Dança-canção: as canções rituais do povo Nyaneka nas recriações do Bimphadi
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57538 |
Resumo: | A presente pesquisa decorre de uma investigação desenvolvida pelos actores-pesquisadores do Bimphadi, Núcleo de Pesquisa em Artes da Cena, sediado em Luanda, Angola, sobre as danças e canções nyanekas. O objetivo principal deste estudo foi investigar os ritos de passagem do Efiko e do Ekwendje e verificar se seria possível utilizá-los como base na preparação corpóreo-vocal dos actores do grupo. Partindo de uma metodologia empírica de caráter experimental, propusemos a desconstrução das formas do teatro europeu, impostas aos actores angolanos pelo colonizador, e buscamos um caminho próprio, pautado nas nossas experiências e na nossa cultura. A partir da pesquisa prática desenvolvida pelo grupo, constatamos que as danças-canções, decorrentes das manifestações culturais nyanekas, trazem em si elementos espetaculares que podem ser ressignicados no processo de criação de um espetáculo. Através dos cantos ritualísticos nós acessamos e atravessamos a nossa cultura ancestral para ancorar a atemporalidade que entrelaça a corporeidade e a vocalidade do actor no instante presente. |
id |
UFRN_ab14d073229c8565ae7ae66b4d6a5bb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57538 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Máquina, Nelson Sampaiohttp://lattes.cnpq.br/4286695631161068Wilper, Agnela da Cruz Henriques de BarrosOliveira Neto, Leônidas dehttp://lattes.cnpq.br/37468058440909052024-02-06T20:30:13Z2024-02-06T20:30:13Z2023-11-30MÁQUINA, Nelson Sampaio. Dança-canção: as canções rituais do povo Nyaneka nas recriações do Bimphadi. Orientador: Dr. Robson Carlos Haderchpek. 2023. 100f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57538A presente pesquisa decorre de uma investigação desenvolvida pelos actores-pesquisadores do Bimphadi, Núcleo de Pesquisa em Artes da Cena, sediado em Luanda, Angola, sobre as danças e canções nyanekas. O objetivo principal deste estudo foi investigar os ritos de passagem do Efiko e do Ekwendje e verificar se seria possível utilizá-los como base na preparação corpóreo-vocal dos actores do grupo. Partindo de uma metodologia empírica de caráter experimental, propusemos a desconstrução das formas do teatro europeu, impostas aos actores angolanos pelo colonizador, e buscamos um caminho próprio, pautado nas nossas experiências e na nossa cultura. A partir da pesquisa prática desenvolvida pelo grupo, constatamos que as danças-canções, decorrentes das manifestações culturais nyanekas, trazem em si elementos espetaculares que podem ser ressignicados no processo de criação de um espetáculo. Através dos cantos ritualísticos nós acessamos e atravessamos a nossa cultura ancestral para ancorar a atemporalidade que entrelaça a corporeidade e a vocalidade do actor no instante presente.This research stems from an investigation carried out by actor-researchers from Bimphadi, Center for Research in Performing Arts, based in Luanda, Angola, on Nyaneka dances and songs. The main objective of this study was to investigate the rites of passage Efiko and Ekwendje and verify if would possible to use them as a basis for the bodyvocal preparation of the group's actors. Starting from an empirical methodology of an experimental nature, we propose the deconstruction of the forms of European theater, imposed on Angolan actors by the colonizer, and we seek our own path, based on our experiences and our culture. From the practical research carried out by the group, we discovered that the dance-songs, from Nyaneka cultural manifestations, bring with them spectacular elements that can be resignified in the process of creating in a theater play. Through ritualistic songs we access and traverse our ancestral culture to anchor the timelessness that intertwines the actor's corporeality and vocality in the present moment.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESDança-canção - manifestações culturais - Nyanekas - cultura ancestralGrupo Bimphadi - Efiko - EkwendjePreparação corpóreo-vocalTeatro Angolano - arte da cenaDança-canção: as canções rituais do povo Nyaneka nas recriações do Bimphadiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDancacancaocancoes_Maquina_2023.pdfapplication/pdf6718279https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57538/1/Dancacancaocancoes_Maquina_2023.pdffcd7aa7c75ef3174ecdaf1651bf4b2bcMD51123456789/575382024-02-06 17:30:53.898oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57538Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-02-06T20:30:53Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dança-canção: as canções rituais do povo Nyaneka nas recriações do Bimphadi |
