Dançando a carne: uma poética do corpo no mito adâmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Luiz Felipe Ferreira da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21234
Resumo: Neste estudo dissertativo refletimos sobre a dimensão sensível do corpo, que nos possibilita participar do espaço mítico e constituí-lo como espaço potencial para a criação artística em dança, experiência atribuidora de sentidos ao mundo, à vida, à existência. Trata-se de um escrito que debulha algumas reflexões acerca da condição humana a partir de um olhar lançado sobre o mito de Adão, excitando-nos a pensar sobre as possíveis relações entre a arte e o mito na contemporaneidade, como campos do saber abertos à criação, como espaços semânticos capazes de atribuir novos sentidos ao vivido por meio das pulsações de um corpo que é mito e que é dança. Esse estudo tem dentre seus objetivos a intenção de aventurar um olhar sobre o referido mito, possibilitando-nos novas leituras, significados, e compreensões do mesmo a partir da experiência e vivência num processo de criação em dança contemporânea. Para tanto, referencia-se metodologicamente na Fenomenologia, ou melhor, na atitude fenomenológica proposta por Merleau-Ponty (1994), que considera a experiência vivida do corpo como fonte primordial de conhecimento. Debruçamo-nos assim sobre esse processo de criação em dança contemporânea, que veio a originar uma obra artístico-coreográfica, à qual intitulamos de “A Carne que Sou”, e nos colocando em contemplação dessa dança que ecoa do mistério, que emerge das profundezas do corpo, e que traz à superfície o humano e o seu mundo, suas relações. Compreendemos aqui, portanto, a dança como nossa sensível guia e orientadora de reflexões de ordem ontológica e epistemológica, capaz de validar e perpetuar o mito enquanto herança de sabedoria ancestral.
id UFRN_2e770d79931ea15d902df98742dfedb3
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21234
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Rocha, Luiz Felipe Ferreira dahttp://lattes.cnpq.br/8609617415323610http://lattes.cnpq.br/2272256149121710Schulze, Guilherme Barbosahttp://lattes.cnpq.br/2239717664426193Porpino, Karenine de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5255588024266396Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques2016-08-23T22:38:36Z2016-08-23T22:38:36Z2015-03-20ROCHA, Luiz Felipe Ferreira da. Dançando a carne: uma poética do corpo no mito adâmico. 2015. 105f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21234Neste estudo dissertativo refletimos sobre a dimensão sensível do corpo, que nos possibilita participar do espaço mítico e constituí-lo como espaço potencial para a criação artística em dança, experiência atribuidora de sentidos ao mundo, à vida, à existência. Trata-se de um escrito que debulha algumas reflexões acerca da condição humana a partir de um olhar lançado sobre o mito de Adão, excitando-nos a pensar sobre as possíveis relações entre a arte e o mito na contemporaneidade, como campos do saber abertos à criação, como espaços semânticos capazes de atribuir novos sentidos ao vivido por meio das pulsações de um corpo que é mito e que é dança. Esse estudo tem dentre seus objetivos a intenção de aventurar um olhar sobre o referido mito, possibilitando-nos novas leituras, significados, e compreensões do mesmo a partir da experiência e vivência num processo de criação em dança contemporânea. Para tanto, referencia-se metodologicamente na Fenomenologia, ou melhor, na atitude fenomenológica proposta por Merleau-Ponty (1994), que considera a experiência vivida do corpo como fonte primordial de conhecimento. Debruçamo-nos assim sobre esse processo de criação em dança contemporânea, que veio a originar uma obra artístico-coreográfica, à qual intitulamos de “A Carne que Sou”, e nos colocando em contemplação dessa dança que ecoa do mistério, que emerge das profundezas do corpo, e que traz à superfície o humano e o seu mundo, suas relações. Compreendemos aqui, portanto, a dança como nossa sensível guia e orientadora de reflexões de ordem ontológica e epistemológica, capaz de validar e perpetuar o mito enquanto herança de sabedoria ancestral.In this dissertation we reflect about sensitive the dimension of the body, which enables us to participate in mythical space and set him as a potential space for artistic creation in dance, experience provider in senses for world, for life and for existence. It´s a written, thrashing some reflections on the human condition from a gaze cast upon the myth of Adam, leading us to think about the possible relationships between art and myth in contemporary times, as fields of knowledge open to creation, and semantic spaces able to assign new meanings to living through the pulsations of a body that is myth and what is dance. One of the goals of this study is set up a new point of view to analyze the Adam's myth, enabling to new interpretations, meanings and understandings from the experience in the process of creation in contemporary dance. Therefore, methodologically reference is made in the Phenomenology, or rather the phenomenological attitude proposed by Merleau-Ponty (1994), which considers the experience of the body as the primary source of knowledge. Dipping on this process of creation in contemporary dance, one artistic and choreographic work was originated, titled "The Body I am”, in contemplation of this dance that echoes the mystery, that emerges from the depths of the body, and it brings to the human surface and your world, your relationships. Realize that dance is as a sensitive guide and counselor reflections ontological and epistemological, able to validate and perpetuate the myth whereas ancestral wisdom inheritance.