A formação profissional voltada ao Sistema Único de Saúde e as percepções sobre conteúdos de saúde coletiva
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29362 |
Resumo: | Grande parte dos cursos da área da saúde, orientados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, tem buscado privilegiar o Sistema Único de Saúde (SUS) como cenário preferencial para a formação. Essa perspectiva tem sido enfatizada nos projetos pedagógicos e na incorporação de professores com formação em saúde coletiva buscando aproximação a essa lógica. Os objetivos do presente estudo foram analisar a formação proporcionada pelos cursos de graduação da área da saúde voltada ao SUS e as percepções sobre conteúdos de saúde coletiva a partir da visão de docentes e alunos. Do ponto de vista metodológico, o estudo foi composto por três fases. Fase I, estudo de avaliabilidade para validação de matriz de critérios com abordagem relativa aos elementos fundamentais para formar profissionais de saúde para atuação no SUS. A matriz caracterizou-se como ferramenta para integração do conhecimento, partindo da premissa de que ao se apoderar das competências essenciais à formação no SUS, problematizado por todos os atores envolvidos. A fase II, caracterizada como estudo de caso com abordagem transversal, desenvolvida a partir da aplicação da matriz de critérios validada aos alunos concluintes de cursos da área da saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A análise ocorreu por meio do programa IBM SPSS 20.0. Entre os achados, observou-se expressivo número de estudantes que relatam desejar trabalhar no SUS, o que se revela como ponto positivo ao se considerar as constantes disputas entre o setor público e privado para captação de profissionais. Com a participação de 119 docentes de cursos de Odontologia de Instituições de Educação Superior brasileiras, realizou-se a fase III. Estes responderam à matriz de critérios validada, enviada por meio do aplicativo WhatsApp®. Pela análise fatorial exploratória, definiram-se cinco fatores responsáveis pela formação para o SUS: Atenção Básica (AB); Responsabilidade Social e Trabalho em Equipe; Gestão em Saúde; Sistemas de Informação; e Educação Permanente/Humanização. Os principais avanços indicados pelos professores dos cursos de Odontologia dizem respeito ao planejamento das atividades e desenvolvimento das ações na AB; aos cenários de aprendizado que perpassam por conhecimentos diversos, os quais abrangem os conteúdos do trabalho em equipe; ao conhecimento dos princípios e diretrizes do SUS; ao sistema de informação da AB que traga o domínio e o conhecimento pautados na valorização da análise de saúde; à percepção dos grupos sociais, conhecimento da linguagem e da realidade da comunidade; ao processo de territorialização da área de atuação da equipe, considerando as características sociais, econômicas, demográficas e epidemiológicas do território, que se volte para a aplicabilidade dos dispositivos da Política Nacional de Humanização. Todavia, existem desafios que exigem um amplo aprofundamento na perspectiva de enfrentar barreiras ainda impostas pela tradicional formação na área da saúde. Assim, uma formação mais reflexiva e problematizadora se faz pertinente com a valorização dos conteúdos da saúde coletiva, reforçando o diálogo entre a saúde e a educação, para que a conquista prevista na Constituição brasileira voltada à saúde seja fortalecida de forma permanente. |
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Lima, Jônia Cybele SantosCarcereri, Daniela LemosGuerra, Eliana CostaCastro, Janete Lima dePessoa, Talitha Rodrigues Ribeiro FernandesNoro, Luiz Roberto Augusto2020-06-25T17:49:40Z2019-11-18LIMA, Jônia Cybele Santos. A formação profissional voltada ao Sistema Único de Saúde e as percepções sobre conteúdos de saúde coletiva. 2019. 106f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29362Grande parte dos cursos da área da saúde, orientados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, tem buscado privilegiar o Sistema Único de Saúde (SUS) como cenário preferencial para a formação. Essa perspectiva tem sido enfatizada nos projetos pedagógicos e na incorporação de professores com formação em saúde coletiva buscando aproximação a essa lógica. Os objetivos do presente estudo foram analisar a formação proporcionada pelos cursos de graduação da área da saúde voltada ao SUS e as percepções sobre conteúdos de saúde coletiva a partir da visão de docentes e alunos. Do ponto de vista metodológico, o estudo foi composto por três fases. Fase I, estudo de avaliabilidade para validação de matriz de critérios com abordagem relativa aos elementos fundamentais para formar profissionais de saúde para atuação no SUS. A matriz caracterizou-se como ferramenta para integração do conhecimento, partindo da premissa de que ao se apoderar das competências essenciais à formação no SUS, problematizado por todos os atores envolvidos. A fase II, caracterizada como estudo de caso com abordagem transversal, desenvolvida a partir da aplicação da matriz de critérios validada aos alunos concluintes de cursos da área da saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A análise ocorreu por meio do programa IBM SPSS 20.0. Entre os achados, observou-se expressivo número de estudantes que relatam desejar trabalhar no SUS, o que se revela como ponto positivo ao se considerar as constantes disputas entre o setor público e privado para captação de profissionais. Com a participação de 119 docentes de cursos de Odontologia de Instituições de Educação Superior brasileiras, realizou-se a fase III. Estes responderam à matriz de critérios validada, enviada por meio do aplicativo WhatsApp®. Pela análise fatorial exploratória, definiram-se cinco fatores responsáveis pela formação para o SUS: Atenção Básica (AB); Responsabilidade Social e Trabalho em Equipe; Gestão em