Gestão escolar democrática, participação e autonomia: realidade ou utopia?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19451 |
Resumo: | O presente trabalho analisou a relação entre participação e autonomia da escola, observando a atuação do Diretor e do Conselho Escolar e se a escola goza de autonomia pedagógica, administrativa e financeira. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, realizada em 47 escolas estaduais do Rio Grande do Norte, e composta por 292 sujeitos, divididos em 3 grupos (Direção, Coordenação e Conselho Escolar). O instrumento de coleta foi um questionário e o tratamento dos dados foi realizado por meio de estatística descrita e inferencial, utilizando-se o teste Qui-quadrado. Os resultados demonstram que o ambiente escolar é composto em sua grande maioria por mulheres com nível de escolaridade predominante em especialização. Mesmo todas as escolas possuindo Conselho Escolar e Conselho Fiscal, nenhuma delas possui Associação de Pais e Mestres e apenas uma possui Grêmio Estudantil, sendo que o processo de escolha da Direção se dá, em 83% delas, por via eletiva. Os indicadores sugerem que a relação entre família, escola e sociedade permanece distante, mas Diretores, Coordenadores e representantes dos Conselhos Escolares desempenham suas funções de forma coerente. Quanto à autonomia, sua presença se dá de forma limitada e mesmo havendo relação com a participação, o sistema educacional permanece rígido e centralizador. |
id |
UFRN_aa64ba77a7ad88af0c1024c319a1cc96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19451 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Fábio Alves dehttp://lattes.cnpq.br/4656904861410705http://lattes.cnpq.br/9209334172096854Tinôco, Dinah dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/8281386555414820Lima, Marcos Antonio Martinshttp://lattes.cnpq.br/4480882123614278Alloufa, Jomária Mata de Lima2015-12-10T20:12:04Z2015-12-10T20:12:04Z2014-08-28LIMA, Fábio Alves de. Gestão escolar democrática, participação e autonomia: realidade ou utopia? 2014. 147f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19451O presente trabalho analisou a relação entre participação e autonomia da escola, observando a atuação do Diretor e do Conselho Escolar e se a escola goza de autonomia pedagógica, administrativa e financeira. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, realizada em 47 escolas estaduais do Rio Grande do Norte, e composta por 292 sujeitos, divididos em 3 grupos (Direção, Coordenação e Conselho Escolar). O instrumento de coleta foi um questionário e o tratamento dos dados foi realizado por meio de estatística descrita e inferencial, utilizando-se o teste Qui-quadrado. Os resultados demonstram que o ambiente escolar é composto em sua grande maioria por mulheres com nível de escolaridade predominante em especialização. Mesmo todas as escolas possuindo Conselho Escolar e Conselho Fiscal, nenhuma delas possui Associação de Pais e Mestres e apenas uma possui Grêmio Estudantil, sendo que o processo de escolha da Direção se dá, em 83% delas, por via eletiva. Os indicadores sugerem que a relação entre família, escola e sociedade permanece distante, mas Diretores, Coordenadores e representantes dos Conselhos Escolares desempenham suas funções de forma coerente. Quanto à autonomia, sua presença se dá de forma limitada e mesmo havendo relação com a participação, o sistema educacional permanece rígido e centralizador.This paper analyzed the relation between participation and school autonomy, observing Director actions and School Council actions and if school has pedagogic, administrative and financial autonomy. This is a descriptive search, with quantitative approach, realized in 47 state schools in Rio Grande do Norte, and composed by 292 participants, divided in 3 groups (Direction, Coordination and School Council). The instrument to catch data was a questionnaire and the data treatment realized by way descriptive statistic and inferences using X 2 test. The results show that school administration is composed in great part by women with specialization grade. All schools have School Council and Financial Council, but have not Parents and Masters Association and just one of them has Student Guild. The direction choose process is, in 83% of the schools, by elective way. The indicators show that the relation involving family, society and school stays weak, but Directors, Coordinators and School Council members develop their functions with coherence. About autonomy, it is limited and presents correlation with participation, but the educational system stays rigid and centralizerporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASGestão DemocráticaParticipaçãoAutonomia da EscolaGestão escolar democrática, participação e autonomia: realidade ou utopia?