Conteúdos curriculares e o Sistema Único de Saúde (SUS): categorias analíticas, lacunas e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000100121 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi descrever e analisar as lacunas e desafios na direcionalidade de conteúdos curriculares para o Sistema Único de Saúde (SUS) à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais. Trata-se de uma pesquisa documental quantiqualitativa. Para a exploração do conteúdo curricular, adotaram-se as seguintes categorias analíticas: a) foco do cuidado; b) âmbito do cuidado, e c) dimensões dos indivíduos e população consideradas no cuidado. Resultados indicam que, para a transformação do modelo de atenção em saúde no Brasil e, por conseguinte, para a consolidação do SUS, é necessária uma formação profissional com estrutura curricular que viabilize a compreensão dos aspectos subjetivos da saúde do ser humano e que a educação/formação profissional não represente momento distinto e independente do cotidiano das práticas e serviços de saúde. |
id |
UNESP-8_bf665c462669eafd039b22a7f59aa180 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832015000100121 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conteúdos curriculares e o Sistema Único de Saúde (SUS): categorias analíticas, lacunas e desafiosFormação de Recursos HumanosCurrículoSistema Único de SaúdeSaúde PúblicaO objetivo deste estudo foi descrever e analisar as lacunas e desafios na direcionalidade de conteúdos curriculares para o Sistema Único de Saúde (SUS) à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais. Trata-se de uma pesquisa documental quantiqualitativa. Para a exploração do conteúdo curricular, adotaram-se as seguintes categorias analíticas: a) foco do cuidado; b) âmbito do cuidado, e c) dimensões dos indivíduos e população consideradas no cuidado. Resultados indicam que, para a transformação do modelo de atenção em saúde no Brasil e, por conseguinte, para a consolidação do SUS, é necessária uma formação profissional com estrutura curricular que viabilize a compreensão dos aspectos subjetivos da saúde do ser humano e que a educação/formação profissional não represente momento distinto e independente do cotidiano das práticas e serviços de saúde.UNESP2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000100121Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 n.52 2015reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622014.0017info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Vinício Oliveira daSantana,Patrícia Maria Mattos Alves depor2015-04-13T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832015000100121Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2015-04-13T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conteúdos curriculares e o Sistema Único de Saúde (SUS): categorias analíticas, lacunas e desafios |
title |
Conteúdos curriculares e o Sistema Único de Saúde (SUS): categorias analíticas, lacunas e desafios |
spellingShingle |
Conteúdos curriculares e o Sistema Único de Saúde (SUS): categorias analíticas, lacunas e desafios Silva,Vinício Oliveira da Formação de Recursos Humanos Currículo Sistema Único de Saúde Saúde Pública |
title_short |
Conteúdos curriculares e o Sistema Único de Saúde (SUS): categorias analíticas, lacunas e desafios |
title_full |
Conteúdos curriculares e o Sistema Único de Saúde (SUS): categorias analíticas, lacunas e desafios |
title_fullStr |
Conteúdos curriculares e o Sistema Único de Saúde (SUS): categorias analíticas, lacunas e desafios |
title_full_unstemmed |
Conteúdos curriculares e o Sistema Único de Saúde (SUS): categorias analíticas, lacunas e desafios |
title_sort |
Conteúdos curriculares e o Sistema Único de Saúde (SUS): categorias analíticas, lacunas e desafios |
author |
Silva,Vinício Oliveira da |
author_facet |
Silva,Vinício Oliveira da Santana,Patrícia Maria Mattos Alves de |
author_role |
author |
author2 |
Santana,Patrícia Maria Mattos Alves de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Vinício Oliveira da Santana,Patrícia Maria Mattos Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Recursos Humanos Currículo Sistema Único de Saúde Saúde Pública |
topic |
Formação de Recursos Humanos Currículo Sistema Único de Saúde Saúde Pública |
description |
O objetivo deste estudo foi descrever e analisar as lacunas e desafios na direcionalidade de conteúdos curriculares para o Sistema Único de Saúde (SUS) à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais. Trata-se de uma pesquisa documental quantiqualitativa. Para a exploração do conteúdo curricular, adotaram-se as seguintes categorias analíticas: a) foco do cuidado; b) âmbito do cuidado, e c) dimensões dos indivíduos e população consideradas no cuidado. Resultados indicam que, para a transformação do modelo de atenção em saúde no Brasil e, por conseguinte, para a consolidação do SUS, é necessária uma formação profissional com estrutura curricular que viabilize a compreensão dos aspectos subjetivos da saúde do ser humano e que a educação/formação profissional não represente momento distinto e independente do cotidiano das práticas e serviços de saúde. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000100121 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000100121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622014.0017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 n.52 2015 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958521052889088 |