Desafios comunicacionais na gestão estratégica pelo balanced scorecard e o choque de gestão no estado de Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139293 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar como as práticas de comunicação interna adotadas pelos órgãos do governobrasileiro têm se transformado diante das mudanças na administração pública contemporânea. Para isto, toma como objetoo processo de implantação do balanced scorecard (BSC) no estado de Minas Gerais, integrando os esforços de uma gestãobaseada em resultados denominada choque de gestão. Os resultados da pesquisa realizada em tese de doutorado apontampara a indissociabilidade entre comunicação e estratégia, sugerindo um modelo analítico de comunicação organizacionalque privilegia não os resultados do alinhamento dos sujeitos organizacionais em relação à estratégia (eficácia dos processos),mas, antes, os quadros sígnicos acionados e como eles participam da ação dos sujeitos que, recursivamente, reforçam ounegociam os significados propostos pela organização. |
id |
USP-72_6cfaaf430f365da91b4a1e628c1fb9fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139293 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios comunicacionais na gestão estratégica pelo balanced scorecard e o choque de gestão no estado de Minas GeraisCommunication challenges in the strategic management using the balanced scorecard and the management shock in the state of Minas GeraisDesafíos comunicacionales en la gestión estratégica por el balanced scorecard y el choque de gestión en el estado de Minas GeraisComunicación organizacional. Estrategia. Balanced scorecard.Organizational communication. Strategy. Balanced scorecard.Comunicação organizacional. Estratégia. Balanced scorecard.Este trabalho tem como objetivo analisar como as práticas de comunicação interna adotadas pelos órgãos do governobrasileiro têm se transformado diante das mudanças na administração pública contemporânea. Para isto, toma como objetoo processo de implantação do balanced scorecard (BSC) no estado de Minas Gerais, integrando os esforços de uma gestãobaseada em resultados denominada choque de gestão. Os resultados da pesquisa realizada em tese de doutorado apontampara a indissociabilidade entre comunicação e estratégia, sugerindo um modelo analítico de comunicação organizacionalque privilegia não os resultados do alinhamento dos sujeitos organizacionais em relação à estratégia (eficácia dos processos),mas, antes, os quadros sígnicos acionados e como eles participam da ação dos sujeitos que, recursivamente, reforçam ounegociam os significados propostos pela organização.El trabajo tiene como objetivo analizar cómo las prácticas de comunicación interna adoptadas por los organismos delgobierno brasilero se han transformado frente a los cambios en la administración pública contemporánea. Por eso, elobjeto de estudio fue el proceso de implementación del balanced scorecard (BSC) en el estado de Minas Gerais, integrandolos esfuerzos de una gestión fundamentada en resultados llamada choque de gestión. Los resultados de la presenteinvestigación, originados de una tesis doctoral, apuntan para la inseparabilidad entre estrategia y comunicación, sugiriendoun modelo de análisis de la comunicación organizacional que favorezca no a los resultados del alineamiento de los sujetosorganizacionales en relación a la estrategia (eficiencia de los procesos), sino, antes, los marcos sígnicos accionados ycómo tales marcos participan de las acciones de los sujetos, que, recursivamente, refuerzan o negocian los significadospropuestos por la organización.This paper has the purpose of analyzing how the internal communication practices adopted by Brazilian governmentorganizations has been transformed due to the changes in contemporary public administration. For this it uses the processof implementation of the balanced scorecard (BSC) in the State of Minas Gerais, integrating the efforts of a managementthat is based on results, named management shock. The results of the research conducted in a doctorate thesis point outthe inseparability between communication and strategy, suggesting an analytical model of organizational communicationthat does not privilege the results of the alignment of the organizational subjects in relation to the strategy (efficacy ofthe processes), but rather the signic staff deployed and how they participate in the action of the subjects that recursivelyreinforce or negotiate the meanings proposed by the organization.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13929310.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139293Organicom; v. 12 n. 23 (2015): Comunicação e Economia Criativa; 40-502238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139293/134634Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Fábia Pereira2017-11-09T17:18:23Zoai:revistas.usp.br:article/139293Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:39.846443Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios comunicacionais na gestão estratégica pelo balanced scorecard e o choque de gestão no estado de Minas Gerais Communication challenges in the strategic management using the balanced scorecard and the management shock in the state of Minas Gerais Desafíos comunicacionales en la gestión estratégica por el balanced scorecard y el choque de gestión en el estado de Minas Gerais |
title |
Desafios comunicacionais na gestão estratégica pelo balanced scorecard e o choque de gestão no estado de Minas Gerais |
spellingShingle |
Desafios comunicacionais na gestão estratégica pelo balanced scorecard e o choque de gestão no estado de Minas Gerais Lima, Fábia Pereira Comunicación organizacional. Estrategia. Balanced scorecard. Organizational communication. Strategy. Balanced scorecard. Comunicação organizacional. Estratégia. Balanced scorecard. |
title_short |
Desafios comunicacionais na gestão estratégica pelo balanced scorecard e o choque de gestão no estado de Minas Gerais |
title_full |
Desafios comunicacionais na gestão estratégica pelo balanced scorecard e o choque de gestão no estado de Minas Gerais |
title_fullStr |
Desafios comunicacionais na gestão estratégica pelo balanced scorecard e o choque de gestão no estado de Minas Gerais |
title_full_unstemmed |
Desafios comunicacionais na gestão estratégica pelo balanced scorecard e o choque de gestão no estado de Minas Gerais |
title_sort |
Desafios comunicacionais na gestão estratégica pelo balanced scorecard e o choque de gestão no estado de Minas Gerais |
author |
Lima, Fábia Pereira |
author_facet |
Lima, Fábia Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Fábia Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicación organizacional. Estrategia. Balanced scorecard. Organizational communication. Strategy. Balanced scorecard. Comunicação organizacional. Estratégia. Balanced scorecard. |
topic |
Comunicación organizacional. Estrategia. Balanced scorecard. Organizational communication. Strategy. Balanced scorecard. Comunicação organizacional. Estratégia. Balanced scorecard. |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar como as práticas de comunicação interna adotadas pelos órgãos do governobrasileiro têm se transformado diante das mudanças na administração pública contemporânea. Para isto, toma como objetoo processo de implantação do balanced scorecard (BSC) no estado de Minas Gerais, integrando os esforços de uma gestãobaseada em resultados denominada choque de gestão. Os resultados da pesquisa realizada em tese de doutorado apontampara a indissociabilidade entre comunicação e estratégia, sugerindo um modelo analítico de comunicação organizacionalque privilegia não os resultados do alinhamento dos sujeitos organizacionais em relação à estratégia (eficácia dos processos),mas, antes, os quadros sígnicos acionados e como eles participam da ação dos sujeitos que, recursivamente, reforçam ounegociam os significados propostos pela organização. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139293 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139293 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139293 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139293/134634 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 12 n. 23 (2015): Comunicação e Economia Criativa; 40-50 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047110162448384 |