Obtenção de bioquerosene através dos processos alcohol-to-jet (atj) com foco na oligomerização
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51879 |
Resumo: | A rota Alcohol-to-Jet (ATJ) é uma das mais recentes tecnologias de produção de bioquerosene de aviação desenvolvidas nos últimos anos. A sua biomassa principal, o álcool, é obtida em um processo renovável a partir da cana-de-açúcar, num processo amplamente difundido dentro do país. Posteriormente, essa matéria-prima é submetida a 4 reações principais para que ocorra a formação do bioproduto desejado, sendo elas: desidratação, oligomerização, hidrogenação e por fim a destilação. No presente trabalho, o catalisador H-ZSM-5 foi empregado diretamente nas reações de desidratação e oligomerização a fim de aprimorar a eficiência dessas etapas e elevar a qualidade do produto final obtido. O material microporoso Na-ZSM-5 foi sintetizado sem o direcionador orgânico, em seguida foi submetido ao procedimento de troca iônica com uma solução 1 mol de Cloreto de Amônio (NH4Cl) para garantir sua conversão na forma ácida H-ZSM-5, que era o objetivo inicial da pesquisa. Os materiais obtidos foram submetidos a testes de caracterização específicos para determinação de suas propriedades estruturais e atestar se os mesmos estavam de acordo com o padrão MFI da carta cristalográfica. Os resultados de caracterização indicaram a formação da estrutura microporosa na forma sódica (Na-ZSM-5) inicial, bem como a eficiência do procedimento de troca iônica para a obtenção da forma ácida do catalisador (H-ZSM-5). Em posse do material catalítico, deu-se início às reações de desidratação e oligomerização do n-Butanol, respectivamente, para obtenção dos hidrocarbonetos leves na faixa de C9 a C15. Em seguida, foi feita a destilação do produto antes do envio para análise composicional na cromatografia gasosa acoplada à espectroscopia de massa (GC-MS). Por fim, obteve-se uma conversão média de hidrocarbonetos de 84,82% a partir da biomassa inicial, sendo 37,92% do tipo C9-C15, que corresponde à faixa hidrocarbônica do Querosene de Aviação. |
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Silva, Gabriel Joaquim Santoshttp://lattes.cnpq.br/3860635721063352https://orcid.org/0000-0001-6202-572Xhttp://lattes.cnpq.br/6738828245487480Araújo, Aruzza Mabel Morais dehttp://lattes.cnpq.br/4924374746045892Gondim, Amanda Duartehttp://lattes.cnpq.br/6738828245487480Araújo, Aruzza Mabel Morais dehttp://lattes.cnpq.br/4924374746045892Anjos, Aécia Seleide Dantas doshttp://lattes.cnpq.br/9566824880378134Gondim, Amanda Duarte2023-03-11T02:22:58Z2023-03-11T02:22:58Z2022-06-29SILVA, Gabriel Joaquim Santos. OBTENÇÃO DE BIOQUEROSENE A PARTIR DOS PROCESSOS ALCOHOL-TO-JET (ATJ) COM FOCO NA OLIGOMERIZAÇÃO. Orientador: Amanda Duarte Gondim; Aruzza Mabel Morais de Araújo. 2022. 57 f. TCC (Bacharelado em Química do Petróleo) - Graduação, [S. l.], 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51879A rota Alcohol-to-Jet (ATJ) é uma das mais recentes tecnologias de produção de bioquerosene de aviação desenvolvidas nos últimos anos. A sua biomassa principal, o álcool, é obtida em um processo renovável a partir da cana-de-açúcar, num processo amplamente difundido dentro do país. Posteriormente, essa matéria-prima é submetida a 4 reações principais para que ocorra a formação do bioproduto desejado, sendo elas: desidratação, oligomerização, hidrogenação e por fim a destilação. No presente trabalho, o catalisador H-ZSM-5 foi empregado diretamente nas reações de desidratação e oligomerização a fim de aprimorar a eficiência dessas etapas e elevar a qualidade do produto final obtido. O material microporoso Na-ZSM-5 foi sintetizado sem o direcionador orgânico, em seguida foi submetido ao procedimento de troca iônica com uma solução 1 mol de Cloreto de Amônio (NH4Cl) para garantir sua conversão na forma ácida H-ZSM-5, que era o objetivo inicial da pesquisa. Os materiais obtidos foram submetidos a testes de caracterização