Construção de sentidos em língua brasileira de sinais (libras): uma análise contrastiva entre falantes surdos e falantes ouvintes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albino, Ivone Braga
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24925
Resumo: Esta tese tem como objetivo investigar o modo como surdos falantes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) constroem sentidos, tomando por base a Linguística Cognitiva e, dentro desse campo, a Teoria Neural da Linguagem. Em consonância com os pressupostos teóricos, utilizamos as noções de categorização (LAKOFF, 1987; DUQUE, 2001, 2002); de corporalidade (LAKOFF e JOHNSON, 1999; DUQUE e COSTA, 2011, 2012; BERGEN, 2008); e de narrativa (DUQUE, 2012; LAKOFF, 2008). Além disso, apresentamos categorias analíticas como esquemas-I (LAKOFF, 1987; JOHNSON, 1987); esquemas-X (FELDMAN, 2006); frames (FILLMORE, 1976, 1982; DUQUE, 2015); metáforas conceptuais e metonímia (LAKOFF e JOHNSON, 1999, 1980, 2002; GIBBS, 1994, 1999, 2005) em Libras. A tese defendida é a de que a construção de sentidos em narrativas por falantes surdos de Libras está atrelada a processos cognitivos relacionados a ações e percepções no mundo. Desse modo, a linguagem não está dissociada de processos criadores, que refletem, portanto, os processos gerais do pensamento elaborados pelos indivíduos quando criam seus significados e os adaptam a contextos diferentes de interação com outros indivíduos. O corpus utilizado na pesquisa é constituído por vídeos de falantes surdos de Libras (grupo experimental) e de falantes ouvintes de Libras (grupo de controle); o estudo é de natureza qualitativa, pautado na metodologia empírica quase-experimental (MONTERO; LEON, 2007). As análises de dados apontam para a existência de padrões referentes ao modo particular a partir do qual os surdos falantes de Libras compreendem suas relações com o mundo e conceitos específicos, cognitivamente construídos, utilizando a língua visuomotora. A ativação de circuitos neurais corrobora as hipóteses de que os surdos falantes de Libras exploram mais o campo visual; agregam outros aspectos perceptuais relacionados à forma e ao movimento dos objetos (ordenação espacial, foco e atenção); os indexadores linguísticos (sinais) acionam esquemas-I e esquemas-X, frames; e o próprio sinal tem base metafórica e/ou metonímica. A vertente de análise crítica acerca do modo como ocorrem cognitivamente os sinais em seus falantes sugere que, no ensino de Libras, sejam considerados os mecanismos de ativação de processos cognitivos durante a sinalização da língua, cujas experiências se efetivam em ambiente não-auditivo.
id UFRN_af87e2cd339876071b0b32d38e9adf3a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24925
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Albino, Ivone BragaSilva, José Edmilson Felipe daKarnopp, Lodenir BeckerSantos, Ricardo YamashitaVereza, Solange CoelhoDuque, Paulo Henrique2018-03-21T13:43:52Z2018-03-21T13:43:52Z2017-12-07ALBINO, Ivone Braga. Construção de sentidos em língua brasileira de sinais (libras): uma análise contrastiva entre falantes surdos e falantes ouvintes. 2017. 203f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24925Esta tese tem como objetivo investigar o modo como surdos falantes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) constroem sentidos, tomando por base a Linguística Cognitiva e, dentro desse campo, a Teoria Neural da Linguagem. Em consonância com os pressupostos teóricos, utilizamos as noções de categorização (LAKOFF, 1987; DUQUE, 2001, 2002); de corporalidade (LAKOFF e JOHNSON, 1999; DUQUE e COSTA, 2011, 2012; BERGEN, 2008); e de narrativa (DUQUE, 2012; LAKOFF, 2008). Além disso, apresentamos categorias analíticas como esquemas-I (LAKOFF, 1987; JOHNSON, 1987); esquemas-X (FELDMAN, 2006); frames (FILLMORE, 1976, 1982; DUQUE, 2015); metáforas conceptuais e metonímia (LAKOFF e JOHNSON, 1999, 1980, 2002; GIBBS, 1994, 1999, 2005) em Libras. A tese defendida é a de que a construção de sentidos em narrativas por falantes surdos de Libras está atrelada a processos cognitivos relacionados a ações e percepções no mundo. Desse modo, a linguagem não está dissociada de processos criadores, que refletem, portanto, os processos gerais do pensamento elaborados pelos indivíduos quando criam seus significados e os adaptam a contextos diferentes de interação com outros indivíduos. O corpus utilizado na pesquisa é constituído por vídeos de falantes surdos de Libras (grupo experimental) e de falantes ouvintes de Libras (grupo de controle); o estudo é de natureza qualitativa, pautado na metodologia empírica quase-experimental (MONTERO; LEON, 2007). As análises de dados apontam para a existência de padrões referentes ao modo particular a partir do qual os surdos falantes de Libras compreendem suas relações com o mundo e conceitos específicos, cognitivamente construídos, utilizando a língua visuomotora. A ativação de circuitos neurais corrobora as hipóteses de que os surdos falantes