Projeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jackson Douglas Vital dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23732
Resumo: Este trabalho tem como finalidade a criação de um projeto de interfaces para aplicativo móvel que contribua para a melhoria das atividades da Superintendência de Informática (SINFO) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), auxiliando nos seus processos de trabalho e no engajamento e motivação dos funcionários. Para tanto, utilizou-se o conceito de gamificação e as abordagens do Design Centrado no Usuário e do Design Participativo. Por meio de entrevistas e do uso de questionários, foram investigados e identificados os processos de trabalho da SINFO e as necessidades e problemas dos funcionários. A partir desse levantamento foram realizadas sessões de brainstorming com o objetivo obter, destes profissionais, ideias, alternativas e soluções quanto ao uso de elementos da gamificação na melhoria dos aspectos organizacionais diante as suas atividades. O resultado dessas soluções serviu como orientador na criação dos protótipos de interfaces do aplicativo, avaliados, posteriormente, a partir de uma avaliação cooperativa entre os envolvidos nas etapas anteriores.
id UFRN_b4098cd3414a27c1f31f39e8570e3645
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23732
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos, Jackson Douglas Vital doshttp://lattes.cnpq.br/8961425673894349http://lattes.cnpq.br/4553226203655389Bastos, Helena Rugaihttp://lattes.cnpq.br/0138635150609180Barreto, Lais Karla da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2003796585005455Bessa, Olavo Fontes Magalhãeshttp://lattes.cnpq.br/05024045034866762017-08-09T12:18:18Z2017-08-09T12:18:18Z2017-04-21SANTOS, Jackson Douglas Vital dos. Projeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRN. 2017. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Design) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23732Este trabalho tem como finalidade a criação de um projeto de interfaces para aplicativo móvel que contribua para a melhoria das atividades da Superintendência de Informática (SINFO) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), auxiliando nos seus processos de trabalho e no engajamento e motivação dos funcionários. Para tanto, utilizou-se o conceito de gamificação e as abordagens do Design Centrado no Usuário e do Design Participativo. Por meio de entrevistas e do uso de questionários, foram investigados e identificados os processos de trabalho da SINFO e as necessidades e problemas dos funcionários. A partir desse levantamento foram realizadas sessões de brainstorming com o objetivo obter, destes profissionais, ideias, alternativas e soluções quanto ao uso de elementos da gamificação na melhoria dos aspectos organizacionais diante as suas atividades. O resultado dessas soluções serviu como orientador na criação dos protótipos de interfaces do aplicativo, avaliados, posteriormente, a partir de uma avaliação cooperativa entre os envolvidos nas etapas anteriores.The objective of this work is the creation of a mobile application interfaces project that will contribute to the improvement of the activities of Superintendência de Informática (SINFO) at the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) assisting in its work processes, in the engagement and employee motivation. For that, the concept of gamification and the User- Centered Design and the Participatory Design approaches were used. Through interviews and the use of questionnaires, was investigated and identified the work processes of SINFO, the needs and problems of the employees. From this survey, brainstorming sessions were carried out with the purpose of obtaining from these professionals ideas, alternatives and solutions regarding the use of gamification elements in improving the organizational aspects of their activities. The result of these solutions served as a guideline in the creation of prototypes of application interfaces. The prototypes will be evaluated later, from a cooperative evaluation between those involved in the previous stages.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: DESIGNDesign de interface móvelDesign centrado no usuárioDesign participativoMotivação em ambientes organizacionaisGamificaçãoProjeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProjetoInterfacesAplicativo_Santos_2017.pdfProjetoInterfacesAplicativo_Santos_2017.pdfapplication/pdf8980423https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23732/1/ProjetoInterfacesAplicativo_Santos_2017.pdf6d9e9202ffa414d9b7f583866a63d2bcMD51TEXTJacksonDouglasVitalDosSantos_DISSERT.pdf.txtJacksonDouglasVitalDosSantos_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain186199https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23732/4/JacksonDouglasVitalDosSantos_DISSERT.pdf.txtd7ca4a8b81d1f53881eb4fe31bc10d98MD54ProjetoInterfacesAplicativo_Santos_2017.pdf.txtProjetoInterfacesAplicativo_Santos_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain186238https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23732/6/ProjetoInterfacesAplicativo_Santos_2017.pdf.txte1b7736ce25833b13ec23c0dc86513d7MD56THUMBNAILJacksonDouglasVitalDosSantos_DISSERT.pdf.jpgJacksonDouglasVitalDosSantos_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1775https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23732/5/JacksonDouglasVitalDosSantos_DISSERT.pdf.jpg9fd45ecd471f5ea25d4b051569e11ea9MD55ProjetoInterfacesAplicativo_Santos_2017.pdf.jpgProjetoInterfacesAplicativo_Santos_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1133https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23732/7/ProjetoInterfacesAplicativo_Santos_2017.pdf.jpg1e3944ee3709d30688a5c0b98a5bdf51MD57123456789/237322019-05-26 