Projeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23732 |
Resumo: | Este trabalho tem como finalidade a criação de um projeto de interfaces para aplicativo móvel que contribua para a melhoria das atividades da Superintendência de Informática (SINFO) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), auxiliando nos seus processos de trabalho e no engajamento e motivação dos funcionários. Para tanto, utilizou-se o conceito de gamificação e as abordagens do Design Centrado no Usuário e do Design Participativo. Por meio de entrevistas e do uso de questionários, foram investigados e identificados os processos de trabalho da SINFO e as necessidades e problemas dos funcionários. A partir desse levantamento foram realizadas sessões de brainstorming com o objetivo obter, destes profissionais, ideias, alternativas e soluções quanto ao uso de elementos da gamificação na melhoria dos aspectos organizacionais diante as suas atividades. O resultado dessas soluções serviu como orientador na criação dos protótipos de interfaces do aplicativo, avaliados, posteriormente, a partir de uma avaliação cooperativa entre os envolvidos nas etapas anteriores. |
id |
UFRN_b4098cd3414a27c1f31f39e8570e3645 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23732 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Jackson Douglas Vital doshttp://lattes.cnpq.br/8961425673894349http://lattes.cnpq.br/4553226203655389Bastos, Helena Rugaihttp://lattes.cnpq.br/0138635150609180Barreto, Lais Karla da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2003796585005455Bessa, Olavo Fontes Magalhãeshttp://lattes.cnpq.br/05024045034866762017-08-09T12:18:18Z2017-08-09T12:18:18Z2017-04-21SANTOS, Jackson Douglas Vital dos. Projeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRN. 2017. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Design) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23732Este trabalho tem como finalidade a criação de um projeto de interfaces para aplicativo móvel que contribua para a melhoria das atividades da Superintendência de Informática (SINFO) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), auxiliando nos seus processos de trabalho e no engajamento e motivação dos funcionários. Para tanto, utilizou-se o conceito de gamificação e as abordagens do Design Centrado no Usuário e do Design Participativo. Por meio de entrevistas e do uso de questionários, foram investigados e identificados os processos de trabalho da SINFO e as necessidades e problemas dos funcionários. A partir desse levantamento foram realizadas sessões de brainstorming com o objetivo obter, destes profissionais, ideias, alternativas e soluções quanto ao uso de elementos da gamificação na melhoria dos aspectos organizacionais diante as suas atividades. O resultado dessas soluções serviu como orientador na criação dos protótipos de interfaces do aplicativo, avaliados, posteriormente, a partir de uma avaliação cooperativa entre os envolvidos nas etapas anteriores.The objective of this work is the creation of a mobile application interfaces project that will contribute to the improvement of the activities of Superintendência de Informática (SINFO) at the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) assisting in its work processes, in the engagement and employee motivation. For that, the concept of gamification and the User- Centered Design and the Participatory Design approaches were used. Through interviews and the use of questionnaires, was investigated and identified the work processes of SINFO, the needs and problems of the employees. From this survey, brainstorming sessions were carried out with the purpose of obtaining from these professionals ideas, alternatives and solutions regarding the use of gamification elements in improving the organizational aspects of their activities. The result of these solutions served as a guideline in the creation of prototypes of application interfaces. The prototypes will be evaluated later, from a cooperative evaluation between those involved in the previous stages.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: DESIGNDesign de interface móvelDesign centrado no usuárioDesign participativoMotivação em ambientes organizacionaisGamificaçãoProjeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProjetoInterfacesAplicativo_Santos_2017.pdfProjetoInterfacesAplicativo_Santos_2017.pdfapplication/pdf8980423https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23732/1/ProjetoInterfacesAplicativo_Santos_2017.pdf6d9e9202ffa414d9b7f583866a63d2bcMD51TEXTJacksonDouglasVitalDosSantos_DISSERT.pdf.txtJacksonDouglasVitalDosSantos_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain186199https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23732/4/JacksonDouglasVitalDosSantos_DISSERT.pdf.txtd7ca4a8b81d1f53881eb4fe31bc10d98MD54ProjetoInterfacesAplicativo_Santos_2017.pdf.txtProjetoInterfacesAplicativo_Santos_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain186238https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23732/6/ProjetoInterfacesAplicativo_Santos_2017.pdf.txte1b7736ce25833b13ec23c0dc86513d7MD56THUMBNAILJacksonDouglasVitalDosSantos_DISSERT.pdf.jpgJacksonDouglasVitalDosSantos_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1775https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23732/5/JacksonDouglasVitalDosSantos_DISSERT.pdf.jpg9fd45ecd471f5ea25d4b051569e11ea9MD55ProjetoInterfacesAplicativo_Santos_2017.pdf.jpgProjetoInterfacesAplicativo_Santos_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1133https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23732/7/ProjetoInterfacesAplicativo_Santos_2017.pdf.jpg1e3944ee3709d30688a5c0b98a5bdf51MD57123456789/237322019-05-26 02:40:27.116oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23732Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:40:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Projeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRN |
