Construção de sentidos em língua brasileira de sinais (libras): uma análise contrastiva entre falantes surdos e falantes ouvintes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24925 |
Resumo: | Esta tese tem como objetivo investigar o modo como surdos falantes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) constroem sentidos, tomando por base a Linguística Cognitiva e, dentro desse campo, a Teoria Neural da Linguagem. Em consonância com os pressupostos teóricos, utilizamos as noções de categorização (LAKOFF, 1987; DUQUE, 2001, 2002); de corporalidade (LAKOFF e JOHNSON, 1999; DUQUE e COSTA, 2011, 2012; BERGEN, 2008); e de narrativa (DUQUE, 2012; LAKOFF, 2008). Além disso, apresentamos categorias analíticas como esquemas-I (LAKOFF, 1987; JOHNSON, 1987); esquemas-X (FELDMAN, 2006); frames (FILLMORE, 1976, 1982; DUQUE, 2015); metáforas conceptuais e metonímia (LAKOFF e JOHNSON, 1999, 1980, 2002; GIBBS, 1994, 1999, 2005) em Libras. A tese defendida é a de que a construção de sentidos em narrativas por falantes surdos de Libras está atrelada a processos cognitivos relacionados a ações e percepções no mundo. Desse modo, a linguagem não está dissociada de processos criadores, que refletem, portanto, os processos gerais do pensamento elaborados pelos indivíduos quando criam seus significados e os adaptam a contextos diferentes de interação com outros indivíduos. O corpus utilizado na pesquisa é constituído por vídeos de falantes surdos de Libras (grupo experimental) e de falantes ouvintes de Libras (grupo de controle); o estudo é de natureza qualitativa, pautado na metodologia empírica quase-experimental (MONTERO; LEON, 2007). As análises de dados apontam para a existência de padrões referentes ao modo particular a partir do qual os surdos falantes de Libras compreendem suas relações com o mundo e conceitos específicos, cognitivamente construídos, utilizando a língua visuomotora. A ativação de circuitos neurais corrobora as hipóteses de que os surdos falantes de Libras exploram mais o campo visual; agregam outros aspectos perceptuais relacionados à forma e ao movimento dos objetos (ordenação espacial, foco e atenção); os indexadores linguísticos (sinais) acionam esquemas-I e esquemas-X, frames; e o próprio sinal tem base metafórica e/ou metonímica. A vertente de análise crítica acerca do modo como ocorrem cognitivamente os sinais em seus falantes sugere que, no ensino de Libras, sejam considerados os mecanismos de ativação de processos cognitivos durante a sinalização da língua, cujas experiências se efetivam em ambiente não-auditivo. |
id |
UFRN_af87e2cd339876071b0b32d38e9adf3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24925 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Albino, Ivone BragaSilva, José Edmilson Felipe daKarnopp, Lodenir BeckerSantos, Ricardo YamashitaVereza, Solange CoelhoDuque, Paulo Henrique2018-03-21T13:43:52Z2018-03-21T13:43:52Z2017-12-07ALBINO, Ivone Braga. Construção de sentidos em língua brasileira de sinais (libras): uma análise contrastiva entre falantes surdos e falantes ouvintes. 2017. 203f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24925Esta tese tem como objetivo investigar o modo como surdos falantes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) constroem sentidos, tomando por base a Linguística Cognitiva e, dentro desse campo, a Teoria Neural da Linguagem. Em consonância com os pressupostos teóricos, utilizamos as noções de categorização (LAKOFF, 1987; DUQUE, 2001, 2002); de corporalidade (LAKOFF e JOHNSON, 1999; DUQUE e COSTA, 2011, 2012; BERGEN, 2008); e de narrativa (DUQUE, 2012; LAKOFF, 2008). Além disso, apresentamos categorias analíticas como esquemas-I (LAKOFF, 1987; JOHNSON, 1987); esquemas-X (FELDMAN, 2006); frames (FILLMORE, 1976, 1982; DUQUE, 2015); metáforas conceptuais e metonímia (LAKOFF e JOHNSON, 1999, 1980, 2002; GIBBS, 1994, 1999, 2005) em Libras. A tese defendida é a de que a construção de sentidos em narrativas por falantes surdos de Libras está atrelada a processos cognitivos relacionados a ações e percepções no mundo. Desse modo, a linguagem não está dissociada de processos criadores, que refletem, portanto, os processos gerais do pensamento elaborados pelos indivíduos quando criam seus significados e os adaptam a contextos diferentes de interação com outros indivíduos. O corpus utilizado na pesquisa é constituído por vídeos de falantes surdos de Libras (grupo experimental) e de falantes ouvintes de Libras (grupo de controle); o estudo é de natureza qualitativa, pautado na metodologia empírica quase-experimental (MONTERO; LEON, 2007). As análises de dados apontam para a existência de padrões referentes ao modo particular a partir do qual os surdos falantes de Libras compreendem suas relações com o mundo e conceitos específicos, cognitivamente construídos, utilizando a língua visuomotora. A ativação de circuitos neurais corrobora as hipóteses de que os surdos falantes de Libras exploram mais o campo visual; agregam outros aspectos perceptuais relacionados à forma e ao movimento dos