Gamificação no ensino da classificação bibliográfica: experiência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanchez-Tarrago, Nancy
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vale, Mayara Shelley Pascoa, Marques, Mikelly Alana de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52003
Resumo: Tem como objetivo descrever as inovações pedagógicas utilizando estratégias de gamificação desenvolvidas para a disciplina Classificação bibliográfica I, ministrada no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A gamificação é a aplicação de mecanismos próprios de jogos em contextos não lúdicos, com o fim de resolver problemas e promover motivação e engajamento. As atividades foram elaboradas entre a professora e os alunos participantes em dois projetos de monitoria durante três semestres de 2020 e 2021, com foco na aprendizagem significativa dos discentes e no desenvolvimento de habilidades e aptidões pedagógicas nos alunos monitores. O planejamento teve em conta a definição de mecânicas, dinâmicas e estéticas de jogos para alcançar os objetivos pedagógicos. Foram utilizadas as ferramentas Wordwall (quiz) e Google Forms (jogos de escape) e como narrativas, temas atuais em debate (sustentabilidade, antirracismo), assim como séries, filmes e jogos de computador populares. Os discentes manifestaram satisfação com os exercícios propostos, maior motivação e engajamento durante sua execução e melhor compreensão dos conteúdos. Para os monitores foi uma oportunidade de revisão de conteúdo das disciplinas, e de aquisição de habilidades no planejamento de atividades didáticas e no uso destas plataformas com fins educativos
id UFRN_b3f0a39db0a19b03f828d17100b396ae
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52003
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Sanchez-Tarrago, NancyVale, Mayara Shelley PascoaMarques, Mikelly Alana de Limahttps://orcid.org/0000-0002-5114-60722023-04-03T19:47:10Z2023-04-03T19:47:10Z2022SÁNCHEZ-TARRAGÓ, Nancy; VALE, Mayara Shelley Pascoal; MARQUES, Mikelly Alana de Lima. Gamificação no ensino da classificação bibliográfica: experiência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Revista Brasileira em Ciência da Informação, São Paulo, v. 9, p. 1-11, 31 dez. 2022. Anual. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/issue/view/48. Acesso em: 31 mar. 2023.2358-3193https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52003Tem como objetivo descrever as inovações pedagógicas utilizando estratégias de gamificação desenvolvidas para a disciplina Classificação bibliográfica I, ministrada no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A gamificação é a aplicação de mecanismos próprios de jogos em contextos não lúdicos, com o fim de resolver problemas e promover motivação e engajamento. As atividades foram elaboradas entre a professora e os alunos participantes em dois projetos de monitoria durante três semestres de 2020 e 2021, com foco na aprendizagem significativa dos discentes e no desenvolvimento de habilidades e aptidões pedagógicas nos alunos monitores. O planejamento teve em conta a definição de mecânicas, dinâmicas e estéticas de jogos para alcançar os objetivos pedagógicos. Foram utilizadas as ferramentas Wordwall (quiz) e Google Forms (jogos de escape) e como narrativas, temas atuais em debate (sustentabilidade, antirracismo), assim como séries, filmes e jogos de computador populares. Os discentes manifestaram satisfação com os exercícios propostos, maior motivação e engajamento durante sua execução e melhor compreensão dos conteúdos. Para os monitores foi uma oportunidade de revisão de conteúdo das disciplinas, e de aquisição de habilidades no planejamento de atividades didáticas e no uso destas plataformas com fins educativosIt aims to describe the pedagogical innovations using gamification strategies developed for the discipline Bibliographic Classification I taught in the Library Science course at the Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Gamification is the application of game mechanisms in non-playful contexts, in order to solve problems and promote motivation and engagement. The activities were developed between the teacher and the students participating in two monitoring projects during three semesters of 2020 and 2021, with a focus on significant learning for students and on the development of pedagogical skills and aptitudes for student monitors. The planning considered the definition of game mechanics, dynamics, and aesthetics to achieve the pedagogical goals. Wordwall (quiz) and Google Forms (escape games) tools were used, and as narratives, current issues under debate (sustainability, anti-racism), as well as popular series, movies, and computer games. Students expressed satisfaction with the proposed exercises, greater motivation and engagement during their execution and better understanding of the contents. For the monitors, it was an opportunity to review the content of the subjects, and to acquire skills in planning teaching activities and using these platforms for educational purposesRevista Brasileira de Educação em Ciência da InformaçãoAtribuição 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessClassificação Decimal DeweyGamificaçãoAprendizagem significativaMetodologias ativasMonitoriaDewey Decimal ClassificationGamificationSignificant learningActive methodologiesMonitoringGamificação no ensino da classificação bibliográfica: experiência na Universidade Federal do Rio Grande do NorteGamification in the teaching of bibliographic classification: experience at the Universidade Federal do Rio Grande do NorteGamificación en la enseñanza de la clasificación bibliográfica: experiencia en la Universidad Federal de Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52003/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALGamificaçãonoensino_Tarrago_2022.pdfGamificaçãonoensino_Tarrago_2022.pdfapplication/pdf266464https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52003/1/Gamifica%c3%a7%c3%a3onoensino_Tarrago_2022.pdf7f962a648c1f68d4af2f7eb57f1fc940MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52003/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52123456789/520032023-04-03 16:47:12.437oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-04-03T19:47:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gamificação no ensino da classificação bibliográfica: experiência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Gamification in the teaching of bibliographic classification: experience at the Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Gamificación en la enseñanza de la clasificación bibliográfica: experiencia en la Universidad Federal de Rio Grande do Norte
title Gamificação no ensino da classificação bibliográfica: experiência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
spellingShingle Gamificação no ensino da classificação bibliográfica: experiência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Sanchez-Tarrago, Nancy
Classificação Decimal Dewey
Gamificação
Aprendizagem significativa
Metodologias ativas
Monitoria
Dewey Decimal Classification
Gamification
Significant learning
Active methodologies
Monitoring
title_short Gamificação no ensino da classificação bibliográfica: experiência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title_full Gamificação no ensino da classificação bibliográfica: experiência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title_fullStr Gamificação no ensino da classificação bibliográfica: experiência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title_full_unstemmed Gamificação no ensino da classificação bibliográfica: experiência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title_sort Gamificação no ensino da classificação bibliográfica: experiência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
author Sanchez-Tarrago, Nancy
author_facet Sanchez-Tarrago, Nancy
Vale, Mayara Shelley Pascoa
Marques, Mikelly Alana de Lima
author_role author
author2 Vale, Mayara Shelley Pascoa
Marques, Mikelly Alana de Lima
author2_role author
author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-5114-6072
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanchez-Tarrago, Nancy
Vale, Mayara Shelley Pascoa
Marques, Mikelly Alana de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Classificação Decimal Dewey
Gamificação
Aprendizagem significativa
Metodologias ativas
Monitoria
Dewey Decimal Classification
Gamification
Significant learning
Active methodologies
Monitoring
topic Classificação Decimal Dewey
Gamificação
Aprendizagem significativa
Metodologias ativas
Monitoria
Dewey Decimal Classification
Gamification
Significant learning
Active methodologies
Monitoring
description Tem como objetivo descrever as inovações pedagógicas utilizando estratégias de gamificação desenvolvidas para a disciplina Classificação bibliográfica I, ministrada no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A gamificação é a aplicação de mecanismos próprios de jogos em contextos não lúdicos, com o fim de resolver problemas e promover motivação e engajamento. As atividades foram elaboradas entre a professora e os alunos participantes em dois projetos de monitoria durante três semestres de 2020 e 2021, com foco na aprendizagem significativa dos discentes e no desenvolvimento de habilidades e aptidões pedagógicas nos alunos monitores. O planejamento teve em conta a definição de mecânicas, dinâmicas e estéticas de jogos para alcançar os objetivos pedagógicos. Foram utilizadas as ferramentas Wordwall (quiz) e Google Forms (jogos de escape) e como narrativas, temas atuais em debate (sustentabilidade, antirracismo), assim como séries, filmes e jogos de computador populares. Os discentes manifestaram satisfação com os exercícios propostos, maior motivação e engajamento durante sua execução e melhor compreensão dos conteúdos. Para os monitores foi uma oportunidade de revisão de conteúdo das disciplinas, e de aquisição de habilidades no planejamento de atividades didáticas e no uso destas plataformas com fins educativos
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-03T19:47:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-03T19:47:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SÁNCHEZ-TARRAGÓ, Nancy; VALE, Mayara Shelley Pascoal; MARQUES, Mikelly Alana de Lima. Gamificação no ensino da classificação bibliográfica: experiência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Revista Brasileira em Ciência da Informação, São Paulo, v. 9, p. 1-11, 31 dez. 2022. Anual. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/issue/view/48. Acesso em: 31 mar. 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52003
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2358-3193
identifier_str_mv SÁNCHEZ-TARRAGÓ, Nancy; VALE, Mayara Shelley Pascoal; MARQUES, Mikelly Alana de Lima. Gamificação no ensino da classificação bibliográfica: experiência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Revista Brasileira em Ciência da Informação, São Paulo, v. 9, p. 1-11, 31 dez. 2022. Anual. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/issue/view/48. Acesso em: 31 mar. 2023.
2358-3193
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52003/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52003/1/Gamifica%c3%a7%c3%a3onoensino_Tarrago_2022.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52003/2/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
7f962a648c1f68d4af2f7eb57f1fc940
4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117750164815872