específicos para determinação de suas propriedades estruturais e atestar se os mesmos estavam de acordo com o padrão MFI da carta cristalográfica. Os resultados de caracterização indicaram a formação da estrutura microporosa na forma sódica (Na-ZSM-5) inicial, bem como a eficiência do procedimento de troca iônica para a obtenção da forma ácida do catalisador (H-ZSM-5). Em posse do material catalítico, deu-se início às reações de desidratação e oligomerização do n-Butanol, respectivamente, para obtenção dos hidrocarbonetos leves na faixa de C9 a C15. Em seguida, foi feita a destilação do produto antes do envio para análise composicional na cromatografia gasosa acoplada à espectroscopia de massa (GC-MS). Por fim, obteve-se uma conversão média de hidrocarbonetos de 84,82% a partir da biomassa inicial, sendo 37,92% do tipo C9-C15, que corresponde à faixa hidrocarbônica do Querosene de Aviação.The Alcohol-to-Jet (ATJ) route is one of the latest aviation biokerosene production technologies developed in recent years. Its main biomass, alcohol, is obtained in a renewable process from sugarcane, in a process widely spread within the country. Subsequently, this raw material is subjected to 4 main reactions for the formation of the desired bioproduct, namely: dehydration, oligomerization, hydrogenation and finally distillation. In the present work, the catalyst H-ZSM-5 was used directly in the dehydration and oligomerization reactions in order to improve the efficiency of these steps and increase the quality of the final product obtained. The microporous material Na-ZSM-5 was synthesized without the organic director, then it was subjected to the ion exchange procedure with a 1 mol solution of Ammonium Chloride (NH4Cl) to guarantee its conversion into the acid form H-ZSM-5, which was the initial objective of the research. The materials obtained were submitted to specific characterization tests to determine their structural properties and certify whether they were in accordance with the MFI standard of the crystallographic chart. The characterization results indicated the formation of the microporous structure in the initial sodium form (Na-ZSM-5), as well as the efficiency of the ion exchange procedure to obtain the acid form of the catalyst (H-ZSM-5). In possession of the catalytic material, the dehydration and oligomerization reactions of n-Butanol began, respectively, to obtain light hydrocarbons in the range from C9 to C15. Then, the product was distilled before sending for compositional analysis in gas chromatography coupled with mass spectroscopy (GC-MS). Finally, an average conversion of hydrocarbons of 84.82% was obtained from the initial biomass, with 37.92% of the C9-C15 type, which corresponds to the hydrocarbon range of Aviation Kerosene.ANP - PRH 37.1FINEPUniversidade Federal do Rio Grande do NorteQuímica do PetróleoUFRNBrasilInstituto de QuímicaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRABioquerosene de aviaçãoBiocombustíveisZeólitaQuímica do PetróleoObtenção de bioquerosene através dos processos alcohol-to-jet (atj) com foco na oligomerizaçãoOBTAINING BIOKEROSENE THROUGH ALCOHOL-TO-JET PROCESSES (ATJ) FOCUSED ON OLIGOMERIZATIONinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALObtencaoBioqueroseneProcessos_Silva_2022.pdfObtencaoBioqueroseneProcessos_Silva_2022.pdfapplication/pdf1820559https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51879/1/ObtencaoBioqueroseneProcessos_Silva_2022.pdf8ead637336b54c60ae53f081f74d2cf2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51879/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51879/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/518792023-05-04 