02:40:27.116oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23732Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:40:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRN
title Projeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRN
spellingShingle Projeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRN
Santos, Jackson Douglas Vital dos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: DESIGN
Design de interface móvel
Design centrado no usuário
Design participativo
Motivação em ambientes organizacionais
Gamificação
title_short Projeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRN
title_full Projeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRN
title_fullStr Projeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRN
title_full_unstemmed Projeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRN
title_sort Projeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRN
author Santos, Jackson Douglas Vital dos
author_facet Santos, Jackson Douglas Vital dos
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8961425673894349
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4553226203655389
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Bastos, Helena Rugai
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0138635150609180
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Barreto, Lais Karla da Silva
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2003796585005455
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Bessa, Olavo Fontes Magalhães
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0502404503486676
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jackson Douglas Vital dos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: DESIGN
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: DESIGN
Design de interface móvel
Design centrado no usuário
Design participativo
Motivação em ambientes organizacionais
Gamificação
dc.subject.por.fl_str_mv Design de interface móvel
Design centrado no usuário
Design participativo
Motivação em ambientes organizacionais
Gamificação
description Este trabalho tem como finalidade a criação de um projeto de interfaces para aplicativo móvel que contribua para a melhoria das atividades da Superintendência de Informática (SINFO) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), auxiliando nos seus processos de trabalho e no engajamento e motivação dos funcionários. Para tanto, utilizou-se o conceito de gamificação e as abordagens do Design Centrado no Usuário e do Design Participativo. Por meio de entrevistas e do uso de questionários, foram investigados e identificados os processos de trabalho da SINFO e as necessidades e problemas dos funcionários. A partir desse levantamento foram realizadas sessões de brainstorming com o objetivo obter, destes profissionais, ideias, alternativas e soluções quanto ao uso de elementos da gamificação na melhoria dos aspectos organizacionais diante as suas atividades. O resultado dessas soluções serviu como orientador na criação dos protótipos de interfaces do aplicativo, avaliados, posteriormente, a partir de uma avaliação cooperativa entre os envolvidos nas etapas anteriores.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-09T12:18:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-09T12:18:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-04-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Jackson Douglas Vital dos. Projeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRN. 2017. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Design) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23732
identifier_str_mv SANTOS, Jackson Douglas Vital dos. Projeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRN. 2017. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Design) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23732/1/ProjetoInterfacesAplicativo_Santos_2017.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23732/4/JacksonDouglasVitalDosSantos_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23732/6/ProjetoInterfacesAplicativo_Santos_2017.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23732/5/JacksonDouglasVitalDosSantos_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23732/7/ProjetoInterfacesAplicativo_Santos_2017.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6d9e9202ffa414d9b7f583866a63d2bc
d7ca4a8b81d1f53881eb4fe31bc10d98
e1b7736ce25833b13ec23c0dc86513d7
9fd45ecd471f5ea25d4b051569e11ea9
1e3944ee3709d30688a5c0b98a5bdf51
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832856405377024