Saúde da família e educação médica: reflexões a partir da experiência de um curso de medicina no sertão paraibano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Henrique Gonçalves Dantas de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22026
Resumo: Considerando os processos de reforma da Educação Médica nos últimos anos e o debate atual sobre a interiorização da medicina, verifica-se a necessidade de estudar as experiências surgidas após as DCN de 2001. Assim, buscou-se analisar a experiência do Curso de Medicina da UFCG-Cajazeiras, bem como: fazer um relato histórico do curso; analisar os desafios atuais; reconhecer os fundamentos teóricos do PPC; descrever a inserção da Saúde Coletiva/MFC no currículo; analisar se esse PPC atende às exigências da APS; descrever como os aspectos referentes ao mundo do trabalho, projeto pedagógico, abordagem pedagógica, cenários de prática e desenvolvimento docente são vivenciados; reconhecer contradições entre PPC e condução real; e extrair generalizações que embasem políticas públicas. A pesquisa localiza-se no quadro referencial marxista, utilizando métodos de procedimento histórico, monográfico e comparativo, com abordagem qualitativa de caráter descritivo e exploratório, tendo, como técnicas de coleta de dados, a Documentação Indireta (pesquisas documental e bibliográfica) e a Observação Direta Intensiva - observação participante, inicialmente assistemática e, posteriormente, sistemática, seguindo instrumento desenvolvido por Lampert; e, enquanto técnica de análise de dados, o método hermenêutico-dialético. A história do curso revela a tensão entre baixa capacidade de absorção da rede de saúde local e características institucionais da UFCG (corpo docente e PPC). O primeiro aspecto foi pólo principal da contradição nos primeiros anos, parcialmente contornado com redução de entradas anuais, viabilização do internato em outras instituições e instalação de serviços hospitalares próprios. Somente então o Desenvolvimento Docente ganha principalidade nos desafios atuais. Partindo de problemática comum à Medicina Rural, o PPC apresenta grande ecletismo: flerta com o Materialismo Histórico-Dialético via Epidemiologia Crítica Latino-Americana, que fundamenta sua compreensão da Medicina, e Metodologia da Problematização, subjacente à compreensão do aluno como sujeito e à diversificação dos espaços de aprendizagem; referenciando-se na Pedagogia das Competências, dialoga com correntes de cunho racionalista, individualista e neopragmatista; e, finalmente, a Pós-modernidade de Contestação de Boaventura de Sousa Santos e o Pensamento Complexo de Edgar Morin fundamentam uma compreensão ética do Ser Humano e da Ciência, que norteiam os pressupostos de currículos baseados no humanismo e da pesquisa como eixo condutor do ensino. O curso está alinhado às diretrizes da ABEM/SBMFC para o ensino na APS. Inserido desde o primeiro ano, com o ensino de abordagens coletivas do processo saúde-doença, a formação na APS continua com ênfase, a partir do quarto período, na abordagem comunitária e familiar no território, dentro do qual se desenvolve a Residência em MFC e onde, nos anos intermediários seguintes e no internato, treina-se abordagem da clínica individual na APS. Nesse percurso são trabalhadas metodologias diferenciadas, como vivências, grupos tutoriais para acompanhamento de PTS, seminários, etc. O curso apresenta perfil Inovador com Tendência Avançada, sendo o Desenvolvimento Docente seu ponto crítico, revelando sua contradição fundamental: avanços no plano teórico, mas que não são expressos totalmente na prática. Conclui-se que as políticas de interiorização do ensino médico deve priorizar a análise da rede de saúde, e que mudanças na Educação Médica depende da ação política, apresentando-se uma agenda de propostas.
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Assim, buscou-se analisar a experiência do Curso de Medicina da UFCG-Cajazeiras, bem como: fazer um relato histórico do curso; analisar os desafios atuais; reconhecer os fundamentos teóricos do PPC; descrever a inserção da Saúde Coletiva/MFC no currículo; analisar se esse PPC atende às exigências da APS; descrever como os aspectos referentes ao mundo do trabalho, projeto pedagógico, abordagem pedagógica, cenários de prática e desenvolvimento docente são vivenciados; reconhecer contradições entre PPC e condução real; e extrair generalizações que embasem políticas públicas. A pesquisa localiza-se no quadro referencial marxista, utilizando métodos de procedimento histórico, monográfico e comparativo, com abordagem qualitativa de caráter descritivo e exploratório, tendo, como técnicas de coleta de dados, a Documentação Indireta (pesquisas documental e bibliográfica) e a Observação Direta Intensiva - observação participante, inicialmente assistemática e, posteriormente, sistemática, seguindo instrumento desenvolvido por Lampert; e, enquanto técnica de análise de dados, o método hermenêutico-dialético. A história do curso revela a tensão entre baixa capacidade de absorção da rede de saúde local e características institucionais da UFCG (corpo docente e PPC). O primeiro aspecto foi pólo principal da contradição nos primeiros anos, parcialmente contornado com redução de entradas anuais, viabilização do internato em outras instituições e instalação de serviços hospitalares próprios. Somente então o Desenvolvimento Docente ganha principalidade nos desafios atuais. Partindo de problemática comum à Medicina Rural, o PPC apresenta grande ecletismo: flerta com o Materialismo Histórico-Dialético via Epidemiologia Crítica Latino-Americana, que fundamenta sua compreensão da Medicina, e Metodologia da Problematização, subjacente à compreensão do aluno como sujeito e à diversificação dos espaços de aprendizagem; referenciando-se na Pedagogia das Competências, dialoga com correntes de cunho racionalista, individualista e neopragmatista; e, finalmente, a Pós-modernidade de Contestação de Boaventura de Sousa Santos e o Pensamento Complexo de Edgar Morin fundamentam uma compreensão ética do Ser Humano e da Ciência, que norteiam os pressupostos de currículos baseados no humanismo e da pesquisa como eixo condutor do ensino. O curso está alinhado às diretrizes da ABEM/SBMFC para o ensino na APS. Inserido desde o primeiro ano, com o ensino de abordagens coletivas do processo saúde-doença, a