A representação do Polo Seridó na campanha de marketing turístico do Rio Grande do Norte “tudo começa aqui”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37344 |
Resumo: | O Polo Seridó constitui-se enquanto uma das instâncias de governança turística do Rio Grande do Norte que ainda não tem no turismo uma atividade econômica consolidada. Contudo, a inclusão dessa região numa das mais recentes campanhas de divulgação turística do estado fez despertar as oportunidades em torno dessa atividade, ao mesmo tempo em que possibilitou a observação sobre os aspectos e elementos destacados em sua comunicação. Desta forma, este trabalho tem como objetivo discutir a inserção e a representação do Polo Turístico Seridó no vídeo promocional intitulado “Tudo começa aqui”, que integra a atual campanha de divulgação turística potiguar. Para tanto, o estudo baseia-se numa abordagem qualitativa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental. A análise dos dados foi realizada de modo descritivo na intenção de encontrar os elementos destacados e omitidos na ação promocional oficial do Governo do Estado. Como resultado, evidencia-se a representação do polo de modo concentrado em apenas quatro dos 10 municípios que compõem o polo turístico e a ênfase na comunicação dos aspectos intrínsecos à cultura e à natureza da região, ao passo em que a infraestrutura e os serviços e equipamentos turísticos são pouco ressaltados |
id |
UFRN_b253d0c6ab9122fc0231c1e8074420d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37344 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Taveira, Marcelo da SilvaAlmeida, Antonio Rafael Barbosa de2021-09-20T23:59:44Z2021-09-20T23:59:44Z2019TAVEIRA, Marcelo da Silva; ALMEIDA, Antonio Rafael Barbosa de. A representação do Polo Seridó na campanha de marketing turístico do Rio Grande do Norte “tudo começa aqui”. Turydes: Turismo y Desarrollo Local Sostenible, [s. l.], v. 12, n. 27, p. 1-11, 2019. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/turydes/27/polo-serido.pdf. Acesso em: 25 set. 2020.1988-5261https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37344O Polo Seridó constitui-se enquanto uma das instâncias de governança turística do Rio Grande do Norte que ainda não tem no turismo uma atividade econômica consolidada. Contudo, a inclusão dessa região numa das mais recentes campanhas de divulgação turística do estado fez despertar as oportunidades em torno dessa atividade, ao mesmo tempo em que possibilitou a observação sobre os aspectos e elementos destacados em sua comunicação. Desta forma, este trabalho tem como objetivo discutir a inserção e a representação do Polo Turístico Seridó no vídeo promocional intitulado “Tudo começa aqui”, que integra a atual campanha de divulgação turística potiguar. Para tanto, o estudo baseia-se numa abordagem qualitativa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental. A análise dos dados foi realizada de modo descritivo na intenção de encontrar os elementos destacados e omitidos na ação promocional oficial do Governo do Estado. Como resultado, evidencia-se a representação do polo de modo concentrado em apenas quatro dos 10 municípios que compõem o polo turístico e a ênfase na comunicação dos aspectos intrínsecos à cultura e à natureza da região, ao passo em que a infraestrutura e os serviços e equipamentos turísticos são pouco ressaltadosThe Polo Seridó constitutes one of the instances of tourist governance of Rio Grande do Norte that does not yet have a consolidated economic activity in tourism. However, the inclusion of this region in one of the most recent tourism publicity campaigns of the state has awakened the opportunities around this activity, while at the same time making it possible to observe the elements highlighted in its official communication. In this way, this work aims to discuss the insertion and representation of the Seridó Tourist Pole in the promotional video titled "Everything starts here", which is part of the current Potiguar tourism promotion campaign. Therefore, the study is based on a qualitative approach, using bibliographical and documentary research. The analysis of the data was made in a descriptive way in the intention to find the elements highlighted and omitted in the official promotional action of the State Government. As a result, it is evident the representation of the pole in a concentrated way in only four of the ten municipalities that compose the tourist pole and the emphasis in the communication of the aspects intrinsic to the culture and the nature of the region, whereas the infrastructure and the services and tourist facilities are scarcely stressedTurydes: Turismo y Desarrollo Local SostenibleMarketing turísticoTourist MarketingPromoção turísticaTourist promotionPolo SeridóPolo SeridóA representação do Polo Seridó na campanha de marketing turístico do Rio Grande do Norte “tudo começa aqui”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMarketingTurísticoRN_Taveira_2019.pdfMarketingTurísticoRN_Taveira_2019.pdfapplication/pdf323121https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37344/1/MarketingTur%c3%adsticoRN_Taveira_2019.pdfa4b6bb6d58a89727651df4fd7aa06162MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37344/4/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37344/5/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD55123456789/373442021-09-20 21:00:28.098oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-21T00:00:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A representação do Polo Seridó na campanha de marketing turístico do Rio Grande do Norte “tudo começa aqui” |
