Ornamentos no Islã Medieval: aprendendo conceitos da geometria à luz da teoria da objetivação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Emanuel Vieira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30838
Resumo: A aprendizagem de geometria na educação básica do Brasil é de suma importância. Uma das características principais desse campo da matemática é a de estabelecer relações interdisciplinares com outras áreas do conhecimento. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo evidenciar aos professores de matemática reflexões e possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas que apontem à aprendizagem de conceitos geométricos na educação básica. Para tanto, nossos estudos mergulham na história da matemática islâmica medieval, em que encontramos, em Ozdural (2000), evidências de que, em Bagdá, no século X, o estudioso persa Abu’l-Wafa (940-998) teria participado de reuniões colaborativas com artesãos para discutir sobre técnicas geométricas nas construções de ornamentos. Esse contexto nos apontou um caminho pedagógico desafiador para a elaboração de um caderno de atividades (produto educacional) para a educação básica, baseado no entrelaçamento de três elementos de estudo, são eles: história da matemática islâmica, ornamentos islâmicos e geometria. Diante desse desafio, optamos pela Teoria da Objetivação (TO), elaborada pelo professor Luís Radford, como a teoria de aprendizagem capaz de estruturar as atividades e orientar as ações didáticas. A aplicação do caderno, na íntegra, não ocorreu devido à realidade da pandemia do novo coronavírus, contudo, escolhemos analisar uma testagem piloto ocorrida em 08 de novembro de 2019, quando oferecemos uma oficina na semana da matemática da UFRN, para professores e alunos de licenciatura em matemática. Nessa oficina, utilizamos filmagens, diário de campo e observações participativas para registrar e, posteriormente, analisar as manifestações dos participantes. Finalmente, como resultado, temos que o nosso trabalho, em geral, contribui para apresentar uma proposta pedagógica voltada à geometria, que destaca formas de lançar um olhar mais humano sobre a matemática, baseado numa abordagem pedagógica que valoriza a inserção de elementos contextuais, tais como: estéticos, históricos e artísticos, e que buscam alcançar uma aprendizagem integral, tanto no campo do saber como no do tornar-se.
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Para tanto, nossos estudos mergulham na história da matemática islâmica medieval, em que encontramos, em Ozdural (2000), evidências de que, em Bagdá, no século X, o estudioso persa Abu’l-Wafa (940-998) teria participado de reuniões colaborativas com artesãos para discutir sobre técnicas geométricas nas construções de ornamentos. Esse contexto nos apontou um caminho pedagógico desafiador para a elaboração de um caderno de atividades (produto educacional) para a educação básica, baseado no entrelaçamento de três elementos de estudo, são eles: história da matemática islâmica, ornamentos islâmicos e geometria. Diante desse desafio, optamos pela Teoria da Objetivação (TO), elaborada pelo professor Luís Radford, como a teoria de aprendizagem capaz de estruturar as atividades e orientar as ações didáticas. A aplicação do caderno, na íntegra, não ocorreu devido à realidade da pandemia do novo coronavírus, contudo, escolhemos analisar uma testagem piloto ocorrida em 08 de novembro de 2019, quando oferecemos uma oficina na semana da matemática da UFRN, para professores e alunos de licenciatura em matemática. Nessa oficina, utilizamos filmagens, diário de campo e observações participativas para registrar e, posteriormente, analisar as manifestações dos participantes. Finalmente, como resultado, temos que o nosso trabalho, em geral, contribui para apresentar uma proposta pedagógica voltada à geometria, que destaca formas de lançar um olhar mais humano sobre a matemática, baseado numa abordagem pedagógica que valoriza a inserção de elementos contextuais, tais como: estéticos, históricos e artísticos, e que buscam alcançar uma aprendizagem integral, tanto no campo do saber como no do tornar-se.The learning of geometry in basic education in Brazil is of paramount importance. One of the main characteristics of the field of mathematics is to establish interdisciplinary relationships with other areas of knowledge. In this context, the present work aims to show matematics teachers, reflections and possibilities for the development of pedagogical actions that point to the learning of geometric concepts in basic education. To this end, our studies delve into the history of medieval Islamic mathematics, in which we find, in Ozdural (2000), evidence that, in Baghdad, in the 10th century, the Persian scholar Abu'l-Wafa (940-998) would have participated in collaborative meetings with artisans to discuss geometric techniques in ornament constructo. This context pointed to a challenging pedagogical path for the elaboration of an activities notebook (educational product) for basic education, based on the intertwining of three elements of study, they are: history of Islamic mathematics, Islamic ornaments and geometry. Faced with this challenge, we opted for the Theory of Objectivity (TO), elaborated by Professor Luís Radford, as the learning theory capable of structuring the activities and guiding didactic actions The application of the notebook, in its entirety, did not occur due to the reality of the new coronavirus pandemic, however, we chose to analyze a pilot test that occurred on November 8, 2019, when we offered a workshop in the UFRN math week, for teachers and undergraduate students in math. In this workshop, we use filmings, a field diary and participatory remarks to record and subsequently analyze the participants' manifestations. Finally, as a result, we have that our work, in general, contributes presenting a pedagogical proposal of geometry, which highlights ways to launch a more human look at mathematics, based on a teaching approach that values the insertion of contextual elements, such as: aesthetic, historical and artistic, who seek to achieve an integral learning, both in the fiel of knowled and in that of become.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilOrnamentos islâmicos medievaisGeometriaAbu’l WafaTeoria da objetivaçãoOrnamentos no Islã Medieval: aprendendo conceitos da geometria à luz da teoria da objetivaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALOrnamentosIslaMedieval_Martins_2020.pdfapplication/pdf5298613https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30838/1/OrnamentosIslaMedieval_Martins_2020.pdf50d108e836490f1795c2525050cbb3f8MD51TEXTOrnamentosIslaMedieval_Martins_2020.pdf.txtOrnamentosIslaMedieval_Martins_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain376467https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30838/2/OrnamentosIslaMedieval_Martins_2020.pdf.txt1e47461482f480728b44651de4c328d6MD52Produtoeducacional_Martins_2020.pdf.txtProdutoeducacional_Martins_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain66125https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30838/5/Produtoeducacional_Martins_2020.pdf.txt7bbd798c47e04e01a45d36fb552752f0MD55THUMBNAILOrnamentosIslaMedieval_Martins_2020.pdf.jpgOrnamentosIslaMedieval_Martins_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1214https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30838/3/OrnamentosIslaMedieval_Martins_2020.pdf.jpgdde62c4b1af4bcafccd9a049c0220651MD53Produtoeducacional_Martins_2020.pdf.jpgProdutoeducacional_Martins_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2027https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30838/6/Produtoeducacional_Martins_2020.pdf.jpg4b2dce1b9c1c26f07dcc9ed77df5a720MD56123456789/308382024-03-21 14:00:46.222oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30838Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-21T17:00:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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