Marketing religioso: uma análise no santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Josimária Soares da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35470
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos turistas e romeiros no Santuário de Santa Rita de Cássia (RN). Para tanto foi realizada uma pesquisa descritivo-exploratória, por meio de uma amostra não probabilística do tipo intencional, composta por 120 pessoas que responderam ao questionário formado por 25 questões fechadas e abertas, abordando o comportamento e a satisfação do visitante do Santuário, bem como o seu perfil socioeconômico, demográfico e cultural. Para o tratamento estatístico, utilizou-se a Estatística Descritiva e o teste de Qui-Quadrado, ao nível de significância de 5% e uma análise de correspondência, tendo como instrumentos o software R, o Excel e o Programa SPSS. Como principais resultados, pode-se concluir que a maioria dos visitantes fica na cidade receptora apenas um dia e gasta até 50 reais no Santuário. Além disso, demonstra satisfação com o acesso, a segurança e a infraestrutura do Santuário e pretende voltar. A grande maioria considera o turismo religioso muito importante para o desenvolvimento de Santa Cruz (RN). Em relação ao perfil, a maioria dos visitantes é do gênero feminino, está na faixa etária de 20 a 26 anos, com ensino fundamental incompleto e estado civil solteiro. Leem de 1 a 3 livros por ano, do tipo ficção e não ficção e a principal fonte de informação é a internet. São todos oriundos do Nordeste, sendo a maioria do Rio Grande do Norte , com renda mensal de até mil reais.
id UFRN_b00d7fd28b36cf28755505b13a9d8a38
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35470
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Cruz, Josimária Soares daSilva Filho, Alexandre Magno daSilva, Francisco de Assis Medeiros daPignataro, Thelma2017-06-26T15:15:46Z2021-09-20T15:16:18Z2017-06-26T15:15:46Z2021-09-20T15:16:18Z20162012908739CRUZ, Josimária Soares da. Marketing religioso: uma análise no santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, Rio Grande Do Norte. 2016. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35470Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoTurismo ReligiosoSantuário de Santa Rita de CássiaVisitantesRomeirosMarketing religioso: uma análise no santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEste trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos turistas e romeiros no Santuário de Santa Rita de Cássia (RN). Para tanto foi realizada uma pesquisa descritivo-exploratória, por meio de uma amostra não probabilística do tipo intencional, composta por 120 pessoas que responderam ao questionário formado por 25 questões fechadas e abertas, abordando o comportamento e a satisfação do visitante do Santuário, bem como o seu perfil socioeconômico, demográfico e cultural. Para o tratamento estatístico, utilizou-se a Estatística Descritiva e o teste de Qui-Quadrado, ao nível de significância de 5% e uma análise de correspondência, tendo como instrumentos o software R, o Excel e o Programa SPSS. Como principais resultados, pode-se concluir que a maioria dos visitantes fica na cidade receptora apenas um dia e gasta até 50 reais no Santuário. Além disso, demonstra satisfação com o acesso, a segurança e a infraestrutura do Santuário e pretende voltar. A grande maioria considera o turismo religioso muito importante para o desenvolvimento de Santa Cruz (RN). Em relação ao perfil, a maioria dos visitantes é do gênero feminino, está na faixa etária de 20 a 26 anos, com ensino fundamental incompleto e estado civil solteiro. Leem de 1 a 3 livros por ano, do tipo ficção e não ficção e a principal fonte de informação é a internet. São todos oriundos do Nordeste, sendo a maioria do Rio Grande do Norte , com renda mensal de até mil reais.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTJosimáriaSC_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain126996https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35470/1/Josim%c3%a1riaSC_Monografia.pdf.txt759f602ec80ec50fe6a7d312fa78ad4bMD51MarketingReligioso_Cruz_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain126996https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35470/2/MarketingReligioso_Cruz_2016.pdf.txt759f602ec80ec50fe6a7d312fa78ad4bMD52ORIGINALMarketingReligioso_Cruz_2016.pdfAdministraçãoapplication/pdf2257765https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35470/3/MarketingReligioso_Cruz_2016.pdfdcdc49bf26c143c5a2a618fb0f1128afMD53LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35470/4/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD54123456789/354702021-09-20 12:16:18.614oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:16:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv Marketing religioso: uma análise no santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, Rio Grande do Norte
title Marketing religioso: uma análise no santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, Rio Grande do Norte
spellingShingle Marketing religioso: uma análise no santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, Rio Grande do Norte
Cruz, Josimária Soares da
Turismo Religioso
Santuário de Santa Rita de Cássia
Visitantes
Romeiros
title_short Marketing religioso: uma análise no santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, Rio Grande do Norte
title_full Marketing religioso: uma análise no santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, Rio Grande do Norte
title_fullStr Marketing religioso: uma análise no santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, Rio Grande do Norte
title_full_unstemmed Marketing religioso: uma análise no santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, Rio Grande do Norte
title_sort Marketing religioso: uma análise no santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, Rio Grande do Norte
author Cruz, Josimária Soares da
author_facet Cruz, Josimária Soares da
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Silva Filho, Alexandre Magno da
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Francisco de Assis Medeiros da
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Josimária Soares da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pignataro, Thelma
contributor_str_mv Pignataro, Thelma
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Turismo Religioso
Santuário de Santa Rita de Cássia
Visitantes
Romeiros
topic Turismo Religioso
Santuário de Santa Rita de Cássia
Visitantes
Romeiros
description Este trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos turistas e romeiros no Santuário de Santa Rita de Cássia (RN). Para tanto foi realizada uma pesquisa descritivo-exploratória, por meio de uma amostra não probabilística do tipo intencional, composta por 120 pessoas que responderam ao questionário formado por 25 questões fechadas e abertas, abordando o comportamento e a satisfação do visitante do Santuário, bem como o seu perfil socioeconômico, demográfico e cultural. Para o tratamento estatístico, utilizou-se a Estatística Descritiva e o teste de Qui-Quadrado, ao nível de significância de 5% e uma análise de correspondência, tendo como instrumentos o software R, o Excel e o Programa SPSS. Como principais resultados, pode-se concluir que a maioria dos visitantes fica na cidade receptora apenas um dia e gasta até 50 reais no Santuário. Além disso, demonstra satisfação com o acesso, a segurança e a infraestrutura do Santuário e pretende voltar. A grande maioria considera o turismo religioso muito importante para o desenvolvimento de Santa Cruz (RN). Em relação ao perfil, a maioria dos visitantes é do gênero feminino, está na faixa etária de 20 a 26 anos, com ensino fundamental incompleto e estado civil solteiro. Leem de 1 a 3 livros por ano, do tipo ficção e não ficção e a principal fonte de informação é a internet. São todos oriundos do Nordeste, sendo a maioria do Rio Grande do Norte , com renda mensal de até mil reais.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-26T15:15:46Z
2021-09-20T15:16:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-06-26T15:15:46Z
2021-09-20T15:16:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2012908739
dc.identifier.citation.fl_str_mv CRUZ, Josimária Soares da. Marketing religioso: uma análise no santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, Rio Grande Do Norte. 2016. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35470
identifier_str_mv 2012908739
CRUZ, Josimária Soares da. Marketing religioso: uma análise no santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, Rio Grande Do Norte. 2016. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35470/1/Josim%c3%a1riaSC_Monografia.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35470/2/MarketingReligioso_Cruz_2016.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35470/3/MarketingReligioso_Cruz_2016.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35470/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 759f602ec80ec50fe6a7d312fa78ad4b
759f602ec80ec50fe6a7d312fa78ad4b
dcdc49bf26c143c5a2a618fb0f1128af
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117596081815552