O feedback oral
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/9856 |
Resumo: | Este trabalho teve como principal objetivo conhecer, de forma aprofundada, as características dos meus feedbacks orais aquando da discussão de tarefas matemáticas em grande grupo no quadro. Desta forma, apresenta-se como uma reflexão sustentada em factos reais, que demonstra e reforça a grande vantagem e propósito dos feedbacks orais. Estes definem-se como sendo o tipo de informação dispensada aos diferentes alunos que lhes permite confrontarem-se com as suas dificuldades, pensarem sobre elas para as conseguirem superar, diminuindo assim a distância entre aquilo que sabem e aquilo que deveriam saber - construir aprendizagens significativas -. Todavia para que isto aconteça é necessário que o professor tenha esta intencionalidade e que seja capaz de colocar ou fornecer as informações adequadas. Como vários autores referem, não é a quantidade de feedbacks mas a sua qualidade que pode contribuir para a consecução dessas aprendizagens. Deste modo, o presente estudo teve como ponto de partida: "Quais as características do meu feedback oral em tarefas matemáticas discutidas em grande grupo?", para tal foram analisados alguns episódios segundo três dimensões - dinâmica; foco e significado -. É uma investigação que se insere numa perspetiva quantitativa e qualitativa sobre a prática, tendo como método de estudo o estudo de caso. Da análise dos dados foi possível concluir que existiram algumas tendência em cada dimensão: na dinâmica a interação Professor/Turma foi a mais frequente, indicando que os feedbacks foram dirigidos essencialmente a toda a turma; no foco as tendências incidiram sobre a concetualização e o processos; e no significado foram as subcategoria questionar para obter um resultado e para orientar os alunos, que se evidenciaram como as mais utilizadas. De um modo geral ainda foi possível reconhecer algumas das vantagens patentes na prática de feedbacks orais, das quais destaco a eficácia desta metodologia enquanto: i) instrumento promotor de aprendizagem em matemática; e ainda ii) como instrumento propício à prática de diferenciação pedagógica. |
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O feedback oralum estudo sobre a própria prática, em matemática, no 1º ciclo do ensino básicoFeedback oralAprendizagemDiferenciação pedagógicaAvaliação formativaRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioOral feedbackLearningDifferentiated educationalFormative evaluationEste trabalho teve como principal objetivo conhecer, de forma aprofundada, as características dos meus feedbacks orais aquando da discussão de tarefas matemáticas em grande grupo no quadro. Desta forma, apresenta-se como uma reflexão sustentada em factos reais, que demonstra e reforça a grande vantagem e propósito dos feedbacks orais. Estes definem-se como sendo o tipo de informação dispensada aos diferentes alunos que lhes permite confrontarem-se com as suas dificuldades, pensarem sobre elas para as conseguirem superar, diminuindo assim a distância entre aquilo que sabem e aquilo que deveriam saber - construir aprendizagens significativas -. Todavia para que isto aconteça é necessário que o professor tenha esta intencionalidade e que seja capaz de colocar ou fornecer as informações adequadas. Como vários autores referem, não é a quantidade de feedbacks mas a sua qualidade que pode contribuir para a consecução dessas aprendizagens. Deste modo, o presente estudo teve como ponto de partida: "Quais as características do meu feedback oral em tarefas matemáticas discutidas em grande grupo?", para tal foram analisados alguns episódios segundo três dimensões - dinâmica; foco e significado -. É uma investigação que se insere numa perspetiva quantitativa e qualitativa sobre a prática, tendo como método de estudo o estudo de caso. Da análise dos dados foi possível concluir que existiram algumas tendência em cada dimensão: na dinâmica a interação Professor/Turma foi a mais frequente, indicando que os feedbacks foram dirigidos essencialmente a toda a turma; no foco as tendências incidiram sobre a concetualização e o processos; e no significado foram as subcategoria questionar para obter um resultado e para orientar os alunos, que se evidenciaram como as mais utilizadas. De um modo geral ainda foi possível reconhecer algumas das vantagens patentes na prática de feedbacks orais, das quais destaco a eficácia desta metodologia enquanto: i) instrumento promotor de aprendizagem em matemática; e ainda ii) como instrumento propício à prática de diferenciação