Das possibilidades do ensino coletivo de cordas no Brasil: um estudo com narrativas (auto)biográficas de professores de cordas friccionadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Nágila Lemos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58101
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa descritiva, por meio da análise de biografias, tendo como objetivo entender como ocorre o ensino coletivo de cordas friccionadas no Brasil em quatro Regiões, descrevendo alguns aspectos sobre o tema em estudo, a partir de uma revisão teórica envolvendo o assunto, analisando e comparando as informações. Por meio de levantamento bibliográfico, pesquisa documental e entrevistas, pode-se concluir que o ensino coletivo de cordas friccionadas, hoje, no Brasil, ainda se configura como uma forma de ensino adotado por diversos professores que, em sua maioria, tiveram formação musical em algum instrumento de cordas friccionadas, mas nunca tiveram formação especializada para se trabalhar com essa forma de ensino, de modo que os conhecimentos se deram a partir de vivências do seus cotidiano profissional. O trabalho contém entrevistas, com um roteiro pré- elaborado e realizadas com cinco professores das Regiões Norte, Sul, Centro-Oeste, e dois da Região Nordeste do Brasil, que hoje trabalham com ensino coletivo de cordas friccionadas. Assim, promovem-se indagações sobre como diferentes docentes trabalham suas práticas com grupos de ensino coletivo de cordas friccionadas. Após o levantamento bibliográfico e a coleta de dados, foi possível visualizar de maneira mais completa como se dá o funcionamento de grupos musicais que trabalham com ensino coletivo de cordas enquanto forma de ensino. Nessa direção, ainda não há uma única metodologia ou práticas docentes uniformes, uma vez que cada grupo tem formas diferentes, tamanhos e até uso de métodos de ensino variados. Foi possível averiguar a necessidade de uma preparação didática para que pessoas que trabalham ou queiram trabalhar com essa forma de ensino se capacitem para tal ofício.
id UFRN_aace9d257d5abfdb599c3b8651b9f273
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58101
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Batista, Nágila Lemoshttp://lattes.cnpq.br/7740064079821478https://orcid.org/0000-0003-1582-3782http://lattes.cnpq.br/5743174259762170Protásio, NilceiaGomes Filho, Tarcisiohttp://lattes.cnpq.br/7328311987666205Gaulke, Tamar Genz2024-04-10T23:38:55Z2024-04-10T23:38:55Z2023-04-19BATISTA, Nágila Lemos. Das possibilidades do ensino coletivo de cordas no Brasil: um estudo com narrativas (auto)biográficas de professores de cordas friccionadas. Orientadora: Dra. Tamar Genz Gaulke. 2023. 99f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58101Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa descritiva, por meio da análise de biografias, tendo como objetivo entender como ocorre o ensino coletivo de cordas friccionadas no Brasil em quatro Regiões, descrevendo alguns aspectos sobre o tema em estudo, a partir de uma revisão teórica envolvendo o assunto, analisando e comparando as informações. Por meio de levantamento bibliográfico, pesquisa documental e entrevistas, pode-se concluir que o ensino coletivo de cordas friccionadas, hoje, no Brasil, ainda se configura como uma forma de ensino adotado por diversos professores que, em sua maioria, tiveram formação musical em algum instrumento de cordas friccionadas, mas nunca tiveram formação especializada para se trabalhar com essa forma de ensino, de modo que os conhecimentos se deram a partir de vivências do seus cotidiano profissional. O trabalho contém entrevistas, com um roteiro pré- elaborado e realizadas com cinco professores das Regiões Norte, Sul, Centro-Oeste, e dois da Região Nordeste do Brasil, que hoje trabalham com ensino coletivo de cordas friccionadas. Assim, promovem-se indagações sobre como diferentes docentes trabalham suas práticas com grupos de ensino coletivo de cordas friccionadas. Após o levantamento bibliográfico e a coleta de dados, foi possível visualizar de maneira mais completa como se dá o funcionamento de grupos musicais que trabalham com ensino coletivo de cordas enquanto forma de ensino. Nessa direção, ainda não há uma única metodologia ou práticas docentes uniformes, uma vez que cada grupo tem formas diferentes, tamanhos e até uso de métodos de ensino variados. Foi possível averiguar a necessidade de uma preparação didática para que pessoas que trabalham ou queiram trabalhar com essa forma de ensino se capacitem para tal ofício.This work presents the results of a descriptive research, through the analysis of biographies, with the objective of understanding how collective teaching of bowed strings has occurred in Brazil in four regions, describing some aspects of the subject of study, through a theoretical review, involving the subject, analyzing and comparing the information. Through a bibliographic survey, documentary research and interviews, it can be concluded that the collective teaching of bowed strings today in Brazil is still configured as a form of teaching, adopted by several teachers, who mostly had their musical training in some instrument. of rubbed ropes, but that they never had specialized training to work with this form of teaching and that knowledge was given from experiences of their professional daily life. The work contains interviews, with a pre-elaborated script and carried out with five teachers from the regions, north, south, center-west and two from the northeast region of Brazil, who today work with collective teaching of frictioned strings and promotes inquiries about how different teachers work their practices with groups of collective teaching of frictioned ropes. After the bibliographic survey and data collection, it was possible to visualize in a more complete way how the musical groups that work with collective teaching of strings work as a way of teaching. It was possible to realize that we still do not have a single methodology and uniform teaching practices, each group has different shapes, sizes, and even the use of varied teaching methods. We were able to find out if there is an urgent need for didactic preparation so that people who work or want to work with this form of teaching are trained for this job.