title |
Projeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRN |
spellingShingle |
Projeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRN Santos, Jackson Douglas Vital dos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: DESIGN Design de interface móvel Design centrado no usuário Design participativo Motivação em ambientes organizacionais Gamificação |
title_short |
Projeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRN |
title_full |
Projeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRN |
title_fullStr |
Projeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRN |
title_full_unstemmed |
Projeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRN |
title_sort |
Projeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRN |
author |
Santos, Jackson Douglas Vital dos |
author_facet |
Santos, Jackson Douglas Vital dos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8961425673894349 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4553226203655389 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Bastos, Helena Rugai |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0138635150609180 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Barreto, Lais Karla da Silva |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2003796585005455 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Bessa, Olavo Fontes Magalhães |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0502404503486676 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Jackson Douglas Vital dos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: DESIGN |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: DESIGN Design de interface móvel Design centrado no usuário Design participativo Motivação em ambientes organizacionais Gamificação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design de interface móvel Design centrado no usuário Design participativo Motivação em ambientes organizacionais Gamificação |
description |
Este trabalho tem como finalidade a criação de um projeto de interfaces para aplicativo móvel que contribua para a melhoria das atividades da Superintendência de Informática (SINFO) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), auxiliando nos seus processos de trabalho e no engajamento e motivação dos funcionários. Para tanto, utilizou-se o conceito de gamificação e as abordagens do Design Centrado no Usuário e do Design Participativo. Por meio de entrevistas e do uso de questionários, foram investigados e identificados os processos de trabalho da SINFO e as necessidades e problemas dos funcionários. A partir desse levantamento foram realizadas sessões de brainstorming com o objetivo obter, destes profissionais, ideias, alternativas e soluções quanto ao uso de elementos da gamificação na melhoria dos aspectos organizacionais diante as suas atividades. O resultado dessas soluções serviu como orientador na criação dos protótipos de interfaces do aplicativo, avaliados, posteriormente, a partir de uma avaliação cooperativa entre os envolvidos nas etapas anteriores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-09T12:18:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-08-09T12:18:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-04-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Jackson Douglas Vital dos. Projeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRN. 2017. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Design) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23732 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Jackson Douglas Vital dos. Projeto de interfaces para aplicativo móvel orientado à gamificação: o aplicativo Gamify SINFO da UFRN. 2017. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Design) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23732/1/ProjetoInterfacesAplicativo_Santos_2017.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23732/4/JacksonDouglasVitalDosSantos_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23732/6/ProjetoInterfacesAplicativo_Santos_2017.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23732/5/JacksonDouglasVitalDosSantos_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23732/7/ProjetoInterfacesAplicativo_Santos_2017.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6d9e9202ffa414d9b7f583866a63d2bc d7ca4a8b81d1f53881eb4fe31bc10d98 e1b7736ce25833b13ec23c0dc86513d7 9fd45ecd471f5ea25d4b051569e11ea9 1e3944ee3709d30688a5c0b98a5bdf51 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832856405377024 |