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICASDança contemporâneaProcesso de criaçãoCorpoMito adâmicoDançando a carne: uma poética do corpo no mito adâmicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDancandoCarnePoética_Rocha_2015.pdfDancandoCarnePoética_Rocha_2015.pdfapplication/pdf2849811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21234/1/DancandoCarnePo%c3%a9tica_Rocha_2015.pdf2081de2e2d390f4ffe9047110edc1ac0MD51TEXTLuizFelipeFerreiraDaRocha_DISSERT.pdf.txtLuizFelipeFerreiraDaRocha_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain209601https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21234/6/LuizFelipeFerreiraDaRocha_DISSERT.pdf.txt8c74d7bff2582ebcc9249275e9bef99fMD56DancandoCarnePoética_Rocha_2015.pdf.txtDancandoCarnePoética_Rocha_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain209601https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21234/8/DancandoCarnePo%c3%a9tica_Rocha_2015.pdf.txt8c74d7bff2582ebcc9249275e9bef99fMD58THUMBNAILLuizFelipeFerreiraDaRocha_DISSERT.pdf.jpgLuizFelipeFerreiraDaRocha_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2107https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21234/7/LuizFelipeFerreiraDaRocha_DISSERT.pdf.jpg3c24aa56fd33f9b86d9e0eb80a9513e1MD57DancandoCarnePoética_Rocha_2015.pdf.jpgDancandoCarnePoética_Rocha_2015.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2107https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21234/9/DancandoCarnePo%c3%a9tica_Rocha_2015.pdf.jpg3c24aa56fd33f9b86d9e0eb80a9513e1MD59123456789/212342019-01-29 19:36:29.745oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21234Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-29T22:36:29Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dançando a carne: uma poética do corpo no mito adâmico
title Dançando a carne: uma poética do corpo no mito adâmico
spellingShingle Dançando a carne: uma poética do corpo no mito adâmico
Rocha, Luiz Felipe Ferreira da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
Dança contemporânea
Processo de criação
Corpo
Mito adâmico
title_short Dançando a carne: uma poética do corpo no mito adâmico
title_full Dançando a carne: uma poética do corpo no mito adâmico
title_fullStr Dançando a carne: uma poética do corpo no mito adâmico
title_full_unstemmed Dançando a carne: uma poética do corpo no mito adâmico
title_sort Dançando a carne: uma poética do corpo no mito adâmico
author Rocha, Luiz Felipe Ferreira da
author_facet Rocha, Luiz Felipe Ferreira da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8609617415323610
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2272256149121710
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Schulze, Guilherme Barbosa
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2239717664426193
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Porpino, Karenine de Oliveira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5255588024266396
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Luiz Felipe Ferreira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques
contributor_str_mv Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
Dança contemporânea
Processo de criação
Corpo
Mito adâmico
dc.subject.por.fl_str_mv Dança contemporânea
Processo de criação
Corpo
Mito adâmico
description Neste estudo dissertativo refletimos sobre a dimensão sensível do corpo, que nos possibilita participar do espaço mítico e constituí-lo como espaço potencial para a criação artística em dança, experiência atribuidora de sentidos ao mundo, à vida, à existência. Trata-se de um escrito que debulha algumas reflexões acerca da condição humana a partir de um olhar lançado sobre o mito de Adão, excitando-nos a pensar sobre as possíveis relações entre a arte e o mito na contemporaneidade, como campos do saber abertos à criação, como espaços semânticos capazes de atribuir novos sentidos ao vivido por meio das pulsações de um corpo que é mito e que é dança. Esse estudo tem dentre seus objetivos a intenção de aventurar um olhar sobre o referido mito, possibilitando-nos novas leituras, significados, e compreensões do mesmo a partir da experiência e vivência num processo de criação em dança contemporânea. Para tanto, referencia-se metodologicamente na Fenomenologia, ou melhor, na atitude fenomenológica proposta por Merleau-Ponty (1994), que considera a experiência vivida do corpo como fonte primordial de conhecimento. Debruçamo-nos assim sobre esse processo de criação em dança contemporânea, que veio a originar uma obra artístico-coreográfica, à qual intitulamos de “A Carne que Sou”, e nos colocando em contemplação dessa dança que ecoa do mistério, que emerge das profundezas do corpo, e que traz à superfície o humano e o seu mundo, suas relações. Compreendemos aqui, portanto, a dança como nossa sensível guia e orientadora de reflexões de ordem ontológica e epistemológica, capaz de validar e perpetuar o mito enquanto herança de sabedoria ancestral.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-23T22:38:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-23T22:38:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROCHA, Luiz Felipe Ferreira da. Dançando a carne: uma poética do corpo no mito adâmico. 2015. 105f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21234
identifier_str_mv ROCHA, Luiz Felipe Ferreira da. Dançando a carne: uma poética do corpo no mito adâmico. 2015. 105f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21234/1/DancandoCarnePo%c3%a9tica_Rocha_2015.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21234/6/LuizFelipeFerreiraDaRocha_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21234/8/DancandoCarnePo%c3%a9tica_Rocha_2015.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21234/7/LuizFelipeFerreiraDaRocha_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21234/9/DancandoCarnePo%c3%a9tica_Rocha_2015.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2081de2e2d390f4ffe9047110edc1ac0
8c74d7bff2582ebcc9249275e9bef99f
8c74d7bff2582ebcc9249275e9bef99f
3c24aa56fd33f9b86d9e0eb80a9513e1
3c24aa56fd33f9b86d9e0eb80a9513e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117519441395712