Usabilidade no marketing digital: um estudo de caso na pousada da terra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35038 |
Resumo: | As empresas hoteleiras utilizam seus sites como um dos meios de comunicação com o seu público externo, por isso, essa ferramenta deve atender aos requisitos de usabilidade e às expectativas do público para que a comunicação com a empresa seja realizada de forma efetiva e gere satisfação. O principal objetivo deste trabalho foi analisar a usabilidade do site de uma pousada de acordo com a visão dos hóspedes e dos desenvolvedores de web, visando facilitar a comunicação com seu público externo. Foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva, subtipo estudo de caso. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionários aos hóspedes, bem como através da aplicação de uma lista de verificação de usabilidade aos desenvolvedores de web. Estes foram submetidos a análise e interpretados com base na teoria. Dessa forma, a pesquisa verifica que o site da pousada precisa reformular sua estrutura para atender aos requisitos de usabilidade proposto por Nielsen (1994), embora a estrutura atual do site não inviabilize a realização das atividades, além de atender parcialmente as expectativas dos hóspedes. |
id |
UFRN_ab7ec26019cff29495a44227d447452c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35038 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Andressa Priscila Oliveira dePignataro, Thelma2013-10-01T14:00:23Z2021-09-20T14:55:34Z2013-10-01T14:00:23Z2021-09-20T14:55:34Z2012LIMA, Andressa Priscila Oliveira de. Usabilidade no marketing digital: um estudo de caso na pousada da terra. 2012. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35038As empresas hoteleiras utilizam seus sites como um dos meios de comunicação com o seu público externo, por isso, essa ferramenta deve atender aos requisitos de usabilidade e às expectativas do público para que a comunicação com a empresa seja realizada de forma efetiva e gere satisfação. O principal objetivo deste trabalho foi analisar a usabilidade do site de uma pousada de acordo com a visão dos hóspedes e dos desenvolvedores de web, visando facilitar a comunicação com seu público externo. Foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva, subtipo estudo de caso. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionários aos hóspedes, bem como através da aplicação de uma lista de verificação de usabilidade aos desenvolvedores de web. Estes foram submetidos a análise e interpretados com base na teoria. Dessa forma, a pesquisa verifica que o site da pousada precisa reformular sua estrutura para atender aos requisitos de usabilidade proposto por Nielsen (1994), embora a estrutura atual do site não inviabilize a realização das atividades, além de atender parcialmente as expectativas dos hóspedes.porAdministraçãoMarketing digitalComunicaçãoHeurísticasTeste de usabilidade e Usabilidade na webUsabilidade no marketing digital: um estudo de caso na pousada da terrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAndressaAPOL_Monografias.pdf.txtExtracted texttext/plain126662https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35038/1/AndressaAPOL_Monografias.pdf.txt66a222b1b88d10f287089cd9399a970eMD51UsabilidadeNoMarketing_Lima_2012.txtExtracted texttext/plain126662https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35038/2/UsabilidadeNoMarketing_Lima_2012.txt66a222b1b88d10f287089cd9399a970eMD52ORIGINALUsabilidadeNoMarketing_Lima_2012application/octet-stream2385318https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35038/3/UsabilidadeNoMarketing_Lima_20129d9b182837af8e66c95f2787166caa46MD53LICENSElicense.txttext/plain646https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35038/4/license.txte3f2560beca4d66ff319e25382393450MD54123456789/350382021-09-20 11:55:35.017oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T14:55:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Usabilidade no marketing digital: um estudo de caso na pousada da terra |
title |
Usabilidade no marketing digital: um estudo de caso na pousada da terra |
spellingShingle |
Usabilidade no marketing digital: um estudo de caso na pousada da terra Lima, Andressa Priscila Oliveira de Marketing digital Comunicação Heurísticas Teste de usabilidade e Usabilidade na web |
title_short |
Usabilidade no marketing digital: um estudo de caso na pousada da terra |
title_full |
Usabilidade no marketing digital: um estudo de caso na pousada da terra |
title_fullStr |
Usabilidade no marketing digital: um estudo de caso na pousada da terra |
title_full_unstemmed |
Usabilidade no marketing digital: um estudo de caso na pousada da terra |
title_sort |
Usabilidade no marketing digital: um estudo de caso na pousada da terra |
author |
Lima, Andressa Priscila Oliveira de |
author_facet |
Lima, Andressa Priscila Oliveira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Andressa Priscila Oliveira de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pignataro, Thelma |
contributor_str_mv |
Pignataro, Thelma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing digital Comunicação Heurísticas Teste de usabilidade e Usabilidade na web |
topic |
Marketing digital Comunicação Heurísticas Teste de usabilidade e Usabilidade na web |
description |
As empresas hoteleiras utilizam seus sites como um dos meios de comunicação com o seu público externo, por isso, essa ferramenta deve atender aos requisitos de usabilidade e às expectativas do público para que a comunicação com a empresa seja realizada de forma efetiva e gere satisfação. O principal objetivo deste trabalho foi analisar a usabilidade do site de uma pousada de acordo com a visão dos hóspedes e dos desenvolvedores de web, visando facilitar a comunicação com seu público externo. Foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva, subtipo estudo de caso. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionários aos hóspedes, bem como através da aplicação de uma lista de verificação de usabilidade aos desenvolvedores de web. Estes foram submetidos a análise e interpretados com base na teoria. Dessa forma, a pesquisa verifica que o site da pousada precisa reformular sua estrutura para atender aos requisitos de usabilidade proposto por Nielsen (1994), embora a estrutura atual do site não inviabilize a realização das atividades, além de atender parcialmente as expectativas dos hóspedes. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-10-01T14:00:23Z 2021-09-20T14:55:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-10-01T14:00:23Z 2021-09-20T14:55:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Andressa Priscila Oliveira de. Usabilidade no marketing digital: um estudo de caso na pousada da terra. 2012. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35038 |
identifier_str_mv |
LIMA, Andressa Priscila Oliveira de. Usabilidade no marketing digital: um estudo de caso na pousada da terra. 2012. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35038/1/AndressaAPOL_Monografias.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35038/2/UsabilidadeNoMarketing_Lima_2012.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35038/3/UsabilidadeNoMarketing_Lima_2012 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35038/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
66a222b1b88d10f287089cd9399a970e 66a222b1b88d10f287089cd9399a970e 9d9b182837af8e66c95f2787166caa46 e3f2560beca4d66ff319e25382393450 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117566403969024 |