Um estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo, inseridas em uma carta escrita por al-Biruni, com direcionamentos à formação do professor de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50836 |
Resumo: | Centrado no estudo da história da matemática (HM), precisamente na história da matemática islâmica do período medieval, este trabalho teve como base para sua elaboração um documento escrito por al-Biruni, no século XI, que carrega em seu âmago uma saudação inicial, cinco demonstrações sobre algumas relações entre lados e ângulos em triângulos na esfera e no plano e uma saudação final. A partir do estudo desse documento e da seleção do nosso objeto de pesquisa, que corresponde a primeira demonstração da carta, consideramos a proposição de uma interface entre história e ensino por meio da aliança entre HM e tecnologias digitais (TD) via investigação matemática (IM). A presente dissertação foi norteada pela seguinte interrogação: como os conhecimentos matemáticos, mobilizados pelo estudo da carta de al-Biruni, podem ser usados para uma articulação entre HM e ensino via aliança na formação de professor? Almejando responder tal questionamento, temos como objetivo geral desenvolver uma articulação entre história da matemática e ensino direcionada à formação de professores de matemática. Ressaltamos que no contexto dessa pesquisa, foram combinamos procedimentos metodológicos e instrumentos de coleta distintos para compor os dados, são eles: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa-ação, questionários semiestruturados, fotografias, diário de campo, filmagens, gravações e os registros dos participantes nas atividades propostas com o Produto Educacional. Como resultado, apresentamos um Produto Educacional refinado, a partir de uma aplicação que foi realizada no âmbito do componente curricular Didática da Matemática I do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
id |
UFRN_b4aed96c260b83f3a461b8057c1aac1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50836 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Francisco Neto Lima dehttp://lattes.cnpq.br/5879049059825469https://orcid.org/0000-0003-0213-4179http://lattes.cnpq.br/1300121866958282Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/2246246461693229Pereira, Ana Carolina CostaSaito, FumikazuSousa, Giselle Costa de2023-01-04T18:33:34Z2023-01-04T18:33:34Z2022-11-23SOUZA, Francisco Neto Lima de. Um estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo, inseridas em uma carta escrita por al-Biruni, com direcionamentos à formação do professor de matemática. Orientador: Giselle Costa de Sousa. 2022. 173f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50836Centrado no estudo da história da matemática (HM), precisamente na história da matemática islâmica do período medieval, este trabalho teve como base para sua elaboração um documento escrito por al-Biruni, no século XI, que carrega em seu âmago uma saudação inicial, cinco demonstrações sobre algumas relações entre lados e ângulos em triângulos na esfera e no plano e uma saudação final. A partir do estudo desse documento e da seleção do nosso objeto de pesquisa, que corresponde a primeira demonstração da carta, consideramos a proposição de uma interface entre história e ensino por meio da aliança entre HM e tecnologias digitais (TD) via investigação matemática (IM). A presente dissertação foi norteada pela seguinte interrogação: como os conhecimentos matemáticos, mobilizados pelo estudo da carta de al-Biruni, podem ser usados para uma articulação entre HM e ensino via aliança na formação de professor? Almejando responder tal questionamento, temos como objetivo geral desenvolver uma articulação entre história da matemática e ensino direcionada à formação de professores de matemática. Ressaltamos que no contexto dessa pesquisa, foram combinamos procedimentos metodológicos e instrumentos de coleta distintos para compor os dados, são eles: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa-ação, questionários semiestruturados, fotografias, diário de campo, filmagens, gravações e os registros dos participantes nas atividades propostas com o Produto Educacional. Como resultado, apresentamos um Produto Educacional refinado, a partir de uma aplicação que foi realizada no âmbito do componente curricular Didática da Matemática I do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Centered on the study of the history of mathematics (HM), precisely on the history of Islamic mathematics in the medieval period, this work was based on a document written by al-Biruni in the eleventh century, which carries at its core an initial greeting, five demonstrations on some relations between sides and angles in triangles on the sphere and in the plane, and a final salutation. From the study of this document and the selection of our research object that corresponds to the first demonstration of the letter, we considered the proposition of an interface between history and teaching through the alliance between HM and digital technologies (DT) via mathematical investigation (MI) . The present dissertation was guided by the following question: how can the mathematical knowledge mobilized by the analysis of al-Biruni's letter be used for an articulation between HM and teaching via alliance in teacher education? Aiming to answer this question, our general objective is to develop an articulation between the history of mathematics and teaching aimed at the training of mathematics teachers. We emphasize that in the context of this research, methodological procedures and different collection instruments were combined to compose the data, they are: bibliographical research, documentary research, action research, semi-structured questionnaires, photographs, field diary, filming, recordings and records of the participants in the proposed activities with the Educational Product. As a result, we present a refined Educational Product, based on an application that was carried out within the curricular component Didactics of Mathematics I of the degree course in Mathematics at the Federal University of Rio Grande do Norte.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMatemáticaHistória da matemática islâmica no século XICarta de al-Biruni para Abu SaidConhecimento geométricoAtividades didáticas com tecnologiaInterface entre história e ensinoUm estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo, inseridas em uma carta escrita por al-Biruni, com direcionamentos à formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEstudorelacoesentrelados_Souza_2022.pdfapplication/pdf9191573https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50836/1/Estudorelacoesentrelados_Souza_2022.pdf39592eb33f21d48f3be3a59da79b9c41MD51123456789/508362023-05-26 13:37:02.9oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50836Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-05-26T16:37:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo, inseridas em uma carta escrita por al-Biruni, com direcionamentos à formação do professor de matemática |
