Escola: lugar político da diversidade sexual e de gênero
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20759 |
Resumo: | Pretende-se, nesse trabalho, compreender como a escola pública vem se constituindo enquanto instituição do fracasso para diversidade sexual e de gênero. Parte-se do princípio de que o sistema escolar realiza uma operação de classificação social, deixando fora de seus muros quase todos e todas que não dialogam com a “normalidade” heterossexual requerida pela ordem social vigente. Em um primeiro momento, ancoro-me nas vivencias de Profissionais da Educação do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal da cidade do Natal-RN, considerando suas narrativas enquanto resultado das práticas cotidianas, que denunciam as regras que as governam e que as produziram em um contexto mais amplo. Em seguida, procuro estabelecer dialogo com estudantes vítimas de xingamentos, chacotas e maus tratos por não atenderem ao padrão de gênero tido como “normal” a ser vivenciado dentro da escola. Nessa essa etapa da pesquisa, transito em uma Escola Estadual de Ensino Médio do Rio Grande do Norte. A problematização investigativa do trabalho é norteada a partir das seguintes questões: quais desafios precisam ser enfrentados no sentido de reconhecer e garantir a permanência e aprendizagem daqueles e daquelas, desde sempre excluídos do espaço escolar, ou que nele estiveram apenas por breves passagens, sendo logo excluídos por diferenças de orientação sexual e/ou de gênero? Em que ponto a escola se encontra no itinerário de construir uma educação que valorize e reconheça as diferenças sexuais e de gênero?Os objetivos da pesquisa foram: analisar como a escola e seus profissionais lidam com a diversidade sexual e de gênero,investigando quais práticas/fazeres pedagógicos silenciam, congelam e/ou interditam identidades plurais escolarizáveis que continuam fazendo parte da exclusão escolar; verificar como a escola e seus sujeitos atuam na construção de novos sentidos para o aprendizado, para a convivência, para a produção e transmissão de conhecimento diante de “novas” demandas sociais como é o caso da homoafetividade; observar as fissuras que são abertas com a presença e com a voz de estudantes que demandam o reconhecimento de suas existências nesses espaços. |
id |
UFRN_b3280c6e18f7ba4f515c17f13e3c43c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20759 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Duarte, Maria Leuca Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/0597073329224878http://lattes.cnpq.br/9597756345795906Silva, Antônio Vladimir Félix dahttp://lattes.cnpq.br/0054246163352476Lopes Júnior, Edmilsonhttp://lattes.cnpq.br/7706483469232827Jesus, Jaqueline Gomes dehttp://lattes.cnpq.br/0121194567584126Lima, Rita de Lourdes dehttp://lattes.cnpq.br/43931501556938642016-06-22T22:24:31Z2016-06-22T22:24:31Z2015-03-25DUARTE, Maria Leuca Teixeira. Escola: lugar político da diversidade sexual e de gênero. 2015. 231f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20759Pretende-se, nesse trabalho, compreender como a escola pública vem se constituindo enquanto instituição do fracasso para diversidade sexual e de gênero. Parte-se do princípio de que o sistema escolar realiza uma operação de classificação social, deixando fora de seus muros quase todos e todas que não dialogam com a “normalidade” heterossexual requerida pela ordem social vigente. Em um primeiro momento, ancoro-me nas vivencias de Profissionais da Educação do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal da cidade do Natal-RN, considerando suas narrativas enquanto resultado das práticas cotidianas, que denunciam as regras que as governam e que as produziram em um contexto mais amplo. Em seguida, procuro estabelecer dialogo com estudantes vítimas de xingamentos, chacotas e maus tratos por não atenderem ao padrão de gênero tido como “normal” a ser vivenciado dentro da escola. Nessa essa etapa da pesquisa, transito em uma Escola Estadual de Ensino Médio do Rio Grande do Norte. A problematização investigativa do trabalho é norteada a partir das seguintes questões: quais desafios precisam ser enfrentados no sentido de reconhecer e garantir a permanência e aprendizagem daqueles e daquelas, desde sempre excluídos do espaço escolar, ou que nele estiveram apenas por breves passagens, sendo logo excluídos por diferenças de orientação sexual e/ou de gênero? Em que ponto a escola se encontra no itinerário de construir uma educação que valorize e reconheça as diferenças sexuais e de gênero?Os objetivos da pesquisa foram: analisar como a escola e seus profissionais lidam com a diversidade sexual e de gênero,investigando