Saberes interdisciplinares em arquitetura e urbanismo: um modelo gamificado como incentivador do processo projetual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batistello, Paula
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191939
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2018.
id UFSC_fcd9887e6fe4c162b98575f3af5c3a3c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/191939
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Saberes interdisciplinares em arquitetura e urbanismo: um modelo gamificado como incentivador do processo projetualArquiteturaProjeto arquitetônicoJogosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2018.A partir de várias experiências e tentativas aplicadas no esforço de efetivar a interdisciplinaridade no Ensino de Arquitetura e Urbanismo, percebeu-se que a dificuldade é continuada e generalizada. A disseminação das tecnologias e a ampliação das habilidades que o arquiteto e urbanista deve dominar, reforça a necessidade de a interdisciplinaridade ser apreendida no tempo escolar. Como existe a necessidade de vários especialistas trabalharem em equipe em um mesmo projeto, os futuros profissionais, precisam compreender os momentos projetuais e como os vários saberes atuam neste processo. Com a estruturação de matrizes e conteúdos isolados, a maioria das escolas oferece o curso em forma de créditos, o que fortalece a compartimentalização das disciplinas, dificultando a compreensão dos conhecimentos de forma integrada. Nesse contexto, pergunta-se: Que características ou ferramentas podem apoiar a aprendizagem para que os docentes consigam estimular e efetivar a integração de saberes no ensino de Projeto Arquitetônico? A presente pesquisa tem como objetivo a criação de um modelo gamificado, aplicado como metodologia ativa, para estimular a integração de saberes no ensino projetual dos cursos de Arquitetura e Urbanismo. Para a elaboração desta, foi utilizado o método da pesquisa baseada em design (DBR Design-Based Research), que trabalha com problemas reais e iteratividade, buscando a aplicação de experimentos, sua revisão e nova aplicação, para aprimoramento do modelo e resultados. O tipo de interação de aprendizagem aplicado no experimento foi a gamificação estrutural, onde utilizou-se elementos de jogos, como mecânicas, dinâmicas e componentes, para impulsionar o aprendizado através de conhecimentos. Os resultados mostram que a gamificação pode ser um caminho viável para estimular os acadêmicos e apoiar os docentes a fazer uma reflexão na ação, trazendo a interdisciplinaridade como pensamento crítico e construtivo dentro da aprendizagem nos cursos de Arquitetura e Urbanismo. Ao final desta pesquisa, um modelo de gamificação para integração de saberes no ensino e aprendizagem de projeto de arquitetura e um manual de como gamificar passo-a-passo uma disciplina tronco de arquitetura e urbanismo, é disponibilizado.Abstract : Based on several experiments and attempts, applied in effort to achieve interdisciplinarity on teaching Architecture and Urbanism, it was perceived that the difficulty is continuous and widespread. The dissemination of technologies and the expansion of skills that the architect and urbanist must master, reinforces the necessity for interdisciplinarity being learned in school time. While there is a need for several as there is a need for several specialist work in teams for a same Project, future professionals must understand the design moments and how the multiples knowledges act in this process. With the structuring of isolated matrices and contents, many schools offer courses in credits form, which strengthens the compartmentalization of the subjects, making it difficult to comprehend knowledge in an integrated way. In this context, we ask: What features, or tools can support learning where teachers are able to stimulate and carry out integration of knowledge in teaching of Architectural Design? This research aims to create a gamification model, applied as active methodology to stimulate integration of knowledge in architectural design teaching of Architecture and Urbanism courses. The design-based research method (DBR), that works with real problems and iterativity, seeks application of experiments, with revision and new application, to improve the model and results. The type of learning interaction applied in the experiments was structural gamification, where game elements such as mechanics, dynamics and components were used to boost learning through knowledge. The results show gamification can be a viable way to stimulate academic and support teachers to make a reflection in action, bringing interdisciplinarity as critical and constructive thinking within learning in Architecture and Urbanism courses. In the research s end, it´s available a gamification model for knowledge integration in the learning and teaching process of architectural project and a how to gamify step-by-step main discipline manual.Pereira, Alice Theresinha CybisBatistello, Paula2018-12-06T03:05:18Z2018-12-06T03:05:18Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis353 p.| il., gráfs.application/pdf356712https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191939porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-13T14:58:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191939Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-13T14:58:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes interdisciplinares em arquitetura e urbanismo: um modelo gamificado como incentivador do processo projetual
title Saberes interdisciplinares em arquitetura e urbanismo: um modelo gamificado como incentivador do processo projetual
spellingShingle Saberes interdisciplinares em arquitetura e urbanismo: um modelo gamificado como incentivador do processo projetual
Batistello, Paula
Arquitetura
Projeto arquitetônico
Jogos
title_short Saberes interdisciplinares em arquitetura e urbanismo: um modelo gamificado como incentivador do processo projetual
title_full Saberes interdisciplinares em arquitetura e urbanismo: um modelo gamificado como incentivador do processo projetual
title_fullStr Saberes interdisciplinares em arquitetura e urbanismo: um modelo gamificado como incentivador do processo projetual
title_full_unstemmed Saberes interdisciplinares em arquitetura e urbanismo: um modelo gamificado como incentivador do processo projetual
title_sort Saberes interdisciplinares em arquitetura e urbanismo: um modelo gamificado como incentivador do processo projetual
author Batistello, Paula
author_facet Batistello, Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Alice Theresinha Cybis
dc.contributor.author.fl_str_mv Batistello, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura
Projeto arquitetônico
Jogos
topic Arquitetura
Projeto arquitetônico
Jogos
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-06T03:05:18Z
2018-12-06T03:05:18Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 356712
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191939
identifier_str_mv 356712
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 353 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652295605321728