Conteúdos curriculares e o Sistema Único de Saúde (SUS): categorias analíticas, lacunas e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Vinício Oliveira da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santana,Patrícia Maria Mattos Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000100121
Resumo: O objetivo deste estudo foi descrever e analisar as lacunas e desafios na direcionalidade de conteúdos curriculares para o Sistema Único de Saúde (SUS) à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais. Trata-se de uma pesquisa documental quantiqualitativa. Para a exploração do conteúdo curricular, adotaram-se as seguintes categorias analíticas: a) foco do cuidado; b) âmbito do cuidado, e c) dimensões dos indivíduos e população consideradas no cuidado. Resultados indicam que, para a transformação do modelo de atenção em saúde no Brasil e, por conseguinte, para a consolidação do SUS, é necessária uma formação profissional com estrutura curricular que viabilize a compreensão dos aspectos subjetivos da saúde do ser humano e que a educação/formação profissional não represente momento distinto e independente do cotidiano das práticas e serviços de saúde.
id UNESP-8_bf665c462669eafd039b22a7f59aa180
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832015000100121
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Conteúdos curriculares e o Sistema Único de Saúde (SUS): categorias analíticas, lacunas e desafiosFormação de Recursos HumanosCurrículoSistema Único de SaúdeSaúde PúblicaO objetivo deste estudo foi descrever e analisar as lacunas e desafios na direcionalidade de conteúdos curriculares para o Sistema Único de Saúde (SUS) à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais. Trata-se de uma pesquisa documental quantiqualitativa. Para a exploração do conteúdo curricular, adotaram-se as seguintes categorias analíticas: a) foco do cuidado; b) âmbito do cuidado, e c) dimensões dos indivíduos e população consideradas no cuidado. Resultados indicam que, para a transformação do modelo de atenção em saúde no Brasil e, por conseguinte, para a consolidação do SUS, é necessária uma formação profissional com estrutura curricular que viabilize a compreensão dos aspectos subjetivos da saúde do ser humano e que a educação/formação profissional não represente momento distinto e independente do cotidiano das práticas e serviços de saúde.UNESP2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000100121Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 n.52 2015reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622014.0017info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Vinício Oliveira daSantana,Patrícia Maria Mattos Alves depor2015-04-13T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832015000100121Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2015-04-13T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conteúdos curriculares e o Sistema Único de Saúde (SUS): categorias analíticas, lacunas e desafios
title Conteúdos curriculares e o Sistema Único de Saúde (SUS): categorias analíticas, lacunas e desafios
spellingShingle Conteúdos curriculares e o Sistema Único de Saúde (SUS): categorias analíticas, lacunas e desafios
Silva,Vinício Oliveira da
Formação de Recursos Humanos
Currículo
Sistema Único de Saúde
Saúde Pública
title_short Conteúdos curriculares e o Sistema Único de Saúde (SUS): categorias analíticas, lacunas e desafios
title_full Conteúdos curriculares e o Sistema Único de Saúde (SUS): categorias analíticas, lacunas e desafios
title_fullStr Conteúdos curriculares e o Sistema Único de Saúde (SUS): categorias analíticas, lacunas e desafios
title_full_unstemmed Conteúdos curriculares e o Sistema Único de Saúde (SUS): categorias analíticas, lacunas e desafios
title_sort Conteúdos curriculares e o Sistema Único de Saúde (SUS): categorias analíticas, lacunas e desafios
author Silva,Vinício Oliveira da
author_facet Silva,Vinício Oliveira da
Santana,Patrícia Maria Mattos Alves de
author_role author
author2 Santana,Patrícia Maria Mattos Alves de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Vinício Oliveira da
Santana,Patrícia Maria Mattos Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Recursos Humanos
Currículo
Sistema Único de Saúde
Saúde Pública
topic Formação de Recursos Humanos
Currículo
Sistema Único de Saúde
Saúde Pública
description O objetivo deste estudo foi descrever e analisar as lacunas e desafios na direcionalidade de conteúdos curriculares para o Sistema Único de Saúde (SUS) à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais. Trata-se de uma pesquisa documental quantiqualitativa. Para a exploração do conteúdo curricular, adotaram-se as seguintes categorias analíticas: a) foco do cuidado; b) âmbito do cuidado, e c) dimensões dos indivíduos e população consideradas no cuidado. Resultados indicam que, para a transformação do modelo de atenção em saúde no Brasil e, por conseguinte, para a consolidação do SUS, é necessária uma formação profissional com estrutura curricular que viabilize a compreensão dos aspectos subjetivos da saúde do ser humano e que a educação/formação profissional não represente momento distinto e independente do cotidiano das práticas e serviços de saúde.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000100121
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000100121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622014.0017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 n.52 2015
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958521052889088