Artesanatos locais como atrativo turístico: criação, diversidade e promoção: um estudo de caso sobre a loja Natal Original, Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Raphael Xavier Santos de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37470
Resumo: O turismo atualmente se mostra um ato que vai muito além de viagens, através do mesmo pode-se obter uma grande importância com a cultura, onde o mesmo mostra que tem grande ligação, através do contato e convívio que proporciona entre os povos, de diversas localidades. O artesanato revela-se como um importante aliado, em relação ao turismo, pois faz com que o turista leve consigo, uma lembrança material, viva, de tudo que se foi visto e vivido enquanto o mesmo está em viagem. Com isto surge o presente trabalho, que tem por objetivo, analisar o papel do artesanato como atrativo do turismo local, seus métodos tanto de criação como também de divulgação, expondo assim os artesanatos locais, como um modo de atração turística, com enfoque principal para a loja Natal Original, a qual é o objeto principal deste estudo. Neste espaço foram aplicados 40 questionários, com os artesãos que compõe a loja, os mesmos de ambos os sexos, com idades variadas entre 30 e 75 anos. Com os dados obtidos, se mostrou o levantamento obtido e se fez a análise. Dentre as perguntas abordadas, se destaca a tipologia do artesanato produzido, o processo de pratica exercido para se chegar ao produto final, um fator que se mostra em crescimento, em relação à consciência ambiental ao se fazer o produto e a motivação que leva o mesmo a ser artesão.
id UFRN_af0f06f4ead5bcd6a1a90d7822c1da9d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37470
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Raphael Xavier Santos deFerreira, Lissa Valéria FernandesBatista, Saulo GomesAlexandre, Mauro Lemuel de Oliveira2017-10-25T17:34:28Z2021-09-22T13:51:58Z2017-10-25T17:34:28Z2021-09-22T13:51:58Z20162012963006LIMA, Raphael Xavier Santos de. Artesanatos locais como atrativo turístico: criação, diversidade e promoção: um estudo de caso sobre a loja Natal Original, Natal/RN. 2016. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37470Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoArtesanatoAtrativoTurismoDiversidadePromoçãoArtesanatos locais como atrativo turístico: criação, diversidade e promoção: um estudo de caso sobre a loja Natal Original, Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO turismo atualmente se mostra um ato que vai muito além de viagens, através do mesmo pode-se obter uma grande importância com a cultura, onde o mesmo mostra que tem grande ligação, através do contato e convívio que proporciona entre os povos, de diversas localidades. O artesanato revela-se como um importante aliado, em relação ao turismo, pois faz com que o turista leve consigo, uma lembrança material, viva, de tudo que se foi visto e vivido enquanto o mesmo está em viagem. Com isto surge o presente trabalho, que tem por objetivo, analisar o papel do artesanato como atrativo do turismo local, seus métodos tanto de criação como também de divulgação, expondo assim os artesanatos locais, como um modo de atração turística, com enfoque principal para a loja Natal Original, a qual é o objeto principal deste estudo. Neste espaço foram aplicados 40 questionários, com os artesãos que compõe a loja, os mesmos de ambos os sexos, com idades variadas entre 30 e 75 anos. Com os dados obtidos, se mostrou o levantamento obtido e se fez a análise. Dentre as perguntas abordadas, se destaca a tipologia do artesanato produzido, o processo de pratica exercido para se chegar ao produto final, um fator que se mostra em crescimento, em relação à consciência ambiental ao se fazer o produto e a motivação que leva o mesmo a ser artesão.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTRaphaelXSL_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain87708https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37470/1/RaphaelXSL_Monografia.pdf.txte36ded307ce853fe6890e30108f246f4MD51ORIGINALRaphaelXSL_Monografia.pdfTurismoapplication/pdf725797https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37470/2/RaphaelXSL_Monografia.pdff09f42d3aa4ee39f6c9d6edce6c238e1MD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37470/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/374702021-09-22 10:51:58.964oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:51:58Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv Artesanatos locais como atrativo turístico: criação, diversidade e promoção: um estudo de caso sobre a loja Natal Original, Natal/RN
title Artesanatos locais como atrativo turístico: criação, diversidade e promoção: um estudo de caso sobre a loja Natal Original, Natal/RN
spellingShingle Artesanatos locais como atrativo turístico: criação, diversidade e promoção: um estudo de caso sobre a loja Natal Original, Natal/RN
Lima, Raphael Xavier Santos de
Artesanato
Atrativo
Turismo
Diversidade
Promoção
title_short Artesanatos locais como atrativo turístico: criação, diversidade e promoção: um estudo de caso sobre a loja Natal Original, Natal/RN
title_full Artesanatos locais como atrativo turístico: criação, diversidade e promoção: um estudo de caso sobre a loja Natal Original, Natal/RN
title_fullStr Artesanatos locais como atrativo turístico: criação, diversidade e promoção: um estudo de caso sobre a loja Natal Original, Natal/RN
title_full_unstemmed Artesanatos locais como atrativo turístico: criação, diversidade e promoção: um estudo de caso sobre a loja Natal Original, Natal/RN
title_sort Artesanatos locais como atrativo turístico: criação, diversidade e promoção: um estudo de caso sobre a loja Natal Original, Natal/RN
author Lima, Raphael Xavier Santos de
author_facet Lima, Raphael Xavier Santos de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Batista, Saulo Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Raphael Xavier Santos de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira
contributor_str_mv Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Artesanato
Atrativo
Turismo
Diversidade
Promoção
topic Artesanato
Atrativo
Turismo
Diversidade
Promoção
description O turismo atualmente se mostra um ato que vai muito além de viagens, através do mesmo pode-se obter uma grande importância com a cultura, onde o mesmo mostra que tem grande ligação, através do contato e convívio que proporciona entre os povos, de diversas localidades. O artesanato revela-se como um importante aliado, em relação ao turismo, pois faz com que o turista leve consigo, uma lembrança material, viva, de tudo que se foi visto e vivido enquanto o mesmo está em viagem. Com isto surge o presente trabalho, que tem por objetivo, analisar o papel do artesanato como atrativo do turismo local, seus métodos tanto de criação como também de divulgação, expondo assim os artesanatos locais, como um modo de atração turística, com enfoque principal para a loja Natal Original, a qual é o objeto principal deste estudo. Neste espaço foram aplicados 40 questionários, com os artesãos que compõe a loja, os mesmos de ambos os sexos, com idades variadas entre 30 e 75 anos. Com os dados obtidos, se mostrou o levantamento obtido e se fez a análise. Dentre as perguntas abordadas, se destaca a tipologia do artesanato produzido, o processo de pratica exercido para se chegar ao produto final, um fator que se mostra em crescimento, em relação à consciência ambiental ao se fazer o produto e a motivação que leva o mesmo a ser artesão.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-25T17:34:28Z
2021-09-22T13:51:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-25T17:34:28Z
2021-09-22T13:51:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2012963006
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Raphael Xavier Santos de. Artesanatos locais como atrativo turístico: criação, diversidade e promoção: um estudo de caso sobre a loja Natal Original, Natal/RN. 2016. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37470
identifier_str_mv 2012963006
LIMA, Raphael Xavier Santos de. Artesanatos locais como atrativo turístico: criação, diversidade e promoção: um estudo de caso sobre a loja Natal Original, Natal/RN. 2016. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Turismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37470/1/RaphaelXSL_Monografia.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37470/2/RaphaelXSL_Monografia.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37470/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e36ded307ce853fe6890e30108f246f4
f09f42d3aa4ee39f6c9d6edce6c238e1
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117641234546688