A representação do Polo Seridó na campanha de marketing turístico do Rio Grande do Norte “tudo começa aqui”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taveira, Marcelo da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Almeida, Antonio Rafael Barbosa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37344
Resumo: O Polo Seridó constitui-se enquanto uma das instâncias de governança turística do Rio Grande do Norte que ainda não tem no turismo uma atividade econômica consolidada. Contudo, a inclusão dessa região numa das mais recentes campanhas de divulgação turística do estado fez despertar as oportunidades em torno dessa atividade, ao mesmo tempo em que possibilitou a observação sobre os aspectos e elementos destacados em sua comunicação. Desta forma, este trabalho tem como objetivo discutir a inserção e a representação do Polo Turístico Seridó no vídeo promocional intitulado “Tudo começa aqui”, que integra a atual campanha de divulgação turística potiguar. Para tanto, o estudo baseia-se numa abordagem qualitativa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental. A análise dos dados foi realizada de modo descritivo na intenção de encontrar os elementos destacados e omitidos na ação promocional oficial do Governo do Estado. Como resultado, evidencia-se a representação do polo de modo concentrado em apenas quatro dos 10 municípios que compõem o polo turístico e a ênfase na comunicação dos aspectos intrínsecos à cultura e à natureza da região, ao passo em que a infraestrutura e os serviços e equipamentos turísticos são pouco ressaltados
id UFRN_b253d0c6ab9122fc0231c1e8074420d7
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37344
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Taveira, Marcelo da SilvaAlmeida, Antonio Rafael Barbosa de2021-09-20T23:59:44Z2021-09-20T23:59:44Z2019TAVEIRA, Marcelo da Silva; ALMEIDA, Antonio Rafael Barbosa de. A representação do Polo Seridó na campanha de marketing turístico do Rio Grande do Norte “tudo começa aqui”. Turydes: Turismo y Desarrollo Local Sostenible, [s. l.], v. 12, n. 27, p. 1-11, 2019. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/turydes/27/polo-serido.pdf. Acesso em: 25 set. 2020.1988-5261https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37344O Polo Seridó constitui-se enquanto uma das instâncias de governança turística do Rio Grande do Norte que ainda não tem no turismo uma atividade econômica consolidada. Contudo, a inclusão dessa região numa das mais recentes campanhas de divulgação turística do estado fez despertar as oportunidades em torno dessa atividade, ao mesmo tempo em que possibilitou a observação sobre os aspectos e elementos destacados em sua comunicação. Desta forma, este trabalho tem como objetivo discutir a inserção e a representação do Polo Turístico Seridó no vídeo promocional intitulado “Tudo começa aqui”, que integra a atual campanha de divulgação turística potiguar. Para tanto, o estudo baseia-se numa abordagem qualitativa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental. A análise dos dados foi realizada de modo descritivo na intenção de encontrar os elementos destacados e omitidos na ação promocional oficial do Governo do Estado. Como resultado, evidencia-se a representação do polo de modo concentrado em apenas quatro dos 10 municípios que compõem o polo turístico e a ênfase na comunicação dos aspectos intrínsecos à cultura e à natureza da região, ao passo em que a infraestrutura e os serviços e equipamentos turísticos são pouco ressaltadosThe Polo Seridó constitutes one of the instances of tourist governance of Rio Grande do Norte that does not yet have a consolidated economic activity in tourism. However, the inclusion of this region in one of the most recent tourism publicity campaigns of the state has awakened the opportunities around this activity, while at the same time making it possible to observe the elements highlighted in its official communication. In this way, this work aims to discuss the insertion and representation of the Seridó Tourist Pole in the promotional video titled "Everything