Um escudo contra fake news? A influência da reputação corporativa na intenção de compartilhamento de notícias empresariais nas redes sociais on-line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Neto, Rômulo Andrade de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32747
Resumo: O objetivo deste trabalho é examinar a influência da reputação corporativa, da veracidade e da valência da notícia na intenção de compartilhamento de notícias empresariais nas redes sociais. O que motivou o estudo foi o aumento do número de notícias empresariais falsas nas redes sociais e a escassez de pesquisas empíricas que ajudem a entender e combater/prevenir a disseminação dessas notícias. O método de investigação é um experimento fatorial on-line 2 (reputação corporativa: desfavorável vs favorável) x 2 (veracidade: falsa vs verdadeira) x 2 (valência: negativa vs positiva) aleatorizado em blocos completos e os sujeitos são 369 usuários de redes sociais on-line com alguma familiaridade com as empresas citadas no estímulo do experimento. O estímulo experimental consiste em oito notícias empresariais extraídas da internet. Os dados foram coletados por meio de um questionário on-line e analisados por meio da técnica de Análise de Variância (ANOVA) de três fatores. Os resultados revelam que a reputação corporativa, a veracidade e a valência podem influenciar a intenção de compartilhamento de treze formas. Entre as formas identificadas, os resultados destacam que a reputação corporativa favorável pode diminuir a intenção de compartilhamento de notícias falsas negativas e aumentar a intenção de compartilhamento de notícias falsas positivas, servindo como uma “faca de dois gumes”, ao invés de “escudo”, no combate a propagação de notícias falsas. Este trabalho pode ser utilizado por gestores e pesquisadores para entender o compartilhamento de notícias falsas nas redes sociais, identificar os antecedentes desse compartilhamento e traçar estratégias de combate e prevenção ao compartilhamento de notícias falsas negativas sobre empresas por meio da reputação corporativa, entre outras coisas.
id UFRN_b0ad7e3b1faeceb534d2716caf77c9cc
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32747
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Souza Neto, Rômulo Andrade dehttp://lattes.cnpq.br/7138589638812519http://lattes.cnpq.br/1151025937054810Vivacqua, Carla Almeidahttp://lattes.cnpq.br/4339735174795014Carvalho, Anne Emilia Costahttp://lattes.cnpq.br/6803076056551170Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra dehttp://lattes.cnpq.br/7838023745515909Queiroz, Marcelo Victor Alves Bilahttp://lattes.cnpq.br/7583692128365771Gosling, Marlusahttp://lattes.cnpq.br/9503365193492380Ramos, Anatalia Saraiva Martins2021-06-21T22:39:09Z2021-06-21T22:39:09Z2021-02-26SOUZA NETO, Rômulo Andrade de. Um escudo contra fake news? A influência da reputação corporativa na intenção de compartilhamento de notícias empresariais nas redes sociais on-line. 2021. 184f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32747O objetivo deste trabalho é examinar a influência da reputação corporativa, da veracidade e da valência da notícia na intenção de compartilhamento de notícias empresariais nas redes sociais. O que motivou o estudo foi o aumento do número de notícias empresariais falsas nas redes sociais e a escassez de pesquisas empíricas que ajudem a entender e combater/prevenir a disseminação dessas notícias. O método de investigação é um experimento fatorial on-line 2 (reputação corporativa: desfavorável vs favorável) x 2 (veracidade: falsa vs verdadeira) x 2 (valência: negativa vs positiva) aleatorizado em blocos completos e os sujeitos são 369 usuários de redes sociais on-line com alguma familiaridade com as empresas citadas no estímulo do experimento. O estímulo experimental consiste em oito notícias empresariais extraídas da internet. Os dados foram coletados por meio de um questionário on-line e analisados por meio da técnica de Análise de Variância (ANOVA) de três fatores. Os resultados revelam que a reputação corporativa, a veracidade e a valência podem influenciar a intenção de compartilhamento de treze formas. Entre as formas identificadas, os resultados destacam que a reputação corporativa favorável pode diminuir a intenção de compartilhamento de notícias falsas negativas e aumentar a intenção de compartilhamento de notícias falsas positivas, servindo como uma “faca de dois gumes”, ao invés de “escudo”, no combate a propagação de notícias falsas. Este trabalho pode ser utilizado por gestores e pesquisadores para entender o compartilhamento de notícias falsas nas redes sociais, identificar os antecedentes desse compartilhamento e traçar estratégias de combate e prevenção ao compartilhamento de notícias falsas negativas sobre empresas por meio da reputação corporativa, entre outras coisas.This research aims to examine the influence of corporate reputation, news veracity and news valence on the intention to share business news on social network sites. What motivated this research was the increase in the number of false business news on social network sites and the lack of empirical research helping to understand and combat the dissemination of these news on social networks. The investigation method is an online factorial experiment 2 (corporate reputation: unfavorable vs favorable) x 2 (veracity: false vs true) x 2 (valence: negative vs positive) randomized in complete blocks and the subjects are 369 social media users with some familiarity with the companies mentioned on the experimental stimulus. The experimental stimulus consists of eight business news extracted from the internet. The data were collected through an online survey and analyzed using the three-way analysis of variance technique (ANOVA). The results shows that corporate reputation, veracity and valence can influence the intention to share in thirteen ways. Among the ways, the results highlight that a favorable corporate reputation can mitigate the intention to share false negative news and enhance the intention to share false positive news, serving as a “double-edged sword”, instead of “shield”, in combating the spread of false news. This study can be used by managers and researchers to understand false news sharing on social networks, to identify the antecedents of this sharing and to outline strategies to combat and prevent the sharing of false negative news about companies through corporate reputation, among other things.