Formação do arquiteto e urbanista para a preservação de áreas e edifícios de valor patrimonial: diálogos entre a teoria e o exercício projetual
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29660 |
Resumo: | O presente trabalho visa elaborar uma matriz de conhecimentos essenciais, que promova a capacitação do estudante de Arquitetura e Urbanismo no Brasil para a prática projetual em áreas e edifícios de interesse patrimonial. Acredita-se que é necessária uma constante discussão sobre perfis e padrões que assegurem a qualificação do profissional – arquiteto e urbanista – à altura dos desafios sociais, culturais e econômicos vivenciados atualmente. Entres esses desafios, destaca-se, neste trabalho, a questão da conservação de uma preexistência de valor patrimonial. O objeto de estudo desta pesquisa corresponde a uma análise do ensino da preservação patrimonial (no âmbito dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo) e à construção de um suporte teórico-metodológico para a formação dos futuros profissionais (no âmbito da graduação) que venham a desenvolver projetos de intervenção arquitetônica em edifícios e áreas de valor patrimonial. Parte-se da premissa que o ensino de Arquitetura e Urbanismo só possibilitará uma formação profissional que revele competências e habilidades para a preservação do patrimônio edificado mediante uma clara relação entre aprofundamento teórico e exercício projetual. Logo, para o alcance do objetivo, foram definidas duas estratégias de pesquisa: 1) pesquisa bibliográfica sobre temas relacionados à preservação e à intervenção arquitetônica em edifícios e áreas de reconhecido valor patrimonial, destacando alguns dos principais modelos teórico-operativos, fruto de anos de reflexão; 2) pesquisa empírica (estudos de casos), que propõe investigar e analisar criticamente como se dá o processo de ensino-aprendizagem para preservação patrimonial nos cursos de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Brasil, e na Università degli Studi “Gabriele d’Annunzio” di Chieti-Pescara (Ud’A), na Itália. A matriz proposta parte da reflexão teórica, das análises dos estudos de caso e da sua validação por meio de professores especialistas na temática e foi definida com base em cinco perguntas fundamentais: “Por que preservar?”, “Para quem preservar”, “O que preservar?”, “Como preservar?” e “Estou preservando?”, todas relacionadas a princípios teórico-operativos que influenciam diretamente a fase propositiva do projeto. |
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Olímpio, Monique Lessa VieiraFarah, Ana PaulaVaragnoli, CláudioNascimento, José Clewton doVeloso, Maisa Fernandes DutraAraújo, Natália Miranda Vieira de2020-07-16T23:14:52Z2020-07-16T23:14:52Z2020-05-08OLÍMPIO, Monique Lessa Vieira. Formação do arquiteto e urbanista para a preservação de áreas e edifícios de valor patrimonial: diálogos entre a teoria e o exercício projetual. 2020. 502f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29660O presente trabalho visa elaborar uma matriz de conhecimentos essenciais, que promova a capacitação do estudante de Arquitetura e Urbanismo no Brasil para a prática projetual em áreas e edifícios de interesse patrimonial. Acredita-se que é necessária uma constante discussão sobre perfis e padrões que assegurem a qualificação do profissional – arquiteto e urbanista – à altura dos desafios sociais, culturais e econômicos vivenciados atualmente. Entres esses desafios, destaca-se, neste trabalho, a questão da conservação de uma preexistência de valor patrimonial. O objeto de estudo desta pesquisa corresponde a uma análise do ensino da preservação patrimonial (no âmbito dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo) e à construção de um suporte teórico-metodológico para a formação dos futuros profissionais (no âmbito da graduação) que venham a desenvolver projetos de intervenção arquitetônica em edifícios e áreas de valor patrimonial. Parte-se da premissa que o ensino de Arquitetura e Urbanismo só possibilitará uma formação profissional que revele competências e habilidades para a preservação do patrimônio edificado mediante uma clara relação entre aprofundamento teórico e exercício projetual. Logo, para o alcance do objetivo, foram definidas duas estratégias de pesquisa: 1) pesquisa bibliográfica sobre temas relacionados à preservação e à intervenção arquitetônica em edifícios e áreas de reconhecido valor patrimonial, destacando alguns dos principais modelos teórico-operativos, fruto de anos de reflexão; 2) pesquisa empírica (estudos de casos), que propõe investigar e analisar criticamente como se dá o processo de ensino-aprendizagem para preservação patrimonial nos cursos de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Brasil, e na Università degli Studi “Gabriele d’Annunzio” di Chieti-Pescara (Ud’A), na Itália. A matriz proposta parte da reflexão teórica, das análises dos estudos de caso e da sua validação por meio de professores especialistas na temática e foi definida com base em cinco perguntas fundamentais: “Por que preservar?”, “Para quem preservar”, “O que preservar?”, “Como preservar?” e “Estou preservando?”, todas relacionadas a princípios teórico-operativos que influenciam diretamente a fase propositiva do projeto.This thesis aims to establish a grid of essential knowledges to prepare Architecture and Urbanism students in Brazil for project practice in areas and buildings with heritage, historical and cultural interest. We believe it is necessary to constantly discuss the profiles and patterns that make sure the professional – architect and urbanist – is qualified to face the current social, cultural e and economic challenges. Among