Usabilidade no marketing digital: um estudo de caso na pousada da terra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Andressa Priscila Oliveira de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35038
Resumo: As empresas hoteleiras utilizam seus sites como um dos meios de comunicação com o seu público externo, por isso, essa ferramenta deve atender aos requisitos de usabilidade e às expectativas do público para que a comunicação com a empresa seja realizada de forma efetiva e gere satisfação. O principal objetivo deste trabalho foi analisar a usabilidade do site de uma pousada de acordo com a visão dos hóspedes e dos desenvolvedores de web, visando facilitar a comunicação com seu público externo. Foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva, subtipo estudo de caso. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionários aos hóspedes, bem como através da aplicação de uma lista de verificação de usabilidade aos desenvolvedores de web. Estes foram submetidos a análise e interpretados com base na teoria. Dessa forma, a pesquisa verifica que o site da pousada precisa reformular sua estrutura para atender aos requisitos de usabilidade proposto por Nielsen (1994), embora a estrutura atual do site não inviabilize a realização das atividades, além de atender parcialmente as expectativas dos hóspedes.
id UFRN_ab7ec26019cff29495a44227d447452c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35038
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Andressa Priscila Oliveira dePignataro, Thelma2013-10-01T14:00:23Z2021-09-20T14:55:34Z2013-10-01T14:00:23Z2021-09-20T14:55:34Z2012LIMA, Andressa Priscila Oliveira de. Usabilidade no marketing digital: um estudo de caso na pousada da terra. 2012. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35038As empresas hoteleiras utilizam seus sites como um dos meios de comunicação com o seu público externo, por isso, essa ferramenta deve atender aos requisitos de usabilidade e às expectativas do público para que a comunicação com a empresa seja realizada de forma efetiva e gere satisfação. O principal objetivo deste trabalho foi analisar a usabilidade do site de uma pousada de acordo com a visão dos hóspedes e dos desenvolvedores de web, visando facilitar a comunicação com seu público externo. Foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva, subtipo estudo de caso. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionários aos hóspedes, bem como através da aplicação de uma lista de verificação de usabilidade aos desenvolvedores de web. Estes foram submetidos a análise e interpretados com base na teoria. Dessa forma, a pesquisa verifica que o site da pousada precisa reformular sua estrutura para atender aos requisitos de usabilidade proposto por Nielsen (1994), embora a estrutura atual do site não inviabilize a realização das atividades, além de atender parcialmente as expectativas dos hóspedes.porAdministraçãoMarketing digitalComunicaçãoHeurísticasTeste de usabilidade e Usabilidade na webUsabilidade no marketing digital: um estudo de caso na pousada da terrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAndressaAPOL_Monografias.pdf.txtExtracted texttext/plain126662https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35038/1/AndressaAPOL_Monografias.pdf.txt66a222b1b88d10f287089cd9399a970eMD51UsabilidadeNoMarketing_Lima_2012.txtExtracted texttext/plain126662https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35038/2/UsabilidadeNoMarketing_Lima_2012.txt66a222b1b88d10f287089cd9399a970eMD52ORIGINALUsabilidadeNoMarketing_Lima_2012application/octet-stream2385318https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35038/3/UsabilidadeNoMarketing_Lima_20129d9b182837af8e66c95f2787166caa46MD53LICENSElicense.txttext/plain646https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35038/4/license.txte3f2560beca4d66ff319e25382393450MD54123456789/350382021-09-20 11:55:35.017oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T14:55:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Usabilidade no marketing digital: um estudo de caso na pousada da terra
title Usabilidade no marketing digital: um estudo de caso na pousada da terra
spellingShingle Usabilidade no marketing digital: um estudo de caso na pousada da terra
Lima, Andressa Priscila Oliveira de
Marketing digital
Comunicação
Heurísticas
Teste de usabilidade e Usabilidade na web
title_short Usabilidade no marketing digital: um estudo de caso na pousada da terra
title_full Usabilidade no marketing digital: um estudo de caso na pousada da terra
title_fullStr Usabilidade no marketing digital: um estudo de caso na pousada da terra
title_full_unstemmed Usabilidade no marketing digital: um estudo de caso na pousada da terra
title_sort Usabilidade no marketing digital: um estudo de caso na pousada da terra
author Lima, Andressa Priscila Oliveira de
author_facet Lima, Andressa Priscila Oliveira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Andressa Priscila Oliveira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pignataro, Thelma
contributor_str_mv Pignataro, Thelma
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing digital
Comunicação
Heurísticas
Teste de usabilidade e Usabilidade na web
topic Marketing digital
Comunicação
Heurísticas
Teste de usabilidade e Usabilidade na web
description As empresas hoteleiras utilizam seus sites como um dos meios de comunicação com o seu público externo, por isso, essa ferramenta deve atender aos requisitos de usabilidade e às expectativas do público para que a comunicação com a empresa seja realizada de forma efetiva e gere satisfação. O principal objetivo deste trabalho foi analisar a usabilidade do site de uma pousada de acordo com a visão dos hóspedes e dos desenvolvedores de web, visando facilitar a comunicação com seu público externo. Foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva, subtipo estudo de caso. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionários aos hóspedes, bem como através da aplicação de uma lista de verificação de usabilidade aos desenvolvedores de web. Estes foram submetidos a análise e interpretados com base na teoria. Dessa forma, a pesquisa verifica que o site da pousada precisa reformular sua estrutura para atender aos requisitos de usabilidade proposto por Nielsen (1994), embora a estrutura atual do site não inviabilize a realização das atividades, além de atender parcialmente as expectativas dos hóspedes.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-01T14:00:23Z
2021-09-20T14:55:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-10-01T14:00:23Z
2021-09-20T14:55:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Andressa Priscila Oliveira de. Usabilidade no marketing digital: um estudo de caso na pousada da terra. 2012. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35038
identifier_str_mv LIMA, Andressa Priscila Oliveira de. Usabilidade no marketing digital: um estudo de caso na pousada da terra. 2012. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Administração
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35038/1/AndressaAPOL_Monografias.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35038/2/UsabilidadeNoMarketing_Lima_2012.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35038/3/UsabilidadeNoMarketing_Lima_2012
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35038/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 66a222b1b88d10f287089cd9399a970e
66a222b1b88d10f287089cd9399a970e
9d9b182837af8e66c95f2787166caa46
e3f2560beca4d66ff319e25382393450
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117566403969024