Dança-canção: as canções rituais do povo Nyaneka nas recriações do Bimphadi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Máquina, Nelson Sampaio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57538
Resumo: A presente pesquisa decorre de uma investigação desenvolvida pelos actores-pesquisadores do Bimphadi, Núcleo de Pesquisa em Artes da Cena, sediado em Luanda, Angola, sobre as danças e canções nyanekas. O objetivo principal deste estudo foi investigar os ritos de passagem do Efiko e do Ekwendje e verificar se seria possível utilizá-los como base na preparação corpóreo-vocal dos actores do grupo. Partindo de uma metodologia empírica de caráter experimental, propusemos a desconstrução das formas do teatro europeu, impostas aos actores angolanos pelo colonizador, e buscamos um caminho próprio, pautado nas nossas experiências e na nossa cultura. A partir da pesquisa prática desenvolvida pelo grupo, constatamos que as danças-canções, decorrentes das manifestações culturais nyanekas, trazem em si elementos espetaculares que podem ser ressignicados no processo de criação de um espetáculo. Através dos cantos ritualísticos nós acessamos e atravessamos a nossa cultura ancestral para ancorar a atemporalidade que entrelaça a corporeidade e a vocalidade do actor no instante presente.
id UFRN_ab14d073229c8565ae7ae66b4d6a5bb8
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57538
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Máquina, Nelson Sampaiohttp://lattes.cnpq.br/4286695631161068Wilper, Agnela da Cruz Henriques de BarrosOliveira Neto, Leônidas dehttp://lattes.cnpq.br/37468058440909052024-02-06T20:30:13Z2024-02-06T20:30:13Z2023-11-30MÁQUINA, Nelson Sampaio. Dança-canção: as canções rituais do povo Nyaneka nas recriações do Bimphadi. Orientador: Dr. Robson Carlos Haderchpek. 2023. 100f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57538A presente pesquisa decorre de uma investigação desenvolvida pelos actores-pesquisadores do Bimphadi, Núcleo de Pesquisa em Artes da Cena, sediado em Luanda, Angola, sobre as danças e canções nyanekas. O objetivo principal deste estudo foi investigar os ritos de passagem do Efiko e do Ekwendje e verificar se seria possível utilizá-los como base na preparação corpóreo-vocal dos actores do grupo. Partindo de uma metodologia empírica de caráter experimental, propusemos a desconstrução das formas do teatro europeu, impostas aos actores angolanos pelo colonizador, e buscamos um caminho próprio, pautado nas nossas experiências e na nossa cultura. A partir da pesquisa prática desenvolvida pelo grupo, constatamos que as danças-canções, decorrentes das manifestações culturais nyanekas, trazem em si elementos espetaculares que podem ser ressignicados no processo de criação de um espetáculo. Através dos cantos ritualísticos nós acessamos e atravessamos a nossa cultura ancestral para ancorar a atemporalidade que entrelaça a corporeidade e a vocalidade do actor no instante presente.This research stems from an investigation carried out by actor-researchers from Bimphadi, Center for Research in Performing Arts, based in Luanda, Angola, on Nyaneka dances and songs. The main objective of this study was to investigate the rites of passage Efiko and Ekwendje and verify if would possible to use them as a basis for the bodyvocal preparation of the group's actors. Starting from an empirical methodology of an experimental nature, we propose the deconstruction of the forms of European theater, imposed on Angolan actors by the colonizer, and we seek our own path, based on our experiences and our culture. From the practical research carried out by the group, we discovered that the dance-songs, from Nyaneka cultural manifestations, bring with them spectacular elements that can be resignified in the process of creating in a theater play. Through ritualistic songs we access and traverse our ancestral culture to anchor the timelessness that intertwines the actor's corporeality and vocality in the present moment.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESDança-canção - manifestações culturais - Nyanekas - cultura ancestralGrupo Bimphadi - Efiko - EkwendjePreparação corpóreo-vocalTeatro Angolano - arte da cenaDança-canção: as canções rituais do povo Nyaneka nas recriações do Bimphadiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDancacancaocancoes_Maquina_2023.pdfapplication/pdf6718279https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57538/1/Dancacancaocancoes_Maquina_2023.pdffcd7aa7c75ef3174ecdaf1651bf4b2bcMD51123456789/575382024-02-06 17:30:53.898oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57538Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-02-06T20:30:53Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dança-canção: as canções rituais do povo Nyaneka nas recriações do Bimphadi
