Dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Ana Ruth Rocha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22453
Resumo: A presente investigação propõe uma reflexão a partir das contribuições da dança e da literatura no contexto educacional. Para tanto, dialoga a vertente da dança contemporânea com elementos do texto poético, dando ênfase às figuras de linguagem. Traz como suporte teórico o Método Recepcional, desenvolvido por Vera Teixeira de Aguiar e Maria da Glória Bordini (1993), a partir da Estética da Recepção, proposta por Hans Robert Jauss (2002). A pesquisa contou com uma experiência prática realizada com alunos do nível médio de uma escola da rede estadual de ensino, na cidade de Natal/RN. Usamos como suporte para coleta de dados questionários, diário de bordo, além de registro fotográfico e por vídeo. O intuito foi pensar dança e literatura como áreas possíveis de se conectarem e despertarem no adolescente seu potencial criativo, capaz de perceber os vários níveis de relações que se estabelecem a sua volta, de interagir com o outro de maneira mais madura, atentando para a importância de se fazer ativo e consciente na dinâmica de nossa sociedade.
id UFRN_b168eeb877357e7ecda11c1a4cc09e63
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22453
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Maciel, Ana Ruth Rochahttp://lattes.cnpq.br/6544371022557478http://lattes.cnpq.br/2272256149121710Laranjeira, Carolina Diashttp://lattes.cnpq.br/4025820535884749Leal, Patricia Garciahttp://lattes.cnpq.br/7186636825591706Marques, Larissa Kelly de Oliveira2017-03-24T19:46:37Z2017-03-24T19:46:37Z2016-08-18MACIEL, Ana Ruth Rocha. Dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente. 2016. 137f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22453A presente investigação propõe uma reflexão a partir das contribuições da dança e da literatura no contexto educacional. Para tanto, dialoga a vertente da dança contemporânea com elementos do texto poético, dando ênfase às figuras de linguagem. Traz como suporte teórico o Método Recepcional, desenvolvido por Vera Teixeira de Aguiar e Maria da Glória Bordini (1993), a partir da Estética da Recepção, proposta por Hans Robert Jauss (2002). A pesquisa contou com uma experiência prática realizada com alunos do nível médio de uma escola da rede estadual de ensino, na cidade de Natal/RN. Usamos como suporte para coleta de dados questionários, diário de bordo, além de registro fotográfico e por vídeo. O intuito foi pensar dança e literatura como áreas possíveis de se conectarem e despertarem no adolescente seu potencial criativo, capaz de perceber os vários níveis de relações que se estabelecem a sua volta, de interagir com o outro de maneira mais madura, atentando para a importância de se fazer ativo e consciente na dinâmica de nossa sociedade.This research proposes a reflection on the contribution of dance and literature in the educational context. For this purpose, it dialogues the strand of contemporary dance with elements of the poetic text, emphasizing the figures of speech. It brings as theoretical support the Reception Method, developed by Vera Teixeira de Aguiar and Maria da Glória Bordini (1993), from the Reception Aesthetics, proposal by Hans Robert Jauss (2002). The survey counted on a practical application performed with high school students from a public school school, located in Natal/RN. The data was collected with questionnaires, Logbooks and a photographic record and video. The aim was to think dance and literature as possible areas to connect and awaken adolescents in their creative potential, being able to perceive the various levels of relationships that are established around them, to interact with each other in a more mature way, paying attention to the importance of making them active and conscious in the dynamics of our society.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICASDança contemporâneaLiteraturaMétodo recepcionalCriação artísticaEscolaDueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDuetoSentidosFiguras_Maciel_2016.pdfDuetoSentidosFiguras_Maciel_2016.pdfapplication/pdf3280830https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22453/1/DuetoSentidosFiguras_Maciel_2016.pdf1bbe8ce9180357173329636fdfb6b320MD51TEXTAnaRuthRochaMaciel_DISSERT.pdf.txtAnaRuthRochaMaciel_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain288161https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22453/4/AnaRuthRochaMaciel_DISSERT.pdf.txt8f066102094918caf321a7b5d672f6faMD54DuetoSentidosFiguras_Maciel_2016.pdf.txtDuetoSentidosFiguras_Maciel_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain288161https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22453/6/DuetoSentidosFiguras_Maciel_2016.pdf.txt8f066102094918caf321a7b5d672f6faMD56THUMBNAILAnaRuthRochaMaciel_DISSERT.pdf.jpgAnaRuthRochaMaciel_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5102https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22453/5/AnaRuthRochaMaciel_DISSERT.pdf.jpg489ec04959adbb4d46e1b0913ea95dccMD55DuetoSentidosFiguras_Maciel_2016.pdf.jpgDuetoSentidosFiguras_Maciel_2016.