Saberes docentes na prática do professor de música do Projeto SESC Cidadão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, José Magnaldo de Moura
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21529
Resumo: Este trabalho apresenta, discute e analisa como se constituem e de que forma se articulam os saberes docentes de um professor de música atuante no projeto social SESC Cidadão. Para alcançar tal objetivo foi realizada uma pesquisa que teve os seguintes objetivos específicos: verificar aspectos gerais acerca da formação cultural-profissional do professor atuante no SESC Cidadão; compreender de que forma os saberes adquiridos na formação “formal” do professor têm subsidiado sua ação pedagógica no projeto social; identificar e analisar quais os saberes profissionais que alicerçam a atuação desse professor no âmbito do projeto SESC Cidadão. O referencial teórico do trabalho está fundamentado nos estudos sobre saberes docentes propostos por Tardif (2014) e outros estudos da área de educação e educação musical que abordaram tal temática. A metodologia utilizada foi o estudo de caso tendo como principais instrumentos de coleta de dados observação direta, entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e estudos bibliográficos. Os dados foram organizados e analisados qualitativamente com ajuda do software Atlas.ti. Os resultados demonstram que os saberes docentes do professor de música se constituíram ao longo de sua trajetória educativo-musical, tanto por meio de experiências pré- profissionais vividas como ex-aluno de projeto social quanto através de experiências profissionais como professor de música do conservatório e do projeto SESC Cidadão. Além disso, compõe seu leque de saberes sua trajetória formativa, estabelecida principalmente no curso de licenciatura em música e de especialização em musicoterapia. Seus saberes docentes se articulam na prática de diversas formas, desde o modo como lida com as crianças, adolescentes e jovens do projeto social, até as escolhas de como conduzir seu trabalho nas atividades de música
id UFRN_ab0551523214dc8b592cf7652c2609ca
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21529
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Araújo, José Magnaldo de MouraAlmeida, Cristiane Maria Galdino deOliveira, Mario André WanderleyQueiroz, Luis Ricardo Silva2016-12-28T17:18:24Z2016-12-28T17:18:24Z2016-03-10ARAÚJO, José Magnaldo de Moura. Saberes docentes na prática do professor de música do Projeto SESC Cidadão. 2016. 189f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21529Este trabalho apresenta, discute e analisa como se constituem e de que forma se articulam os saberes docentes de um professor de música atuante no projeto social SESC Cidadão. Para alcançar tal objetivo foi realizada uma pesquisa que teve os seguintes objetivos específicos: verificar aspectos gerais acerca da formação cultural-profissional do professor atuante no SESC Cidadão; compreender de que forma os saberes adquiridos na formação “formal” do professor têm subsidiado sua ação pedagógica no projeto social; identificar e analisar quais os saberes profissionais que alicerçam a atuação desse professor no âmbito do projeto SESC Cidadão. O referencial teórico do trabalho está fundamentado nos estudos sobre saberes docentes propostos por Tardif (2014) e outros estudos da área de educação e educação musical que abordaram tal temática. A metodologia utilizada foi o estudo de caso tendo como principais instrumentos de coleta de dados observação direta, entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e estudos bibliográficos. Os dados foram organizados e analisados qualitativamente com ajuda do software Atlas.ti. Os resultados demonstram que os saberes docentes do professor de música se constituíram ao longo de sua trajetória educativo-musical, tanto por meio de experiências pré- profissionais vividas como ex-aluno de projeto social quanto através de experiências profissionais como professor de música do conservatório e do projeto SESC Cidadão. Além disso, compõe seu leque de saberes sua trajetória formativa, estabelecida principalmente no curso de licenciatura em música e de especialização em musicoterapia. Seus saberes docentes se articulam na prática de diversas formas, desde o modo como lida com as crianças, adolescentes e jovens do projeto social, até as escolhas de como conduzir seu trabalho nas atividades de músicaThis work presents, discusses and analyzes how the teaching knowledge of a music teacher, working in a social project called SESC Cidadão, is formed and articulated. To achieve this goal a survey was conducted with the following specific objectives: determine general aspects about the cultural and professional training of the active teacher at SESC Cidadão; understand how the knowledge acquired in the "formal" training of the teacher has subsidized his pedagogical action in the social project; identify and analyze the professional knowledge that sustain the work of this teacher in the SESC Cidadão project. The theoretical referential is based on studies of teaching knowledge proposed by Tardif (2014) and other studies in the field of Education and Musical Education addressed to this theme. At the investigation was used the case study methodology with the main data collection instruments consisting of direct observation, semi-structured interviews, document research and bibliographical studies. The data were organized and analyzed qualitatively with the help of Atlas.ti software. The results show that the teaching knowledge of the music teacher was constituted throughout his educational and musical experience, as a participant of social projects, and through professional experience as music teacher of the conservatory and SESC Cidadão project. Moreover, compose his range of knowledge a degree course in Music and a specialization course in Music Therapy. His teaching knowledge is articulated in different ways considering, the way he deals with children, adolescents and young people from the social project, to the choices of how to conduct his work in music activities.