formação na APS continua com ênfase, a partir do quarto período, na abordagem comunitária e familiar no território, dentro do qual se desenvolve a Residência em MFC e onde, nos anos intermediários seguintes e no internato, treina-se abordagem da clínica individual na APS. Nesse percurso são trabalhadas metodologias diferenciadas, como vivências, grupos tutoriais para acompanhamento de PTS, seminários, etc. O curso apresenta perfil Inovador com Tendência Avançada, sendo o Desenvolvimento Docente seu ponto crítico, revelando sua contradição fundamental: avanços no plano teórico, mas que não são expressos totalmente na prática. Conclui-se que as políticas de interiorização do ensino médico deve priorizar a análise da rede de saúde, e que mudanças na Educação Médica depende da ação política, apresentando-se uma agenda de propostas.Taking under consideration the medical education reform processes in recent years and the current debate on the transference of medicine undergraduate courses to the countryside, the need of studying the experiences that have arisen after the 2001 National Curriculum Guidelines is visible. As a result, it was sought to analyze the experience UFCG medicine school located in Cajazeiras, moreover, report the history of the course; evaluate the present challenges; consider the theoretical foundations of the Pedagogical Project of the Course (PPC); describe the insertion of Public Health / Family Medicine in the curriculum; consider whether this PPC meets the requirements of Primary Health Care; describe how the aspects related to the world of work, pedagogical project, pedagogical approach, practice scenarios and teacher development are experienced; recognize contradictions between PPC and real conduction; and excerpt generalizations that may support public policies. This research is based on Marxist frame of reference. Historical, monographic and comparative methods of procedure were used. It has a qualitative approach. Its characteristics are descriptive and exploratory. Indirect documentation (documentary and bibliographic research) and Intensive Direct Observation - participant observation, which, in the beginning was unsystematic and later systematic, following the instrument developed by Lampert, were adopted as data collection techniques. As data analysis technique, the hermeneutic-dialectic method. The story of the course reveals the tension between low absorptive capacity of the local health system and institutional characteristics of UFCG (teaching staff, PPC). The first aspect was the main pole of the contradiction in the early years, which was partially overcome thanks to the reduction of annual entries, possibility of supervised internships in other institutions and UFCG‟s own hospital services establishment. Only then, the Teacher Development gained preeminence among the present challenges. Starting from common problems of Rural Medicine, PPC has a great eclecticism: it flirts with the Historical and Dialectical Materialism by Latin American Critical Epidemiology, which bases its understanding of medicine, and Methodology of Problematization, with the understanding of the student as a subject and diversification of learning spaces; referencing on Skills Pedagogy, conforms to currents of rationalist imprint, individualistic and neopragmatist nature; and, finally, the Postmodernism of Contestation, of Boaventura de Sousa Santos, and the Complex Thought, of Edgar Morin, establish an ethical understanding of the human being and Science, which guides assumptions of curricula based on humanism and research as a conductor axis of teaching. The course is aligned with the guidelines of ABEM / SBMFC for teaching in primary health care, which is inserted since the first year, by teaching of collective approaches of the health-disease process. Training in primary health care emphatically continues in the fourth term when community and family approaches in the territory are studied, developing Residency in Family Medicine and where, during the intermediate following years and the supervised internships, individual clinical approach in Primary Health Care is trained. Throughout the path, different methodologies are worked such as living in communities, tutorial groups for follow Singular Therapeutic Projects, seminars, etc. The course presents Innovative with Advanced Trend profile, and Teaching Development is a critical point, revealing their fundamental contradiction: the advancements in theory are not fully expressed in practice. It is both concluded that the medical educational policies of transference of the undergraduate course to the countryside should prioritize the analysis of the health network, and that changes in medical education depends on political action, presenting an agenda of proposals.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: SAÚDE DA FAMÍLIA NO NORDESTEAtenção primária à saúdeSaúde da famíliaEducação médicaEducação em saúdeSaúde da família e educação médica: reflexões a partir da experiência de um curso de medicina no sertão paraibanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA NO NORDESTEUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALHenriqueGoncalvesDantasDeMedeiros_DISSERT.pdfHenriqueGoncalvesDantasDeMedeiros_DISSERT.pdfapplication/pdf1992206https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22026/1/HenriqueGoncalvesDantasDeMedeiros_DISSERT.pdfd952f50182b71f3223b2230029609ff8MD51TEXTHenriqueGoncalvesDantasDeMedeiros_DISSERT.pdf.txtHenriqueGoncalvesDantasDeMedeiros_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain387550https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22026/4/HenriqueGoncalvesDantasDeMedeiros_DISSERT.pdf.txtba011d95b4074c8bf0d989319b78183dMD54THUMBNAILHenriqueGoncalvesDantasDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpgHenriqueGoncalvesDantasDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3346https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22026/5/HenriqueGoncalvesDantasDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpg063831068cdac2e18119e814d5f26a31MD55123456789/220262017-11-04 08:11:46.629oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22026Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T11:11:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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