O jogo senha e o princípio fundamental da contagem: uma aplicação no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eriky César Alves da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25552
Resumo: Esta dissertação apresenta uma abordagem do jogo Senha para uma turma de segunda série do Ensino Médio, no Laboratório de Matemática da Escola Estadual de Tempo Integral Winston Churchill, do ano de 2017. Para isso, apresentaremos o contexto do professor, da escola e dos alunos. Exporemos a fundamentação teórica, a história, as regras, as versões do jogo Senha e o conteúdo matemático utilizado nessa aplicação, o Princípio Fundamental da Contagem. Por fim, mostraremos como foram feitos o planejamento e a execução da atividade, finalizando com uma discussão sobre o questionário aplicado para os estudantes. Para a construção desse trabalho, foram feitas pesquisas bibliográfica, documental e experimental. Como sugestão, uma lista de exercícios é proposta aos professores, com questões que abordam o conteúdo do Princípio Fundamental da Contagem, extraídas, principalmente, do Exame Nacional do Ensino Médio, da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e do livro didático da segunda série do Ensino Médio, dos autores Gelson Iezzi et al., do ano de 2016, Matemática: ciência e aplicações. Verificou-se que trabalhar com jogo em sala de aula é importante e interessante, pois faz com que o estudante compreenda melhor o conceito abordado em sala, mesmo que o jogo ocorra antes ou depois da apresentação desse conceito, além de gerar outras habilidades nesse sujeito, e também possibilita ao professor uma aula diferente do tradicional quadro e giz, saindo da rotina diária que há muito tempo vem tomando conta das nossas salas de aula.
id UFRN_b3e3f68a8cb734a9300147e770a0320a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25552
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Eriky César Alves daLopes, Jaques SilveiraAssis, Márcia Maria Alves deLopes, Gabriela Lucheze de Oliveira2018-07-10T12:03:50Z2018-07-10T12:03:50Z2018-05-30SILVA, Eriky César Alves da. O jogo senha e o princípio fundamental da contagem: uma aplicação no ensino médio. 2018. 73f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25552Esta dissertação apresenta uma abordagem do jogo Senha para uma turma de segunda série do Ensino Médio, no Laboratório de Matemática da Escola Estadual de Tempo Integral Winston Churchill, do ano de 2017. Para isso, apresentaremos o contexto do professor, da escola e dos alunos. Exporemos a fundamentação teórica, a história, as regras, as versões do jogo Senha e o conteúdo matemático utilizado nessa aplicação, o Princípio Fundamental da Contagem. Por fim, mostraremos como foram feitos o planejamento e a execução da atividade, finalizando com uma discussão sobre o questionário aplicado para os estudantes. Para a construção desse trabalho, foram feitas pesquisas bibliográfica, documental e experimental. Como sugestão, uma lista de exercícios é proposta aos professores, com questões que abordam o conteúdo do Princípio Fundamental da Contagem, extraídas, principalmente, do Exame Nacional do Ensino Médio, da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e do livro didático da segunda série do Ensino Médio, dos autores Gelson Iezzi et al., do ano de 2016, Matemática: ciência e aplicações. Verificou-se que trabalhar com jogo em sala de aula é importante e interessante, pois faz com que o estudante compreenda melhor o conceito abordado em sala, mesmo que o jogo ocorra antes ou depois da apresentação desse conceito, além de gerar outras habilidades nesse sujeito, e também possibilita ao professor uma aula diferente do tradicional quadro e giz, saindo da rotina diária que há muito tempo vem tomando conta das nossas salas de aula.This dissertation presents an approach on the game Mastermind for a second year Brazilian High School class, in the Mathematics Laboratory of the State school in full time Winston Churchill, in the year 2017. To achieve it, we will present the context of the teacher, of the school and of the students. We will expose to the theoretical basis, history, rules and versions of the game Mastermind and the mathematical content used in this application, the Rule of Product principle. We will shown how the planning and execution of the activity were done, finishing with a discussion on the survey applied to the students. For the construction of this work, bibliographic, documentary and experimental research were done. As a suggestion, a list of exercises is proposed to teachers, with questions that address the content of the Rule of Product Principle, drawn mainly from the National High School Exam, from Olimpíada Brasileira de Matemática in Public Schools and from the second year mathematics book of the Brazilian High School, by Gelson Iezzi et al., from the year of 2016, Mathematics: science and applications. It has been verified that working with classroom games is important and interesting because it makes the student understand better the concept addressed in the classroom, even if the game occurs before or after the presentation of this concept, besides generating other skills in that subject, individual, and also it allows the teacher to present a class different from traditional chalkboard and chalk, leaving behind the daily routine that has been taking over our classrooms for a long time.