title |
Dança-canção: as canções rituais do povo Nyaneka nas recriações do Bimphadi |
spellingShingle |
Dança-canção: as canções rituais do povo Nyaneka nas recriações do Bimphadi Máquina, Nelson Sampaio CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Dança-canção - manifestações culturais - Nyanekas - cultura ancestral Grupo Bimphadi - Efiko - Ekwendje Preparação corpóreo-vocal Teatro Angolano - arte da cena |
title_short |
Dança-canção: as canções rituais do povo Nyaneka nas recriações do Bimphadi |
title_full |
Dança-canção: as canções rituais do povo Nyaneka nas recriações do Bimphadi |
title_fullStr |
Dança-canção: as canções rituais do povo Nyaneka nas recriações do Bimphadi |
title_full_unstemmed |
Dança-canção: as canções rituais do povo Nyaneka nas recriações do Bimphadi |
title_sort |
Dança-canção: as canções rituais do povo Nyaneka nas recriações do Bimphadi |
author |
Máquina, Nelson Sampaio |
author_facet |
Máquina, Nelson Sampaio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4286695631161068 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Wilper, Agnela da Cruz Henriques de Barros |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Oliveira Neto, Leônidas de |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3746805844090905 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Máquina, Nelson Sampaio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Dança-canção - manifestações culturais - Nyanekas - cultura ancestral Grupo Bimphadi - Efiko - Ekwendje Preparação corpóreo-vocal Teatro Angolano - arte da cena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança-canção - manifestações culturais - Nyanekas - cultura ancestral Grupo Bimphadi - Efiko - Ekwendje Preparação corpóreo-vocal Teatro Angolano - arte da cena |
description |
A presente pesquisa decorre de uma investigação desenvolvida pelos actores-pesquisadores do Bimphadi, Núcleo de Pesquisa em Artes da Cena, sediado em Luanda, Angola, sobre as danças e canções nyanekas. O objetivo principal deste estudo foi investigar os ritos de passagem do Efiko e do Ekwendje e verificar se seria possível utilizá-los como base na preparação corpóreo-vocal dos actores do grupo. Partindo de uma metodologia empírica de caráter experimental, propusemos a desconstrução das formas do teatro europeu, impostas aos actores angolanos pelo colonizador, e buscamos um caminho próprio, pautado nas nossas experiências e na nossa cultura. A partir da pesquisa prática desenvolvida pelo grupo, constatamos que as danças-canções, decorrentes das manifestações culturais nyanekas, trazem em si elementos espetaculares que podem ser ressignicados no processo de criação de um espetáculo. Através dos cantos ritualísticos nós acessamos e atravessamos a nossa cultura ancestral para ancorar a atemporalidade que entrelaça a corporeidade e a vocalidade do actor no instante presente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-06T20:30:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-02-06T20:30:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MÁQUINA, Nelson Sampaio. Dança-canção: as canções rituais do povo Nyaneka nas recriações do Bimphadi. Orientador: Dr. Robson Carlos Haderchpek. 2023. 100f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57538 |
identifier_str_mv |
MÁQUINA, Nelson Sampaio. Dança-canção: as canções rituais do povo Nyaneka nas recriações do Bimphadi. Orientador: Dr. Robson Carlos Haderchpek. 2023. 100f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57538/1/Dancacancaocancoes_Maquina_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fcd7aa7c75ef3174ecdaf1651bf4b2bc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117779682230272 |