive differentiators to ensure sustainability and growth in this market. Thus, this Administration course's final project aims to develop a strategic plan for Lubrifil Comércio de Lubrificantes LTDA, starting from the identification of prospective scenarios for the studied company, the formulation of strategies, and the performance indicators and metrics that will guide the strategic management of the organization in pursuit of its mission and future vision. The methodology employed in the development of this project is exploratory with a qualitative approach, involving descriptive research and characterized as a case study. To do so, data collection was carried out to obtain necessary information from the company under study, through interviews with managers. From the analysis of the data obtained in the conducted interviews, it was possible to identify that the organization faces challenges in feeding the integrated system of inventory, sales, and administrative management, thus affecting the update of vital data for the company, such as inventory data. Additionally, it became evident that there is a need to find strategic, marketing, and innovative differentiators to enhance the business, leverage strengths, and address weaknesses. The main deficiency identified is the lack of strategic management. The organization hopes to implement the action plan and, in doing so, obtain the necessary competitive advantages to achieve its future vision: to be the best company in solutions for oils and fuels in Rio Grande do Norte by 2027.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministraçãoUFRNBrasilDepartamento de Ciências AdministrativasAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASplanejamento estratégicovantagens competitivascompetitividade do varejoinovaçãoPlanejamento e gestão estratégica para uma empresa de produtos automotivos de Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55862/5/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD55ORIGINALTCC - Maria Eduarda Pereira Silva.pdfTCC - Maria Eduarda Pereira Silva.pdfapplication/pdf1047907https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55862/1/TCC%20-%20Maria%20Eduarda%20Pereira%20Silva.pdf9b7017370f29b31e2f08da962566f260MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55862/4/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD54123456789/558622023-12-13 11:30:35.994oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-13T14:30:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planejamento e gestão estratégica para uma empresa de produtos automotivos de Natal/RN
title Planejamento e gestão estratégica para uma empresa de produtos automotivos de Natal/RN
spellingShingle Planejamento e gestão estratégica para uma empresa de produtos automotivos de Natal/RN
Silva, Maria Eduarda Pereira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
planejamento estratégico
vantagens competitivas
competitividade do varejo
inovação
title_short Planejamento e gestão estratégica para uma empresa de produtos automotivos de Natal/RN
title_full Planejamento e gestão estratégica para uma empresa de produtos automotivos de Natal/RN
title_fullStr Planejamento e gestão estratégica para uma empresa de produtos automotivos de Natal/RN
title_full_unstemmed Planejamento e gestão estratégica para uma empresa de produtos automotivos de Natal/RN
title_sort Planejamento e gestão estratégica para uma empresa de produtos automotivos de Natal/RN
author Silva, Maria Eduarda Pereira
author_facet Silva, Maria Eduarda Pereira
author_role author
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7294-2609
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9062687501625890
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4884-8599
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5716461725901505
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Medeiros, Carlos Alberto Freire
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3830-1162
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9398091583694583
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Eduarda Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Afrânio Galdino de
contributor_str_mv Araújo, Afrânio Galdino de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
planejamento estratégico
vantagens competitivas
competitividade do varejo
inovação
dc.subject.por.fl_str_mv planejamento estratégico
vantagens competitivas
competitividade do varejo
inovação
description No cenário atual de competitividade do varejo é de grande importância que as organizações busquem diferenciais competitivos para garantirem a sustentabilidade e crescerem neste mercado. Dessa forma, esse trabalho de conclusão de curso de Administração tem por objetivo elaborar um planejamento estratégico para Lubrifil Comércio de Lubrificantes LTDA, a partir da identificação dos cenários prospectivos da empresa estudada, da elaboração de estratégias, dos indicadores de desempenho e suas métricas que deverão balizar a gestão estratégica da organização na busca pelo alcance da sua missão e visão de futuro. A metodologia empregada no desenvolvimento do trabalho é exploratória com abordagem qualitativa, por meio de pesquisa descritiva, que pode ser caracterizado como um estudo de caso. Para tanto, foi realizada uma coleta de dados para obtenção de informações necessárias com vistas à empresa em estudo, mediante entrevistas com gestores. A partir da análise dos dados obtidos nas entrevistas realizadas foi possível identificar que a organização possui dificuldades para alimentar o sistema integrado de gestão de estoque, vendas e administrativo, e assim, afetando a atualização de dados vitais para a empresa, como, por exemplo, os dados do estoque. Além disso, foi identificado a necessidade de se encontrar diferenciais estratégicos, mercadológicos e de inovação para incrementar o negócio; potencializar os pontos fortes e reduzir as fraquezas, sendo a principal carência, a ausência de gestão estratégica. Nesse sentido, a organização espera poder colocar em prática o plano de ação e assim, obter as vantagens competitivas necessárias para alcançar sua visão de futuro: ser a melhor empresa em soluções em produtos de óleos e combustíveis do Rio Grande do Norte até 2027.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-13T14:30:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-13T14:30:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Maria Eduarda Pereira. Planejamento e gestão estratégica para uma empresa de produtos automotivos de Natal/RN. Orientador: Afrânio Galdino de Araújo. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55862
identifier_str_mv SILVA, Maria Eduarda Pereira. Planejamento e gestão estratégica para uma empresa de produtos automotivos de Natal/RN. Orientador: Afrânio Galdino de Araújo. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Administrativas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55862/5/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55862/1/TCC%20-%20Maria%20Eduarda%20Pereira%20Silva.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55862/4/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
9b7017370f29b31e2f08da962566f260
4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777286545539072