quais práticas/fazeres pedagógicos silenciam, congelam e/ou interditam identidades plurais escolarizáveis que continuam fazendo parte da exclusão escolar; verificar como a escola e seus sujeitos atuam na construção de novos sentidos para o aprendizado, para a convivência, para a produção e transmissão de conhecimento diante de “novas” demandas sociais como é o caso da homoafetividade; observar as fissuras que são abertas com a presença e com a voz de estudantes que demandam o reconhecimento de suas existências nesses espaços.This work aims to understand how the public school system has become a failing institution with regards to sexual and gender diversity. I start from the principle that the school system performs a social sorting operation, leaving out of its halls almost all people who don‘t fit into the established heteronormative social order. First, I explore the experiences of primary school (Educação do Ensino Fundamental) professionals from the public network (Rede Pública Municipal) of the city of Natal-RN. I consider their narratives a result of daily practices which denounce the rules that govern and produce them in a broader context. Then I aim to establish a dialogue with the students who are victims of name-calling, teasing and abuse for not aligning with the ―normal‖ gender standards. At this stage of the research, I conducted fieldwork at the State Secondary School of Rio Grande do Norte (Escola Estadual de Ensino Médio). This investigation is guided by the following questions: What challenges need to be addressed in order to recognize the students who have been excluded from the school environment on account of sexual and/or gender differences; additionally, how can their classroom attendance and positive learning experience be ensured? To what degree is the school community concerned with building education practices which value and acknowledge sexual and gender diversity? The research goals were: to analyze how the school and its professionals deal with sexual and gender diversity, investigating which pedagogical practices silence, freeze and obstruct the diversity of student identities; examine how the school and its subjects work toward building new pathways for learning, for coexistence, and for facing the challenges of ―new‖ social demands such as homoaffection; observe the spaces that are cracked open by the presence and the voices of students who demand recognition of their existence.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAEscolaGêneroDiversidade sexualPreconceitoEscola: lugar político da diversidade sexual e de gêneroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEscolaLugarPolítico_Duarte_2015.pdfEscolaLugarPolítico_Duarte_2015.pdfapplication/pdf2140681https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20759/1/EscolaLugarPol%c3%adtico_Duarte_2015.pdf2cb32f961ee63836fab65b75bf3d52a2MD51TEXTMariaLeucaTeixeiraDuarte_TESE.pdf.txtMariaLeucaTeixeiraDuarte_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain556963https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20759/6/MariaLeucaTeixeiraDuarte_TESE.pdf.txt7e231afcf6009213bc5b06a3f1ad9f25MD56EscolaLugarPolítico_Duarte_2015.pdf.txtEscolaLugarPolítico_Duarte_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain556891https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20759/8/EscolaLugarPol%c3%adtico_Duarte_2015.pdf.txt3fe72869b29a4b4a6273234748c72a1bMD58THUMBNAILMariaLeucaTeixeiraDuarte_TESE.pdf.jpgMariaLeucaTeixeiraDuarte_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2320https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20759/7/MariaLeucaTeixeiraDuarte_TESE.pdf.jpg5bb3615928b2448013601a91745773c8MD57EscolaLugarPolítico_Duarte_2015.pdf.jpgEscolaLugarPolítico_Duarte_2015.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1202https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20759/9/EscolaLugarPol%c3%adtico_Duarte_2015.pdf.jpg458b7148c65975635fe8308964df234bMD59123456789/207592019-05-26 02:31:12.903oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20759Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:31:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escola: lugar político da diversidade sexual e de gênero |
title |
Escola: lugar político da diversidade sexual e de gênero |
spellingShingle |
Escola: lugar político da diversidade sexual e de gênero Duarte, Maria Leuca Teixeira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA Escola Gênero Diversidade sexual Preconceito |
title_short |
Escola: lugar político da diversidade sexual e de gênero |
title_full |
Escola: lugar político da diversidade sexual e de gênero |
title_fullStr |