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilNotícias empresariais falsasIntenção de compartilhamento de notíciasReputação corporativaVeracidade da notíciaValência da notíciaPesquisa experimentalUm escudo contra fake news? A influência da reputação corporativa na intenção de compartilhamento de notícias empresariais nas redes sociais on-lineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEscudocontrafake_SouzaNeto_2021.pdfapplication/pdf24397132https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32747/1/Escudocontrafake_SouzaNeto_2021.pdfe18010aedcf12c2668536256e0b371deMD51123456789/327472021-06-21 19:40:04.707oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32747Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-06-21T22:40:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um escudo contra fake news? A influência da reputação corporativa na intenção de compartilhamento de notícias empresariais nas redes sociais on-line
title Um escudo contra fake news? A influência da reputação corporativa na intenção de compartilhamento de notícias empresariais nas redes sociais on-line
spellingShingle Um escudo contra fake news? A influência da reputação corporativa na intenção de compartilhamento de notícias empresariais nas redes sociais on-line
Souza Neto, Rômulo Andrade de
Notícias empresariais falsas
Intenção de compartilhamento de notícias
Reputação corporativa
Veracidade da notícia
Valência da notícia
Pesquisa experimental
title_short Um escudo contra fake news? A influência da reputação corporativa na intenção de compartilhamento de notícias empresariais nas redes sociais on-line
title_full Um escudo contra fake news? A influência da reputação corporativa na intenção de compartilhamento de notícias empresariais nas redes sociais on-line
title_fullStr Um escudo contra fake news? A influência da reputação corporativa na intenção de compartilhamento de notícias empresariais nas redes sociais on-line
title_full_unstemmed Um escudo contra fake news? A influência da reputação corporativa na intenção de compartilhamento de notícias empresariais nas redes sociais on-line
title_sort Um escudo contra fake news? A influência da reputação corporativa na intenção de compartilhamento de notícias empresariais nas redes sociais on-line
author Souza Neto, Rômulo Andrade de
author_facet Souza Neto, Rômulo Andrade de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7138589638812519
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1151025937054810
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Carvalho, Anne Emilia Costa
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6803076056551170
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7838023745515909
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Queiroz, Marcelo Victor Alves Bila
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7583692128365771
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Gosling, Marlusa
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9503365193492380
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Neto, Rômulo Andrade de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Vivacqua, Carla Almeida
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4339735174795014
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Anatalia Saraiva Martins
contributor_str_mv Vivacqua, Carla Almeida
Ramos, Anatalia Saraiva Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Notícias empresariais falsas
Intenção de compartilhamento de notícias
Reputação corporativa
Veracidade da notícia
Valência da notícia
Pesquisa experimental
topic Notícias empresariais falsas
Intenção de compartilhamento de notícias
Reputação corporativa
Veracidade da notícia
Valência da notícia
Pesquisa experimental
description O objetivo deste trabalho é examinar a influência da reputação corporativa, da veracidade e da valência da notícia na intenção de compartilhamento de notícias empresariais nas redes sociais. O que motivou o estudo foi o aumento do número de notícias empresariais falsas nas redes sociais e a escassez de pesquisas empíricas que ajudem a entender e combater/prevenir a disseminação dessas notícias. O método de investigação é um experimento fatorial on-line 2 (reputação corporativa: desfavorável vs favorável) x 2 (veracidade: falsa vs verdadeira) x 2 (valência: negativa vs positiva) aleatorizado em blocos completos e os sujeitos são 369 usuários de redes sociais on-line com alguma familiaridade com as empresas citadas no estímulo do experimento. O estímulo experimental consiste em oito notícias empresariais extraídas da internet. Os dados foram coletados por meio de um questionário on-line e analisados por meio da técnica de Análise de Variância (ANOVA) de três fatores. Os resultados revelam que a reputação corporativa, a veracidade e a valência podem influenciar a intenção de compartilhamento de treze formas. Entre as formas identificadas, os resultados destacam que a reputação corporativa favorável pode diminuir a intenção de compartilhamento de notícias falsas negativas e aumentar a intenção de compartilhamento de notícias falsas positivas, servindo como uma “faca de dois gumes”, ao invés de “escudo”, no combate a propagação de notícias falsas. Este trabalho pode ser utilizado por gestores e pesquisadores para entender o compartilhamento de notícias falsas nas redes sociais, identificar os antecedentes desse compartilhamento e traçar estratégias de combate e prevenção ao compartilhamento de notícias falsas negativas sobre empresas por meio da reputação corporativa, entre outras coisas.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-21T22:39:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-21T22:39:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA NETO, Rômulo Andrade de. Um escudo contra fake news? A influência da reputação corporativa na intenção de compartilhamento de notícias empresariais nas redes sociais on-line. 2021. 184f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32747
identifier_str_mv SOUZA NETO, Rômulo Andrade de. Um escudo contra fake news? A influência da reputação corporativa na intenção de compartilhamento de notícias empresariais nas redes sociais on-line. 2021. 184f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32747/1/Escudocontrafake_SouzaNeto_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e18010aedcf12c2668536256e0b371de
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117905127571456