Um escudo contra fake news? A influência da reputação corporativa na intenção de compartilhamento de notícias empresariais nas redes sociais on-line
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32747 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é examinar a influência da reputação corporativa, da veracidade e da valência da notícia na intenção de compartilhamento de notícias empresariais nas redes sociais. O que motivou o estudo foi o aumento do número de notícias empresariais falsas nas redes sociais e a escassez de pesquisas empíricas que ajudem a entender e combater/prevenir a disseminação dessas notícias. O método de investigação é um experimento fatorial on-line 2 (reputação corporativa: desfavorável vs favorável) x 2 (veracidade: falsa vs verdadeira) x 2 (valência: negativa vs positiva) aleatorizado em blocos completos e os sujeitos são 369 usuários de redes sociais on-line com alguma familiaridade com as empresas citadas no estímulo do experimento. O estímulo experimental consiste em oito notícias empresariais extraídas da internet. Os dados foram coletados por meio de um questionário on-line e analisados por meio da técnica de Análise de Variância (ANOVA) de três fatores. Os resultados revelam que a reputação corporativa, a veracidade e a valência podem influenciar a intenção de compartilhamento de treze formas. Entre as formas identificadas, os resultados destacam que a reputação corporativa favorável pode diminuir a intenção de compartilhamento de notícias falsas negativas e aumentar a intenção de compartilhamento de notícias falsas positivas, servindo como uma “faca de dois gumes”, ao invés de “escudo”, no combate a propagação de notícias falsas. Este trabalho pode ser utilizado por gestores e pesquisadores para entender o compartilhamento de notícias falsas nas redes sociais, identificar os antecedentes desse compartilhamento e traçar estratégias de combate e prevenção ao compartilhamento de notícias falsas negativas sobre empresas por meio da reputação corporativa, entre outras coisas. |
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Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32747O objetivo deste trabalho é examinar a influência da reputação corporativa, da veracidade e da valência da notícia na intenção de compartilhamento de notícias empresariais nas redes sociais. O que motivou o estudo foi o aumento do número de notícias empresariais falsas nas redes sociais e a escassez de pesquisas empíricas que ajudem a entender e combater/prevenir a disseminação dessas notícias. O método de investigação é um experimento fatorial on-line 2 (reputação corporativa: desfavorável vs favorável) x 2 (veracidade: falsa vs verdadeira) x 2 (valência: negativa vs positiva) aleatorizado em blocos completos e os sujeitos são 369 usuários de redes sociais on-line com alguma familiaridade com as empresas citadas no estímulo do experimento. O estímulo experimental consiste em oito notícias empresariais extraídas da internet. Os dados foram coletados por meio de um questionário on-line e analisados por meio da técnica de Análise de Variância (ANOVA) de três fatores. Os resultados revelam que a reputação corporativa, a veracidade e a valência podem influenciar a intenção de compartilhamento de treze formas. Entre as formas identificadas, os resultados destacam que a reputação corporativa favorável pode diminuir a intenção de compartilhamento de notícias falsas negativas e aumentar a intenção de compartilhamento de notícias falsas positivas, servindo como uma “faca de dois gumes”, ao invés de “escudo”, no combate a propagação de notícias falsas. Este trabalho pode ser utilizado por gestores e pesquisadores para entender o compartilhamento de notícias falsas nas redes sociais, identificar os antecedentes desse compartilhamento e traçar estratégias de combate e prevenção ao compartilhamento de notícias falsas negativas sobre empresas por meio da reputação corporativa, entre outras coisas.This research aims to examine the influence of corporate reputation, news veracity and news valence on the intention to share business news on social network sites. What motivated this research was the increase in the number of false business news on social network sites and the lack of empirical research helping to understand and combat the dissemination of these news on social networks. The investigation method is an online factorial experiment 2 (corporate reputation: unfavorable vs favorable) x 2 (veracity: false vs true) x 2 (valence: negative vs positive) randomized in complete blocks and the subjects are 369 social media users with some familiarity with the companies mentioned on the experimental stimulus. The experimental stimulus consists of eight business news extracted from the internet. The data were collected through an online survey and analyzed using the three-way analysis of variance technique (ANOVA). The results shows that corporate reputation, veracity and valence can influence the intention to share in thirteen ways. Among the ways, the results highlight that a favorable corporate reputation can mitigate the intention to share false negative news and enhance the intention to share false positive news, serving as a “double-edged sword”, instead of “shield”, in combating the spread of false news. This study can be used by managers and researchers to understand false news sharing on social networks, to identify the antecedents of this sharing and to outline strategies to combat and prevent the sharing of false negative news about companies through corporate reputation, among other things.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilNotícias empresariais falsasIntenção de compartilhamento de notíciasReputação corporativaVeracidade da notíciaValência da notíciaPesquisa experimentalUm escudo contra fake news? A influência da reputação corporativa na intenção de compartilhamento de notícias empresariais nas redes sociais on-lineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEscudocontrafake_SouzaNeto_2021.pdfapplication/pdf24397132https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32747/1/Escudocontrafake_SouzaNeto_2021.pdfe18010aedcf12c2668536256e0b371deMD51123456789/327472021-06-21 19:40:04.707oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32747Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-06-21T22:40:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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