Educação musical em projetos sociais: os saberes docentes em ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Elisama da Silva Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27662
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral compreender de que maneira os saberes docentes tem norteado a prática de educadores musicais em projetos sociais de Salvador. Buscou elucidar o modo como estes saberes foram construídos e de que maneira estavam imbrincados nas práticas docentes dentro e fora da sala de aula. A pesquisa foi realizada em três projetos sociais distintos, tendo como atores sociais três educadores musicais. Baseou-se em uma metodologia de caráter qualitativo, desenvolvida a partir de três estudos de caso, denominado por estudo multicasos, Bogdan & Biklen (2004) e Bresler & Stake (1992). Está fundamentada na concepção de Tardif (2010) entendendo o saber docente como um “saber plural”, ou seja, um conjunto de conhecimentos, habilidades, saber-fazer, mobilizados e dinamizados na atuação docente. Apoia-se, também, nos estudos de Tardif & Lessard (2007), compreendendo o saber como fruto das relações interativas do educador e as demandas dos contextos profissionais e pessoais. Discute, ainda, os projetos sociais e as demandas da contemporaneidade, a formação do educador musical e os contextos “não escolares” buscando estabelecer uma interlocução com os saberes docentes na atuação de professores de música em projetos sociais. Para análise dos dados foram utilizadas as concepções de saber de Tardif (2010) e Tardif & Lessard (2007), e para estabelecer o diálogo entre os saberes e os projetos foram utilizadas as concepções de atuação docente em comunidades trazidas por Gohn (2010). A partir da pesquisa de campo constatou-se que a construção dos saberes dos docentes pesquisados está fundamentada na história de vida, no contato com a formação universitária, nas experiências vividas e nas buscas pessoais que surgem diante da trajetória profissional de cada um. Por fim, a atuação docente nos projetos sociais também se revela como um cenário de trocas de saberes, aprendizado coletivo, auxílio no desenvolvimento musical e humano dos alunos, e mais um espaço importante a contribuir na formação profissional de educadores musicais.
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Está fundamentada na concepção de Tardif (2010) entendendo o saber docente como um “saber plural”, ou seja, um conjunto de conhecimentos, habilidades, saber-fazer, mobilizados e dinamizados na atuação docente. Apoia-se, também, nos estudos de Tardif & Lessard (2007), compreendendo o saber como fruto das relações interativas do educador e as demandas dos contextos profissionais e pessoais. Discute, ainda, os projetos sociais e as demandas da contemporaneidade, a formação do educador musical e os contextos “não escolares” buscando estabelecer uma interlocução com os saberes docentes na atuação de professores de música em projetos sociais. Para análise dos dados foram utilizadas as concepções de saber de Tardif (2010) e Tardif & Lessard (2007), e para estabelecer o diálogo entre os saberes e os projetos foram utilizadas as concepções de atuação docente em comunidades trazidas por Gohn (2010). 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