objetos (ordenação espacial, foco e atenção); os indexadores linguísticos (sinais) acionam esquemas-I e esquemas-X, frames; e o próprio sinal tem base metafórica e/ou metonímica. A vertente de análise crítica acerca do modo como ocorrem cognitivamente os sinais em seus falantes sugere que, no ensino de Libras, sejam considerados os mecanismos de ativação de processos cognitivos durante a sinalização da língua, cujas experiências se efetivam em ambiente não-auditivo.This thesis aims to investigate how deaf Brazilian Language Signals’ (Libras) speakers construct meanings, basing on Cognitive Linguistic, particularly Language Neural Theory. According to the theoretical assumptions, this study uses categorization notions (LAKOFF, 1987; DUQUE, 2001, 2002); corporality (LAKOFF; JOHNSON, 1999; DUQUE; COSTA, 2011, 2012; BERGEN, 2008); and narrative (DUQUE, 2012; LAKOFF, 2008). In addition to this, it presents analytical categories as schemes-I (LAKOFF, 1987; JOHNSON, 1987); schemes-X (FELDMAN, 2006); frames (FILLMORE, 1976, 1982; DUQUE, 2015); Libras conceptual metaphors and metonymy (LAKOFF; JOHNSON, 1999, 1980, 2002; GIBBS, 1994, 1999, 2005). This thesis confirms sense meaning in narratives of the deaf Libras’ speakers links cognitive processes related to actions and perceptions in the world. In this sense, language is not apart from creator’s processes that reflect general thinking individual processes when they create their meanings and they adapt different interaction contexts with other subjects. This research has as corpus videos with deaf Libras’ speakers (experimental group) and deaf Libras’ listeners (control group), this study has a qualitative nature, with empirical methodology quasi-experimental (MONTERO; LEON, 2007). Data analyses point to the existence of models related to a particular way that deaf Libras’ speakers understand their relationships with the world and with specific concepts, cognitively built, using visual motor language. Neural circuity activation collaborates to the hypothesis that deaf Libras’ speakers explore visual field; they add other conceptual aspects related to the form and movement of the objects (spatial order, focus and attention); linguistic index (signals) that activate schemes-I and schemes-X, frames, and the signal that has a metaphorical and/or metonymical base. The critical analyze about the occurrences of cognitive signal by the speakers suggests Libras teaching must considerate cognitive processes activation mechanisms during language signalization, whose experiences appear in a not hearing space.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICALibrasLinguagem e cogniçãoFramesMetáforaNarrativaConstrução de sentidos em língua brasileira de sinais (libras): uma análise contrastiva entre falantes surdos e falantes ouvintesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTIvoneBragaAlbino_TESE.pdf.txtIvoneBragaAlbino_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain463124https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24925/2/IvoneBragaAlbino_TESE.pdf.txt87b225119e577374cfc320430a463796MD52THUMBNAILIvoneBragaAlbino_TESE.pdf.jpgIvoneBragaAlbino_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1786https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24925/3/IvoneBragaAlbino_TESE.pdf.jpgc14f5ada3d1ac01d27a4249c6e200e17MD53TEXTIvoneBragaAlbino_TESE.pdf.txtIvoneBragaAlbino_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain463124https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24925/2/IvoneBragaAlbino_TESE.pdf.txt87b225119e577374cfc320430a463796MD52THUMBNAILIvoneBragaAlbino_TESE.pdf.jpgIvoneBragaAlbino_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1786https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24925/3/IvoneBragaAlbino_TESE.pdf.jpgc14f5ada3d1ac01d27a4249c6e200e17MD53ORIGINALIvoneBragaAlbino_TESE.pdfIvoneBragaAlbino_TESE.pdfapplication/pdf3078986https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24925/1/IvoneBragaAlbino_TESE.pdf74e774bb461cbf90d89ba8d2afe2e85fMD51123456789/249252019-01-30 16:47:24.199oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24925Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T19:47:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Construção de sentidos em língua brasileira de sinais (libras): uma análise contrastiva entre falantes surdos e falantes ouvintes |
title |
Construção de sentidos em língua brasileira de sinais (libras): uma análise contrastiva entre falantes surdos e falantes ouvintes |
spellingShingle |
Construção de sentidos em língua brasileira de sinais (libras): uma análise contrastiva entre falantes surdos e falantes ouvintes Albino, Ivone Braga CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Libras Linguagem e cognição Frames Metáfora Narrativa |
title_short |
Construção de sentidos em língua brasileira de sinais (libras): uma análise contrastiva entre falantes surdos e falantes ouvintes |
title_full |
Construção de sentidos em língua brasileira de sinais (libras): uma análise contrastiva entre falantes surdos e falantes ouvintes |