title |
A representação do Polo Seridó na campanha de marketing turístico do Rio Grande do Norte “tudo começa aqui” |
spellingShingle |
A representação do Polo Seridó na campanha de marketing turístico do Rio Grande do Norte “tudo começa aqui” Taveira, Marcelo da Silva Marketing turístico Tourist Marketing Promoção turística Tourist promotion Polo Seridó Polo Seridó |
title_short |
A representação do Polo Seridó na campanha de marketing turístico do Rio Grande do Norte “tudo começa aqui” |
title_full |
A representação do Polo Seridó na campanha de marketing turístico do Rio Grande do Norte “tudo começa aqui” |
title_fullStr |
A representação do Polo Seridó na campanha de marketing turístico do Rio Grande do Norte “tudo começa aqui” |
title_full_unstemmed |
A representação do Polo Seridó na campanha de marketing turístico do Rio Grande do Norte “tudo começa aqui” |
title_sort |
A representação do Polo Seridó na campanha de marketing turístico do Rio Grande do Norte “tudo começa aqui” |
author |
Taveira, Marcelo da Silva |
author_facet |
Taveira, Marcelo da Silva Almeida, Antonio Rafael Barbosa de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Antonio Rafael Barbosa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Taveira, Marcelo da Silva Almeida, Antonio Rafael Barbosa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing turístico Tourist Marketing Promoção turística Tourist promotion Polo Seridó Polo Seridó |
topic |
Marketing turístico Tourist Marketing Promoção turística Tourist promotion Polo Seridó Polo Seridó |
description |
O Polo Seridó constitui-se enquanto uma das instâncias de governança turística do Rio Grande do Norte que ainda não tem no turismo uma atividade econômica consolidada. Contudo, a inclusão dessa região numa das mais recentes campanhas de divulgação turística do estado fez despertar as oportunidades em torno dessa atividade, ao mesmo tempo em que possibilitou a observação sobre os aspectos e elementos destacados em sua comunicação. Desta forma, este trabalho tem como objetivo discutir a inserção e a representação do Polo Turístico Seridó no vídeo promocional intitulado “Tudo começa aqui”, que integra a atual campanha de divulgação turística potiguar. Para tanto, o estudo baseia-se numa abordagem qualitativa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental. A análise dos dados foi realizada de modo descritivo na intenção de encontrar os elementos destacados e omitidos na ação promocional oficial do Governo do Estado. Como resultado, evidencia-se a representação do polo de modo concentrado em apenas quatro dos 10 municípios que compõem o polo turístico e a ênfase na comunicação dos aspectos intrínsecos à cultura e à natureza da região, ao passo em que a infraestrutura e os serviços e equipamentos turísticos são pouco ressaltados |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-20T23:59:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-20T23:59:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TAVEIRA, Marcelo da Silva; ALMEIDA, Antonio Rafael Barbosa de. A representação do Polo Seridó na campanha de marketing turístico do Rio Grande do Norte “tudo começa aqui”. Turydes: Turismo y Desarrollo Local Sostenible, [s. l.], v. 12, n. 27, p. 1-11, 2019. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/turydes/27/polo-serido.pdf. Acesso em: 25 set. 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37344 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1988-5261 |
identifier_str_mv |
TAVEIRA, Marcelo da Silva; ALMEIDA, Antonio Rafael Barbosa de. A representação do Polo Seridó na campanha de marketing turístico do Rio Grande do Norte “tudo começa aqui”. Turydes: Turismo y Desarrollo Local Sostenible, [s. l.], v. 12, n. 27, p. 1-11, 2019. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/turydes/27/polo-serido.pdf. Acesso em: 25 set. 2020. 1988-5261 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Turydes: Turismo y Desarrollo Local Sostenible |
publisher.none.fl_str_mv |
Turydes: Turismo y Desarrollo Local Sostenible |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37344/1/MarketingTur%c3%adsticoRN_Taveira_2019.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37344/4/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37344/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a4b6bb6d58a89727651df4fd7aa06162 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117759234998272 |