Gestão escolar democrática, participação e autonomia: realidade ou utopia?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Fábio Alves de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19451
Resumo: O presente trabalho analisou a relação entre participação e autonomia da escola, observando a atuação do Diretor e do Conselho Escolar e se a escola goza de autonomia pedagógica, administrativa e financeira. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, realizada em 47 escolas estaduais do Rio Grande do Norte, e composta por 292 sujeitos, divididos em 3 grupos (Direção, Coordenação e Conselho Escolar). O instrumento de coleta foi um questionário e o tratamento dos dados foi realizado por meio de estatística descrita e inferencial, utilizando-se o teste Qui-quadrado. Os resultados demonstram que o ambiente escolar é composto em sua grande maioria por mulheres com nível de escolaridade predominante em especialização. Mesmo todas as escolas possuindo Conselho Escolar e Conselho Fiscal, nenhuma delas possui Associação de Pais e Mestres e apenas uma possui Grêmio Estudantil, sendo que o processo de escolha da Direção se dá, em 83% delas, por via eletiva. Os indicadores sugerem que a relação entre família, escola e sociedade permanece distante, mas Diretores, Coordenadores e representantes dos Conselhos Escolares desempenham suas funções de forma coerente. Quanto à autonomia, sua presença se dá de forma limitada e mesmo havendo relação com a participação, o sistema educacional permanece rígido e centralizador.
id UFRN_aa64ba77a7ad88af0c1024c319a1cc96
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19451
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Fábio Alves dehttp://lattes.cnpq.br/4656904861410705http://lattes.cnpq.br/9209334172096854Tinôco, Dinah dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/8281386555414820Lima, Marcos Antonio Martinshttp://lattes.cnpq.br/4480882123614278Alloufa, Jomária Mata de Lima2015-12-10T20:12:04Z2015-12-10T20:12:04Z2014-08-28LIMA, Fábio Alves de. Gestão escolar democrática, participação e autonomia: realidade ou utopia? 2014. 147f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19451O presente trabalho analisou a relação entre participação e autonomia da escola, observando a atuação do Diretor e do Conselho Escolar e se a escola goza de autonomia pedagógica, administrativa e financeira. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, realizada em 47 escolas estaduais do Rio Grande do Norte, e composta por 292 sujeitos, divididos em 3 grupos (Direção, Coordenação e Conselho Escolar). O instrumento de coleta foi um questionário e o tratamento dos dados foi realizado por meio de estatística descrita e inferencial, utilizando-se o teste Qui-quadrado. Os resultados demonstram que o ambiente escolar é composto em sua grande maioria por mulheres com nível de escolaridade predominante em especialização. Mesmo todas as escolas possuindo Conselho Escolar e Conselho Fiscal, nenhuma delas possui Associação de Pais e Mestres e apenas uma possui Grêmio Estudantil, sendo que o processo de escolha da Direção se dá, em 83% delas, por via eletiva. Os indicadores sugerem que a relação entre família, escola e sociedade permanece distante, mas Diretores, Coordenadores e representantes dos Conselhos Escolares desempenham suas funções de forma coerente. Quanto à autonomia, sua presença se dá de forma limitada e mesmo havendo relação com a participação, o sistema educacional permanece rígido e centralizador.This paper analyzed the relation between participation and school autonomy, observing Director actions and School Council actions and if school has pedagogic, administrative and financial autonomy. This is a descriptive search, with quantitative approach, realized in 47 state schools in Rio Grande do Norte, and composed by 292 participants, divided in 3 groups (Direction, Coordination and School Council). The instrument to catch data was a questionnaire and the data treatment realized by way descriptive statistic and inferences using X 2 test. The results show that school administration is composed in great part by women with specialization grade. All schools have School Council and Financial Council, but have not Parents and Masters Association and just one of them has Student Guild. The direction choose process is, in 83% of the schools, by elective way. The indicators show that the relation involving family, society and school stays weak, but Directors, Coordinators and School Council members develop their functions with coherence. About autonomy, it is limited and presents correlation with participation, but the educational system stays rigid and centralizerporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASGestão DemocráticaParticipaçãoAutonomia da EscolaGestão escolar democrática, participação e autonomia: realidade ou utopia?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFabioAlvesDeLima_DISSERT.pdfFabioAlvesDeLima_DISSERT.pdfapplication/pdf2419900https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19451/1/FabioAlvesDeLima_DISSERT.pdf4feff473d9a0f0c936b04d231305cecbMD51TEXTFabioAlvesDeLima_DISSERT.pdf.txtFabioAlvesDeLima_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain325860https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19451/6/FabioAlvesDeLima_DISSERT.pdf.txtbd244d47f24e6ee671cc12784aea98f3MD56THUMBNAILFabioAlvesDeLima_DISSERT.pdf.jpgFabioAlvesDeLima_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2291https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19451/7/FabioAlvesDeLima_DISSERT.pdf.jpg28d6b73cbf58f5fc9b35d29cb4aaf7d5MD57123456789/194512017-11-03 16:14:00.139oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19451Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T19:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão escolar democrática, participação e autonomia: realidade ou utopia?
