Uma proposta de planejamento estratégico para a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Afonso Neves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35307
Resumo: A estratégia organizacional é essencial para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado, gerando a ela meios de alcançar a otimização de seus resultados. O objetivo deste trabalho é propor um planejamento estratégico para uma entidade sem fins lucrativos, a Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte. A metodologia utilizada foi do tipo estudo de caso, baseado em observação direta intensiva e análise de dados qualitativa. O planejamento abordou a construção da identidade organizacional da empresa, através do desenvolvimento de sua missão, visão e valores; além disso, construiu seu mapa estratégico, definiu seus objetivos, indicadores e metas. Como resultados importantes foram entregues o diagnóstico organizacional, identidade organizacional, objetivos dentro das perspectivas do Balanced Scorecard, assim como suas metas e indicadores. Conclui-se, assim, que os objetivos gerais e específicos foram alcançados através da formulação do Planejamento Estratégico.
id UFRN_b0e4d7dd32b0a4f323a74ce08ffa1237
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35307
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Alves, Afonso NevesGurgel, André MoraisPignataro, ThelmaCarício, Marcelo RiqueGurgel, André Morais2021-08-05T12:49:55Z2021-09-20T15:05:51Z2021-08-05T12:49:55Z2021-09-20T15:05:51Z2021-04-062015033629ALVES, Afonso Neves. Uma proposta de planejamento estratégico para a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte. 2021. 32 f. Monografia (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35307A estratégia organizacional é essencial para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado, gerando a ela meios de alcançar a otimização de seus resultados. O objetivo deste trabalho é propor um planejamento estratégico para uma entidade sem fins lucrativos, a Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte. A metodologia utilizada foi do tipo estudo de caso, baseado em observação direta intensiva e análise de dados qualitativa. O planejamento abordou a construção da identidade organizacional da empresa, através do desenvolvimento de sua missão, visão e valores; além disso, construiu seu mapa estratégico, definiu seus objetivos, indicadores e metas. Como resultados importantes foram entregues o diagnóstico organizacional, identidade organizacional, objetivos dentro das perspectivas do Balanced Scorecard, assim como suas metas e indicadores. Conclui-se, assim, que os objetivos gerais e específicos foram alcançados através da formulação do Planejamento Estratégico.The organizational strategy is essential for a company to remain competitive in the market, providing it with the means to achieve the optimization of its results. The objective of this work is to propose a strategic plan for a non-profit entity, the Association of Supermarkets of Rio Grande do Norte. The methodology used was a case study, based on intensive direct observation and qualitative data analysis. The planning addressed the construction of the company's organizational identity, through the development of its mission, vision and values; in addition, it built its strategic map, defined its objectives, indicators and goal. Important results were delivered such as the organizational diagnosis, organizational identity, objectives within the perspectives of the Balanced Scorecard, as well as its goals and indicators. Therefore, it was concluded that the general and specific objectives were achieved through the formulation of the Strategic Planning.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoPlanejamento estratégicoEstratégia organizacionalBalanced scorecardStrategic planningOrganizational strategyUma proposta de planejamento estratégico para a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALUmaPropostaDePlanejamentoEstrategico_Alves_2021.pdfapplication/pdf708108https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35307/1/UmaPropostaDePlanejamentoEstrategico_Alves_2021.pdf9271ac8b7858881f299636f5f41731c8MD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35307/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52123456789/353072021-09-20 12:05:51.635oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:05:51Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta de planejamento estratégico para a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte
title Uma proposta de planejamento estratégico para a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte
spellingShingle Uma proposta de planejamento estratégico para a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte
Alves, Afonso Neves
Planejamento estratégico
Estratégia organizacional
Balanced scorecard
Strategic planning
Organizational strategy
title_short Uma proposta de planejamento estratégico para a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte
title_full Uma proposta de planejamento estratégico para a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte
title_fullStr Uma proposta de planejamento estratégico para a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte
title_full_unstemmed Uma proposta de planejamento estratégico para a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte
title_sort Uma proposta de planejamento estratégico para a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte
author Alves, Afonso Neves
author_facet Alves, Afonso Neves
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Gurgel, André Morais
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Pignataro, Thelma
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Carício, Marcelo Rique
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Afonso Neves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gurgel, André Morais
contributor_str_mv Gurgel, André Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Estratégia organizacional
Balanced scorecard
Strategic planning
Organizational strategy
topic Planejamento estratégico
Estratégia organizacional
Balanced scorecard
Strategic planning
Organizational strategy
description A estratégia organizacional é essencial para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado, gerando a ela meios de alcançar a otimização de seus resultados. O objetivo deste trabalho é propor um planejamento estratégico para uma entidade sem fins lucrativos, a Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte. A metodologia utilizada foi do tipo estudo de caso, baseado em observação direta intensiva e análise de dados qualitativa. O planejamento abordou a construção da identidade organizacional da empresa, através do desenvolvimento de sua missão, visão e valores; além disso, construiu seu mapa estratégico, definiu seus objetivos, indicadores e metas. Como resultados importantes foram entregues o diagnóstico organizacional, identidade organizacional, objetivos dentro das perspectivas do Balanced Scorecard, assim como suas metas e indicadores. Conclui-se, assim, que os objetivos gerais e específicos foram alcançados através da formulação do Planejamento Estratégico.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-05T12:49:55Z
2021-09-20T15:05:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-05T12:49:55Z
2021-09-20T15:05:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2015033629
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVES, Afonso Neves. Uma proposta de planejamento estratégico para a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte. 2021. 32 f. Monografia (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35307
identifier_str_mv 2015033629
ALVES, Afonso Neves. Uma proposta de planejamento estratégico para a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte. 2021. 32 f. Monografia (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35307/1/UmaPropostaDePlanejamentoEstrategico_Alves_2021.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35307/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9271ac8b7858881f299636f5f41731c8
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832672767213568