Percursos urbanos: a educação patrimonial a partir do caminhar no centro da cidade de Fortaleza-CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goes, Gérsica Vasconcelos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29659
Resumo: O trabalho analisa a importância da prática da educação patrimonial a partir do caminhar. No estudo discute-se como o andar a pé em áreas históricas do Centro de Fortaleza proporciona o reconhecimento de rugosidades do tecido histórico. A pesquisa acompanhou alguns percursos organizados por professores e profissionais vinculados à História, Turismo, Arquitetura e Urbanismo. A hipótese do presente estudo é que, apesar das condições físicas e do descaso com os bens patrimoniais fortalezenses, é possível exercer atividades de educação patrimonial que contribuem para a legibilidade do patrimônio cultural. Tem-se como referencial teórico-metodológico a temática da vinculação forma urbana e apreensão da cidade discutida por autores como Gordon Cullen (2006), José Lamas (2011), Kevin Lynch (2006) e Camillo Sitte (1992). Outro aspecto discutido na tese é o caminhar como instrumento para o reconhecimento da cidade - autores como Paola Jacques (2012a) e Francesco Careri (2013b) elucidam essas questões. As discussões quanto ao turismo cultural e a proposição de roteiros significativos para os participantes foram fundamentadas nos escritos de Flávia Costa (2014), Hermínia Vargas e Ricardo Paiva (2016). O estudo está embasado em pesquisas bibliográficas, documental e de campo para o entendimento da percepção patrimonial da área central da cidade. Quanto aos resultados, observou-se que os roteiros acompanhados tinham um caráter essencialmente informativo, corroborando pouco para a criação de narrativas com o lugar. Diante disso, a pesquisa tem como objetivo propor uma metodologia de percurso (roteiro e procedimentos), para que seja possível o estabelecimento de um roteiro narrativo, que tece vínculos entre os participantes com a história da cidade, concedendo um panorama de apreensão do tecido histórico “resistente” na área central.
id UFRN_b25675ab280f3cf33585a508edf9e730
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29659
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Goes, Gérsica VasconcelosNeves, Berenice Abreu de CastroJucá Neto, Clóvis RamiroCavalcanti, Emanuel RamosDantas, George Alexandre FerreiraAraújo, Natália Miranda Vieira deNascimento, José Clewton do2020-07-16T19:03:50Z2020-07-16T19:03:50Z2020-04-17GOES, Gérsica Vasconcelos. Percursos urbanos: a educação patrimonial a partir do caminhar no centro da cidade de Fortaleza-CE. 2020. 366f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29659O trabalho analisa a importância da prática da educação patrimonial a partir do caminhar. No estudo discute-se como o andar a pé em áreas históricas do Centro de Fortaleza proporciona o reconhecimento de rugosidades do tecido histórico. A pesquisa acompanhou alguns percursos organizados por professores e profissionais vinculados à História, Turismo, Arquitetura e Urbanismo. A hipótese do presente estudo é que, apesar das condições físicas e do descaso com os bens patrimoniais fortalezenses, é possível exercer atividades de educação patrimonial que contribuem para a legibilidade do patrimônio cultural. Tem-se como referencial teórico-metodológico a temática da vinculação forma urbana e apreensão da cidade discutida por autores como Gordon Cullen (2006), José Lamas (2011), Kevin Lynch (2006) e Camillo Sitte (1992). Outro aspecto discutido na tese é o caminhar como instrumento para o reconhecimento da cidade - autores como Paola Jacques (2012a) e Francesco Careri (2013b) elucidam essas questões. As discussões quanto ao turismo cultural e a proposição de roteiros significativos para os participantes foram fundamentadas nos escritos de Flávia Costa (2014), Hermínia Vargas e Ricardo Paiva (2016). O estudo está embasado em pesquisas bibliográficas, documental e de campo para o entendimento da percepção patrimonial da área central da cidade. Quanto aos resultados, observou-se que os roteiros acompanhados tinham um caráter essencialmente informativo, corroborando pouco para a criação de narrativas com o lugar. Diante disso, a pesquisa tem como objetivo propor uma metodologia de percurso (roteiro e procedimentos), para que seja possível o estabelecimento de um roteiro narrativo, que tece vínculos entre os participantes com a história da cidade, concedendo um panorama de apreensão do tecido histórico “resistente” na área central.The research analyzes the importance of the practice heritage education based on walking. The study discusses how walking in historical areas of Fortaleza´s centre provides the recognition of roughness of the historical tissue. The research followed some courses organized by professors and professionals linked to History, Tourism, Architecture and Urbanism. The hypothesis of the present study is that, despite the physical conditions and the neglect of the patrimonial property of Fortaleza, it is possible to practice patrimonial education activities that contribute to the legibility of the cultural heritage. The theoretical-methodological framework is the theme of linking urban form and city apprehension discussed by authors such as Gordon Cullen (2006), José Lamas (2011), Kevin Lynch (2006) and Camillo Sitte (1992). Another aspect discussed in the thesis is walking as an instrument for the recognition of the city, authors such as Paola Jacques (2012a) and Francesco Careri (2013b) clarify these issues. The discussions about cultural tourism and the proposition of meaningful itineraries for the participants were based on the writings of Flávia Costa (2014), Hermínia Vargas and Ricardo Paiva (2016). The study is based on bibliographic, documentary and field research to understand the heritage perception of the central area of the city. As for the results, it was observed that the followed tours were essentially informative character, corroborating little to the creation of narratives with the place. Thus, the research aims to propose a route methodology (course and procedures), so that it is possible to establish a narrative character, which weaves links between participants with the city's history, providing a panorama of apprehension of the “resistant” historical fabric in the central area.