de Libras exploram mais o campo visual; agregam outros aspectos perceptuais relacionados à forma e ao movimento dos objetos (ordenação espacial, foco e atenção); os indexadores linguísticos (sinais) acionam esquemas-I e esquemas-X, frames; e o próprio sinal tem base metafórica e/ou metonímica. A vertente de análise crítica acerca do modo como ocorrem cognitivamente os sinais em seus falantes sugere que, no ensino de Libras, sejam considerados os mecanismos de ativação de processos cognitivos durante a sinalização da língua, cujas experiências se efetivam em ambiente não-auditivo.This thesis aims to investigate how deaf Brazilian Language Signals’ (Libras) speakers construct meanings, basing on Cognitive Linguistic, particularly Language Neural Theory. According to the theoretical assumptions, this study uses categorization notions (LAKOFF, 1987; DUQUE, 2001, 2002); corporality (LAKOFF; JOHNSON, 1999; DUQUE; COSTA, 2011, 2012; BERGEN, 2008); and narrative (DUQUE, 2012; LAKOFF, 2008). In addition to this, it presents analytical categories as schemes-I (LAKOFF, 1987; JOHNSON, 1987); schemes-X (FELDMAN, 2006); frames (FILLMORE, 1976, 1982; DUQUE, 2015); Libras conceptual metaphors and metonymy (LAKOFF; JOHNSON, 1999, 1980, 2002; GIBBS, 1994, 1999, 2005). This thesis confirms sense meaning in narratives of the deaf Libras’ speakers links cognitive processes related to actions and perceptions in the world. In this sense, language is not apart from creator’s processes that reflect general thinking individual processes when they create their meanings and they adapt different interaction contexts with other subjects. This research has as corpus videos with deaf Libras’ speakers (experimental group) and deaf Libras’ listeners (control group), this study has a qualitative nature, with empirical methodology quasi-experimental (MONTERO; LEON, 2007). Data analyses point to the existence of models related to a particular way that deaf Libras’ speakers understand their relationships with the world and with specific concepts, cognitively built, using visual motor language. Neural circuity activation collaborates to the hypothesis that deaf Libras’ speakers explore visual field; they add other conceptual aspects related to the form and movement of the objects (spatial order, focus and attention); linguistic index (signals) that activate schemes-I and schemes-X, frames, and the signal that has a metaphorical and/or metonymical base. The critical analyze about the occurrences of cognitive signal by the speakers suggests Libras teaching must considerate cognitive processes activation mechanisms during language signalization, whose experiences appear in a not hearing space.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICALibrasLinguagem e cogniçãoFramesMetáforaNarrativaConstrução de sentidos em língua brasileira de sinais (libras): uma análise contrastiva entre falantes surdos e falantes ouvintesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTIvoneBragaAlbino_TESE.pdf.txtIvoneBragaAlbino_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain463124https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24925/2/IvoneBragaAlbino_TESE.pdf.txt87b225119e577374cfc320430a463796MD52THUMBNAILIvoneBragaAlbino_TESE.pdf.jpgIvoneBragaAlbino_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1786https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24925/3/IvoneBragaAlbino_TESE.pdf.jpgc14f5ada3d1ac01d27a4249c6e200e17MD53TEXTIvoneBragaAlbino_TESE.pdf.txtIvoneBragaAlbino_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain463124https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24925/2/IvoneBragaAlbino_TESE.pdf.txt87b225119e577374cfc320430a463796MD52THUMBNAILIvoneBragaAlbino_TESE.pdf.jpgIvoneBragaAlbino_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1786https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24925/3/IvoneBragaAlbino_TESE.pdf.jpgc14f5ada3d1ac01d27a4249c6e200e17MD53ORIGINALIvoneBragaAlbino_TESE.pdfIvoneBragaAlbino_TESE.pdfapplication/pdf3078986https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24925/1/IvoneBragaAlbino_TESE.pdf74e774bb461cbf90d89ba8d2afe2e85fMD51123456789/249252019-01-30 16:47:24.199oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24925Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T19:47:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção de sentidos em língua brasileira de sinais (libras): uma análise contrastiva entre falantes surdos e falantes ouvintes
title Construção de sentidos em língua brasileira de sinais (libras): uma análise contrastiva entre falantes surdos e falantes ouvintes
spellingShingle Construção de sentidos em língua brasileira de sinais (libras): uma análise contrastiva entre falantes surdos e falantes ouvintes
Albino, Ivone Braga
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Libras
Linguagem e cognição
Frames
Metáfora
Narrativa
title_short Construção de sentidos em língua brasileira de sinais (libras): uma análise contrastiva entre falantes surdos e falantes ouvintes