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFabioAlvesDeLima_DISSERT.pdfFabioAlvesDeLima_DISSERT.pdfapplication/pdf2419900https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19451/1/FabioAlvesDeLima_DISSERT.pdf4feff473d9a0f0c936b04d231305cecbMD51TEXTFabioAlvesDeLima_DISSERT.pdf.txtFabioAlvesDeLima_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain325860https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19451/6/FabioAlvesDeLima_DISSERT.pdf.txtbd244d47f24e6ee671cc12784aea98f3MD56THUMBNAILFabioAlvesDeLima_DISSERT.pdf.jpgFabioAlvesDeLima_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2291https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19451/7/FabioAlvesDeLima_DISSERT.pdf.jpg28d6b73cbf58f5fc9b35d29cb4aaf7d5MD57123456789/194512017-11-03 16:14:00.139oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19451Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T19:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão escolar democrática, participação e autonomia: realidade ou utopia? |
title |
Gestão escolar democrática, participação e autonomia: realidade ou utopia? |
spellingShingle |
Gestão escolar democrática, participação e autonomia: realidade ou utopia? Lima, Fábio Alves de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Gestão Democrática Participação Autonomia da Escola |
title_short |
Gestão escolar democrática, participação e autonomia: realidade ou utopia? |
title_full |
Gestão escolar democrática, participação e autonomia: realidade ou utopia? |
title_fullStr |
Gestão escolar democrática, participação e autonomia: realidade ou utopia? |
title_full_unstemmed |
Gestão escolar democrática, participação e autonomia: realidade ou utopia? |
title_sort |
Gestão escolar democrática, participação e autonomia: realidade ou utopia? |
author |
Lima, Fábio Alves de |
author_facet |
Lima, Fábio Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4656904861410705 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9209334172096854 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Tinôco, Dinah dos Santos |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8281386555414820 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Lima, Marcos Antonio Martins |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4480882123614278 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Fábio Alves de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alloufa, Jomária Mata de Lima |
contributor_str_mv |
Alloufa, Jomária Mata de Lima |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Gestão Democrática Participação Autonomia da Escola |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Democrática Participação Autonomia da Escola |
description |
O presente trabalho analisou a relação entre participação e autonomia da escola, observando a atuação do Diretor e do Conselho Escolar e se a escola goza de autonomia pedagógica, administrativa e financeira. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, realizada em 47 escolas estaduais do Rio Grande do Norte, e composta por 292 sujeitos, divididos em 3 grupos (Direção, Coordenação e Conselho Escolar). O instrumento de coleta foi um questionário e o tratamento dos dados foi realizado por meio de estatística descrita e inferencial, utilizando-se o teste Qui-quadrado. Os resultados demonstram que o ambiente escolar é composto em sua grande maioria por mulheres com nível de escolaridade predominante em especialização. Mesmo todas as escolas possuindo Conselho Escolar e Conselho Fiscal, nenhuma delas possui Associação de Pais e Mestres e apenas uma possui Grêmio Estudantil, sendo que o processo de escolha da Direção se dá, em 83% delas, por via eletiva. Os indicadores sugerem que a relação entre família, escola e sociedade permanece distante, mas Diretores, Coordenadores e representantes dos Conselhos Escolares desempenham suas funções de forma coerente. Quanto à autonomia, sua presença se dá de forma limitada e mesmo havendo relação com a participação, o sistema educacional permanece rígido e centralizador. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-12-10T20:12:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-12-10T20:12:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Fábio Alves de. Gestão escolar democrática, participação e autonomia: realidade ou utopia? 2014. 147f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19451 |
identifier_str_mv |
LIMA, Fábio Alves de. Gestão escolar democrática, participação e autonomia: realidade ou utopia? 2014. 147f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19451/1/FabioAlvesDeLima_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19451/6/FabioAlvesDeLima_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19451/7/FabioAlvesDeLima_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4feff473d9a0f0c936b04d231305cecb bd244d47f24e6ee671cc12784aea98f3 28d6b73cbf58f5fc9b35d29cb4aaf7d5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832852775206912 |