A tecnologia digital móvel em uma abordagem híbrida: o papel do feedback no desenvolvimento da produção oral em inglês como L2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldas, Vaneska Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26538
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar como a prática sistemática com o WhatsApp e dois tipos diferentes de feedback influenciam o desenvolvimento das habilidades orais dos aprendizes de L2. Cinquenta e quatro aprendizes de Inglês como L2 foram divididos em grupo experimental e grupo de controle. Ambos os grupos foram expostos a uma experiência híbrida para o desenvolvimento da produção oral com o WhatsApp durante 2 meses e responderam a um questionário sobre suas opiniões acerca da experiência. O grupo controle recebeu feedback baseado no conteúdo, ou seja, referente à mensagem em si. Já o grupo experimental recebeu feedback baseado na gramática, apontando correções explícitas em relação à forma. Por meio de um pré e pós-teste, verificamos se o uso da tecnologia digital móvel e os tipos distintos de feedback impactaram a produção oral dos participantes, no que concerne à acurácia gramatical, à densidade lexical ponderada e à fluência. Os resultados indicam que o uso do WhatsApp como ferramenta para praticar a produção oral teve um impacto positivo no desenvolvimento da acurácia gramatical dos participantes. Além disso, os resultados sugerem que o feedback baseado em gramática pode ser mais eficaz do que o feedback baseado em conteúdo, no que diz respeito à acurácia gramatical. Por fim, nossos achados sinalizam que os aprendizes julgaram benéfico o uso do WhatsApp para desenvolverem sua produção oral e para receberem feedback sobre ela.
id UFRN_b42799c91ba78811b46620c03e2db6c6
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26538
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Caldas, Vaneska OliveiraGuará-Tavares, Maria da GlóriaFaria, Marilia Varella Bezerra deWeissheimer, Janaina2019-02-05T20:47:41Z2019-02-05T20:47:41Z2018-11-26CALDAS, Vaneska Oliveira. A tecnologia digital móvel em uma abordagem híbrida: o papel do feedback no desenvolvimento da produção oral em inglês como L2. 2018. 224f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26538Este estudo tem como objetivo investigar como a prática sistemática com o WhatsApp e dois tipos diferentes de feedback influenciam o desenvolvimento das habilidades orais dos aprendizes de L2. Cinquenta e quatro aprendizes de Inglês como L2 foram divididos em grupo experimental e grupo de controle. Ambos os grupos foram expostos a uma experiência híbrida para o desenvolvimento da produção oral com o WhatsApp durante 2 meses e responderam a um questionário sobre suas opiniões acerca da experiência. O grupo controle recebeu feedback baseado no conteúdo, ou seja, referente à mensagem em si. Já o grupo experimental recebeu feedback baseado na gramática, apontando correções explícitas em relação à forma. Por meio de um pré e pós-teste, verificamos se o uso da tecnologia digital móvel e os tipos distintos de feedback impactaram a produção oral dos participantes, no que concerne à acurácia gramatical, à densidade lexical ponderada e à fluência. Os resultados indicam que o uso do WhatsApp como ferramenta para praticar a produção oral teve um impacto positivo no desenvolvimento da acurácia gramatical dos participantes. Além disso, os resultados sugerem que o feedback baseado em gramática pode ser mais eficaz do que o feedback baseado em conteúdo, no que diz respeito à acurácia gramatical. Por fim, nossos achados sinalizam que os aprendizes julgaram benéfico o uso do WhatsApp para desenvolverem sua produção oral e para receberem feedback sobre ela.This study aims to investigate how the systematic practice with WhatsApp and two different types of feedback influence the development of L2 learners’ oral skill. Fiftyfour L2 English learners were divided into an experimental group and a control group. Both groups were exposed to a two-month-hybrid experience for the development of oral production with WhatsApp and were asked to answer a questionnaire about it. The control group received content-based feedback, that is, referring to the message itself, whereas the experimental group received grammar-based feedback, indicating explicit corrections related to form. Through a pre and post-test, we checked if the use of mobile digital technology and the different types of feedback influenced participants’ oral development, in what relates to accuracy, lexical density and fluency. Results indicate that the use of WhatsApp as a tool to practice speaking had a positive impact in the development of students’ accuracy. In addition, findings suggest that grammar-based feedback might be more effective than content-based feedback, in what concerns to accuracy. Finally, our findings signal that learners have found the use of WhatsApp beneficial to develop oral production and to receive feedback about it.