Saúde; Sistemas de Informação; e Educação Permanente/Humanização. Os principais avanços indicados pelos professores dos cursos de Odontologia dizem respeito ao planejamento das atividades e desenvolvimento das ações na AB; aos cenários de aprendizado que perpassam por conhecimentos diversos, os quais abrangem os conteúdos do trabalho em equipe; ao conhecimento dos princípios e diretrizes do SUS; ao sistema de informação da AB que traga o domínio e o conhecimento pautados na valorização da análise de saúde; à percepção dos grupos sociais, conhecimento da linguagem e da realidade da comunidade; ao processo de territorialização da área de atuação da equipe, considerando as características sociais, econômicas, demográficas e epidemiológicas do território, que se volte para a aplicabilidade dos dispositivos da Política Nacional de Humanização. Todavia, existem desafios que exigem um amplo aprofundamento na perspectiva de enfrentar barreiras ainda impostas pela tradicional formação na área da saúde. Assim, uma formação mais reflexiva e problematizadora se faz pertinente com a valorização dos conteúdos da saúde coletiva, reforçando o diálogo entre a saúde e a educação, para que a conquista prevista na Constituição brasileira voltada à saúde seja fortalecida de forma permanente.Most health courses, guided by the Brazilian National Curriculum Guidelines, have sought to privilege the Unified Health System (SUS, as per its Portuguese acronym) as the preferred setting for education. This perspective has been highlighted in educational projects and in the incorporation of teachers with collective health education seeking to approach this rationale. The objectives of this study were to analyze the training provided by undergraduate courses in health focused on SUS and the perceptions about public health contents from the perspective of teachers and students. From the methodological perspective, the study consisted of three phases. The Phase I was named evaluability study for validation of criteria matrix with approach to the fundamental elements to train health professionals to work in SUS. The matrix was characterized as a tool for the integration of knowledge, starting from the assumption that, by seizing the essential competences for training in SUS, problematized by all actors involved, we can achieve good outcomes. Phase II, characterized as a case study with cross-sectional approach, developed from the application of the validated criteria matrix to students completing health courses at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). The analysis took place through the IBM SPSS 20.0 program. Among the findings, we noted a significant number of students who reported wishing to work in SUS, which is a positive point when considering the constant disputes between the public and private sectors to attract professionals. With the participation of 119 teachers of Dentistry courses of Brazilian Higher Education Institutions, phase III was held. They responded to the validated criteria matrix sent through the WhatsApp® application. Through exploratory factor analysis, five factors responsible for training in SUS were defined: Primary Care (PC); Social Responsibility and Teamwork; Health Management; Information Systems; and Continuing Education/ Humanization. The main advances indicated by the professors of Dentistry courses concern the planning of activities and development of PC actions; the learning scenarios that permeate diverse knowledge, which include the contents of teamwork; knowledge of SUS principles and guidelines; the PC information system that brings the domain and knowledge based on the valorization of health analysis; the perception of social groups, knowledge of language and the reality of the community; to the process of territorialization of the team’s area of activity, considering the social, economic, demographic and epidemiological characteristics of the territory, turning to the applicability of the provisions of the Brazilian National Humanization Policy. However, there are challenges that require a deepening approach in order to face barriers still imposed by the traditional health training pattern. Thus, a more reflective and problematic training becomes pertinent, with the valorization of the public health contents, reinforcing the dialogue between health and education, so that the achievement envisaged in the Brazilian Constitution focused on health may be permanently strengthened.2021-01-07CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVACapacitação de recursos humanos em saúdeSistema Único de SaúdeAvaliação educacionalCurrículoEducação em odontologiaRecursos humanosA formação profissional voltada ao Sistema Único de Saúde e as percepções sobre conteúdos de saúde coletivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTFormacaoprofissionalvoltada_Lima_2019.pdf.txtFormacaoprofissionalvoltada_Lima_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain236698https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29362/2/Formacaoprofissionalvoltada_Lima_2019.pdf.txt6dc9d2811c957d08b08c5b6a73f87620MD52THUMBNAILFormacaoprofissionalvoltada_Lima_2019.pdf.jpgFormacaoprofissionalvoltada_Lima_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1249https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29362/3/Formacaoprofissionalvoltada_Lima_2019.pdf.jpgb881b1f307fe1b7d0f708c6355e2dd1fMD53ORIGINALFormacaoprofissionalvoltada_Lima_2019.pdfapplication/pdf1352921https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29362/1/Formacaoprofissionalvoltada_Lima_2019.pdf0e9e0c6f417cf5efc9d39fcea09107a6MD51123456789/293622024-03-19 01:06:16.439oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29362Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-19T04:06:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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