Marketing, comunicação e consumo religioso: a percepção dos visitantes do Santuário Santa Paulina na cidade de Nova Trento (SC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Behling, Hans Peder
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Wolf, Marcos, Bona, Rafael Jose
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dito Efeito
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/11020
Resumo: O turismo religioso no Santuário Santa Paulina, em Nova Trento (SC), contribui para a economia da cidade. O complexo religioso utiliza estratégias de comunicação e marketing para impactar seus visitantes e conta com uma área de comércio de produtos religiosos. Assim, procura-se investigar qual a opinião de fiéis e turistas sobre as mídias utilizadas e os hábitos de consumo encontrada no santuário. Apresenta-se como objetivo geral descobrir a visão dos visitantes do Santuário Santa Paulina quanto à comunicação direcionada aos fiéis e visitantes e consumo de artigos religiosos. A pesquisa foi desenvolvida de forma quantitativa e aplicada a uma amostra da população de visitantes (402 questionários) em 2017/1. Os resultados indicam o modo que o visitante recebe, interpreta e vê as mensagens transmitidas pelo santuário por meio da mídia e destaca uma avaliação sobre o comércio de artigos religiosos.
id UTFPR-11_99755ddab2802df9c8f318aa1f34939c
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/11020
network_acronym_str UTFPR-11
network_name_str Dito Efeito
repository_id_str
spelling Marketing, comunicação e consumo religioso: a percepção dos visitantes do Santuário Santa Paulina na cidade de Nova Trento (SC)ComunicaçãoMarketing religioso; Religião; Consumo religioso; Santuário Santa Paulina.O turismo religioso no Santuário Santa Paulina, em Nova Trento (SC), contribui para a economia da cidade. O complexo religioso utiliza estratégias de comunicação e marketing para impactar seus visitantes e conta com uma área de comércio de produtos religiosos. Assim, procura-se investigar qual a opinião de fiéis e turistas sobre as mídias utilizadas e os hábitos de consumo encontrada no santuário. Apresenta-se como objetivo geral descobrir a visão dos visitantes do Santuário Santa Paulina quanto à comunicação direcionada aos fiéis e visitantes e consumo de artigos religiosos. A pesquisa foi desenvolvida de forma quantitativa e aplicada a uma amostra da população de visitantes (402 questionários) em 2017/1. Os resultados indicam o modo que o visitante recebe, interpreta e vê as mensagens transmitidas pelo santuário por meio da mídia e destaca uma avaliação sobre o comércio de artigos religiosos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Behling, Hans PederWolf, MarcosBona, Rafael Jose2020-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/1102010.3895/rde.v10n17.11020Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 10, n. 17 (2019): Revista Dito Efeito; 48-621984-237610.3895/rde.v10n17reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/11020/7150Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-20T18:37:13Zoai:periodicos.utfpr:article/11020Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2022-10-20T18:37:13Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing, comunicação e consumo religioso: a percepção dos visitantes do Santuário Santa Paulina na cidade de Nova Trento (SC)
title Marketing, comunicação e consumo religioso: a percepção dos visitantes do Santuário Santa Paulina na cidade de Nova Trento (SC)
spellingShingle Marketing, comunicação e consumo religioso: a percepção dos visitantes do Santuário Santa Paulina na cidade de Nova Trento (SC)
Behling, Hans Peder
Comunicação
Marketing religioso; Religião; Consumo religioso; Santuário Santa Paulina.
title_short Marketing, comunicação e consumo religioso: a percepção dos visitantes do Santuário Santa Paulina na cidade de Nova Trento (SC)
title_full Marketing, comunicação e consumo religioso: a percepção dos visitantes do Santuário Santa Paulina na cidade de Nova Trento (SC)
title_fullStr Marketing, comunicação e consumo religioso: a percepção dos visitantes do Santuário Santa Paulina na cidade de Nova Trento (SC)
title_full_unstemmed Marketing, comunicação e consumo religioso: a percepção dos visitantes do Santuário Santa Paulina na cidade de Nova Trento (SC)
title_sort Marketing, comunicação e consumo religioso: a percepção dos visitantes do Santuário Santa Paulina na cidade de Nova Trento (SC)
author Behling, Hans Peder
author_facet Behling, Hans Peder
Wolf, Marcos
Bona, Rafael Jose
author_role author
author2 Wolf, Marcos
Bona, Rafael Jose
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Behling, Hans Peder
Wolf, Marcos
Bona, Rafael Jose
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Marketing religioso; Religião; Consumo religioso; Santuário Santa Paulina.
topic Comunicação
Marketing religioso; Religião; Consumo religioso; Santuário Santa Paulina.
description O turismo religioso no Santuário Santa Paulina, em Nova Trento (SC), contribui para a economia da cidade. O complexo religioso utiliza estratégias de comunicação e marketing para impactar seus visitantes e conta com uma área de comércio de produtos religiosos. Assim, procura-se investigar qual a opinião de fiéis e turistas sobre as mídias utilizadas e os hábitos de consumo encontrada no santuário. Apresenta-se como objetivo geral descobrir a visão dos visitantes do Santuário Santa Paulina quanto à comunicação direcionada aos fiéis e visitantes e consumo de artigos religiosos. A pesquisa foi desenvolvida de forma quantitativa e aplicada a uma amostra da população de visitantes (402 questionários) em 2017/1. Os resultados indicam o modo que o visitante recebe, interpreta e vê as mensagens transmitidas pelo santuário por meio da mídia e destaca uma avaliação sobre o comércio de artigos religiosos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/11020
10.3895/rde.v10n17.11020
url https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/11020
identifier_str_mv 10.3895/rde.v10n17.11020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/11020/7150
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 10, n. 17 (2019): Revista Dito Efeito; 48-62
1984-2376
10.3895/rde.v10n17
reponame:Dito Efeito
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Dito Efeito
collection Dito Efeito
repository.name.fl_str_mv Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1808858896265117696