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICASaberes docentesSaberes docentesProjetos sociaisProfessor de músicaSaberes docentes na prática do professor de música do Projeto SESC Cidadãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJoseMagnaldoDeMouraAraujo_DISSERT.pdfJoseMagnaldoDeMouraAraujo_DISSERT.pdfapplication/pdf1833040https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21529/1/JoseMagnaldoDeMouraAraujo_DISSERT.pdfec984ac14e7044bb6388be730047a75bMD51TEXTJoseMagnaldoDeMouraAraujo_DISSERT.pdf.txtJoseMagnaldoDeMouraAraujo_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain480134https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21529/4/JoseMagnaldoDeMouraAraujo_DISSERT.pdf.txt9a43be009ef7bb78acaaa9a7b4f4f6a9MD54THUMBNAILJoseMagnaldoDeMouraAraujo_DISSERT.pdf.jpgJoseMagnaldoDeMouraAraujo_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2284https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21529/5/JoseMagnaldoDeMouraAraujo_DISSERT.pdf.jpg090e04fcb11f5d147a24c06110470884MD55123456789/215292017-11-02 15:52:48.076oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21529Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T18:52:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Saberes docentes na prática do professor de música do Projeto SESC Cidadão
title Saberes docentes na prática do professor de música do Projeto SESC Cidadão
spellingShingle Saberes docentes na prática do professor de música do Projeto SESC Cidadão
Araújo, José Magnaldo de Moura
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Saberes docentes
Saberes docentes
Projetos sociais
Professor de música
title_short Saberes docentes na prática do professor de música do Projeto SESC Cidadão
title_full Saberes docentes na prática do professor de música do Projeto SESC Cidadão
title_fullStr Saberes docentes na prática do professor de música do Projeto SESC Cidadão
title_full_unstemmed Saberes docentes na prática do professor de música do Projeto SESC Cidadão
title_sort Saberes docentes na prática do professor de música do Projeto SESC Cidadão
author Araújo, José Magnaldo de Moura
author_facet Araújo, José Magnaldo de Moura
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Almeida, Cristiane Maria Galdino de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Mario André Wanderley
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, José Magnaldo de Moura
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Queiroz, Luis Ricardo Silva
contributor_str_mv Queiroz, Luis Ricardo Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Saberes docentes
Saberes docentes
Projetos sociais
Professor de música
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes docentes
Saberes docentes
Projetos sociais
Professor de música
description Este trabalho apresenta, discute e analisa como se constituem e de que forma se articulam os saberes docentes de um professor de música atuante no projeto social SESC Cidadão. Para alcançar tal objetivo foi realizada uma pesquisa que teve os seguintes objetivos específicos: verificar aspectos gerais acerca da formação cultural-profissional do professor atuante no SESC Cidadão; compreender de que forma os saberes adquiridos na formação “formal” do professor têm subsidiado sua ação pedagógica no projeto social; identificar e analisar quais os saberes profissionais que alicerçam a atuação desse professor no âmbito do projeto SESC Cidadão. O referencial teórico do trabalho está fundamentado nos estudos sobre saberes docentes propostos por Tardif (2014) e outros estudos da área de educação e educação musical que abordaram tal temática. A metodologia utilizada foi o estudo de caso tendo como principais instrumentos de coleta de dados observação direta, entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e estudos bibliográficos. Os dados foram organizados e analisados qualitativamente com ajuda do software Atlas.ti. Os resultados demonstram que os saberes docentes do professor de música se constituíram ao longo de sua trajetória educativo-musical, tanto por meio de experiências pré- profissionais vividas como ex-aluno de projeto social quanto através de experiências profissionais como professor de música do conservatório e do projeto SESC Cidadão. Além disso, compõe seu leque de saberes sua trajetória formativa, estabelecida principalmente no curso de licenciatura em música e de especialização em musicoterapia. Seus saberes docentes se articulam na prática de diversas formas, desde o modo como lida com as crianças, adolescentes e jovens do projeto social, até as escolhas de como conduzir seu trabalho nas atividades de música
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-12-28T17:18:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-12-28T17:18:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, José Magnaldo de Moura. Saberes docentes na prática do professor de música do Projeto SESC Cidadão. 2016. 189f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21529
identifier_str_mv ARAÚJO, José Magnaldo de Moura. Saberes docentes na prática do professor de música do Projeto SESC Cidadão. 2016. 189f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21529/1/JoseMagnaldoDeMouraAraujo_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21529/4/JoseMagnaldoDeMouraAraujo_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21529/5/JoseMagnaldoDeMouraAraujo_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ec984ac14e7044bb6388be730047a75b
9a43be009ef7bb78acaaa9a7b4f4f6a9
090e04fcb11f5d147a24c06110470884
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833030767837184