these challenges, this thesis highlights the preservation of preexistent heritage value. This research´s study object corresponds to an analysis of the teaching of heritage preservation (within the scope of Architecture and Urbanism graduation courses), and to the creation of a theoretical-methodological framework to the formation of the future professionals (within the scope of graduation) that will eventually develop projects of architectural intervention on buildings and areas with heritage value. The starting point is the premise that Architecture and Urbanism´s teaching will only enable a professional formation that reveals abilities and competencies for the preservation of built heritage if there´s a clear relationship between theory and projectual practice. Thus, to achieve our goals, two research strategies have been defined: 1) Bibliographical research on themes related to preservation and architectural intervention on buildings and areas of recognized heritage value, highlighting some of the main theoretical-operative models, which are the result of years of reflection 2) Empirical research (case studies) to critically investigate and analyse the process of teachinglearning of heritage preservation in the courses of Architecture and Urbanism of Brazil´s Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) and Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), and in Italy´s Università degli Studi “Gabriele d’Annunzio” di Chieti-Pescara (Ud´A). The proposed grid of essential knowledges stems from theoretical reflection, case study analysis and its validation by professors with expertise in the subject area. Its definition was based on five fundamental questions: “Why preserve?”, “Who to preserve?”, “What to preserve?”, “How should we preserve?” and “Am I preserving?”, each of them related to theoretical-operative principles that directly influence the project´s proposal-oriented stage.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOProjeto de intervenção arquitetônicaFormação profissionalMatriz de conhecimentosExperiências no Brasil e ItáliaFormação do arquiteto e urbanista para a preservação de áreas e edifícios de valor patrimonial: diálogos entre a teoria e o exercício projetualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTFormacaoarquitetourbanista_Olimpio_2020.pdf.txtFormacaoarquitetourbanista_Olimpio_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain895752https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29660/2/Formacaoarquitetourbanista_Olimpio_2020.pdf.txt6bb920f9ac169eea2c5835c2f2250d1bMD52THUMBNAILFormacaoarquitetourbanista_Olimpio_2020.pdf.jpgFormacaoarquitetourbanista_Olimpio_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2313https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29660/3/Formacaoarquitetourbanista_Olimpio_2020.pdf.jpga7e46139f18be51b63cd9f6ed74f9d9aMD53ORIGINALFormacaoarquitetourbanista_Olimpio_2020.pdfapplication/pdf76423462https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29660/1/Formacaoarquitetourbanista_Olimpio_2020.pdfa9eec1b5dcaeb20fd0580176828ea3a6MD51123456789/296602020-07-19 04:46:11.909oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29660Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-07-19T07:46:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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O presente trabalho visa elaborar uma matriz de conhecimentos essenciais, que promova a capacitação do estudante de Arquitetura e Urbanismo no Brasil para a prática projetual em áreas e edifícios de interesse patrimonial. Acredita-se que é necessária uma constante discussão sobre perfis e padrões que assegurem a qualificação do profissional – arquiteto e urbanista – à altura dos desafios sociais, culturais e econômicos vivenciados atualmente. Entres esses desafios, destaca-se, neste trabalho, a questão da conservação de uma preexistência de valor patrimonial. O objeto de estudo desta pesquisa corresponde a uma análise do ensino da preservação patrimonial (no âmbito dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo) e à construção de um suporte teórico-metodológico para a formação dos futuros profissionais (no âmbito da graduação) que venham a desenvolver projetos de intervenção arquitetônica em edifícios e áreas de valor patrimonial. Parte-se da premissa que o ensino de Arquitetura e Urbanismo só possibilitará uma formação profissional que revele competências e habilidades para a preservação do patrimônio edificado mediante uma clara relação entre aprofundamento teórico e exercício projetual. Logo, para o alcance do objetivo, foram definidas duas estratégias de pesquisa: 1) pesquisa bibliográfica sobre temas relacionados à preservação e à intervenção arquitetônica em edifícios e áreas de reconhecido valor patrimonial, destacando alguns dos principais modelos teórico-operativos, fruto de anos de reflexão; 2) pesquisa empírica (estudos de casos), que propõe investigar e analisar criticamente como se dá o processo de ensino-aprendizagem para preservação patrimonial nos cursos de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Brasil, e na Università degli Studi “Gabriele d’Annunzio” di Chieti-Pescara (Ud’A), na Itália. A matriz proposta parte da reflexão teórica, das análises dos estudos de caso e da sua validação por meio de professores especialistas na temática e foi definida com base em cinco perguntas fundamentais: “Por que preservar?”, “Para quem preservar”, “O que preservar?”, “Como preservar?” e “Estou preservando?”, todas relacionadas a princípios teórico-operativos que influenciam diretamente a fase propositiva do projeto. |
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