title_full Construção de sentidos em língua brasileira de sinais (libras): uma análise contrastiva entre falantes surdos e falantes ouvintes
title_fullStr Construção de sentidos em língua brasileira de sinais (libras): uma análise contrastiva entre falantes surdos e falantes ouvintes
title_full_unstemmed Construção de sentidos em língua brasileira de sinais (libras): uma análise contrastiva entre falantes surdos e falantes ouvintes
title_sort Construção de sentidos em língua brasileira de sinais (libras): uma análise contrastiva entre falantes surdos e falantes ouvintes
author Albino, Ivone Braga
author_facet Albino, Ivone Braga
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Silva, José Edmilson Felipe da
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Karnopp, Lodenir Becker
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Santos, Ricardo Yamashita
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Vereza, Solange Coelho
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Albino, Ivone Braga
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Duque, Paulo Henrique
contributor_str_mv Duque, Paulo Henrique
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Libras
Linguagem e cognição
Frames
Metáfora
Narrativa
dc.subject.por.fl_str_mv Libras
Linguagem e cognição
Frames
Metáfora
Narrativa
description Esta tese tem como objetivo investigar o modo como surdos falantes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) constroem sentidos, tomando por base a Linguística Cognitiva e, dentro desse campo, a Teoria Neural da Linguagem. Em consonância com os pressupostos teóricos, utilizamos as noções de categorização (LAKOFF, 1987; DUQUE, 2001, 2002); de corporalidade (LAKOFF e JOHNSON, 1999; DUQUE e COSTA, 2011, 2012; BERGEN, 2008); e de narrativa (DUQUE, 2012; LAKOFF, 2008). Além disso, apresentamos categorias analíticas como esquemas-I (LAKOFF, 1987; JOHNSON, 1987); esquemas-X (FELDMAN, 2006); frames (FILLMORE, 1976, 1982; DUQUE, 2015); metáforas conceptuais e metonímia (LAKOFF e JOHNSON, 1999, 1980, 2002; GIBBS, 1994, 1999, 2005) em Libras. A tese defendida é a de que a construção de sentidos em narrativas por falantes surdos de Libras está atrelada a processos cognitivos relacionados a ações e percepções no mundo. Desse modo, a linguagem não está dissociada de processos criadores, que refletem, portanto, os processos gerais do pensamento elaborados pelos indivíduos quando criam seus significados e os adaptam a contextos diferentes de interação com outros indivíduos. O corpus utilizado na pesquisa é constituído por vídeos de falantes surdos de Libras (grupo experimental) e de falantes ouvintes de Libras (grupo de controle); o estudo é de natureza qualitativa, pautado na metodologia empírica quase-experimental (MONTERO; LEON, 2007). As análises de dados apontam para a existência de padrões referentes ao modo particular a partir do qual os surdos falantes de Libras compreendem suas relações com o mundo e conceitos específicos, cognitivamente construídos, utilizando a língua visuomotora. A ativação de circuitos neurais corrobora as hipóteses de que os surdos falantes de Libras exploram mais o campo visual; agregam outros aspectos perceptuais relacionados à forma e ao movimento dos objetos (ordenação espacial, foco e atenção); os indexadores linguísticos (sinais) acionam esquemas-I e esquemas-X, frames; e o próprio sinal tem base metafórica e/ou metonímica. A vertente de análise crítica acerca do modo como ocorrem cognitivamente os sinais em seus falantes sugere que, no ensino de Libras, sejam considerados os mecanismos de ativação de processos cognitivos durante a sinalização da língua, cujas experiências se efetivam em ambiente não-auditivo.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-21T13:43:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-21T13:43:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALBINO, Ivone Braga. Construção de sentidos em língua brasileira de sinais (libras): uma análise contrastiva entre falantes surdos e falantes ouvintes. 2017. 203f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24925
identifier_str_mv ALBINO, Ivone Braga. Construção de sentidos em língua brasileira de sinais (libras): uma análise contrastiva entre falantes surdos e falantes ouvintes. 2017. 203f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24925/2/IvoneBragaAlbino_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24925/3/IvoneBragaAlbino_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24925/2/IvoneBragaAlbino_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24925/3/IvoneBragaAlbino_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24925/1/IvoneBragaAlbino_TESE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 87b225119e577374cfc320430a463796
c14f5ada3d1ac01d27a4249c6e200e17
87b225119e577374cfc320430a463796
c14f5ada3d1ac01d27a4249c6e200e17
74e774bb461cbf90d89ba8d2afe2e85f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117725039886336