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAAprendizagem de L2Produção oralTipo de feedbackWhatsappA tecnologia digital móvel em uma abordagem híbrida: o papel do feedback no desenvolvimento da produção oral em inglês como L2info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTTecnologiadigitalmovel_Caldas_2018.pdf.txtTecnologiadigitalmovel_Caldas_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain551141https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26538/2/Tecnologiadigitalmovel_Caldas_2018.pdf.txt018799a99a2ef57f1671d2206fa7a55fMD52THUMBNAILTecnologiadigitalmovel_Caldas_2018.pdf.jpgTecnologiadigitalmovel_Caldas_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2043https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26538/3/Tecnologiadigitalmovel_Caldas_2018.pdf.jpg27056877f10d9356e08c5edc3add6564MD53ORIGINALTecnologiadigitalmovel_Caldas_2018.pdfapplication/pdf2428827https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26538/1/Tecnologiadigitalmovel_Caldas_2018.pdfd686a22bf745d91ad933902eab449418MD51123456789/265382019-02-06 01:21:25.784oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26538Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-02-06T04:21:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A tecnologia digital móvel em uma abordagem híbrida: o papel do feedback no desenvolvimento da produção oral em inglês como L2
title A tecnologia digital móvel em uma abordagem híbrida: o papel do feedback no desenvolvimento da produção oral em inglês como L2
spellingShingle A tecnologia digital móvel em uma abordagem híbrida: o papel do feedback no desenvolvimento da produção oral em inglês como L2
Caldas, Vaneska Oliveira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Aprendizagem de L2
Produção oral
Tipo de feedback
Whatsapp
title_short A tecnologia digital móvel em uma abordagem híbrida: o papel do feedback no desenvolvimento da produção oral em inglês como L2
title_full A tecnologia digital móvel em uma abordagem híbrida: o papel do feedback no desenvolvimento da produção oral em inglês como L2
title_fullStr A tecnologia digital móvel em uma abordagem híbrida: o papel do feedback no desenvolvimento da produção oral em inglês como L2
title_full_unstemmed A tecnologia digital móvel em uma abordagem híbrida: o papel do feedback no desenvolvimento da produção oral em inglês como L2
title_sort A tecnologia digital móvel em uma abordagem híbrida: o papel do feedback no desenvolvimento da produção oral em inglês como L2
author Caldas, Vaneska Oliveira
author_facet Caldas, Vaneska Oliveira
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Guará-Tavares, Maria da Glória
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Faria, Marilia Varella Bezerra de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldas, Vaneska Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Weissheimer, Janaina
contributor_str_mv Weissheimer, Janaina
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Aprendizagem de L2
Produção oral
Tipo de feedback
Whatsapp
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem de L2
Produção oral
Tipo de feedback
Whatsapp
description Este estudo tem como objetivo investigar como a prática sistemática com o WhatsApp e dois tipos diferentes de feedback influenciam o desenvolvimento das habilidades orais dos aprendizes de L2. Cinquenta e quatro aprendizes de Inglês como L2 foram divididos em grupo experimental e grupo de controle. Ambos os grupos foram expostos a uma experiência híbrida para o desenvolvimento da produção oral com o WhatsApp durante 2 meses e responderam a um questionário sobre suas opiniões acerca da experiência. O grupo controle recebeu feedback baseado no conteúdo, ou seja, referente à mensagem em si. Já o grupo experimental recebeu feedback baseado na gramática, apontando correções explícitas em relação à forma. Por meio de um pré e pós-teste, verificamos se o uso da tecnologia digital móvel e os tipos distintos de feedback impactaram a produção oral dos participantes, no que concerne à acurácia gramatical, à densidade lexical ponderada e à fluência. Os resultados indicam que o uso do WhatsApp como ferramenta para praticar a produção oral teve um impacto positivo no desenvolvimento da acurácia gramatical dos participantes. Além disso, os resultados sugerem que o feedback baseado em gramática pode ser mais eficaz do que o feedback baseado em conteúdo, no que diz respeito à acurácia gramatical. Por fim, nossos achados sinalizam que os aprendizes julgaram benéfico o uso do WhatsApp para desenvolverem sua produção oral e para receberem feedback sobre ela.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-05T20:47:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-05T20:47:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CALDAS, Vaneska Oliveira. A tecnologia digital móvel em uma abordagem híbrida: o papel do feedback no desenvolvimento da produção oral em inglês como L2. 2018. 224f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26538
identifier_str_mv CALDAS, Vaneska Oliveira. A tecnologia digital móvel em uma abordagem híbrida: o papel do feedback no desenvolvimento da produção oral em inglês como L2. 2018. 224f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26538/2/Tecnologiadigitalmovel_Caldas_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26538/3/Tecnologiadigitalmovel_Caldas_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26538/1/Tecnologiadigitalmovel_Caldas_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 018799a99a2ef57f1671d2206fa7a55f
27056877f10d9356e08c5edc3add6564
d686a22bf745d91ad933902eab449418
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832893490364416