Um estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo, inseridas em uma carta escrita por al-Biruni, com direcionamentos à formação do professor de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Francisco Neto Lima de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50836
Resumo: Centrado no estudo da história da matemática (HM), precisamente na história da matemática islâmica do período medieval, este trabalho teve como base para sua elaboração um documento escrito por al-Biruni, no século XI, que carrega em seu âmago uma saudação inicial, cinco demonstrações sobre algumas relações entre lados e ângulos em triângulos na esfera e no plano e uma saudação final. A partir do estudo desse documento e da seleção do nosso objeto de pesquisa, que corresponde a primeira demonstração da carta, consideramos a proposição de uma interface entre história e ensino por meio da aliança entre HM e tecnologias digitais (TD) via investigação matemática (IM). A presente dissertação foi norteada pela seguinte interrogação: como os conhecimentos matemáticos, mobilizados pelo estudo da carta de al-Biruni, podem ser usados para uma articulação entre HM e ensino via aliança na formação de professor? Almejando responder tal questionamento, temos como objetivo geral desenvolver uma articulação entre história da matemática e ensino direcionada à formação de professores de matemática. Ressaltamos que no contexto dessa pesquisa, foram combinamos procedimentos metodológicos e instrumentos de coleta distintos para compor os dados, são eles: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa-ação, questionários semiestruturados, fotografias, diário de campo, filmagens, gravações e os registros dos participantes nas atividades propostas com o Produto Educacional. Como resultado, apresentamos um Produto Educacional refinado, a partir de uma aplicação que foi realizada no âmbito do componente curricular Didática da Matemática I do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
id UFRN_b4aed96c260b83f3a461b8057c1aac1e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50836
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Souza, Francisco Neto Lima dehttp://lattes.cnpq.br/5879049059825469https://orcid.org/0000-0003-0213-4179http://lattes.cnpq.br/1300121866958282Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/2246246461693229Pereira, Ana Carolina CostaSaito, FumikazuSousa, Giselle Costa de2023-01-04T18:33:34Z2023-01-04T18:33:34Z2022-11-23SOUZA, Francisco Neto Lima de. Um estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo, inseridas em uma carta escrita por al-Biruni, com direcionamentos à formação do professor de matemática. Orientador: Giselle Costa de Sousa. 2022. 173f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50836Centrado no estudo da história da matemática (HM), precisamente na história da matemática islâmica do período medieval, este trabalho teve como base para sua elaboração um documento escrito por al-Biruni, no século XI, que carrega em seu âmago uma saudação inicial, cinco demonstrações sobre algumas relações entre lados e ângulos em triângulos na esfera e no plano e uma saudação final. A partir do estudo desse documento e da seleção do nosso objeto de pesquisa, que corresponde a primeira demonstração da carta, consideramos a proposição de uma interface entre história e ensino por meio da aliança entre HM e tecnologias digitais (TD) via investigação matemática (IM). A presente dissertação foi norteada pela seguinte interrogação: como os conhecimentos matemáticos, mobilizados pelo estudo da carta de al-Biruni, podem ser usados para uma articulação entre HM e ensino via aliança na formação de professor? Almejando responder tal questionamento, temos como objetivo geral desenvolver uma articulação entre história da matemática e ensino direcionada à formação de professores de matemática. Ressaltamos que no contexto dessa pesquisa, foram combinamos procedimentos metodológicos e instrumentos de coleta distintos para compor os dados, são eles: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa-ação, questionários semiestruturados, fotografias, diário de campo, filmagens, gravações e os registros dos participantes nas atividades propostas com o Produto Educacional. Como resultado, apresentamos um Produto Educacional refinado, a partir de uma aplicação que foi realizada no âmbito do componente curricular Didática da Matemática I do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Centered on the study of the history of mathematics (HM), precisely on the history of Islamic mathematics in the medieval period, this work was based on a document written by al-Biruni in the eleventh century, which carries at its core an initial greeting, five demonstrations on some relations between sides and angles in triangles on the sphere and in the plane, and a final salutation. From the study of this document and the selection of our research object that corresponds to the first demonstration of the letter, we considered the proposition of an interface between history and teaching through the alliance between HM and digital technologies (DT) via mathematical investigation (MI) . The present dissertation was guided by the following question: how can the mathematical knowledge mobilized by the analysis of al-Biruni's letter be used for an articulation between HM and teaching via alliance in teacher education? Aiming to answer this question, our general objective is to develop an articulation between the history of mathematics and teaching aimed at the training of mathematics teachers. We emphasize that in the context of this research, methodological procedures and different collection instruments were combined to compose the data, they are: bibliographical research, documentary research, action research, semi-structured questionnaires, photographs, field diary, filming, recordings and records of the participants in the proposed activities with the Educational Product. As a result, we present a refined Educational Product, based on an application that was carried out within the curricular component Didactics of Mathematics I of the degree course in Mathematics at the Federal University of Rio Grande do Norte.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMatemáticaHistória da matemática islâmica no século XICarta de al-Biruni para Abu SaidConhecimento geométricoAtividades didáticas com tecnologiaInterface entre história e ensinoUm estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo, inseridas em uma carta escrita por al-Biruni, com direcionamentos à formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEstudorelacoesentrelados_Souza_2022.pdfapplication/pdf9191573https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50836/1/Estudorelacoesentrelados_Souza_2022.pdf39592eb33f21d48f3be3a59da79b9c41MD51123456789/508362023-05-26 13:37:02.9oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50836Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-05-26T16:37:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo, inseridas em uma carta escrita por al-Biruni, com direcionamentos à formação do professor de matemática