title Gestão escolar democrática, participação e autonomia: realidade ou utopia?
spellingShingle Gestão escolar democrática, participação e autonomia: realidade ou utopia?
Lima, Fábio Alves de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Gestão Democrática
Participação
Autonomia da Escola
title_short Gestão escolar democrática, participação e autonomia: realidade ou utopia?
title_full Gestão escolar democrática, participação e autonomia: realidade ou utopia?
title_fullStr Gestão escolar democrática, participação e autonomia: realidade ou utopia?
title_full_unstemmed Gestão escolar democrática, participação e autonomia: realidade ou utopia?
title_sort Gestão escolar democrática, participação e autonomia: realidade ou utopia?
author Lima, Fábio Alves de
author_facet Lima, Fábio Alves de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4656904861410705
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9209334172096854
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Tinôco, Dinah dos Santos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8281386555414820
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Lima, Marcos Antonio Martins
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4480882123614278
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Fábio Alves de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alloufa, Jomária Mata de Lima
contributor_str_mv Alloufa, Jomária Mata de Lima
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Gestão Democrática
Participação
Autonomia da Escola
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Democrática
Participação
Autonomia da Escola
description O presente trabalho analisou a relação entre participação e autonomia da escola, observando a atuação do Diretor e do Conselho Escolar e se a escola goza de autonomia pedagógica, administrativa e financeira. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, realizada em 47 escolas estaduais do Rio Grande do Norte, e composta por 292 sujeitos, divididos em 3 grupos (Direção, Coordenação e Conselho Escolar). O instrumento de coleta foi um questionário e o tratamento dos dados foi realizado por meio de estatística descrita e inferencial, utilizando-se o teste Qui-quadrado. Os resultados demonstram que o ambiente escolar é composto em sua grande maioria por mulheres com nível de escolaridade predominante em especialização. Mesmo todas as escolas possuindo Conselho Escolar e Conselho Fiscal, nenhuma delas possui Associação de Pais e Mestres e apenas uma possui Grêmio Estudantil, sendo que o processo de escolha da Direção se dá, em 83% delas, por via eletiva. Os indicadores sugerem que a relação entre família, escola e sociedade permanece distante, mas Diretores, Coordenadores e representantes dos Conselhos Escolares desempenham suas funções de forma coerente. Quanto à autonomia, sua presença se dá de forma limitada e mesmo havendo relação com a participação, o sistema educacional permanece rígido e centralizador.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-10T20:12:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-10T20:12:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Fábio Alves de. Gestão escolar democrática, participação e autonomia: realidade ou utopia? 2014. 147f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19451
identifier_str_mv LIMA, Fábio Alves de. Gestão escolar democrática, participação e autonomia: realidade ou utopia? 2014. 147f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19451/1/FabioAlvesDeLima_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19451/6/FabioAlvesDeLima_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19451/7/FabioAlvesDeLima_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4feff473d9a0f0c936b04d231305cecb
bd244d47f24e6ee671cc12784aea98f3
28d6b73cbf58f5fc9b35d29cb4aaf7d5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832852775206912