Tendências e impactos do cooperativismo da plataforma na publicidade: um estudo de caso da plataforma Workana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jácome Filho, Wilton José
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57035
Resumo: A monografia aborda o cooperativismo de plataforma como uma alternativa sustentável na indústria publicitária, com foco na plataforma Workana. A pesquisa aprofunda-se nos fundamentos conceituais, potencial transformador e desafios inerentes à implementação desse modelo, analisando seus impactos nas dimensões ambientais, econômicas e sociais da publicidade. O estudo destaca a importância do cooperativismo de plataforma como uma resposta aos problemas socioambientais associados à publicidade tradicional, buscando compreender seus princípios sob a ótica da sustentabilidade. No centro desse contexto, a Workana assume um papel vital na promoção da publicidade cooperativa, distinguindo-se pela ativa promoção da cooperação entre profissionais e empresas. Apesar de não ser uma cooperativa, a plataforma se destaca ao fortalecer a competitividade, proporcionar acesso a projetos relevantes e fomentar valores como equidade, empoderamento e transparência. A implementação bem-sucedida desse modelo na Workana demanda uma governança clara e transparente, onde a plataforma emerge como uma aliada essencial, facilitando o compartilhamento de recursos e conhecimentos, elevando a qualidade dos serviços e beneficiando de maneira equitativa os participantes da cooperativa. Em conjunto, a percepção geral é de que os benefícios resultantes da colaboração superam os desafios, contribuindo significativamente para uma indústria publicitária mais justa, sustentável e eficaz
id UFRN_af5623b59576cff657bb04678642d57a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57035
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Jácome Filho, Wilton JoséSantos, Rodrigo ParronCarvalho, BrenoDiógenes, Marília2023-12-27T17:21:57Z2023-12-27T17:21:57Z2023-12-08JÁCOME FILHO, Wilton José. Tendências e impactos do cooperativismo da plataforma na publicidade: um estudo de caso da plataforma Workana. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57035A monografia aborda o cooperativismo de plataforma como uma alternativa sustentável na indústria publicitária, com foco na plataforma Workana. A pesquisa aprofunda-se nos fundamentos conceituais, potencial transformador e desafios inerentes à implementação desse modelo, analisando seus impactos nas dimensões ambientais, econômicas e sociais da publicidade. O estudo destaca a importância do cooperativismo de plataforma como uma resposta aos problemas socioambientais associados à publicidade tradicional, buscando compreender seus princípios sob a ótica da sustentabilidade. No centro desse contexto, a Workana assume um papel vital na promoção da publicidade cooperativa, distinguindo-se pela ativa promoção da cooperação entre profissionais e empresas. Apesar de não ser uma cooperativa, a plataforma se destaca ao fortalecer a competitividade, proporcionar acesso a projetos relevantes e fomentar valores como equidade, empoderamento e transparência. A implementação bem-sucedida desse modelo na Workana demanda uma governança clara e transparente, onde a plataforma emerge como uma aliada essencial, facilitando o compartilhamento de recursos e conhecimentos, elevando a qualidade dos serviços e beneficiando de maneira equitativa os participantes da cooperativa. Em conjunto, a percepção geral é de que os benefícios resultantes da colaboração superam os desafios, contribuindo significativamente para uma indústria publicitária mais justa, sustentável e eficazThe monograph addresses platform cooperativism as a sustainable alternative in the advertising industry, focusing on the Workana platform. The research delves into the conceptual foundations, transformative potential, and challenges inherent to implementing this model, analyzing its impacts on the environmental, economic, and social dimensions of advertising. The study highlights the importance of platform cooperativism as a response to the socio-environmental problems associated with traditional advertising, seeking to understand its principles from the sustainability perspective. At the center of this context, Workana plays a vital role in promoting cooperative advertising, distinguishing itself by actively promoting cooperation between professionals and companies. Despite not being cooperative, the platform stands out by strengthening competitiveness, providing access to relevant projects, and promoting values such as equity, empowerment, and transparency. The successful implementation of this model at Workana demands clear and transparent governance, where the platform emerges as an essential ally, facilitating the sharing of resources and knowledge, increasing the quality of services, and equitably benefiting the cooperative's participants. The general perception is that the benefits resulting from collaboration outweigh the challenges, contributing significantly to a fairer, sustainable, and effective advertising industry.Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilComunicação SocialAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEconomia compartilhadaPublicidade sustentávelTrabalho colaborativoWorkanaTendências e impactos do cooperativismo da plataforma na publicidade: um estudo de caso da plataforma Workanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTendências_Impactos_Cooperativismo_JácomeFilho_2023.pdfTendências_Impactos_Cooperativismo_JácomeFilho_2023.pdfapplication/pdf877935https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57035/1/Tend%c3%aancias_Impactos_Cooperativismo_J%c3%a1comeFilho_2023.pdf4a29ca16856533534801e7314420569dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57035/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57035/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/570352023-12-27 14:21:57.924oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-27T17:21:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tendências e impactos do cooperativismo da plataforma na publicidade: um estudo de caso da plataforma Workana
title Tendências e impactos do cooperativismo da plataforma na publicidade: um estudo de caso da plataforma Workana
spellingShingle Tendências e impactos do cooperativismo da plataforma na publicidade: um estudo de caso da plataforma Workana
Jácome Filho, Wilton José
Economia compartilhada
Publicidade sustentável
Trabalho colaborativo
Workana
title_short Tendências e impactos do cooperativismo da plataforma na publicidade: um estudo de caso da plataforma Workana
title_full Tendências e impactos do cooperativismo da plataforma na publicidade: um estudo de caso da plataforma Workana
title_fullStr Tendências e impactos do cooperativismo da plataforma na publicidade: um estudo de caso da plataforma Workana
title_full_unstemmed Tendências e impactos do cooperativismo da plataforma na publicidade: um estudo de caso da plataforma Workana
title_sort Tendências e impactos do cooperativismo da plataforma na publicidade: um estudo de caso da plataforma Workana
author Jácome Filho, Wilton José
author_facet Jácome Filho, Wilton José
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santos, Rodrigo Parron
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Carvalho, Breno
dc.contributor.author.fl_str_mv Jácome Filho, Wilton José
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Diógenes, Marília
contributor_str_mv Diógenes, Marília
dc.subject.por.fl_str_mv Economia compartilhada
Publicidade sustentável
Trabalho colaborativo
Workana
topic Economia compartilhada
Publicidade sustentável
Trabalho colaborativo
Workana
description A monografia aborda o cooperativismo de plataforma como uma alternativa sustentável na indústria publicitária, com foco na plataforma Workana. A pesquisa aprofunda-se nos fundamentos conceituais, potencial transformador e desafios inerentes à implementação desse modelo, analisando seus impactos nas dimensões ambientais, econômicas e sociais da publicidade. O estudo destaca a importância do cooperativismo de plataforma como uma resposta aos problemas socioambientais associados à publicidade tradicional, buscando compreender seus princípios sob a ótica da sustentabilidade. No centro desse contexto, a Workana assume um papel vital na promoção da publicidade cooperativa, distinguindo-se pela ativa promoção da cooperação entre profissionais e empresas. Apesar de não ser uma cooperativa, a plataforma se destaca ao fortalecer a competitividade, proporcionar acesso a projetos relevantes e fomentar valores como equidade, empoderamento e transparência. A implementação bem-sucedida desse modelo na Workana demanda uma governança clara e transparente, onde a plataforma emerge como uma aliada essencial, facilitando o compartilhamento de recursos e conhecimentos, elevando a qualidade dos serviços e beneficiando de maneira equitativa os participantes da cooperativa. Em conjunto, a percepção geral é de que os benefícios resultantes da colaboração superam os desafios, contribuindo significativamente para uma indústria publicitária mais justa, sustentável e eficaz
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-27T17:21:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-27T17:21:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv JÁCOME FILHO, Wilton José. Tendências e impactos do cooperativismo da plataforma na publicidade: um estudo de caso da plataforma Workana. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57035
identifier_str_mv JÁCOME FILHO, Wilton José. Tendências e impactos do cooperativismo da plataforma na publicidade: um estudo de caso da plataforma Workana. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57035/1/Tend%c3%aancias_Impactos_Cooperativismo_J%c3%a1comeFilho_2023.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57035/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57035/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a29ca16856533534801e7314420569d
4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832673511702528