Análise de elementos de gamificação em um aplicativo móvel através de Design Science Research

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARMISINI, Andrey
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29386
Resumo: O termo gamificação vem crescendo nos últimos anos e inúmeras pesquisas foram e estão sendo realizadas demonstrando que a gamificação pode ser efetiva no engajamento de usuários. Em vista disto, esta pesquisa tem o objetivo de comparar diferentes elementos de gamificação. O presente trabalho se baseou na metodologia Design Science Research (DSR), comparando a partir da utilização de determinados elementos de gamificação em um aplicativo móvel (artefato) com a finalidade de avaliar se estes elementos promoveram ou não um maior engajamento dos usuários. Este artefato foi disponibilizado para uso, permitindo a coleta de dados dos usuários o que possibilitou uma análise estatística com o intuito de comparar quais elementos de gamificação foram mais efetivos. Contudo dentro das estatísticas geradas, a partir dos testes realizados nesta pesquisa e assim como os resultados dos trabalhos correlatos, o fato de utilizar a gamificação independente do tipo de elementos, mecanismos e/ou dinâmicas, é o diferencial no engajamento dos usuário.
id UFPE_9c911a03ea323a494741816a023296a7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/29386
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling CARMISINI, Andreyhttp://lattes.cnpq.br/8895988615366611http://lattes.cnpq.br/6185519785664724GAMA, Kiev Santos da2019-02-21T22:17:07Z2019-02-21T22:17:07Z2017-11-30https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29386O termo gamificação vem crescendo nos últimos anos e inúmeras pesquisas foram e estão sendo realizadas demonstrando que a gamificação pode ser efetiva no engajamento de usuários. Em vista disto, esta pesquisa tem o objetivo de comparar diferentes elementos de gamificação. O presente trabalho se baseou na metodologia Design Science Research (DSR), comparando a partir da utilização de determinados elementos de gamificação em um aplicativo móvel (artefato) com a finalidade de avaliar se estes elementos promoveram ou não um maior engajamento dos usuários. Este artefato foi disponibilizado para uso, permitindo a coleta de dados dos usuários o que possibilitou uma análise estatística com o intuito de comparar quais elementos de gamificação foram mais efetivos. Contudo dentro das estatísticas geradas, a partir dos testes realizados nesta pesquisa e assim como os resultados dos trabalhos correlatos, o fato de utilizar a gamificação independente do tipo de elementos, mecanismos e/ou dinâmicas, é o diferencial no engajamento dos usuário.The term gamification has been growing in recent years and countless researches have been and are being conducted demonstrating that gamification can be effective in engaging users. In view of this, this research has the objective of comparing different elements of gamification. The present research was based on the Design Science Research (DSR) methodology, comparing the use of certain gamification elements in a mobile application (artifact) in order to evaluate if these elements promoted or not a greater engagement of the users. This artifact was made available for use, allowing the collection of data from the users, which enabled a statistical analysis with the purpose of comparing which elements of gamification were most effective. However, within the statistics generated, from the tests carried out in this research and the results of the related work, the use of gamification independent of the type of elements, mechanisms and/or dynamics, is the differential in user engagement.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia de softwareAplicativo móvelGamificaçãoDesign science researchAnálise de elementos de gamificação em um aplicativo móvel através de Design Science Researchinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Andrey Carmisini.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Andrey Carmisini.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1278https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29386/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Andrey%20Carmisini.pdf.jpgacbf810b78e22fac7d0d7349ae1c7182MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Andrey Carmisini.pdfDISSERTAÇÃO Andrey Carmisini.pdfapplication/pdf1929293https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29386/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Andrey%20Carmisini.pdfa8320dfcadd001c9441c03a80b68fa5bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29386/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29386/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDISSERTAÇÃO Andrey Carmisini.pdf.txtDISSERTAÇÃO Andrey Carmisini.pdf.txtExtracted texttext/plain110060https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29386/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Andrey%20Carmisini.pdf.txt742d43cd74a3bc783e194767be6275caMD54123456789/293862019-10-25 23:36:24.544oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T02:36:24Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de elementos de gamificação em um aplicativo móvel através de Design Science Research
title Análise de elementos de gamificação em um aplicativo móvel através de Design Science Research
spellingShingle Análise de elementos de gamificação em um aplicativo móvel através de Design Science Research
CARMISINI, Andrey
Engenharia de software
Aplicativo móvel
Gamificação
Design science research
title_short Análise de elementos de gamificação em um aplicativo móvel através de Design Science Research
title_full Análise de elementos de gamificação em um aplicativo móvel através de Design Science Research
title_fullStr Análise de elementos de gamificação em um aplicativo móvel através de Design Science Research
title_full_unstemmed Análise de elementos de gamificação em um aplicativo móvel através de Design Science Research
title_sort Análise de elementos de gamificação em um aplicativo móvel através de Design Science Research
author CARMISINI, Andrey
author_facet CARMISINI, Andrey
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8895988615366611
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6185519785664724
dc.contributor.author.fl_str_mv CARMISINI, Andrey
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv GAMA, Kiev Santos da
contributor_str_mv GAMA, Kiev Santos da
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de software
Aplicativo móvel
Gamificação
Design science research
topic Engenharia de software
Aplicativo móvel
Gamificação
Design science research
description O termo gamificação vem crescendo nos últimos anos e inúmeras pesquisas foram e estão sendo realizadas demonstrando que a gamificação pode ser efetiva no engajamento de usuários. Em vista disto, esta pesquisa tem o objetivo de comparar diferentes elementos de gamificação. O presente trabalho se baseou na metodologia Design Science Research (DSR), comparando a partir da utilização de determinados elementos de gamificação em um aplicativo móvel (artefato) com a finalidade de avaliar se estes elementos promoveram ou não um maior engajamento dos usuários. Este artefato foi disponibilizado para uso, permitindo a coleta de dados dos usuários o que possibilitou uma análise estatística com o intuito de comparar quais elementos de gamificação foram mais efetivos. Contudo dentro das estatísticas geradas, a partir dos testes realizados nesta pesquisa e assim como os resultados dos trabalhos correlatos, o fato de utilizar a gamificação independente do tipo de elementos, mecanismos e/ou dinâmicas, é o diferencial no engajamento dos usuário.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-21T22:17:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-21T22:17:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29386
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29386/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Andrey%20Carmisini.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29386/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Andrey%20Carmisini.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29386/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29386/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29386/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Andrey%20Carmisini.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv acbf810b78e22fac7d0d7349ae1c7182
a8320dfcadd001c9441c03a80b68fa5b
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
742d43cd74a3bc783e194767be6275ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310667280056320