Tendências e impactos do cooperativismo da plataforma na publicidade: um estudo de caso da plataforma Workana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57035 |
Resumo: | A monografia aborda o cooperativismo de plataforma como uma alternativa sustentável na indústria publicitária, com foco na plataforma Workana. A pesquisa aprofunda-se nos fundamentos conceituais, potencial transformador e desafios inerentes à implementação desse modelo, analisando seus impactos nas dimensões ambientais, econômicas e sociais da publicidade. O estudo destaca a importância do cooperativismo de plataforma como uma resposta aos problemas socioambientais associados à publicidade tradicional, buscando compreender seus princípios sob a ótica da sustentabilidade. No centro desse contexto, a Workana assume um papel vital na promoção da publicidade cooperativa, distinguindo-se pela ativa promoção da cooperação entre profissionais e empresas. Apesar de não ser uma cooperativa, a plataforma se destaca ao fortalecer a competitividade, proporcionar acesso a projetos relevantes e fomentar valores como equidade, empoderamento e transparência. A implementação bem-sucedida desse modelo na Workana demanda uma governança clara e transparente, onde a plataforma emerge como uma aliada essencial, facilitando o compartilhamento de recursos e conhecimentos, elevando a qualidade dos serviços e beneficiando de maneira equitativa os participantes da cooperativa. Em conjunto, a percepção geral é de que os benefícios resultantes da colaboração superam os desafios, contribuindo significativamente para uma indústria publicitária mais justa, sustentável e eficaz |
id |
UFRN_af5623b59576cff657bb04678642d57a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57035 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Jácome Filho, Wilton JoséSantos, Rodrigo ParronCarvalho, BrenoDiógenes, Marília2023-12-27T17:21:57Z2023-12-27T17:21:57Z2023-12-08JÁCOME FILHO, Wilton José. Tendências e impactos do cooperativismo da plataforma na publicidade: um estudo de caso da plataforma Workana. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57035A monografia aborda o cooperativismo de plataforma como uma alternativa sustentável na indústria publicitária, com foco na plataforma Workana. A pesquisa aprofunda-se nos fundamentos conceituais, potencial transformador e desafios inerentes à implementação desse modelo, analisando seus impactos nas dimensões ambientais, econômicas e sociais da publicidade. O estudo destaca a importância do cooperativismo de plataforma como uma resposta aos problemas socioambientais associados à publicidade tradicional, buscando compreender seus princípios sob a ótica da sustentabilidade. No centro desse contexto, a Workana assume um papel vital na promoção da publicidade cooperativa, distinguindo-se pela ativa promoção da cooperação entre profissionais e empresas. Apesar de não ser uma cooperativa, a plataforma se destaca ao fortalecer a competitividade, proporcionar acesso a projetos relevantes e fomentar valores como equidade, empoderamento e transparência. A implementação bem-sucedida desse modelo na Workana demanda uma governança clara e transparente, onde a plataforma emerge como uma aliada essencial, facilitando o compartilhamento de recursos e conhecimentos, elevando a qualidade dos serviços e beneficiando de maneira equitativa os participantes da cooperativa. Em conjunto, a percepção geral é de que os benefícios resultantes da colaboração superam os desafios, contribuindo significativamente para uma indústria publicitária mais justa, sustentável e eficazThe monograph addresses platform cooperativism as a sustainable alternative in the advertising industry, focusing on the Workana platform. The research delves into the conceptual foundations, transformative potential, and challenges inherent to implementing this model, analyzing its impacts on the environmental, economic, and social dimensions of advertising. The study highlights the importance of platform cooperativism as a response to the socio-environmental problems associated with traditional advertising, seeking to understand its principles from the sustainability perspective. At the center of this context, Workana plays a vital role in promoting cooperative advertising, distinguishing itself by actively promoting cooperation between professionals and companies. Despite not being cooperative, the platform stands out by strengthening competitiveness, providing access to relevant projects, and promoting values such as equity, empowerment, and transparency. The successful implementation of this model at Workana demands clear and transparent governance, where the platform emerges as an essential ally, facilitating the sharing of resources and knowledge, increasing the quality of services, and equitably benefiting the cooperative's participants. The general perception is that the benefits resulting from collaboration outweigh the challenges, contributing significantly to a fairer, sustainable, and effective advertising industry.Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilComunicação SocialAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEconomia compartilhadaPublicidade sustentávelTrabalho colaborativoWorkanaTendências e impactos do cooperativismo da plataforma na publicidade: um estudo de caso da plataforma Workanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTendências_Impactos_Cooperativismo_JácomeFilho_2023.pdfTendências_Impactos_Cooperativismo_JácomeFilho_2023.pdfapplication/pdf877935https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57035/1/Tend%c3%aancias_Impactos_Cooperativismo_J%c3%a1comeFilho_2023.pdf4a29ca16856533534801e7314420569dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57035/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57035/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/570352023-12-27 14:21:57.924oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-27T17:21:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tendências e impactos do cooperativismo da plataforma na publicidade: um estudo de caso da plataforma Workana |
title |
Tendências e impactos do cooperativismo da plataforma na publicidade: um estudo de caso da plataforma Workana |
spellingShingle |
Tendências e impactos do cooperativismo da plataforma na publicidade: um estudo de caso da plataforma Workana Jácome Filho, Wilton José Economia compartilhada Publicidade sustentável Trabalho colaborativo Workana |
title_short |
Tendências e impactos do cooperativismo da plataforma na publicidade: um estudo de caso da plataforma Workana |
title_full |
Tendências e impactos do cooperativismo da plataforma na publicidade: um estudo de caso da plataforma Workana |
title_fullStr |
Tendências e impactos do cooperativismo da plataforma na publicidade: um estudo de caso da plataforma Workana |
title_full_unstemmed |
Tendências e impactos do cooperativismo da plataforma na publicidade: um estudo de caso da plataforma Workana |
title_sort |
Tendências e impactos do cooperativismo da plataforma na publicidade: um estudo de caso da plataforma Workana |
author |
Jácome Filho, Wilton José |
author_facet |
Jácome Filho, Wilton José |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Santos, Rodrigo Parron |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Carvalho, Breno |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jácome Filho, Wilton José |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Diógenes, Marília |
contributor_str_mv |
Diógenes, Marília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia compartilhada Publicidade sustentável Trabalho colaborativo Workana |
topic |
Economia compartilhada Publicidade sustentável Trabalho colaborativo Workana |
description |
A monografia aborda o cooperativismo de plataforma como uma alternativa sustentável na indústria publicitária, com foco na plataforma Workana. A pesquisa aprofunda-se nos fundamentos conceituais, potencial transformador e desafios inerentes à implementação desse modelo, analisando seus impactos nas dimensões ambientais, econômicas e sociais da publicidade. O estudo destaca a importância do cooperativismo de plataforma como uma resposta aos problemas socioambientais associados à publicidade tradicional, buscando compreender seus princípios sob a ótica da sustentabilidade. No centro desse contexto, a Workana assume um papel vital na promoção da publicidade cooperativa, distinguindo-se pela ativa promoção da cooperação entre profissionais e empresas. Apesar de não ser uma cooperativa, a plataforma se destaca ao fortalecer a competitividade, proporcionar acesso a projetos relevantes e fomentar valores como equidade, empoderamento e transparência. A implementação bem-sucedida desse modelo na Workana demanda uma governança clara e transparente, onde a plataforma emerge como uma aliada essencial, facilitando o compartilhamento de recursos e conhecimentos, elevando a qualidade dos serviços e beneficiando de maneira equitativa os participantes da cooperativa. Em conjunto, a percepção geral é de que os benefícios resultantes da colaboração superam os desafios, contribuindo significativamente para uma indústria publicitária mais justa, sustentável e eficaz |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-27T17:21:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-27T17:21:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
JÁCOME FILHO, Wilton José. Tendências e impactos do cooperativismo da plataforma na publicidade: um estudo de caso da plataforma Workana. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57035 |
identifier_str_mv |
JÁCOME FILHO, Wilton José. Tendências e impactos do cooperativismo da plataforma na publicidade: um estudo de caso da plataforma Workana. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57035 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57035/1/Tend%c3%aancias_Impactos_Cooperativismo_J%c3%a1comeFilho_2023.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57035/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57035/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4a29ca16856533534801e7314420569d 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832673511702528 |