Escola: lugar político da diversidade sexual e de gênero |
title_full_unstemmed |
Escola: lugar político da diversidade sexual e de gênero |
title_sort |
Escola: lugar político da diversidade sexual e de gênero |
author |
Duarte, Maria Leuca Teixeira |
author_facet |
Duarte, Maria Leuca Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0597073329224878 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9597756345795906 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Silva, Antônio Vladimir Félix da |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0054246163352476 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Lopes Júnior, Edmilson |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7706483469232827 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Jesus, Jaqueline Gomes de |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0121194567584126 |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Lima, Rita de Lourdes de |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4393150155693864 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Maria Leuca Teixeira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA Escola Gênero Diversidade sexual Preconceito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Gênero Diversidade sexual Preconceito |
description |
Pretende-se, nesse trabalho, compreender como a escola pública vem se constituindo enquanto instituição do fracasso para diversidade sexual e de gênero. Parte-se do princípio de que o sistema escolar realiza uma operação de classificação social, deixando fora de seus muros quase todos e todas que não dialogam com a “normalidade” heterossexual requerida pela ordem social vigente. Em um primeiro momento, ancoro-me nas vivencias de Profissionais da Educação do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal da cidade do Natal-RN, considerando suas narrativas enquanto resultado das práticas cotidianas, que denunciam as regras que as governam e que as produziram em um contexto mais amplo. Em seguida, procuro estabelecer dialogo com estudantes vítimas de xingamentos, chacotas e maus tratos por não atenderem ao padrão de gênero tido como “normal” a ser vivenciado dentro da escola. Nessa essa etapa da pesquisa, transito em uma Escola Estadual de Ensino Médio do Rio Grande do Norte. A problematização investigativa do trabalho é norteada a partir das seguintes questões: quais desafios precisam ser enfrentados no sentido de reconhecer e garantir a permanência e aprendizagem daqueles e daquelas, desde sempre excluídos do espaço escolar, ou que nele estiveram apenas por breves passagens, sendo logo excluídos por diferenças de orientação sexual e/ou de gênero? Em que ponto a escola se encontra no itinerário de construir uma educação que valorize e reconheça as diferenças sexuais e de gênero?Os objetivos da pesquisa foram: analisar como a escola e seus profissionais lidam com a diversidade sexual e de gênero,investigando quais práticas/fazeres pedagógicos silenciam, congelam e/ou interditam identidades plurais escolarizáveis que continuam fazendo parte da exclusão escolar; verificar como a escola e seus sujeitos atuam na construção de novos sentidos para o aprendizado, para a convivência, para a produção e transmissão de conhecimento diante de “novas” demandas sociais como é o caso da homoafetividade; observar as fissuras que são abertas com a presença e com a voz de estudantes que demandam o reconhecimento de suas existências nesses espaços. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-22T22:24:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-06-22T22:24:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DUARTE, Maria Leuca Teixeira. Escola: lugar político da diversidade sexual e de gênero. 2015. 231f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20759 |
identifier_str_mv |
DUARTE, Maria Leuca Teixeira. Escola: lugar político da diversidade sexual e de gênero. 2015. 231f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20759/1/EscolaLugarPol%c3%adtico_Duarte_2015.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20759/6/MariaLeucaTeixeiraDuarte_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20759/8/EscolaLugarPol%c3%adtico_Duarte_2015.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20759/7/MariaLeucaTeixeiraDuarte_TESE.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20759/9/EscolaLugarPol%c3%adtico_Duarte_2015.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2cb32f961ee63836fab65b75bf3d52a2 7e231afcf6009213bc5b06a3f1ad9f25 3fe72869b29a4b4a6273234748c72a1b 5bb3615928b2448013601a91745773c8 458b7148c65975635fe8308964df234b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832719253733376 |