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA EM REDE NACIONALJogo senhaPrincípio fundamental da contagemLaboratório de matemáticaEscola de tempo integralO jogo senha e o princípio fundamental da contagem: uma aplicação no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALErikyCesarAlvesDaSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf3128040https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25552/1/ErikyCesarAlvesDaSilva_DISSERT.pdf5ca7514de7ccf2035ecf1b86e28df23bMD51TEXTErikyCesarAlvesDaSilva_DISSERT.pdf.txtErikyCesarAlvesDaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain147061https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25552/2/ErikyCesarAlvesDaSilva_DISSERT.pdf.txt523d6c84dd2096a5776a70197821340eMD52THUMBNAILErikyCesarAlvesDaSilva_DISSERT.pdf.jpgErikyCesarAlvesDaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3132https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25552/3/ErikyCesarAlvesDaSilva_DISSERT.pdf.jpg5c59b927ac865c88d816d9cb46e6fbb8MD53123456789/255522019-01-30 06:00:29.806oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25552Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T09:00:29Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O jogo senha e o princípio fundamental da contagem: uma aplicação no ensino médio
title O jogo senha e o princípio fundamental da contagem: uma aplicação no ensino médio
spellingShingle O jogo senha e o princípio fundamental da contagem: uma aplicação no ensino médio
Silva, Eriky César Alves da
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA EM REDE NACIONAL
Jogo senha
Princípio fundamental da contagem
Laboratório de matemática
Escola de tempo integral
title_short O jogo senha e o princípio fundamental da contagem: uma aplicação no ensino médio
title_full O jogo senha e o princípio fundamental da contagem: uma aplicação no ensino médio
title_fullStr O jogo senha e o princípio fundamental da contagem: uma aplicação no ensino médio
title_full_unstemmed O jogo senha e o princípio fundamental da contagem: uma aplicação no ensino médio
title_sort O jogo senha e o princípio fundamental da contagem: uma aplicação no ensino médio
author Silva, Eriky César Alves da
author_facet Silva, Eriky César Alves da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Lopes, Jaques Silveira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Assis, Márcia Maria Alves de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eriky César Alves da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira
contributor_str_mv Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA EM REDE NACIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA EM REDE NACIONAL
Jogo senha
Princípio fundamental da contagem
Laboratório de matemática
Escola de tempo integral
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo senha
Princípio fundamental da contagem
Laboratório de matemática
Escola de tempo integral
description Esta dissertação apresenta uma abordagem do jogo Senha para uma turma de segunda série do Ensino Médio, no Laboratório de Matemática da Escola Estadual de Tempo Integral Winston Churchill, do ano de 2017. Para isso, apresentaremos o contexto do professor, da escola e dos alunos. Exporemos a fundamentação teórica, a história, as regras, as versões do jogo Senha e o conteúdo matemático utilizado nessa aplicação, o Princípio Fundamental da Contagem. Por fim, mostraremos como foram feitos o planejamento e a execução da atividade, finalizando com uma discussão sobre o questionário aplicado para os estudantes. Para a construção desse trabalho, foram feitas pesquisas bibliográfica, documental e experimental. Como sugestão, uma lista de exercícios é proposta aos professores, com questões que abordam o conteúdo do Princípio Fundamental da Contagem, extraídas, principalmente, do Exame Nacional do Ensino Médio, da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e do livro didático da segunda série do Ensino Médio, dos autores Gelson Iezzi et al., do ano de 2016, Matemática: ciência e aplicações. Verificou-se que trabalhar com jogo em sala de aula é importante e interessante, pois faz com que o estudante compreenda melhor o conceito abordado em sala, mesmo que o jogo ocorra antes ou depois da apresentação desse conceito, além de gerar outras habilidades nesse sujeito, e também possibilita ao professor uma aula diferente do tradicional quadro e giz, saindo da rotina diária que há muito tempo vem tomando conta das nossas salas de aula.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-10T12:03:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-07-10T12:03:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Eriky César Alves da. O jogo senha e o princípio fundamental da contagem: uma aplicação no ensino médio. 2018. 73f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25552
identifier_str_mv SILVA, Eriky César Alves da. O jogo senha e o princípio fundamental da contagem: uma aplicação no ensino médio. 2018. 73f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25552/1/ErikyCesarAlvesDaSilva_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25552/2/ErikyCesarAlvesDaSilva_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25552/3/ErikyCesarAlvesDaSilva_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ca7514de7ccf2035ecf1b86e28df23b
523d6c84dd2096a5776a70197821340e
5c59b927ac865c88d816d9cb46e6fbb8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117515391795200