title Dança-canção: as canções rituais do povo Nyaneka nas recriações do Bimphadi
spellingShingle Dança-canção: as canções rituais do povo Nyaneka nas recriações do Bimphadi
Máquina, Nelson Sampaio
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Dança-canção - manifestações culturais - Nyanekas - cultura ancestral
Grupo Bimphadi - Efiko - Ekwendje
Preparação corpóreo-vocal
Teatro Angolano - arte da cena
title_short Dança-canção: as canções rituais do povo Nyaneka nas recriações do Bimphadi
title_full Dança-canção: as canções rituais do povo Nyaneka nas recriações do Bimphadi
title_fullStr Dança-canção: as canções rituais do povo Nyaneka nas recriações do Bimphadi
title_full_unstemmed Dança-canção: as canções rituais do povo Nyaneka nas recriações do Bimphadi
title_sort Dança-canção: as canções rituais do povo Nyaneka nas recriações do Bimphadi
author Máquina, Nelson Sampaio
author_facet Máquina, Nelson Sampaio
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4286695631161068
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Wilper, Agnela da Cruz Henriques de Barros
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira Neto, Leônidas de
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3746805844090905
dc.contributor.author.fl_str_mv Máquina, Nelson Sampaio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Dança-canção - manifestações culturais - Nyanekas - cultura ancestral
Grupo Bimphadi - Efiko - Ekwendje
Preparação corpóreo-vocal
Teatro Angolano - arte da cena
dc.subject.por.fl_str_mv Dança-canção - manifestações culturais - Nyanekas - cultura ancestral
Grupo Bimphadi - Efiko - Ekwendje
Preparação corpóreo-vocal
Teatro Angolano - arte da cena
description A presente pesquisa decorre de uma investigação desenvolvida pelos actores-pesquisadores do Bimphadi, Núcleo de Pesquisa em Artes da Cena, sediado em Luanda, Angola, sobre as danças e canções nyanekas. O objetivo principal deste estudo foi investigar os ritos de passagem do Efiko e do Ekwendje e verificar se seria possível utilizá-los como base na preparação corpóreo-vocal dos actores do grupo. Partindo de uma metodologia empírica de caráter experimental, propusemos a desconstrução das formas do teatro europeu, impostas aos actores angolanos pelo colonizador, e buscamos um caminho próprio, pautado nas nossas experiências e na nossa cultura. A partir da pesquisa prática desenvolvida pelo grupo, constatamos que as danças-canções, decorrentes das manifestações culturais nyanekas, trazem em si elementos espetaculares que podem ser ressignicados no processo de criação de um espetáculo. Através dos cantos ritualísticos nós acessamos e atravessamos a nossa cultura ancestral para ancorar a atemporalidade que entrelaça a corporeidade e a vocalidade do actor no instante presente.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-06T20:30:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-06T20:30:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MÁQUINA, Nelson Sampaio. Dança-canção: as canções rituais do povo Nyaneka nas recriações do Bimphadi. Orientador: Dr. Robson Carlos Haderchpek. 2023. 100f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57538
identifier_str_mv MÁQUINA, Nelson Sampaio. Dança-canção: as canções rituais do povo Nyaneka nas recriações do Bimphadi. Orientador: Dr. Robson Carlos Haderchpek. 2023. 100f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57538/1/Dancacancaocancoes_Maquina_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fcd7aa7c75ef3174ecdaf1651bf4b2bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117779682230272