title_fullStr |
Construção de sentidos em língua brasileira de sinais (libras): uma análise contrastiva entre falantes surdos e falantes ouvintes |
title_full_unstemmed |
Construção de sentidos em língua brasileira de sinais (libras): uma análise contrastiva entre falantes surdos e falantes ouvintes |
title_sort |
Construção de sentidos em língua brasileira de sinais (libras): uma análise contrastiva entre falantes surdos e falantes ouvintes |
author |
Albino, Ivone Braga |
author_facet |
Albino, Ivone Braga |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Silva, José Edmilson Felipe da |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Karnopp, Lodenir Becker |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Santos, Ricardo Yamashita |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Vereza, Solange Coelho |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albino, Ivone Braga |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Duque, Paulo Henrique |
contributor_str_mv |
Duque, Paulo Henrique |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Libras Linguagem e cognição Frames Metáfora Narrativa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Libras Linguagem e cognição Frames Metáfora Narrativa |
description |
Esta tese tem como objetivo investigar o modo como surdos falantes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) constroem sentidos, tomando por base a Linguística Cognitiva e, dentro desse campo, a Teoria Neural da Linguagem. Em consonância com os pressupostos teóricos, utilizamos as noções de categorização (LAKOFF, 1987; DUQUE, 2001, 2002); de corporalidade (LAKOFF e JOHNSON, 1999; DUQUE e COSTA, 2011, 2012; BERGEN, 2008); e de narrativa (DUQUE, 2012; LAKOFF, 2008). Além disso, apresentamos categorias analíticas como esquemas-I (LAKOFF, 1987; JOHNSON, 1987); esquemas-X (FELDMAN, 2006); frames (FILLMORE, 1976, 1982; DUQUE, 2015); metáforas conceptuais e metonímia (LAKOFF e JOHNSON, 1999, 1980, 2002; GIBBS, 1994, 1999, 2005) em Libras. A tese defendida é a de que a construção de sentidos em narrativas por falantes surdos de Libras está atrelada a processos cognitivos relacionados a ações e percepções no mundo. Desse modo, a linguagem não está dissociada de processos criadores, que refletem, portanto, os processos gerais do pensamento elaborados pelos indivíduos quando criam seus significados e os adaptam a contextos diferentes de interação com outros indivíduos. O corpus utilizado na pesquisa é constituído por vídeos de falantes surdos de Libras (grupo experimental) e de falantes ouvintes de Libras (grupo de controle); o estudo é de natureza qualitativa, pautado na metodologia empírica quase-experimental (MONTERO; LEON, 2007). As análises de dados apontam para a existência de padrões referentes ao modo particular a partir do qual os surdos falantes de Libras compreendem suas relações com o mundo e conceitos específicos, cognitivamente construídos, utilizando a língua visuomotora. A ativação de circuitos neurais corrobora as hipóteses de que os surdos falantes de Libras exploram mais o campo visual; agregam outros aspectos perceptuais relacionados à forma e ao movimento dos objetos (ordenação espacial, foco e atenção); os indexadores linguísticos (sinais) acionam esquemas-I e esquemas-X, frames; e o próprio sinal tem base metafórica e/ou metonímica. A vertente de análise crítica acerca do modo como ocorrem cognitivamente os sinais em seus falantes sugere que, no ensino de Libras, sejam considerados os mecanismos de ativação de processos cognitivos durante a sinalização da língua, cujas experiências se efetivam em ambiente não-auditivo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-12-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-21T13:43:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-03-21T13:43:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALBINO, Ivone Braga. Construção de sentidos em língua brasileira de sinais (libras): uma análise contrastiva entre falantes surdos e falantes ouvintes. 2017. 203f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24925 |
identifier_str_mv |
ALBINO, Ivone Braga. Construção de sentidos em língua brasileira de sinais (libras): uma análise contrastiva entre falantes surdos e falantes ouvintes. 2017. 203f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24925 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24925/2/IvoneBragaAlbino_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24925/3/IvoneBragaAlbino_TESE.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24925/2/IvoneBragaAlbino_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24925/3/IvoneBragaAlbino_TESE.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24925/1/IvoneBragaAlbino_TESE.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
87b225119e577374cfc320430a463796 c14f5ada3d1ac01d27a4249c6e200e17 87b225119e577374cfc320430a463796 c14f5ada3d1ac01d27a4249c6e200e17 74e774bb461cbf90d89ba8d2afe2e85f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117725039886336 |