10:51:34.693oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51879Tk9OLUVYQ0xVU0lWRSBESVNUUklCVVRJT04gTElDRU5TRQoKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIGRlbGl2ZXJpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBNci4gKGF1dGhvciBvciBjb3B5cmlnaHQgaG9sZGVyKToKCgphKSBHcmFudHMgdGhlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgb2YKcmVwcm9kdWNlLCBjb252ZXJ0IChhcyBkZWZpbmVkIGJlbG93KSwgY29tbXVuaWNhdGUgYW5kIC8gb3IKZGlzdHJpYnV0ZSB0aGUgZGVsaXZlcmVkIGRvY3VtZW50IChpbmNsdWRpbmcgYWJzdHJhY3QgLyBhYnN0cmFjdCkgaW4KZGlnaXRhbCBvciBwcmludGVkIGZvcm1hdCBhbmQgaW4gYW55IG1lZGl1bS4KCmIpIERlY2xhcmVzIHRoYXQgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBpdHMgb3JpZ2luYWwgd29yaywgYW5kIHRoYXQKeW91IGhhdmUgdGhlIHJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSByaWdodHMgY29udGFpbmVkIGluIHRoaXMgbGljZW5zZS4gRGVjbGFyZXMKdGhhdCB0aGUgZGVsaXZlcnkgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50IGRvZXMgbm90IGluZnJpbmdlLCBhcyBmYXIgYXMgaXQgaXMKdGhlIHJpZ2h0cyBvZiBhbnkgb3RoZXIgcGVyc29uIG9yIGVudGl0eS4KCmMpIElmIHRoZSBkb2N1bWVudCBkZWxpdmVyZWQgY29udGFpbnMgbWF0ZXJpYWwgd2hpY2ggZG9lcyBub3QKcmlnaHRzLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBvYnRhaW5lZCBhdXRob3JpemF0aW9uIGZyb20gdGhlIGhvbGRlciBvZiB0aGUKY29weXJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdCB0aGlzIG1hdGVyaWFsIHdob3NlIHJpZ2h0cyBhcmUgb2YKdGhpcmQgcGFydGllcyBpcyBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZpZWQgYW5kIHJlY29nbml6ZWQgaW4gdGhlIHRleHQgb3IKY29udGVudCBvZiB0aGUgZG9jdW1lbnQgZGVsaXZlcmVkLgoKSWYgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBiYXNlZCBvbiBmdW5kZWQgb3Igc3VwcG9ydGVkIHdvcmsKYnkgYW5vdGhlciBpbnN0aXR1dGlvbiBvdGhlciB0aGFuIHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBmdWxmaWxsZWQgYW55IG9ibGlnYXRpb25zIHJlcXVpcmVkIGJ5IHRoZSByZXNwZWN0aXZlIGFncmVlbWVudCBvciBhZ3JlZW1lbnQuCgpUaGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSB3aWxsIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZnkgaXRzIG5hbWUgKHMpIGFzIHRoZSBhdXRob3IgKHMpIG9yIGhvbGRlciAocykgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50J3MgcmlnaHRzCmRlbGl2ZXJlZCwgYW5kIHdpbGwgbm90IG1ha2UgYW55IGNoYW5nZXMsIG90aGVyIHRoYW4gdGhvc2UgcGVybWl0dGVkIGJ5CnRoaXMgbGljZW5zZQo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-05-04T13:51:34Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A rota Alcohol-to-Jet (ATJ) é uma das mais recentes tecnologias de produção de bioquerosene de aviação desenvolvidas nos últimos anos. A sua biomassa principal, o álcool, é obtida em um processo renovável a partir da cana-de-açúcar, num processo amplamente difundido dentro do país. Posteriormente, essa matéria-prima é submetida a 4 reações principais para que ocorra a formação do bioproduto desejado, sendo elas: desidratação, oligomerização, hidrogenação e por fim a destilação. No presente trabalho, o catalisador H-ZSM-5 foi empregado diretamente nas reações de desidratação e oligomerização a fim de aprimorar a eficiência dessas etapas e elevar a qualidade do produto final obtido. O material microporoso Na-ZSM-5 foi sintetizado sem o direcionador orgânico, em seguida foi submetido ao procedimento de troca iônica com uma solução 1 mol de Cloreto de Amônio (NH4Cl) para garantir sua conversão na forma ácida H-ZSM-5, que era o objetivo inicial da pesquisa. Os materiais obtidos foram submetidos a testes de caracterização específicos para determinação de suas propriedades estruturais e atestar se os mesmos estavam de acordo com o padrão MFI da carta cristalográfica. Os resultados de caracterização indicaram a formação da estrutura microporosa na forma sódica (Na-ZSM-5) inicial, bem como a eficiência do procedimento de troca iônica para a obtenção da forma ácida do catalisador (H-ZSM-5). Em posse do material catalítico, deu-se início às reações de desidratação e oligomerização do n-Butanol, respectivamente, para obtenção dos hidrocarbonetos leves na faixa de C9 a C15. Em seguida, foi feita a destilação do produto antes do envio para análise composicional na cromatografia gasosa acoplada à espectroscopia de massa (GC-MS). Por fim, obteve-se uma conversão média de hidrocarbonetos de 84,82% a partir da biomassa inicial, sendo 37,92% do tipo C9-C15, que corresponde à faixa hidrocarbônica do Querosene de Aviação. |
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