pedagógica.The main objective of this work was to find out, in detail, the characteristics of my oral feedback during the exploration of mathematical tasks in large group in the board. In this way, it presents itself as a sustained reflection on actual facts, that demonstrates and reinforces the great advantage and purpose of oral feedback. These defined as being the type of information given to different students that allows them come face to face with their difficulties, think about them to succeed in overcoming, thus reducing the gap between what they know and what they should know - build meaningful learning -. However, for this to happen, it is necessary that the teacher has this intention and that is able to place or provide appropriate information. As several authors refer, is not the quantity of feedback but its quality that can contribute to the achievement of these learning. In this way, the present study as a starting point: "What are the characteristics of my oral feedback on mathematical tasks addressed the whole class? ", for this were analyzed some episodes in three dimensions - dynamic; focus and meaning -. It is a research that is part of a quantitative and qualitative perspective on the practice, having as a method to study the case study. The analysis of the data it was possible to conclude that there has been some tendency in each dimension: in the dynamic interaction Teacher/Class was the most frequent, indicating that the feedback were directed mainly to the entire class; in focus trends focused on its conceptualization and processes; and the meaning were the subcategory questioning to get a result and questening to guide the students which was evidenced as the most used. In general it was still possible to recognize some of the advantages patents in practice of oral feedback, of which I wish to highlight the effectiveness of this methodology as: (i) an instrument to promote learning in mathematics; and yet (ii) as an instrument conducive to the practice of educational differentiation.Pinto, JorgeRepositório ComumBastos, Mónica Rebelo de Andrade2015-10-05T13:40:50Z2015-092015-102015-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/9856TID:201601990porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:55Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/9856Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:52.284904Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este trabalho teve como principal objetivo conhecer, de forma aprofundada, as características dos meus feedbacks orais aquando da discussão de tarefas matemáticas em grande grupo no quadro. Desta forma, apresenta-se como uma reflexão sustentada em factos reais, que demonstra e reforça a grande vantagem e propósito dos feedbacks orais. Estes definem-se como sendo o tipo de informação dispensada aos diferentes alunos que lhes permite confrontarem-se com as suas dificuldades, pensarem sobre elas para as conseguirem superar, diminuindo assim a distância entre aquilo que sabem e aquilo que deveriam saber - construir aprendizagens significativas -. Todavia para que isto aconteça é necessário que o professor tenha esta intencionalidade e que seja capaz de colocar ou fornecer as informações adequadas. Como vários autores referem, não é a quantidade de feedbacks mas a sua qualidade que pode contribuir para a consecução dessas aprendizagens. Deste modo, o presente estudo teve como ponto de partida: "Quais as características do meu feedback oral em tarefas matemáticas discutidas em grande grupo?", para tal foram analisados alguns episódios segundo três dimensões - dinâmica; foco e significado -. É uma investigação que se insere numa perspetiva quantitativa e qualitativa sobre a prática, tendo como método de estudo o estudo de caso. Da análise dos dados foi possível concluir que existiram algumas tendência em cada dimensão: na dinâmica a interação Professor/Turma foi a mais frequente, indicando que os feedbacks foram dirigidos essencialmente a toda a turma; no foco as tendências incidiram sobre a concetualização e o processos; e no significado foram as subcategoria questionar para obter um resultado e para orientar os alunos, que se evidenciaram como as mais utilizadas. De um modo geral ainda foi possível reconhecer algumas das vantagens patentes na prática de feedbacks orais, das quais destaco a eficácia desta metodologia enquanto: i) instrumento promotor de aprendizagem em matemática; e ainda ii) como instrumento propício à prática de diferenciação pedagógica. |
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