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOEducação patrimonialCaminhabilidadeRoteiros culturais de FortalezaPercepção do patrimônio culturalPercursos urbanos: a educação patrimonial a partir do caminhar no centro da cidade de Fortaleza-CEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTPercursosurbanoseducacao_Goes_2020.pdf.txtPercursosurbanoseducacao_Goes_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain416930https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29659/2/Percursosurbanoseducacao_Goes_2020.pdf.txta1f763d56c5076ec940cc9348032e6b6MD52THUMBNAILPercursosurbanoseducacao_Goes_2020.pdf.jpgPercursosurbanoseducacao_Goes_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2241https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29659/3/Percursosurbanoseducacao_Goes_2020.pdf.jpg6b73e7177c92bf400752439d2b08033aMD53ORIGINALPercursosurbanoseducacao_Goes_2020.pdfapplication/pdf25821958https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29659/1/Percursosurbanoseducacao_Goes_2020.pdf8fb3aeb5988d51f8944702f6f37fe0e5MD51123456789/296592020-07-19 04:46:06.387oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29659Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-07-19T07:46:06Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percursos urbanos: a educação patrimonial a partir do caminhar no centro da cidade de Fortaleza-CE
title Percursos urbanos: a educação patrimonial a partir do caminhar no centro da cidade de Fortaleza-CE
spellingShingle Percursos urbanos: a educação patrimonial a partir do caminhar no centro da cidade de Fortaleza-CE
Goes, Gérsica Vasconcelos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Educação patrimonial
Caminhabilidade
Roteiros culturais de Fortaleza
Percepção do patrimônio cultural
title_short Percursos urbanos: a educação patrimonial a partir do caminhar no centro da cidade de Fortaleza-CE
title_full Percursos urbanos: a educação patrimonial a partir do caminhar no centro da cidade de Fortaleza-CE
title_fullStr Percursos urbanos: a educação patrimonial a partir do caminhar no centro da cidade de Fortaleza-CE
title_full_unstemmed Percursos urbanos: a educação patrimonial a partir do caminhar no centro da cidade de Fortaleza-CE
title_sort Percursos urbanos: a educação patrimonial a partir do caminhar no centro da cidade de Fortaleza-CE
author Goes, Gérsica Vasconcelos
author_facet Goes, Gérsica Vasconcelos
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Neves, Berenice Abreu de Castro
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Jucá Neto, Clóvis Ramiro
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Cavalcanti, Emanuel Ramos
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Dantas, George Alexandre Ferreira
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Araújo, Natália Miranda Vieira de
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Goes, Gérsica Vasconcelos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nascimento, José Clewton do
contributor_str_mv Nascimento, José Clewton do
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Educação patrimonial
Caminhabilidade
Roteiros culturais de Fortaleza
Percepção do patrimônio cultural
dc.subject.por.fl_str_mv Educação patrimonial
Caminhabilidade
Roteiros culturais de Fortaleza
Percepção do patrimônio cultural
description O trabalho analisa a importância da prática da educação patrimonial a partir do caminhar. No estudo discute-se como o andar a pé em áreas históricas do Centro de Fortaleza proporciona o reconhecimento de rugosidades do tecido histórico. A pesquisa acompanhou alguns percursos organizados por professores e profissionais vinculados à História, Turismo, Arquitetura e Urbanismo. A hipótese do presente estudo é que, apesar das condições físicas e do descaso com os bens patrimoniais fortalezenses, é possível exercer atividades de educação patrimonial que contribuem para a legibilidade do patrimônio cultural. Tem-se como referencial teórico-metodológico a temática da vinculação forma urbana e apreensão da cidade discutida por autores como Gordon Cullen (2006), José Lamas (2011), Kevin Lynch (2006) e Camillo Sitte (1992). Outro aspecto discutido na tese é o caminhar como instrumento para o reconhecimento da cidade - autores como Paola Jacques (2012a) e Francesco Careri (2013b) elucidam essas questões. As discussões quanto ao turismo cultural e a proposição de roteiros significativos para os participantes foram fundamentadas nos escritos de Flávia Costa (2014), Hermínia Vargas e Ricardo Paiva (2016). O estudo está embasado em pesquisas bibliográficas, documental e de campo para o entendimento da percepção patrimonial da área central da cidade. Quanto aos resultados, observou-se que os roteiros acompanhados tinham um caráter essencialmente informativo, corroborando pouco para a criação de narrativas com o lugar. Diante disso, a pesquisa tem como objetivo propor uma metodologia de percurso (roteiro e procedimentos), para que seja possível o estabelecimento de um roteiro narrativo, que tece vínculos entre os participantes com a história da cidade, concedendo um panorama de apreensão do tecido histórico “resistente” na área central.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-16T19:03:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-16T19:03:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-04-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOES, Gérsica Vasconcelos. Percursos urbanos: a educação patrimonial a partir do caminhar no centro da cidade de Fortaleza-CE. 2020. 366f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29659
identifier_str_mv GOES, Gérsica Vasconcelos. Percursos urbanos: a educação patrimonial a partir do caminhar no centro da cidade de Fortaleza-CE. 2020. 366f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29659/2/Percursosurbanoseducacao_Goes_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29659/3/Percursosurbanoseducacao_Goes_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29659/1/Percursosurbanoseducacao_Goes_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a1f763d56c5076ec940cc9348032e6b6
6b73e7177c92bf400752439d2b08033a
8fb3aeb5988d51f8944702f6f37fe0e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117573713592320