starts here", which is part of the current Potiguar tourism promotion campaign. Therefore, the study is based on a qualitative approach, using bibliographical and documentary research. The analysis of the data was made in a descriptive way in the intention to find the elements highlighted and omitted in the official promotional action of the State Government. As a result, it is evident the representation of the pole in a concentrated way in only four of the ten municipalities that compose the tourist pole and the emphasis in the communication of the aspects intrinsic to the culture and the nature of the region, whereas the infrastructure and the services and tourist facilities are scarcely stressedTurydes: Turismo y Desarrollo Local SostenibleMarketing turísticoTourist MarketingPromoção turísticaTourist promotionPolo SeridóPolo SeridóA representação do Polo Seridó na campanha de marketing turístico do Rio Grande do Norte “tudo começa aqui”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMarketingTurísticoRN_Taveira_2019.pdfMarketingTurísticoRN_Taveira_2019.pdfapplication/pdf323121https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37344/1/MarketingTur%c3%adsticoRN_Taveira_2019.pdfa4b6bb6d58a89727651df4fd7aa06162MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37344/4/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37344/5/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD55123456789/373442021-09-20 21:00:28.098oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37344Tk9OLUVYQ0xVU0lWRSBESVNUUklCVVRJT04gTElDRU5TRQoKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIGRlbGl2ZXJpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBNci4gKGF1dGhvciBvciBjb3B5cmlnaHQgaG9sZGVyKToKCgphKSBHcmFudHMgdGhlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgb2YKcmVwcm9kdWNlLCBjb252ZXJ0IChhcyBkZWZpbmVkIGJlbG93KSwgY29tbXVuaWNhdGUgYW5kIC8gb3IKZGlzdHJpYnV0ZSB0aGUgZGVsaXZlcmVkIGRvY3VtZW50IChpbmNsdWRpbmcgYWJzdHJhY3QgLyBhYnN0cmFjdCkgaW4KZGlnaXRhbCBvciBwcmludGVkIGZvcm1hdCBhbmQgaW4gYW55IG1lZGl1bS4KCmIpIERlY2xhcmVzIHRoYXQgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBpdHMgb3JpZ2luYWwgd29yaywgYW5kIHRoYXQKeW91IGhhdmUgdGhlIHJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSByaWdodHMgY29udGFpbmVkIGluIHRoaXMgbGljZW5zZS4gRGVjbGFyZXMKdGhhdCB0aGUgZGVsaXZlcnkgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50IGRvZXMgbm90IGluZnJpbmdlLCBhcyBmYXIgYXMgaXQgaXMKdGhlIHJpZ2h0cyBvZiBhbnkgb3RoZXIgcGVyc29uIG9yIGVudGl0eS4KCmMpIElmIHRoZSBkb2N1bWVudCBkZWxpdmVyZWQgY29udGFpbnMgbWF0ZXJpYWwgd2hpY2ggZG9lcyBub3QKcmlnaHRzLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBvYnRhaW5lZCBhdXRob3JpemF0aW9uIGZyb20gdGhlIGhvbGRlciBvZiB0aGUKY29weXJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdCB0aGlzIG1hdGVyaWFsIHdob3NlIHJpZ2h0cyBhcmUgb2YKdGhpcmQgcGFydGllcyBpcyBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZpZWQgYW5kIHJlY29nbml6ZWQgaW4gdGhlIHRleHQgb3IKY29udGVudCBvZiB0aGUgZG9jdW1lbnQgZGVsaXZlcmVkLgoKSWYgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBiYXNlZCBvbiBmdW5kZWQgb3Igc3VwcG9ydGVkIHdvcmsKYnkgYW5vdGhlciBpbnN0aXR1dGlvbiBvdGhlciB0aGFuIHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBmdWxmaWxsZWQgYW55IG9ibGlnYXRpb25zIHJlcXVpcmVkIGJ5IHRoZSByZXNwZWN0aXZlIGFncmVlbWVudCBvciBhZ3JlZW1lbnQuCgpUaGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSB3aWxsIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZnkgaXRzIG5hbWUgKHMpIGFzIHRoZSBhdXRob3IgKHMpIG9yIGhvbGRlciAocykgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50J3MgcmlnaHRzCmRlbGl2ZXJlZCwgYW5kIHdpbGwgbm90IG1ha2UgYW55IGNoYW5nZXMsIG90aGVyIHRoYW4gdGhvc2UgcGVybWl0dGVkIGJ5CnRoaXMgbGljZW5zZQo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-21T00:00:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A representação do Polo Seridó na campanha de marketing turístico do Rio Grande do Norte “tudo começa aqui”
title A representação do Polo Seridó na campanha de marketing turístico do Rio Grande do Norte “tudo começa aqui”
spellingShingle A representação do Polo Seridó na campanha de marketing turístico do Rio Grande do Norte “tudo começa aqui”