title |
Um estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo, inseridas em uma carta escrita por al-Biruni, com direcionamentos à formação do professor de matemática |
spellingShingle |
Um estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo, inseridas em uma carta escrita por al-Biruni, com direcionamentos à formação do professor de matemática Souza, Francisco Neto Lima de CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Matemática História da matemática islâmica no século XI Carta de al-Biruni para Abu Said Conhecimento geométrico Atividades didáticas com tecnologia Interface entre história e ensino |
title_short |
Um estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo, inseridas em uma carta escrita por al-Biruni, com direcionamentos à formação do professor de matemática |
title_full |
Um estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo, inseridas em uma carta escrita por al-Biruni, com direcionamentos à formação do professor de matemática |
title_fullStr |
Um estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo, inseridas em uma carta escrita por al-Biruni, com direcionamentos à formação do professor de matemática |
title_full_unstemmed |
Um estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo, inseridas em uma carta escrita por al-Biruni, com direcionamentos à formação do professor de matemática |
title_sort |
Um estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo, inseridas em uma carta escrita por al-Biruni, com direcionamentos à formação do professor de matemática |
author |
Souza, Francisco Neto Lima de |
author_facet |
Souza, Francisco Neto Lima de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5879049059825469 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-0213-4179 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1300121866958282 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Pereira, Ana Carolina Costa |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Saito, Fumikazu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Francisco Neto Lima de |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2246246461693229 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sousa, Giselle Costa de |
contributor_str_mv |
Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira Sousa, Giselle Costa de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Matemática História da matemática islâmica no século XI Carta de al-Biruni para Abu Said Conhecimento geométrico Atividades didáticas com tecnologia Interface entre história e ensino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática História da matemática islâmica no século XI Carta de al-Biruni para Abu Said Conhecimento geométrico Atividades didáticas com tecnologia Interface entre história e ensino |
description |
Centrado no estudo da história da matemática (HM), precisamente na história da matemática islâmica do período medieval, este trabalho teve como base para sua elaboração um documento escrito por al-Biruni, no século XI, que carrega em seu âmago uma saudação inicial, cinco demonstrações sobre algumas relações entre lados e ângulos em triângulos na esfera e no plano e uma saudação final. A partir do estudo desse documento e da seleção do nosso objeto de pesquisa, que corresponde a primeira demonstração da carta, consideramos a proposição de uma interface entre história e ensino por meio da aliança entre HM e tecnologias digitais (TD) via investigação matemática (IM). A presente dissertação foi norteada pela seguinte interrogação: como os conhecimentos matemáticos, mobilizados pelo estudo da carta de al-Biruni, podem ser usados para uma articulação entre HM e ensino via aliança na formação de professor? Almejando responder tal questionamento, temos como objetivo geral desenvolver uma articulação entre história da matemática e ensino direcionada à formação de professores de matemática. Ressaltamos que no contexto dessa pesquisa, foram combinamos procedimentos metodológicos e instrumentos de coleta distintos para compor os dados, são eles: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa-ação, questionários semiestruturados, fotografias, diário de campo, filmagens, gravações e os registros dos participantes nas atividades propostas com o Produto Educacional. Como resultado, apresentamos um Produto Educacional refinado, a partir de uma aplicação que foi realizada no âmbito do componente curricular Didática da Matemática I do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-11-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-04T18:33:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-04T18:33:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Francisco Neto Lima de. Um estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo, inseridas em uma carta escrita por al-Biruni, com direcionamentos à formação do professor de matemática. Orientador: Giselle Costa de Sousa. 2022. 173f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50836 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Francisco Neto Lima de. Um estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo, inseridas em uma carta escrita por al-Biruni, com direcionamentos à formação do professor de matemática. Orientador: Giselle Costa de Sousa. 2022. 173f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50836 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50836/1/Estudorelacoesentrelados_Souza_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
39592eb33f21d48f3be3a59da79b9c41 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832919981588480 |