Uma proposta de planejamento estratégico para a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35307 |
Resumo: | A estratégia organizacional é essencial para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado, gerando a ela meios de alcançar a otimização de seus resultados. O objetivo deste trabalho é propor um planejamento estratégico para uma entidade sem fins lucrativos, a Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte. A metodologia utilizada foi do tipo estudo de caso, baseado em observação direta intensiva e análise de dados qualitativa. O planejamento abordou a construção da identidade organizacional da empresa, através do desenvolvimento de sua missão, visão e valores; além disso, construiu seu mapa estratégico, definiu seus objetivos, indicadores e metas. Como resultados importantes foram entregues o diagnóstico organizacional, identidade organizacional, objetivos dentro das perspectivas do Balanced Scorecard, assim como suas metas e indicadores. Conclui-se, assim, que os objetivos gerais e específicos foram alcançados através da formulação do Planejamento Estratégico. |
id |
UFRN_b0e4d7dd32b0a4f323a74ce08ffa1237 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35307 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Afonso NevesGurgel, André MoraisPignataro, ThelmaCarício, Marcelo RiqueGurgel, André Morais2021-08-05T12:49:55Z2021-09-20T15:05:51Z2021-08-05T12:49:55Z2021-09-20T15:05:51Z2021-04-062015033629ALVES, Afonso Neves. Uma proposta de planejamento estratégico para a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte. 2021. 32 f. Monografia (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35307A estratégia organizacional é essencial para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado, gerando a ela meios de alcançar a otimização de seus resultados. O objetivo deste trabalho é propor um planejamento estratégico para uma entidade sem fins lucrativos, a Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte. A metodologia utilizada foi do tipo estudo de caso, baseado em observação direta intensiva e análise de dados qualitativa. O planejamento abordou a construção da identidade organizacional da empresa, através do desenvolvimento de sua missão, visão e valores; além disso, construiu seu mapa estratégico, definiu seus objetivos, indicadores e metas. Como resultados importantes foram entregues o diagnóstico organizacional, identidade organizacional, objetivos dentro das perspectivas do Balanced Scorecard, assim como suas metas e indicadores. Conclui-se, assim, que os objetivos gerais e específicos foram alcançados através da formulação do Planejamento Estratégico.The organizational strategy is essential for a company to remain competitive in the market, providing it with the means to achieve the optimization of its results. The objective of this work is to propose a strategic plan for a non-profit entity, the Association of Supermarkets of Rio Grande do Norte. The methodology used was a case study, based on intensive direct observation and qualitative data analysis. The planning addressed the construction of the company's organizational identity, through the development of its mission, vision and values; in addition, it built its strategic map, defined its objectives, indicators and goal. Important results were delivered such as the organizational diagnosis, organizational identity, objectives within the perspectives of the Balanced Scorecard, as well as its goals and indicators. Therefore, it was concluded that the general and specific objectives were achieved through the formulation of the Strategic Planning.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoPlanejamento estratégicoEstratégia organizacionalBalanced scorecardStrategic planningOrganizational strategyUma proposta de planejamento estratégico para a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALUmaPropostaDePlanejamentoEstrategico_Alves_2021.pdfapplication/pdf708108https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35307/1/UmaPropostaDePlanejamentoEstrategico_Alves_2021.pdf9271ac8b7858881f299636f5f41731c8MD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35307/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52123456789/353072021-09-20 12:05:51.635oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:05:51Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta de planejamento estratégico para a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte |
title |
Uma proposta de planejamento estratégico para a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte |
spellingShingle |
Uma proposta de planejamento estratégico para a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte Alves, Afonso Neves Planejamento estratégico Estratégia organizacional Balanced scorecard Strategic planning Organizational strategy |
title_short |
Uma proposta de planejamento estratégico para a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte |
title_full |
Uma proposta de planejamento estratégico para a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte |
title_fullStr |
Uma proposta de planejamento estratégico para a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de planejamento estratégico para a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte |
title_sort |
Uma proposta de planejamento estratégico para a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte |
author |
Alves, Afonso Neves |
author_facet |
Alves, Afonso Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Gurgel, André Morais |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Pignataro, Thelma |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Carício, Marcelo Rique |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Afonso Neves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gurgel, André Morais |
contributor_str_mv |
Gurgel, André Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento estratégico Estratégia organizacional Balanced scorecard Strategic planning Organizational strategy |
topic |
Planejamento estratégico Estratégia organizacional Balanced scorecard Strategic planning Organizational strategy |
description |
A estratégia organizacional é essencial para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado, gerando a ela meios de alcançar a otimização de seus resultados. O objetivo deste trabalho é propor um planejamento estratégico para uma entidade sem fins lucrativos, a Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte. A metodologia utilizada foi do tipo estudo de caso, baseado em observação direta intensiva e análise de dados qualitativa. O planejamento abordou a construção da identidade organizacional da empresa, através do desenvolvimento de sua missão, visão e valores; além disso, construiu seu mapa estratégico, definiu seus objetivos, indicadores e metas. Como resultados importantes foram entregues o diagnóstico organizacional, identidade organizacional, objetivos dentro das perspectivas do Balanced Scorecard, assim como suas metas e indicadores. Conclui-se, assim, que os objetivos gerais e específicos foram alcançados através da formulação do Planejamento Estratégico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-05T12:49:55Z 2021-09-20T15:05:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-08-05T12:49:55Z 2021-09-20T15:05:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-04-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2015033629 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALVES, Afonso Neves. Uma proposta de planejamento estratégico para a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte. 2021. 32 f. Monografia (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35307 |
identifier_str_mv |
2015033629 ALVES, Afonso Neves. Uma proposta de planejamento estratégico para a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte. 2021. 32 f. Monografia (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35307 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35307/1/UmaPropostaDePlanejamentoEstrategico_Alves_2021.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35307/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9271ac8b7858881f299636f5f41731c8 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832672767213568 |