Taveira, Marcelo da Silva
Marketing turístico
Tourist Marketing
Promoção turística
Tourist promotion
Polo Seridó
Polo Seridó
title_short A representação do Polo Seridó na campanha de marketing turístico do Rio Grande do Norte “tudo começa aqui”
title_full A representação do Polo Seridó na campanha de marketing turístico do Rio Grande do Norte “tudo começa aqui”
title_fullStr A representação do Polo Seridó na campanha de marketing turístico do Rio Grande do Norte “tudo começa aqui”
title_full_unstemmed A representação do Polo Seridó na campanha de marketing turístico do Rio Grande do Norte “tudo começa aqui”
title_sort A representação do Polo Seridó na campanha de marketing turístico do Rio Grande do Norte “tudo começa aqui”
author Taveira, Marcelo da Silva
author_facet Taveira, Marcelo da Silva
Almeida, Antonio Rafael Barbosa de
author_role author
author2 Almeida, Antonio Rafael Barbosa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Taveira, Marcelo da Silva
Almeida, Antonio Rafael Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing turístico
Tourist Marketing
Promoção turística
Tourist promotion
Polo Seridó
Polo Seridó
topic Marketing turístico
Tourist Marketing
Promoção turística
Tourist promotion
Polo Seridó
Polo Seridó
description O Polo Seridó constitui-se enquanto uma das instâncias de governança turística do Rio Grande do Norte que ainda não tem no turismo uma atividade econômica consolidada. Contudo, a inclusão dessa região numa das mais recentes campanhas de divulgação turística do estado fez despertar as oportunidades em torno dessa atividade, ao mesmo tempo em que possibilitou a observação sobre os aspectos e elementos destacados em sua comunicação. Desta forma, este trabalho tem como objetivo discutir a inserção e a representação do Polo Turístico Seridó no vídeo promocional intitulado “Tudo começa aqui”, que integra a atual campanha de divulgação turística potiguar. Para tanto, o estudo baseia-se numa abordagem qualitativa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental. A análise dos dados foi realizada de modo descritivo na intenção de encontrar os elementos destacados e omitidos na ação promocional oficial do Governo do Estado. Como resultado, evidencia-se a representação do polo de modo concentrado em apenas quatro dos 10 municípios que compõem o polo turístico e a ênfase na comunicação dos aspectos intrínsecos à cultura e à natureza da região, ao passo em que a infraestrutura e os serviços e equipamentos turísticos são pouco ressaltados
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-20T23:59:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-20T23:59:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TAVEIRA, Marcelo da Silva; ALMEIDA, Antonio Rafael Barbosa de. A representação do Polo Seridó na campanha de marketing turístico do Rio Grande do Norte “tudo começa aqui”. Turydes: Turismo y Desarrollo Local Sostenible, [s. l.], v. 12, n. 27, p. 1-11, 2019. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/turydes/27/polo-serido.pdf. Acesso em: 25 set. 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37344
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1988-5261
identifier_str_mv TAVEIRA, Marcelo da Silva; ALMEIDA, Antonio Rafael Barbosa de. A representação do Polo Seridó na campanha de marketing turístico do Rio Grande do Norte “tudo começa aqui”. Turydes: Turismo y Desarrollo Local Sostenible, [s. l.], v. 12, n. 27, p. 1-11, 2019. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/turydes/27/polo-serido.pdf. Acesso em: 25 set. 2020.
1988-5261
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Turydes: Turismo y Desarrollo Local Sostenible
publisher.none.fl_str_mv Turydes: Turismo y Desarrollo Local Sostenible
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37344/1/MarketingTur%c3%adsticoRN_Taveira_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37344/4/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37344/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a4b6bb6d58a89727651df4fd7aa06162
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117759234998272