Análise de elementos de gamificação em um aplicativo móvel através de Design Science Research

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARMISINI, Andrey
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29386
Resumo: O termo gamificação vem crescendo nos últimos anos e inúmeras pesquisas foram e estão sendo realizadas demonstrando que a gamificação pode ser efetiva no engajamento de usuários. Em vista disto, esta pesquisa tem o objetivo de comparar diferentes elementos de gamificação. O presente trabalho se baseou na metodologia Design Science Research (DSR), comparando a partir da utilização de determinados elementos de gamificação em um aplicativo móvel (artefato) com a finalidade de avaliar se estes elementos promoveram ou não um maior engajamento dos usuários. Este artefato foi disponibilizado para uso, permitindo a coleta de dados dos usuários o que possibilitou uma análise estatística com o intuito de comparar quais elementos de gamificação foram mais efetivos. Contudo dentro das estatísticas geradas, a partir dos testes realizados nesta pesquisa e assim como os resultados dos trabalhos correlatos, o fato de utilizar a gamificação independente do tipo de elementos, mecanismos e/ou dinâmicas, é o diferencial no engajamento dos usuário.
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spelling CARMISINI, Andreyhttp://lattes.cnpq.br/8895988615366611http://lattes.cnpq.br/6185519785664724GAMA, Kiev Santos da2019-02-21T22:17:07Z2019-02-21T22:17:07Z2017-11-30https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29386ark:/64986/0013000008qqnO termo gamificação vem crescendo nos últimos anos e inúmeras pesquisas foram e estão sendo realizadas demonstrando que a gamificação pode ser efetiva no engajamento de usuários. Em vista disto, esta pesquisa tem o objetivo de comparar diferentes elementos de gamificação. O presente trabalho se baseou na metodologia Design Science Research (DSR), comparando a partir da utilização de determinados elementos de gamificação em um aplicativo móvel (artefato) com a finalidade de avaliar se estes elementos promoveram ou não um maior engajamento dos usuários. Este artefato foi disponibilizado para uso, permitindo a coleta de dados dos usuários o que possibilitou uma análise estatística com o intuito de comparar quais elementos de gamificação foram mais efetivos. Contudo dentro das estatísticas geradas, a partir dos testes realizados nesta pesquisa e assim como os resultados dos trabalhos correlatos, o fato de utilizar a gamificação independente do tipo de elementos, mecanismos e/ou dinâmicas, é o diferencial no engajamento dos usuário.The term gamification has been growing in recent years and countless researches have been and are being conducted demonstrating that gamification can be effective in engaging users. In view of this, this research has the objective of comparing different elements of gamification. The present research was based on the Design Science Research (DSR) methodology, comparing the use of certain gamification elements in a mobile application (artifact) in order to evaluate if these elements promoted or not a greater engagement of the users. This artifact was made available for use, allowing the collection of data from the users, which enabled a statistical analysis with the purpose of comparing which elements of gamification were most effective. However, within the statistics generated, from the tests carried out in this research and the results of the related work, the use of gamification independent of the type of elements, mechanisms and/or dynamics, is the differential in user engagement.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia de softwareAplicativo móvelGamificaçãoDesign science researchAnálise de elementos de gamificação em um aplicativo móvel através de Design Science Researchinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Andrey Carmisini.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Andrey Carmisini.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1278https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29386/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Andrey%20Carmisini.pdf.jpgacbf810b78e22fac7d0d7349ae1c7182MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Andrey Carmisini.pdfDISSERTAÇÃO Andrey Carmisini.pdfapplication/pdf1929293https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29386/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Andrey%20Carmisini.pdfa8320dfcadd001c9441c03a80b68fa5bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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