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5102https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22453/7/DuetoSentidosFiguras_Maciel_2016.pdf.jpg489ec04959adbb4d46e1b0913ea95dccMD57123456789/224532019-01-29 16:41:14.321oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22453Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-29T19:41:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente
title Dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente
spellingShingle Dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente
Maciel, Ana Ruth Rocha
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
Dança contemporânea
Literatura
Método recepcional
Criação artística
Escola
title_short Dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente
title_full Dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente
title_fullStr Dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente
title_full_unstemmed Dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente
title_sort Dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente
author Maciel, Ana Ruth Rocha
author_facet Maciel, Ana Ruth Rocha
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6544371022557478
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2272256149121710
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Laranjeira, Carolina Dias
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4025820535884749
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Leal, Patricia Garcia
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7186636825591706
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Ana Ruth Rocha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Larissa Kelly de Oliveira
contributor_str_mv Marques, Larissa Kelly de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
Dança contemporânea
Literatura
Método recepcional
Criação artística
Escola
dc.subject.por.fl_str_mv Dança contemporânea
Literatura
Método recepcional
Criação artística
Escola
description A presente investigação propõe uma reflexão a partir das contribuições da dança e da literatura no contexto educacional. Para tanto, dialoga a vertente da dança contemporânea com elementos do texto poético, dando ênfase às figuras de linguagem. Traz como suporte teórico o Método Recepcional, desenvolvido por Vera Teixeira de Aguiar e Maria da Glória Bordini (1993), a partir da Estética da Recepção, proposta por Hans Robert Jauss (2002). A pesquisa contou com uma experiência prática realizada com alunos do nível médio de uma escola da rede estadual de ensino, na cidade de Natal/RN. Usamos como suporte para coleta de dados questionários, diário de bordo, além de registro fotográfico e por vídeo. O intuito foi pensar dança e literatura como áreas possíveis de se conectarem e despertarem no adolescente seu potencial criativo, capaz de perceber os vários níveis de relações que se estabelecem a sua volta, de interagir com o outro de maneira mais madura, atentando para a importância de se fazer ativo e consciente na dinâmica de nossa sociedade.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-24T19:46:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-24T19:46:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MACIEL, Ana Ruth Rocha. Dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente. 2016. 137f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22453
identifier_str_mv MACIEL, Ana Ruth Rocha. Dueto de sentidos: figuras de linguagem e dança contemporânea compondo poéticas no corpo adolescente. 2016. 137f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22453/1/DuetoSentidosFiguras_Maciel_2016.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22453/4/AnaRuthRochaMaciel_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22453/6/DuetoSentidosFiguras_Maciel_2016.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22453/5/AnaRuthRochaMaciel_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22453/7/DuetoSentidosFiguras_Maciel_2016.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1bbe8ce9180357173329636fdfb6b320
8f066102094918caf321a7b5d672f6fa
8f066102094918caf321a7b5d672f6fa
489ec04959adbb4d46e1b0913ea95dcc
489ec04959adbb4d46e1b0913ea95dcc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832720800382976