title Um estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo, inseridas em uma carta escrita por al-Biruni, com direcionamentos à formação do professor de matemática
spellingShingle Um estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo, inseridas em uma carta escrita por al-Biruni, com direcionamentos à formação do professor de matemática
Souza, Francisco Neto Lima de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Matemática
História da matemática islâmica no século XI
Carta de al-Biruni para Abu Said
Conhecimento geométrico
Atividades didáticas com tecnologia
Interface entre história e ensino
title_short Um estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo, inseridas em uma carta escrita por al-Biruni, com direcionamentos à formação do professor de matemática
title_full Um estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo, inseridas em uma carta escrita por al-Biruni, com direcionamentos à formação do professor de matemática
title_fullStr Um estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo, inseridas em uma carta escrita por al-Biruni, com direcionamentos à formação do professor de matemática
title_full_unstemmed Um estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo, inseridas em uma carta escrita por al-Biruni, com direcionamentos à formação do professor de matemática
title_sort Um estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo, inseridas em uma carta escrita por al-Biruni, com direcionamentos à formação do professor de matemática
author Souza, Francisco Neto Lima de
author_facet Souza, Francisco Neto Lima de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5879049059825469
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0213-4179
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1300121866958282
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Pereira, Ana Carolina Costa
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Saito, Fumikazu
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Francisco Neto Lima de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2246246461693229
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sousa, Giselle Costa de
contributor_str_mv Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira
Sousa, Giselle Costa de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Matemática
História da matemática islâmica no século XI
Carta de al-Biruni para Abu Said
Conhecimento geométrico
Atividades didáticas com tecnologia
Interface entre história e ensino
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
História da matemática islâmica no século XI
Carta de al-Biruni para Abu Said
Conhecimento geométrico
Atividades didáticas com tecnologia
Interface entre história e ensino
description Centrado no estudo da história da matemática (HM), precisamente na história da matemática islâmica do período medieval, este trabalho teve como base para sua elaboração um documento escrito por al-Biruni, no século XI, que carrega em seu âmago uma saudação inicial, cinco demonstrações sobre algumas relações entre lados e ângulos em triângulos na esfera e no plano e uma saudação final. A partir do estudo desse documento e da seleção do nosso objeto de pesquisa, que corresponde a primeira demonstração da carta, consideramos a proposição de uma interface entre história e ensino por meio da aliança entre HM e tecnologias digitais (TD) via investigação matemática (IM). A presente dissertação foi norteada pela seguinte interrogação: como os conhecimentos matemáticos, mobilizados pelo estudo da carta de al-Biruni, podem ser usados para uma articulação entre HM e ensino via aliança na formação de professor? Almejando responder tal questionamento, temos como objetivo geral desenvolver uma articulação entre história da matemática e ensino direcionada à formação de professores de matemática. Ressaltamos que no contexto dessa pesquisa, foram combinamos procedimentos metodológicos e instrumentos de coleta distintos para compor os dados, são eles: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa-ação, questionários semiestruturados, fotografias, diário de campo, filmagens, gravações e os registros dos participantes nas atividades propostas com o Produto Educacional. Como resultado, apresentamos um Produto Educacional refinado, a partir de uma aplicação que foi realizada no âmbito do componente curricular Didática da Matemática I do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-11-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-04T18:33:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-04T18:33:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Francisco Neto Lima de. Um estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo, inseridas em uma carta escrita por al-Biruni, com direcionamentos à formação do professor de matemática. Orientador: Giselle Costa de Sousa. 2022. 173f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50836
identifier_str_mv SOUZA, Francisco Neto Lima de. Um estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo, inseridas em uma carta escrita por al-Biruni, com direcionamentos à formação do professor de matemática. Orientador: Giselle Costa de Sousa. 2022. 173f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50836/1/Estudorelacoesentrelados_Souza_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 39592eb33f21d48f3be3a59da79b9c41
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832919981588480