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAEnsino coletivo de cordas friccionadasProfessores de cordas friccionadas – narrativas (auto)biográficasDas possibilidades do ensino coletivo de cordas no Brasil: um estudo com narrativas (auto)biográficas de professores de cordas friccionadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPossibilidadesensinocoletivo_Batista_2023.pdfapplication/pdf1553249https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58101/1/Possibilidadesensinocoletivo_Batista_2023.pdf0b683d28fdcaa88cb868b1b6cb5348fbMD51123456789/581012024-04-10 20:39:32.672oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58101Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-10T23:39:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Das possibilidades do ensino coletivo de cordas no Brasil: um estudo com narrativas (auto)biográficas de professores de cordas friccionadas
title Das possibilidades do ensino coletivo de cordas no Brasil: um estudo com narrativas (auto)biográficas de professores de cordas friccionadas
spellingShingle Das possibilidades do ensino coletivo de cordas no Brasil: um estudo com narrativas (auto)biográficas de professores de cordas friccionadas
Batista, Nágila Lemos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Ensino coletivo de cordas friccionadas
Professores de cordas friccionadas – narrativas (auto)biográficas
title_short Das possibilidades do ensino coletivo de cordas no Brasil: um estudo com narrativas (auto)biográficas de professores de cordas friccionadas
title_full Das possibilidades do ensino coletivo de cordas no Brasil: um estudo com narrativas (auto)biográficas de professores de cordas friccionadas
title_fullStr Das possibilidades do ensino coletivo de cordas no Brasil: um estudo com narrativas (auto)biográficas de professores de cordas friccionadas
title_full_unstemmed Das possibilidades do ensino coletivo de cordas no Brasil: um estudo com narrativas (auto)biográficas de professores de cordas friccionadas
title_sort Das possibilidades do ensino coletivo de cordas no Brasil: um estudo com narrativas (auto)biográficas de professores de cordas friccionadas
author Batista, Nágila Lemos
author_facet Batista, Nágila Lemos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7740064079821478
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-1582-3782
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5743174259762170
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Protásio, Nilceia
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Gomes Filho, Tarcisio
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7328311987666205
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Nágila Lemos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gaulke, Tamar Genz
contributor_str_mv Gaulke, Tamar Genz
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Ensino coletivo de cordas friccionadas
Professores de cordas friccionadas – narrativas (auto)biográficas
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino coletivo de cordas friccionadas
Professores de cordas friccionadas – narrativas (auto)biográficas
description Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa descritiva, por meio da análise de biografias, tendo como objetivo entender como ocorre o ensino coletivo de cordas friccionadas no Brasil em quatro Regiões, descrevendo alguns aspectos sobre o tema em estudo, a partir de uma revisão teórica envolvendo o assunto, analisando e comparando as informações. Por meio de levantamento bibliográfico, pesquisa documental e entrevistas, pode-se concluir que o ensino coletivo de cordas friccionadas, hoje, no Brasil, ainda se configura como uma forma de ensino adotado por diversos professores que, em sua maioria, tiveram formação musical em algum instrumento de cordas friccionadas, mas nunca tiveram formação especializada para se trabalhar com essa forma de ensino, de modo que os conhecimentos se deram a partir de vivências do seus cotidiano profissional. O trabalho contém entrevistas, com um roteiro pré- elaborado e realizadas com cinco professores das Regiões Norte, Sul, Centro-Oeste, e dois da Região Nordeste do Brasil, que hoje trabalham com ensino coletivo de cordas friccionadas. Assim, promovem-se indagações sobre como diferentes docentes trabalham suas práticas com grupos de ensino coletivo de cordas friccionadas. Após o levantamento bibliográfico e a coleta de dados, foi possível visualizar de maneira mais completa como se dá o funcionamento de grupos musicais que trabalham com ensino coletivo de cordas enquanto forma de ensino. Nessa direção, ainda não há uma única metodologia ou práticas docentes uniformes, uma vez que cada grupo tem formas diferentes, tamanhos e até uso de métodos de ensino variados. Foi possível averiguar a necessidade de uma preparação didática para que pessoas que trabalham ou queiram trabalhar com essa forma de ensino se capacitem para tal ofício.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-04-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-10T23:38:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-10T23:38:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BATISTA, Nágila Lemos. Das possibilidades do ensino coletivo de cordas no Brasil: um estudo com narrativas (auto)biográficas de professores de cordas friccionadas. Orientadora: Dra. Tamar Genz Gaulke. 2023. 99f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58101
identifier_str_mv BATISTA, Nágila Lemos. Das possibilidades do ensino coletivo de cordas no Brasil: um estudo com narrativas (auto)biográficas de professores de cordas friccionadas. Orientadora: Dra. Tamar Genz Gaulke. 2023. 99f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58101/1/Possibilidadesensinocoletivo_Batista_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0b683d28fdcaa88cb868b1b6cb5348fb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117532068347904